Receba as notícias:

Ciência Hoje: a verdade|

2013-09-24
Por Jorge Massada
Os prémios foram anunciados duramte a V Gala da Ciência
Os prémios foram anunciados duramte a V Gala da Ciência
Quem tem seguido o Ciência Hoje (CH) terá ficado surpreendido por uma enorme campanha contra este jornal durante o mês de Agosto. Em 34 anos de jornalismo não me lembro de nada parecido dada a dimensão do CH e a própria natureza da situação que alimentou essa campanha.

Ciência H faz hoje oito anos

Temos divulgado o trabalho e o nome de centenas e centenas de cientistas portugueses

2011-06-11
Este foi o primeiro logótipo do jornal
Este foi o primeiro logótipo do jornal
Em 11 de Junho de 2003 foi consitutuída a empresa Ciência H, Lda proprietária do título Ciência Hoje. Fazer este jornal é mesmo a única actividade que a empresa desenvolve e mantém.  Um mês depois aparecia pela primeira vez on-line aquele que é o único órgão de Comunicação Social que se dedica por inteiro à informação pública de Ciência em Portugal.

De como a informação pública de Ciência nunca mais será a mesma!

CH faz hoje seis anos! Tanto tempo e tão pouco tempo!

2011-03-20
Por Jorge Massada
Uma equipa substancialmente jovem que trabalha todos os dias para levar o jornalismo pela positiva a todos!
Uma equipa substancialmente jovem que trabalha todos os dias para levar o jornalismo pela positiva a todos!
Para sermos honestos devíamos dizer que vamos fazer oito anos. Ciência Hoje apareceu antes do Verão de 2003.

Mas para sermos mais honestos ainda temos de afirmar que fazemos hoje seis anos de vida! Foi a partir de 20 de Março de 2005 que nos tornámos um órgão de Comunicação Social diário, permanente, ininterrupto.

Não somos de falsas modéstias.

O aparecimento de Ciência Hoje modificou para sempre o panorama da informação pública de Ciência em Portugal!

«Ciência Hoje» no portal Universia

Partilhar ciência com a comunidade académica

2011-01-24
Começou a parceria entre a Universia e o Ciência Hoje
Começou a parceria entre a Universia e o Ciência Hoje
O «Ciência Hoje» está agora disponível no portal da rede Universia (http://www.universia.pt). A parceria entreo jornal e rede ibero-americana de cooperação universitária nasceu da vontade daquela, que tem como público-alvo o público académico, de criar no seu portal uma secção informativa de ciência.

Sendo o «Ciência Hoje» o jornal mais completo de informação sobre toda a actividade científica desenvolvida em Portugal e no estrangeiro, a parceria tornou-se inevitável. Na secção «parcerias» do universia.pt será possível aceder a diversos conteúdos deste jornal, incluindo noticiário actualizado, reportagens e vídeos.

Parabéns, Ciência Hoje!

CH faz cinco anos amanhã

2010-03-20
Por Raquel Soares
Raquel Soares
Raquel Soares

Parece que foi ontem que o Jorge me convidou para fazer parte da direcção do Ciência Hoje. Mas na realidade foi há quase três anos! Três frutíferos anos, repletos de artigos científicos, workshops, debates, reportagens, jantares de ciência, concursos, … Uma infinidade de eventos que nos permitiu conhecer muito melhor o “mundo científico” do nosso país.

O lado positivo de um país deprimido

Ciência Hoje faz cinco anos amanhã

2010-03-19
Por Duarte Barral *
Duarte Barral
Duarte Barral
Há cinco anos começava o Ciência Hoje (CH), um projecto inovador de divulgação científica para o grande público que depressa se tornou num caso de sucesso. Gradualmente o CH começou a juntar leitores assíduos, chegando agora a dezenas de milhar de leitores espalhados por todo o mundo, e a diversificar conteúdos e iniciativas. E esta adesão crescente tem sido certamente provocada pela utilidade que há nos dias de hoje em haver orgãos de Comunicação Social que informem sobre aquilo que os cientistas, na maioria dos casos financiados por fundos públicos, descobrem.

*Investigador e colunista de Ciência Hoje

É que não era mesmo a mesma coisa!

De como se fazer cinco anos quando se tem sete

2010-03-19
Por Jorge Massada
Jorge Massada
Jorge Massada
Que nos desculpem esta pequena arrogância à José Mourinho: há uma informação de ciência antes e depois do Ciência Hoje. Não porque tenhamos criado um estilo que influenciou todos os outros jornais e jornalistas. Mas porque mostrámos ser possível de forma sistemática, continuada, permanente e sem quebras produzir noticiário sobre esta área do conhecimento que ainda não tem lugar pleno na Imprensa e que passa muito ao lado dos telejornais. São milhares de notícias ao longo de cinco anos que abre a ciência mesmo aos mais distraídos. Mesmo àqueles distraídos que ao jeito dos GNR em «Efectivamente» - «Finjo nem reparar» - fazem de conta que CH é uma «coisinha» que anda para aqui a incomodar.

Cinco anos de “Ciência Hoje” todos os dias

CH faz anos amanhã

2010-03-19
Por Tiago Fleming Outeiro
Tiago Fleming Outeiro
Tiago Fleming Outeiro
Foi já há cinco anos que se iniciou este projecto… há 1825 dias a ideia era tentar promover as notícias sobre ciência junto de uma comunidade em crescimento, espalhada pelos quatro cantos do mundo. Graças aos leitores, fomos batendo recordes – 1000 visitas/dia… 10,000 visitas/dia… 1 milhão de páginas lindas… as estatísticas impressionavam-nos ao ponto de cairmos na tentação de as referenciarmos para partilhar a satisfação de quem sente o seu trabalho reconhecido.

Um vazio preenchido

Ciência Hoje faz cinco anos amanhã

2010-03-19
Por Claudina Rodrigues-Pousada *
Claudina Rodrigues-Pousada
Claudina Rodrigues-Pousada
É com muito prazer que escrevo algumas linhas sobre a Ciência Hoje, um jornal on-line que completa o seu 5º aniversário no próximo dia 20 de Março. Com efeito, a CH merece ser festejada pelo papel preponderante que tem desempenhado na divulgação das várias áreas da ciência e dos fazedores dessa mesma ciência, quer eles se encontrem em território nacional quer em território além fronteiras.

* Claudina Rodrigues-Pousada é investigadora no Instituto de Tecnologia Química e Biológica (Oeiras) e colunista de Ciência Hoje


Tirar a ciência da gaveta

Ciência Hoje faz cinco anos amanhã

2010-03-19
Por António Lúcio Baptista *
António Lúcio Baptista
António Lúcio Baptista
O grande passo que a ciência feita em Portugal deve dar implica tirar da gaveta os projectos que desenvolve. A aproximação entre a investigação e as empresas é fundamental. A criação e registo de patentes não o é menos. Todos estes aspectos contribuem para a criação de empresas de elevado valor acrescentado, empregos qualificados, capazes de estancar a hemorragia de quadros superiores para o estrangeiro, e para estimular a economia nacional.

* Cirurgião, presidente da ALTEC.pt, Comité Científico Laser Europe 2010 e colunista de Ciência Hoje

Conversas substantivas

Ciência Hoje faz cinco anos amanhã

2010-03-19
Por Isabel Azevedo *
Isabel Azevedo
Isabel Azevedo
É melhor (melhor para a saúde) conversar do que não conversar. Mas melhor ainda do que só conversar, é conversar sobre coisas substantivas, conforme demonstram Mehl e colaboradores no seu interessante trabalho (Matthias R Mehl, Simine Vazire, Shannon E Holleran, and C Shelby Clark: Eavesdropping on Happiness: Well-Being Is Related to Having Less Small Talk and More Substantive Conversations. Psychological Science OnlineFirst, published on February 18, 2010 as doi:10.1177/0956797610362675). A encerrar este texto, os autores concluem que os seus resultados levantam a interessante possibilidade de que se pode aumentar a felicidade facilitando conversas substantivas, isto é, conversas sobre assuntos de real interesse para a vida das pessoas.

* Departamento de Bioquímica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Mais de meio milhão de visitas em Novembro!

2009-12-01
Por Jorge Massada

Pela primeira vez na sua vida de quatro anos e nove meses, Ciência Hoje ultrapassou o meio milhão de visitas em apenas um mês. Em Novembro «choveram» muitas notícias e muitos leitores. Fomos visitados 512 831 vezes  para um total de 2 516 136 páginas vistas.

Ciência Hoje procura delegados/as comerciais

2009-11-16
Ciência Hoje, que tem neste momento uma audiência que ronda as 23 mil visitas diárias, vai necessitar de delegados/as comerciais a trabalhar na base de comissões. Quem estiver interessado ou conhecer quem esteja interessado pode contactar através do telefone 22 400 79 17 (a partir das 15 horas de hoje, dia 16) ou através do e-mail cienciahoje@cienciahoje.pt com o Assunto «Delegado/a Comercial»

A melhor semana de sempre

2009-11-16
Por Jorge Massada
Em destaque o número de visitas por dia
Em destaque o número de visitas por dia

Entre segunda-feira passada e ontem registou-se o melhor período de sempre de Ciência Hoje com 148 306 visitas em sete dias. A caminho das 23 mil visitas diárias, CH alargou a sua esfera de influência inclusivamente ao fim-se-semana, período tradicionalmente difícil.

(Quase) 400 mil visitas no mês de Outubro

2009-11-02
Por Jorge Massada
Pelo segundo mês consecutivo Ciência Hoje bateu o recorde de visitas. Registámos quase 400 mil no mês de Outubro. Mais correctamente foram 388 172, ultrapassando as 354 609 de Setembro. Às 15h35 de hoje, dia 2 de Novembro, o Ciência Hoje contabiliza 3 235 371 durantetodo o ano de 2009, tendo atingido três milhões em 14 de Outubro.

Primeiro aniversário da nova redacção de Ciência Hoje

2009-09-17
Por Jorge Massada

Um brinde pelo primeiro aniversário das novas instalações de Ciência Hoje (clique para ampliar)
Um brinde pelo primeiro aniversário das novas instalações de Ciência Hoje (clique para ampliar)
Um almoço assinalou o primeiro aniversário da nova redacção do CH junto à Rotunda da Boavista, no Porto, com a casa da Música quase ao lado. A data coincidiu com a entrada de uma nova colaboradora, Susana Lage, que vai assegurar a cobertura noticiosa na zona de Lisboa. Os subdirectores Tiago Outeiro (ausente na Alemanha) e Raquel Soares (por motivos profissionais) não puderam estar presentes bem com a Diana Sousa (por razões escolares).

Meio milhar de novos subscritores em apenas 24 horas

2009-08-05
Por Jorge Massada
Ciência Hoje tem cada vez mais procura
Ciência Hoje tem cada vez mais procura

Em pouco mais de 24 horas - entre as 16h30 de ontem e as 19 horas de hoje - CH recebeu a inscrição de quase meio milhar de novos subscritores.

Para sermos mais exactos, foram 471.

Esta afluência recorde, registada num mês mais «vazio» como é Agosto, resulta de diversos factores como o envio de newsletters dirigidas sugerindo aquele registo.

Estamos a caminho de 11 mil assinaturas - número que prevemos atingir muito brevemente - o que revela a penetração contínua do nosso jornal.

No próximo mês de Setembro, com a activação do concurso «Faz Portugal Melhor», estamos certos de um alargamento grande de procura de CH.

CH: dois milhões em 2009

2009-07-09
Por Jorge Massada
Quadro de visitas ao Ciência Hoje em 2009: os dados referem-se às 15h30 desta sexta-feira
Quadro de visitas ao Ciência Hoje em 2009: os dados referem-se às 15h30 desta sexta-feira
Hoje, 9 de Julho, Ciência Hoje atingiu os dois milhões de visitas em 2009. É uma informação que queremos partilhar com os nossos leitores numa altura em que novos desafios se nos levantam. Somos convidados para «media partners» de diversos acontecimentos e em Setembro, aquando do regresso às aulas, sabemos que o nosso concurso «Faz Portugal Melhor» vai entrar em forças nas escolas portuguesas.

Num computador perto de si!

Suplemento cultural e novo layout de Ciência Hoje são as novidades!

2009-05-12
Por Jorge Massada

A partir de hoje - já está on-line - vai encontrar um suplemento «Cultura Hoje» no seu Ciência Hoje de sempre. É ainda um suplemento embrionário que para já contém algum material que foi sendo publicado ao longo dos tempos e que até agora ligava a Ciência a diversas áreas da cultura.

Este suplemento vai, no futuro, autonomizar as questões da cultura. Entendemos que quem procura o CH tem uma apetência para as questões culturais. Tratará estas tenham ou não a ver com a Ciência. É como se fosse um jornal dentro de outro jornal, uma espécie de subdomínio.

Vinte e três mil visitas num só dia: novo recorde

2008-11-17
Por Jorge Massada
Audiência de Ciência Hoje segundo o Alexa
Audiência de Ciência Hoje segundo o Alexa
Que o 13 não significa azar pode confirmá-lo Ciência Hoje: na realidade, foi no passado dia 13, quinta-feira, que este jornal atingiu novo recorde de procura em apenas um dia: 22 817 visitas, quase 23 mil, portanto. Para os mais cépticos bastar confirmar o pico no Alexa (www.alexa.com) e pedir informações sobre Ciência Hoje.

Ciência Hoje em baixo

2008-10-22
Durante 28 horas o serviço de Internet na sede do jornal Ciência Hoje esteve descontinuado. Uma avaria de rede, segundo explicaram os serviços da provedora de Internet, empancou o funcionamento normal deste jornal, o que implicou uma quebra no serviço noticioso e na recepção de correio electrónico.

Desde o início da tarde de hoje, o Ciência Hoje volta ao seu ritmo normal, tentando ultrapassar a falha perante os seus leitores e recuperar os atrasos na resposta às mensagens que foram enviadas, nomeadamente as referentes ao concurso «Na Senda de Darwin».

As provas de vídeo que foram enviadas para a plataforma Zappiens já estão em fase de aprovação para ser colocados no canal do concurso do site de vídeo da FCCN e posteriormente avaliados pelo júri do concurso. As provas escritas enviadas por email também estão a ser tratadas no sentido da sua publicação on-line e disponibilização para os elementos do júri que a vão avaliar.

Luísa Mateus coordena trabalhos do concurso «Na Senda de Darwin»

2008-09-18
Luísa Mateus é o rosto do concurso e o contacto para os participantes
Luísa Mateus é o rosto do concurso e o contacto para os participantes

A jornalista Luísa Mateus é, desde hoje, a responsável executiva do concurso «Na Senda de Darwin». Vinda do jornal «O Primeiro de Janeiro», a Luísa será o rosto desta iniciativa de Ciência Hoje que reúne já 246 equipas de escolas secundárias de todo o País.

Todos os participantes neste desafio - que terá o seu término em Março do próximo ano - poderão contactar Luísa Mateus para esclarecer quaisquer dúvidas através do telefone 309 749 898 (número provisório), do e-mail concurso@cienciahoje.pt ou directamente na nossa redacção, à Rua Nossa Senhora de Fátima, 433, 5º Traseiras, no Porto.

Ciência Hoje: regresso ao futuro

2008-09-11
Por Jorge Massada
Os leitores de Ciência Hoje já devem ter notado um abrandamento noticioso neste jornal. Fica a dever-se essencialmente a mudança de instalações que deve ficar concluída na próxima segunda-feira, dia 15. A partir dessa data, a redacção do jornal estará situada no coração da actividade portuense, à Rotunda da Boavista. É uma notícia boa, mas essa alteração arrastou alguns contratempos que devem ter solução já na próxima semana.

Jeniffer Lopes: nova colaboradora Ciência Hoje

2008-07-21
Por Jorge Massada
Jeniffer Lopes
Jeniffer Lopes

Nascida no Luxemburgo há 20 anos, Jeniffer Lopes é a partir de hoje a nova colaboradora de Ciência Hoje. O nome é mesmo assim, muito parecido com o da cantora e actriz norte-americana. Frequentou em 2007/08 o 2º ano do curso de Jornalismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Jenniffer ocupar-se-á prioritariamente de informação provinda da zona Centro do País, com um olhar mais atento sobre a investigação produzida a partir do eixo Aveiro/ Coimbra. Diz ela na sua apresentação: «Frequentei o agrupamento científico na Escola Secundária e, desde então, mantive o gosto pelas Ciências, daí o meu interesse em colaborar com um meio de comunicação dedicado a esta área».

Jeniffer já colaborou com o jornal universitário de Coimbra e com o Jornal da Bairrada. Ciência Hoje dá as boas-vindas certo de que fica a ganhar com esta nova «aquisição». 

Nós e os outros na Internet!

Compare Ciência Hoje e a edição on-line do jornal Público!

2008-06-25
Por Jorge Massada
Estes gráficos do Alexa permitem comparar Ciência Hoje com edições on-line de outros jornais e com o site do MCTES. Referem-se aos últimos três meses e Ciência Hoje está sempre a azul
Nos últimos três meses a procura de Ciência Hoje e da edição on-line do jornal Público equivaleram-se. Os dados são fornecidos pelo Alexa, um serviço internacional da Internet que permite saber quantos utilizadores visitam um site da web e que permite mesmo compará-los. Qualquer pessoa pode ir a www.alexa.com e fazer a experiência.

Ciência Hoje: Mais de 400 mil visitas em Junho

Dentro de três dias atingiremos dois milhões em 2008

2008-06-30
Por Jorge Massada
(Clique na imagem para a ampliar)
(Clique na imagem para a ampliar)
Ciência Hoje ultrapassou, pela primeira vez, as 400 mil visitas num só mês: às 9h30 de hoje registávamos 402 775, sendo previsível que atinjamos 417 mil ao final do dia. Dentro de três dias, aproximadamente, chegaremos a dois milhões em 2008 e lembramos que em todo o ano de 2007 tínhamos atingido 2,5 milhões de visitas. Ciência Hoje não pára  de crescer.

Dezanove mil visitas num só dia: como crescemos!

Ciência Hoje vai lançar campanha do euro

2008-06-17
Por Jorge Massada
Foram mesmo 18 841 visitas no dia de ontem!
Foram mesmo 18 841 visitas no dia de ontem!

Foi ontem mesmo: o maior salto que Ciência Hoje deu em termos de procura ao atingir as 19 mil visitas ou, para sermos mais precisos, as 18 841! É impossível não reparar! Num mês marcado por feriados e pontes - com dias de menor leitura - CH bateu todos os recordes. Isto significa 792 visitas por hora - o que nem é correcto pois entre as 1h30 e as 7h30 o «movimento» é muito mais lento - ou seja, 1,1 visitantes a entrar a cada cinco segundos.

Ciência Hoje vai ficar alojado na FCCN

2008-06-16
Por Jorge Massada
O jornal Ciência Hoje vai ficar brevemente alojado num servidor da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), deixando um outro em Las Vegas (EUA) onde se tem mantido até ao momento. Esta é, certamente, uma das melhores notícias que temos para dar, já que corresponde a um salto qualitativo de grande importância e, sobretudo, coloca o nosso jornal numa posição confortável: estar entre os melhores.

Todas as notícias desta secção:

Ciência Hoje: a verdade| (2013-09-24)
Ciência H faz hoje oito anos (2011-06-11)
De como a informação pública de Ciência nunca mais será a mesma! (2011-03-20)
«Ciência Hoje» no portal Universia (2011-01-24)
Parabéns, Ciência Hoje! (2010-03-20)
Conversas substantivas (2010-03-19)
Tirar a ciência da gaveta (2010-03-19)
Um vazio preenchido (2010-03-19)
Cinco anos de “Ciência Hoje” todos os dias (2010-03-19)
É que não era mesmo a mesma coisa! (2010-03-19)
O lado positivo de um país deprimido (2010-03-19)
Mais de meio milhão de visitas em Novembro! (2009-12-01)
Ciência Hoje procura delegados/as comerciais (2009-11-16)
A melhor semana de sempre (2009-11-16)
(Quase) 400 mil visitas no mês de Outubro (2009-11-02)
Primeiro aniversário da nova redacção de Ciência Hoje (2009-09-17)
Meio milhar de novos subscritores em apenas 24 horas (2009-08-05)
CH: dois milhões em 2009 (2009-07-09)
Num computador perto de si! (2009-05-12)
Vinte e três mil visitas num só dia: novo recorde (2008-11-17)
Ciência Hoje em baixo (2008-10-22)
Marlene Moura é a nova jornalista de Ciência Hoje (2008-09-19)
Luísa Mateus coordena trabalhos do concurso «Na Senda de Darwin» (2008-09-18)
Ciência Hoje: regresso ao futuro (2008-09-11)
Jeniffer Lopes: nova colaboradora Ciência Hoje (2008-07-21)
Ciência Hoje: Mais de 400 mil visitas em Junho (2008-06-30)
Nós e os outros na Internet! (2008-06-25)
Dezanove mil visitas num só dia: como crescemos! (2008-06-17)
Ciência Hoje vai ficar alojado na FCCN (2008-06-16)

Últimas notícias

Homens ou mulheres? Quem corre mais riscos
de violência verbal no local de trabalho?

Investigador do IA é um dos vencedores dos Prémios Breakthrough 2015

Qual é a melhor iluminação para a sua casa?

Cyberbullying: retrato de um fenómeno
em expansão silenciosa

Centro de Investigação da Montanha distinguido
em cooperação internacional

Investigação europeia em oftalmologia
coordenada em Portugal

Portugal lidera detecção inédita na atmosfera de Vénus

Modelos matemáticos desenvolvidos na UA
preveem gravidade de acidentes de viação

Mosca-da-azeitona pode ser combatida
de forma rápida, barata e eficaz

Já é possível «ouvir» o coração da mãe
e do bebé ao mesmo tempo

Áreas menos desenvolvidas penalizadas
na agenda política de saúde

Foi com uma grande alegria que vi o nome de Teresa Teixeira!

Teresa Teixeira nomeada hoje
EMBO Young Investigator

Investigador mexicano desenvolve software
que “prevê” ocorrências cardíacas

UTAD aposta no combate ao abandono escolar

ESAN quer ser referência em fabrico aditivo rápido

Um neurónio, uma função? Afinal o cérebro faz multitasking!

Consegue seguir o ritmo?

De como bem aprender uma sequência de dança

As crianças devem ir a pé para a escola

Investigadores da UC desenvolvem
guia inteligente de apoio a cegos

O nariz delas é melhor do que o deles

De como a realidade virtual pode «medir»
os delinquentes sexuais

Cancro do pulmão pode ser diagnosticado
anos antes de ser detectado por imagem

Distractores ambientais influenciam
a atenção e a memória dos mais velhos

Como é a excitação sexual nas mulheres?

Insónia potencia o risco de acidentes de viação

Tristeza permanece mais tempo do que outras emoções

Refrigeração magnética dá prémio internacional
a jovem cientista português

Fantasias sexuais: você é normal?