Receba as notcias:

Aluno da UC vence concurso
da Sociedade Mundial de Aquacultura

Joo Rito desenvolve um projecto
para utilizao glicerol na dieta alimentar dos peixes

2013-04-08
Por Sara Pelicano
A ideia é reduzir em 5% (numa primeira fase) a dose de proteína na dieta alimentar de peixes de aquacultura, nomeadamente dourada, robalo e pregado. Com esta mudança alimentar, João Rito, o autor da ideia, acredita que haverá uma redução dos custos de produção e também melhorias ambientais.

Norte-americana FDA prestes a aprovar
comercializao de salmo transgnico

Peixe produzido pela Aquabounty cresce duas vezes mais rpido do que o normal

2012-12-26
Salmo trangnico e no trangnico com a mesma idade (crditos: AquaBounty)
Salmo trangnico e no trangnico com a mesma idade (crditos: AquaBounty)

A agência Food and Drug Administration (FDA), que regula e supervisiona a segurança alimentar e os medicamentos, afirmou que os salmões transgénicos, estão a ser produzidos pela empresa Aquabounty, é seguro como alimento e não causará grande impacto ambiental, abrindo assim a porta à aprovação do primeiro animal geneticamente modificado para consumo humano.

O salmão transgénico cresce duas vezes mais rápido do que o normal e os seus críticos já o baptizaram como “frankenpeixe” (alusão ao monstro de Frankenstein). Estes temem que o peixe possa causar alergias ou até dizimar a população natural de salmões se a variedade transgénica procriar na natureza. A FDA fará ainda uma consulta pública sobre o tema, mas especialistas acreditam que estas declaração foram o último passo antes da aprovação.

Fluvirio de Mora com novas valncias para investigao

Sala de experimentao animal de peixes uma das primeiras do pas

2011-05-26
Fluvirio pretende garantir o cumprimento das regras de bem-estar animal
Fluvirio pretende garantir o cumprimento das regras de bem-estar animal
Uma sala de experimentação animal de peixes, a primeira do país criada num aquário ou zoo, é inaugurada em Junho no Fluviário de Mora, para permitir trabalhos de investigação científica com organismos aquáticos. O espaço, já finalizado e licenciado, vai ser “uma das primeiras salas de experimentação no país”, sendo mesmo inovadora no que toca a “zoos e aquários” nacionais, garantiu o Fluviário de Mora.

A nova valência do equipamento alentejano envolveu um investimento inicial superior a 20 mil euros e vai dedicar-se, essencialmente, ao estudo dos peixes. O director do Fluviário de Mora, José Manuel Pinto, explicou à Agência Lusa que se trata de um espaço que vai dar “apoio operacional” ao Núcleo de Investigação Científica do equipamento.

Projecto espanhol Campus do Mar apresentado a universidades portuguesas

Iniciativa visa a internacionalizao das actividades cientficas ligadas ao mar

2010-03-25

Apresentao do Campus do Mar na UTAD (Eduardo Rosa, Armando Mascarenhas  e Alberto Gago)
Apresentao do Campus do Mar na UTAD (Eduardo Rosa, Armando Mascarenhas e Alberto Gago)
A Universidade de Vigo está a desenvolver o projecto “Campus do Mar”, que tem por objectivo potenciar o desenvolvimento científico e atingir a excelência e a internacionalização nas actividades científicas ligadas ao mar. Desta forma tem vindo a contactar e a apresentar este projecto a várias universidades portuguesas para recolher o seu apoio para o “Campus do Mar”, que envolve sete áreas de investigação e de ensino.

Parque Marinho Luiz Saldanha festeja hoje 12 anos de sucesso

Medidas de proteco esto a contribuir para a pesca sustentvel

2010-10-14
 Espcies so identificadas, medidas e pesadas
Espcies so identificadas, medidas e pesadas
Doze anos depois de ter sido criado o Parque Marinho Luiz Saldanha, localizado no Parque Natural da Arrábida, o trabalho de monitorização desenvolvido e as medidas de protecção instauradas já deram frutos, havendo indícios de recuperação da fauna marinha nesta região costeira.

Este parque marinho compreende uma área de 53 quilómetros quadrados, correspondente aos 38 quilómetros de costa rochosa entre a praia da Figueirinha, na saída do estuário do Sado, e a praia da Foz, a norte do Cabo Espichel. A nível europeu, trata-se da zona mais rica no que concerne à biodiversidade, sendo conhecidas mais de mil espécies das suas fauna e flora marinhas.

Desde há doze anos que esta zona tem vindo a receber uma protecção especial, na medida em que a pesca intensiva estava a pôr em causa o valor natural desta área.

Peixes na Nossa Floresta

Novo mdulo de aqurios para defesa
da biodiversidade

2010-02-15

Visita de Cavaco Silva ao CCVF
Visita de Cavaco Silva ao CCVF
No arranque do ano 2010, Ano Internacional da Biodiversidade, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), conjuntamente com a Escola Superior Agrária de Castelo Branco (ESACB) e o Centro de Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova (CCVF), concebeu e implementou um módulo de três aquários designado por “Peixes na Nossa Floresta”, instalado neste Centro de Ciência Viva.

Este novo módulo de aquários visa divulgar as espécies piscícolas de água doce, alertar para os problemas da introdução de espécies exóticas invasivas e sensibilizar as crianças e adultos para os problemas de poluição da água e ainda preservação da biodiversidade, entre outros.

Plo dedicado aos peixes do rio Guadiana vai ser criado em Mrtola

2010-02-10

Mrtola  uma vila localizada na margem do Guadiana
Mrtola uma vila localizada na margem do Guadiana
Mértola vai acolher o Pólo Ictiológico do Guadiana, onde serão expostas e estudadas espécies piscícolas originárias daquele rio, algumas em risco de extinção, nomeadamente o saramugo, e outras que não são detectadas há dezenas de anos no rio, como o esturjão.

Este pólo dedicado ao estudo dos peixes está a ser promovido pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) , tendo como parceiros o Município de Mértola e a empresa gestora do Alqueva (EDIA), e a previsão  dos seus responsáveis é que entre em funcionamento já no próximo ano.

Aquacultura extensiva e semi-intensiva em Portugal

SEACASE revela resultados dos seus planos
de trabalho a 19 de Janeiro

2009-12-21
Por Carla Sofia Flores
O projecto SEACASE, promotor da sustentabilidade dos sistemas de aquacultura no Sul da Europa, vai realizar um Workshop Nacional a 19 de Janeiro, que visa revelar os resultados dos seus planos de trabalho.

Dedicado ao tema “Aquacultura extensiva e semi-intensiva – policultivo, o caso de estudo português”, este workshop incidirá sobre o que foi “desenvolvido em Portugal nos vários casos de estudo que fizeram parte do projecto, e na sua avaliação socioeconómica”, adiantou ao Ciência Hoje Maria Teresa Dinis, coordenadora científica do referido projecto.

Recifes naturais vo revitalizar a pesca na Nazar

Candidatura j foi aprovada

2009-12-16
Jorge Barroso
Jorge Barroso
A candidatura para a instalação de recifes artificiais no mar ao largo da Nazaré foi aprovada, revelou ontem o presidente da Câmara Municipal local, considerando que o investimento vai permitir revitalizar a pesca na região.

"O objectivo é potenciar a pesca costeira artesanal", referiu Jorge Barroso, adiantando que o investimento, de 1,6 milhões de euros, tem uma comparticipação de fundos comunitários de 75 por cento. O autarca esclareceu que o início dos trabalhos, já adjudicados, está agora dependente do visto do Tribunal de Contas, acreditando que a obra estará concluída no próximo ano.

Regio Norte e Galiza debatem problemas da Bacia do Rio Minho

2009-04-15
Presses e impactos a que a Bacia est sujeita em discusso
Presses e impactos a que a Bacia est sujeita em discusso
A Administração da Região Hidrográfica do Norte, I.P. e a Confederación Hidrográfica del Miño-Sil promovem hoje a primeira sessão pública sobre as Questões Significativas da Gestão da Água na Região Hidrográfica do Minho e Lima.

O encontro luso-espanhol, que se realiza em Tui, no Salón de Plenos del Concello, e que tem início marcado para as 11h (10h locais), tem como objectivo debater e analisar as principais pressões e impactos a que a Bacia Internacional do Rio Minho está sujeita.

Homens pedem cada vez mais licena de paternidade

Em quatro anos, apenas 1.793 homens pediram licença de paternidade para substituir a mãe nos cuidados à criança após o nascimento. Há um crescimento anual, mas ainda fica aquém do que é considerado ideal.

Paulistinhas transgnicos contra a poluio

Mudam de cr conforme o elemento poluente

2006-03-29
Por Por Ricardo Gandara Crede*
Paulistinhas antes de modificados
Paulistinhas antes de modificados

O Brachydanio rerio, ou simplesmente Danio rerio, um peixe asitico originrio de Bengala muito comercializado e conhecido pelos aquaristas brasileiros com o nome de paulistinha. Para os cientistas de todo o mundo, este peixinho de cinco centmetros de comprimento mais conhecido pelo seu nome em ingls, Zebra Fish, sendo utilizado para pesquisas tanto na rea de gentica quanto em testes de pureza da gua.

Mas a grande novidade em relao ao paulistinha vem de Singapura, mais precisamente do departamento de cincias biolgicas da NUS (National University of Singapore), onde os pesquisadores esto trabalhando num projecto de desenvolvimento de paulistinhas transgnicos. A idia produzir peixes modificados geneticamente capazes de indicar se a gua em que se encontram est ou no contaminada por poluentes.

* Ricardo Gandara Crede, bilogo, membro do NJR-ECA/USP, pelo qual se tornou especialista em divulgao cientfica. tambm consultor em cincias biolgicas e especialista em gesto ambiental (MBA).

8 Congresso da gua comeou hoje

organizado por docentes da FCTUC

2006-03-13
Decorrendo este ano na foz do maior rio integralmente gerado em territrio nacional, o Mondego, e num ponto de transio das guas fluviais para as martimas, o 8 Congresso da gua um espao privilegiado para divulgar e debater os temas e problemticas associados aos recursos hdricos junto de investigadores, tcnicos, gestores e decisores a operar naquele que , afinal, o mundo de todos: o mundo da gua. Entre hoje e a prxima sexta-feira, o Centro de Artes e Espectculos da Figueira da Foz ir acolher a edio deste ano do Congresso da gua, organizada por um grupo de docentes da Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra no mbito da Associao Portuguesa dos Recursos Hdricos e subordinada ao tema gua, sede de sustentabilidade!

Pesquisadores apresentam programa gua Doce

Luiz Carlos Hermes coordena projecto

2006-03-07
Por Por Cristina Tordin
Pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente, da Embrapa Semi-rido e tcnicos da Secretaria de Recursos Hdricos do Ministrio do Meio Ambiente renem-se, no prximo dia 17 de Maro, na Embrapa Semi-rido, para analisar os sistemas de produo propostos para o manejo sustentvel de guas residuais de dessalinizadores e as reas experimentais para a implantao do Programa gua Doce.

Pesquisa da qualidade da gua em pesqueiros

Mariana Pinheiro da Silveira aposta na criao de metodologias

2005-11-24
Por Por Cristina Tordin
Pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria, vinculada ao Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, desenvolvem o Projecto Ecopeixe com o objectivo de auxiliar no desenvolvimento de sistemas de gesto ambiental. O estudo seleccionou alguns pesqueiros no interior de So Paulo e iniciou um estudo relativo a Boas Prticas de Manejo (BPMs), isto , tcnicas que iro prevenir e reduzir os impactos ambientais sobre os ecossistemas aquticos. O objectivo, explica Mariana Pinheiro da Silveira, pesquisadora que integra a equipa, criar metodologias que reduzam os resduos gerados pelas pisciculturas e, consequentemente, o impacto no meio ambiente.

Embrapa estuda gesto ambiental na Barra do Rio Mamanguape

2005-06-05
Por Por Cristina Tordin (na foto)
Pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguarina, SP), unidade da
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria, vinculada ao Ministrio da
Agricultura, Pecuria e Abastecimento, em parceria com o Instituto
Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis
(Ibama-PB), desenvolvem estudos de gesto ambiental de estabelecimentos
rurais na rea de Proteco Ambiental da Barra do Rio Mamanguape (PB),
como instrumento para realizao do plano de manejo desta unidade, em
projecto financiado pelo Conselho Brasileiro de Desenvolvimento
Cientfico e Tecnolgico (CNPq).

ltimas notcias

Siemens desenvolve sistema de sensores
que facilita o estacionamento nas cidades

Artista portugus e cientista da Harvard Medical School
criam escultura inspirada na biologia celular

Quais as principais caractersticas
nutricionais e funcionais da bolota?

UBI acelera processo na luta contra o cancro

Coimbra estuda dieta das aves das Galpagos

Olfacto humano ajuda a desvendar crimes violentos

Aluno da FCUL cria barmetro de eficincia energtica

UA desenvolve tecnologia para armazenar
e dar mobilidade eletricidade

Industrializao e conjuntos sociotecnolgicos
o caso dos laticnios aorianos

No more bleeding for iron overload patients?

Coimbra d importante contributo
para aplicao da terapia gnica

Estudo indito do sofrimento na deficincia visual
vale nota 20 a aluna quase cega

Prmio Terre de Femmes para biloga da UA

Encontrado o gene responsvel
pela reaco das plantas ao toque

Dores nas costas e hrnias discais

Investigao sobre Cancro, AVC e descontaminao da gua
por medicamentos distingue jovens investigadoras

UTAD investiga valor nutricional do leite de golfinhos

Terapia amiga do ambiente descontamina
guas das pisciculturas

Portas abertas para novos tratamentos
para a artrite reumatide

Gosta de merujes? Vo aparecer na sua mesa!

Estudantes de medicina apostam
na formao cientfica e humana

Investigadora da Universidade de Coimbra premiada
pela Sociedade Portuguesa de Doenas Metablicas

UC estuda o impacto do novo metro igeiro de Macau

Hepatite C: nova realidade, novos horizontes

Sade do crebro e do corao comea na boca

Descoberto o responsvel pelo surgimento
de problemas de memria

UA combate contrafaco com cdigos DNA para marcas

Investigadores belgas e franceses medem
a temperatura do corao das estrelas

Estudante da UA imprime circuitos electrnicos em papel

Je suis Charlie