Receba as notícias:

Portugal envia a maior delegação de sempre
ao grande certame da Biotecnologia

2014-06-16
A BIO International Convention de 2014 vai receber a maior delegação de empresas portuguesas de sempre, num sinal claro de que este sector altamente inovador está a crescer no País. Serão 12, as empresas de base tecnológica que se deslocarão a San Diego, na Califórnia, de 23 a 26 de Junho, para aquele que é o maior certame desta indústria, ao nível global, e que em 2013 contou com mais de 2.800 empresas, 167 palestras e mais de 25.000 reuniões de partnering.

Resíduos de sardinha transformados
em colagénio, gelatina ou péptidos

Subprodutos da indústria de peixe têm aplicação
biomédica, alimentar e ambiental

2013-05-30
Investigação visa aproveitar desperdícios da indústria alimentar
Investigação visa aproveitar desperdícios da indústria alimentar
A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Católica Porto apresentou os resultados do projecto «Valor Peixe» – um estudo que revela como valorizar os subprodutos e águas residuais da indústria de conservas de peixe – maioritariamente de sardinha –, tendo em conta que esta indústria produz desperdícios que correspondem a mais de 50 por cento do alimento processado.

Com a investigação, a ESB explorou o potencial das escamas e das espinhas de sardinha e conseguiu extrair destes subprodutos constituintes de elevado valor, como hidroxiapatite, colagénio, gelatina ou péptidos.

Toxina letal para peixes é valiosa para a biomedicina

AIP56 pode ajudar a tratar doenças inflamatórias, auto-imunes e cancro

2013-03-01
Células a morrer, por apoptose, em consequência da toxina AIP56 (Imagem:IBMC)
Células a morrer, por apoptose, em consequência da toxina AIP56 (Imagem:IBMC)
Uma toxina libertada pela bactéria Photobacterium damselae piscicida, que infecta peixes, tem características promissoras para a biomedicina e a biotecnologia. A AIP56, hoje descrita num artigo publicado na «PLoS Pathogens» por uma equipa do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), já foi sujeita a pedido de patente e, segundo os autores, a forma como a bactéria ludibria o sistema de defesa dos peixes, poderá ser extrapolada para os humanos, abrindo portas ao desenho de novas terapêuticas e para novos testes laboratoriais.

A toxina AIP56 causa eventos dramáticos nos peixes infectados, actuando em células do seu sistema imunológico (macrófagos e neutrófilos) que desempenham uma função essencial na defesa contra organismos invasores. Em consequência, as células são conduzidas a um tipo de morte programada, denominada apoptose. Esta situação culmina na necrose acelerada de alguns órgãos internos, levando à morte dos animais. E será o aproveitamento desta estratégia que os autores propõem para aplicação biomédica.

Novo hidrogel antimicrobiano combate biofilmes
e bactérias multirresistentes

Material sintético é activado pela temperatura corporal

2013-01-25


Investigadores da IBM e do Instituto de Bioengenharia e Nanotecnologia (IBN) de Singapura acabam de revelar o lançamento de um hidrogel antimicrobiano que promete combater os biofilmes e erradicar por completo as bactérias transmitidas por contacto que já desenvolveram resistência a medicamentos.

O hidrogel sintético, activado pela temperatura corporal, é biodegradável, biocompatível e não-tóxico, tornando-se no método ideal para combater episódios de risco para a saúde dos profissionais hospitalares, visitantes e pacientes. O estudo foi recentemente publicado na revista científica «Angewandte Chemie».

Espinha de bacalhau pode ser usada
na produção de implantes ósseos

Testes são realizados na Escola Superior de Biotecnologia da Católica Porto

2012-11-23
Espinhas de bacalhau
Espinhas de bacalhau
Investigadores da Escola Superior de Biotecnologia da Católica Porto acabam de concluir um estudo que revela que as espinhas de bacalhau podem ser utilizadas na produção de implantes ósseos e próteses dentárias. 

Investigadores criam cabo que liga cérebro a computador

Estudo está publicado na «Nature Materials»

2012-11-16
O cabo pode conectar-se, por exemplo, a uma prótese
O cabo pode conectar-se, por exemplo, a uma prótese

Investigadores da Universidade de Michigan acabam de apresentar um cabo muito fino capaz de 'ligar' directamente o cérebro humano a um computador. O dispositivo é tão preciso que pode mesmo conectar-se a células individuais. O estudo está publicado na «Nature Materials».

O cabo é um filamento de carbono revestido de plástico de modo a que os sinais eléctricos dos neurónios não provoquem interferências indesejadas. Numa das pontas, está impregnado com um gel cuja finalidade é a acoplar-se perfeitamente às membranas das células cerebrais e transmitir e receber delas sinais eléctricos. O outro extremo está conectado a um computador para que os sinais que o cérebro emite chegam directamente à máquina com grande clareza.

Estudo sobre dermatite atópica distinguido

Projecto «2nd Dermis» pretende avaliar a eficácia de vestuário com quitosanos

2012-10-24
O quitosano comercial provem da casca de crustáceos <br> (imagem: U.S. National Oceanic and Atmospheric Administration)
O quitosano comercial provem da casca de crustáceos
(imagem: U.S. National Oceanic and Atmospheric Administration)
A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Católica Porto e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) acabam de conquistar o segundo lugar do Prémio SPAIC – Bial-Aristegui 2012, no âmbito de um projecto que visa avaliar a eficácia de peças de vestuário interior com quitosanos – polissacarídeo catiónico produzido através da deacetilação da quitina, um polissacarídeo encontrado em crustáceos – no tratamento da dermatite atópica.

A instituição foi responsável pela caracterização molecular da biodiversidade da comunidade estafilocócica (bactérias gram-positivas muito frequentes) residente na pele e de alguns factores de virulência associados em doentes com dermatite atópica, comparando-os com indivíduos saudáveis.

Equipa cria faca que corta água

Técnica permitirá análise mais eficiente de diferentes componentes

2012-10-15


Uma equipa de investigadores da Arizona State University (Estados Unidos) conseguiu fabricar uma faca capaz de cortar a água. O resultado foi publicado na revista científica PLOS One. Através de um corte preciso, os cientistas conseguem dividir uma gota em duas partes iguais, sem qualquer mistura de substâncias ou que esta seja dissolvida em várias outras gotículas. O procedimento ocorreu sobre uma superfície de teflon, também hidrofóbica.

Dispositivo detecta cancro de forma
tão rápida "como teste de gravidez"

Biossensor de diagnóstico precoce é autónomo e portátil

2012-09-25
Por Marlene Moura (texto)
Goreti Sales
Goreti Sales
“É tão fácil como fazer um teste de gravidez”
, referiu Goreti Sales ao jornal «Ciência Hoje» («CH») e o objectivo é “fazer o diagnóstico precoce dos cancros com maior prevalência na Europa (mama, colo do útero e colo-rectal), e talvez a nível mundial, sem sair do consultório”, ou seja, a amostra nem precisa de ir para um laboratório.

A investigadora do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) ganhou uma Starting Grant atribuída pelo European Research Council, no valor de um milhão de euros, durante cinco anos, que será dedicada ao desenvolvimento de biossensores, dispositivos autónomos e portáteis, para o diagnóstico precoce do cancro.

Bactéria 'Ralstonia eutropha' geneticamente modificada produz combustível

Investigadores do MIT publicam estudo na «Applied Microbiology and Biotechnology»

2012-08-28
Bactéria 'Ralstonia eutropha'
Bactéria 'Ralstonia eutropha'

Investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) manipularam os genes da bactéria Ralstonia eutropha para obterem combustível, mais concretamente um tipo de álcool chamado isobutanol que pode substituir a gasolina ou misturar-se com ela. Segundo Christopher Brigham, o autor principal da investigação agora publicada na «Applied Microbiology and Biotechnology», a Ralstonia eutropha, quando deixa de crescer, utiliza toda a sua energia na fabricação de compostos complexos de carbono.

Quando a sua fonte de nutrientes essenciais – nitrato ou fosfato – acaba a bactéria detecta que os seus recursos são limitados e entra em modo de armazenamento de carbono para utilização posterior. Armazena todo o carbono disponível em forma de um polímero, semelhante, nas suas propriedades, a plásticos derivados do petróleo.

Investigadores do Porto estudam bebida de origem africana

Produto é obtido a partir da flor de Bissap

2012-08-07
Flor de Bissap
Flor de Bissap
Os investigadores da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Católica Porto realizaram na cidade invicta um estudo de aceitação de bebidas tradicionais de origem africana obtidas a partir da flor de Bissap, para conhecer a aceitação de mercado e o desenvolvimento ideal do produto.

A nível europeu, os principais resultados demonstram que a bebida de Bissap poderá ser consumida ao longo do dia e maioritariamente em casa. A atitude de compra expectável é de duas a três vezes por semana, em hipermercados. Além disso, foram sugeridas outras utilizações deste produto, por exemplo em gelatinas, iogurtes, gelados ou compotas.

Investigadores portugueses criam gomas saudáveis

Nutrally é feita com adoçantes naturais, gelificantes vegetais e fibras

2012-06-14
Por Susana Lage
As novas gomas podem chegar ao mercado brevemente
As novas gomas podem chegar ao mercado brevemente
E se lhe dissessem que as gomas podem ser saudáveis e feitas com outros produtos que não apenas açúcar? Acreditava? Pode acreditar. Nos laboratórios da incubadora de empresas de Universidade Católica do Porto (UCP), pela mão de Silvino Henriques, um mestre em Microbiologia e de Filipa Rocha, de 26 anos, nasceu a Nutrally, uma goma com propriedades saudáveis.

A ideia surgiu quando os dois investigadores ainda eram alunos da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica, no Porto. "Ambos tínhamos formação na área dos alimentos funcionais quer em barras de cereais, quer em leites e mel. Contudo o nosso desejo era encontrar algo novo, diferente e apelativo para colocar em prática o nosso conhecimento. Foi então que surgiu a ideia de serem gomas, cada vez mais comercializadas e admiradas pela maioria da população jovem e jovem adulta”, conta Silvino Henriques ao Ciência Hoje.

Novos anticorpos de pequenos domínios contra alvos específicos

Novo produto biológico para uso terapêutico desenvolvido em parceria com a China

2012-06-11
Estudos pré-clínicos e clínicos prevêem tratamento de artrite reumatóide
Estudos pré-clínicos e clínicos prevêem tratamento de artrite reumatóide
A TechnoPhage, empresa de biotecnologia instalada no Instituto de Medicina Molecular, em Lisboa, está a desenvolver anticorpos de pequenos domínios contra alvos específicos em várias doenças humanas. O TA_101 é um anticorpo de pequeno domínio contra TNF-α actualmente em desenvolvimento terapêutico para doenças inflamatórias e auto-imunes tais como a artrite reumatóide. Os estudos de eficácia, desenvolvimento de processo e segurança / toxicologia estão actualmente em curso e a TechnoPhage tenciona apresentar um pedido de Clinical Trial Application (CTA) para o TA_101 na Agência Europeia de Medicamentos (EMA) em 2012.

A TechnoPhage submeteu um pedido provisório de patente nos EUA para este produto em 2011 e também apresentou e possui pedidos de patente para as tecnologias subjacentes de anticorpos de domínio único. Entretanto, assinou hoje um acordo de colaboração com o Shangai Institute of Materia Medica (SIMM), uma instituição de Investigação estatal administrado sob as leis da República Popular da China.

Da faculdade para o mercado internacional

Empresa portuguesa exemplifica como é possível trabalhar em biotecnologia

2012-03-28
Por Susana Lage (texto e fotos)
Luís Ferreira
Luís Ferreira
A possibilidade de trabalhar hoje numa empresa de biotecnologia é uma realidade. Exemplo disso é a NZYtech, sobre a qual Luís Ferreira falou na II edição da Conferência OeirasBioTech que se realizou ontem, em Oeiras.

A NZYtech foi fundada na Faculdade de Medicina Veterinária (FMV), em 2008, pelos professores Carlos Fontes e Luís Ferreira, a fim de explorar o potencial comercial das enzimas carboidratos activa (CAZYmes).

Portugal está “muito bem posicionado”
no futuro das biotecnologias

OeirasBiotech estimula jovens investigadores a serem empreendedores

2012-03-28
Por Susana Lage (texto e fotos)
Joaquim Sampaio Cabral
Joaquim Sampaio Cabral
A biotecnologia é um campo muito vasto que inclui a parte industrial, ambiental, alimentar e de saúde. Estes sectores “são diferentes” mas “em todos existem potencialidades”, afirmou Joaquim Sampaio Cabral, que apresentou ontem, durante a II edição da Conferência OeirasBioTech, os «Avanços da Biotecnologia em Portugal».

Ao Ciência Hoje, o director do laboratório de Bioengenharia de Células Estaminais e Medicina Regenerativa do IST – Campus Taguspark explicou que, no país, a biotecnologia alimentar é “extremamente importante” pelo que “há muito desenvolvimento, nomeadamente em vários pólos de competência, quer universitários quer de investigação, no Norte”.

Norte-americanos desenvolvem baratas ciborgue

Insectos poderão ser usados em guerras biológicas

2012-03-22
Projecto recorrer a criaturas vivas. (Imagem: DARPA)
Projecto recorrer a criaturas vivas. (Imagem: DARPA)
Investigadores norte-americanos decidiram apostar na criação de híbridos de animais e máquinas de tamanho reduzido e energicamente sustentáveis, que substituiriam pequenos robôs. O objectivo seria usá-los numa possível guerra biológica. Uma equipa da Universidade Case Western Reserve publicou recentemente na revista da Sociedade Americana de Química, um artigo sobre um animal adaptado – uma barata ciborgue.

Em vez de começar uma criatura do zero, decidiram usar animais vivos que já sabem andar e voar e equipa-los de tecnologia de forma a conseguir controlá-los e induzi-los a cumprir missões — trabalhos de busca e resgate, espionagem ou ataque a inimigos com fobia de insectos.

Investigadores desenvolvem ‘sal de cozinha’ líquido

Descoberta pode ser usada como condutor eléctrico em pilhas

2012-03-08
Por Susana Lage
Luís Rebelo
Luís Rebelo
Investigadores do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) estão a explorar a possibilidade de criar líquidos iónicos mais iónicos ao adicionar sais inorgânicos comuns (que contêm cálcio, sódio ou amónio) a estes sais líquidos orgânicos de múltiplas aplicações.

“Sais que são líquidos à temperatura ambiente são denominados de líquidos iónicos e contêm, em pequena percentagem, algumas características do sal comum de cozinha, mas este só é líquido acima de cerca de 800 ºC. Para aplicações em que seja muito importante poder ter sais no estado líquido em condições normais de temperatura ambiente, surgiu a ideia de combinar os líquidos iónicos com os sais tradicionais”, explica Luís Rebelo ao Ciência Hoje.

Investigadores portugueses criam plantas recorrendo à biotecnologia

Projecto «Inphytro» quer potenciar características para aplicação farmacêutica e alimentar

2011-11-21
Por Luísa Marinho
João Fernandes, David Pereira e Henrique Nascimento  (créditos: Fernando Piçarra)
João Fernandes, David Pereira e Henrique Nascimento (créditos: Fernando Piçarra)

Três alunos de doutoramento e pós-doutoramento da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto apresentaram com sucesso o seu projecto da criação de plantas in vitro que sirvam as indústrias alimentar e farmacêutica.

Com o projecto intitulado «Inphytro» a equipa ganhou o prémio Star-Now no concurso de «Realize o Seu Sonho», promovido pela associação Acredita Portugal. Já tinha vencido uma menção honrosa no «iUP25k - Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto»

Os jornais não se perdem, transformam-se!

Bactéria é capaz de produzir biocombustível a partir de papel

2011-08-30
Equipa da Universidade de Tulane.
Equipa da Universidade de Tulane.
Os jornais deitados ao lixo diariamente podiam ser transformados em biocombustível. A TU-103 é uma nova bactéria descoberta pelos cientistas da Tulane University (Nova Orleães, EUA) que é capaz de transformar a celulose presente em folhas de papel em butanol, um biocombustível que se apresenta como um substituto viável para a gasolina.

Os investigadores já testaram o novo método com velhas edições do jornal «Times Picayune» e revelaram-se satisfeitos com os resultados. Para além de reduzir as emissões de dióxido de carbono, o butanol pode ser usado em vez da gasolina sem que seja necessário adaptar o motor.

Computadores pessoais podem “fazer” ciência

Projecto de computação distribuída «Solúvel» é apresentado amanhã

2011-06-30

Projecto «Solúvel» apresentado amanhã no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Projecto «Solúvel» apresentado amanhã no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Ajudar na investigação científica está hoje ao alcance de todos. Basta ter um computador pessoal e instalar determinado programa que permite que o computador faça, através da sua capacidade de cálculo e processamento, análises ou simulações que levariam muitos anos a executar num só computador. Com a colaboração dos internautas, há investigações que podem ser concluídas em poucos meses.

Existem já vários projectos de computação distribuída voluntária em todo o mundo. Amanhã, no Museu da Ciência, em Coimbra, será lançado o novo projecto português incluído na plataforma Ibercivis, intitulado «Solúvel».

Fábrica produz pele humana na Alemanha

Investigadores alemães produzem tecidos a 3D

2011-04-27
Fábrica produz cinco mil unidades de pele por mês
Fábrica produz cinco mil unidades de pele por mês
A pele é o maior órgão humano e tem sido criado com sucesso em laboratório, mas com custos elevados e através de um processo moroso. Agora, cientistas alemães conseguem fabricar o tecido a partir de uma máquina. A proeza foi realizada no Instituto Fraunhofer, em Estugarda (Alemanha), onde utilizam células de pele humana para recriar novos tecidos e o processo é feito por robôs num ambiente esterilizado para evitar a contaminação dos tecidos.

Já era possível fazê-lo, mas o método era manual e lento. Outra das diferenças que demarcam o recente processo é a capacidade de produzir pele a três dimensões. Neste contexto, engenheiros e biólogos do instituto decidiram unir esforços e criar um projecto único a nível mundial: uma fábrica para pele humana.

Católica do Porto desenvolve requeijão probiótico em laboratório

Solução para valorizar o soro poluente resultante da produção de queijo

2011-04-05
Incorporação de culturas probióticas dota alimentos <br> de propriedades nutricionais melhoradas.
Incorporação de culturas probióticas dota alimentos
de propriedades nutricionais melhoradas.
A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, no Porto, criou, em laboratório, um requeijão probiótico. Trata-se de uma investigação que arrancou com vista a encontrar uma solução para valorizar o soro, um subproduto da indústria de lacticínios com elevada carga poluente. A pesquisa concluiu que, através da incorporação de culturas probióticas no requeijão, é possível obter novos tipos de queijos e/ou sobremesas lácteas, que ficam dotados de propriedades nutricionais melhoradas.

O estudo conduziu ao aprofundamento das aplicações das proteínas do soro, criando alternativas para a sua utilização e, consequentemente, permitindo a redução do seu carácter poluente. Paralelamente, permitiu o desenvolvimento de novos produtos, que associam o elevado valor nutricional das proteínas do soro aos benefícios dos probióticos, enquadrando-se no crescente segmento dos alimentos funcionais.

Biocombustível de microalgas mais perto da aviação comercial

Alternativa apresenta vantagens económicas e ecológicas

2011-03-29
Por Carla Sofia Flores
Microalgas são muito mais produtivas do que as plantas oleaginosas recorrentes
Microalgas são muito mais produtivas do que as plantas oleaginosas recorrentes
A aviação comercial é uma das actividades que actualmente mais provocam consumos energéticos e emissões de gases com efeito de estufa. Em 2012, com a sua inclusão no  Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE), terá de  trabalhar para cumprir a directiva europeia de uma redução em três por cento nas emissões de CO2 feitas por esta indústria no espaço europeu. 

Para cumprir este objectivo, vao ter de ser adoptadas alternativas como a utilização de biocombustíveis sustentáveis, pelo que a Associação Portuguesa de Transporte e Trabalho Aéreo (APTTA) e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) uniram esforços num projecto de investigação que visa um aproveitamento total de microalgas,  para utilização na aviação comercial. 

Em declarações ao "Ciência Hoje", Alberto Reis, investigador do LNEG que coordena este trabalho com Luísa Gouveia,  referiu que este estudo ainda está "numa fase preliminar", mas que "todos os dados até agora adquiridos fazem prever que as microalgas sejam uma das matérias-primas de maior produtividade de biomassa".

Brasil torna-se parceiro desejado para a inovação em biotecnologia

2011-03-24
Por Lusa
Potencial na área de biotecnologia posiciona estrategicamente países.
Potencial na área de biotecnologia posiciona estrategicamente países.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) criou, esta semana, a Associação de Brasileira de Biotecnologia (BRBiotec Brasil), com o objectivo de fazer com que conhecimentos académicos se tornem soluções práticas e integradas ao dia-a-dia das pessoas.

Esta organização resulta de uma tentativa importante de se organizar os sectores de biotecnologia e empresarial. "O grande ponto da dificuldade em se transformar biotecnologia em activos é justamente essa junção da academia com o empreendedorismo. Para o Brasil, é muito importante ter o sector de biotecnologia organizado”, explicou à Lusa Fernando Kreuds, presidente da BRBiotec.

Nova tecnologia facilita diagnóstico de duas síndromes raras

Trabalho de grupo espanhol publicado na "European Journal of Human Genetics"

2011-03-23
Por Carla Sofia Flores
Ciliopatias resultam de problemas estururais ou funcionais dos cílios das células
Ciliopatias resultam de problemas estururais ou funcionais dos cílios das células
As ciliopatias são um grupo de doenças em que o defeito molecular resulta de problemas estururais ou funcionais de uns elementos das células denominados cílios, que estão envolvidos em muitas funções do organismo. Dentro deste grupo restrito, encontram-se a síndrome de Bardet-Biedl e a síndrome de Alström, duas doenças genéticas raras cujo diagnóstico ainda é muito difícil, visto que apresentam características clínicas que se sobrepõem e podem ser confundidas com outras patologias. 

Contudo, investigadores do Departamento de Bioquímica, Genética e Imunologia da Universidade de  Vigo conseguiram, através de uma nova tecnologia, obter avanços neste sentido, facilitando o diagnóstico e abrindo portas ao tratamento e até mesmo à cura de ambas as síndromes. 

Diana Valverde, uma das investigadoras espanholas envolvidas no estudo publicado na "European Journal of Human Genetics", avançou ao "Ciência Hoje" que a tecnologia "de alto rendimento" proposta neste trabalho permite realizar um estudo molecular directo e rápido para diagnosticar pessoas com estas doenças.

Inaugurada empresa portuguesa de produção de biofármacos

GenIbet Biopharmaceuticals é única do género
na Península Ibérica

2010-06-17
GenIbet funciona exclusivamente com biofármacos [fotografia: GenIbet]
GenIbet funciona exclusivamente com biofármacos [fotografia: GenIbet]
Portugal possui há um ano a única fábrica da Península Ibérica dedicada à produção de biofármacos para ensaios clínicos cujos clientes são maioritariamente empresas estrangeiras. GenIbet Bio-pharmaceuticals, em Oeiras, foi formalmente inaugurada hoje de manhã pelos secretários de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho, e da Saúde, Óscar Gaspar.

Britânicos estudam mecanismos do olfacto do tubarão-martelo

Investigação pode levar à concepção de novas tecnologias bio-miméticas

2010-05-05

Jonathan Cox está a liderar esta investigação na Universidade de Bath (Imagem: Nic Delves-Broughton)
Jonathan Cox está a liderar esta investigação na Universidade de Bath (Imagem: Nic Delves-Broughton)
Uma equipa interdisciplinar de investigadores britânicos desenvolveu o primeiro modelo detalhado da cabeça de um tubarão-martelo com o intuito de estudar a grande capacidade de olfacto deste animal, que consegue cheirar uma gota de sangue até um quilómetro de distância.

Com esta investigação, os cientistas esperam que futuramente possam projectar novas tecnologias bio-miméticas, isto é, baseadas no conhecimento dos processos biológicos e biomecânicos da natureza, que são usados como fonte de inspiração para a melhoria das actividades humanas.

Super bactéria pode aumentar produção de hidrogénio

Novo combustível para veículos será competitivo

2010-04-15
Karin Willquist
Karin Willquist
O hidrogénio é essencialmente usado para fabricar químicos, mas num futuro próximo poderá ser utilizado como combustível para veículos em combinação com células de outras substâncias.

Para produzir este gás com consequências neutras no clima, as bactérias são adicionados à silvicultura ou no lixo doméstico, usando um método similar ao da produção de biogás. Um problema dos problemas deste método de produção é o facto de ser muito baixa, ou seja, as matérias-primas para gerá-lo são poucas.

Em busca da clonagem natural

Argonauta 9 é o nome da proteína que pode desvendar o mistério

2010-03-16
Arabidopsis thaliana, a planta mais usada por cientistas
Arabidopsis thaliana, a planta mais usada por cientistas
Pode parecer um nome de um jogo de computador ou de um filme de ficção científica, mas a apomixis é na verdade um método misterioso e fascinante de reprodução assexual de algumas plantas e que tem sido analisado por biotecnólogos de todo o mundo que tentam perceber este processo de clonagem natural.

Ainda são desconhecidos muitas características dos seus mecanismos moleculares, e por isso converteu-se no Santo Graal da biologia vegetal.

Cristais mistério com memória de elefante

ADP poderão armazenar informação
até um Exabyte

2010-03-05
Cristal exótico tem propriedades multiferroicas
Cristal exótico tem propriedades multiferroicas
Um grupo de investigadores norte-americanos, da Universidade de Florida, descobriu um material capaz de armazenar entre mil e um milhão de vezes mais dados do que as actuais memórias disponíveis (USB, discos externos, etc.). Esta capacidade não tem precedentes e em muito pouco poderemos estar a falar de chips de memória de um Exabyte (mil milhões de Giga).

A equipa está a trabalhar com exóticos materiais capazes de armazenar quantidades de informação incalculáveis, através de uns cristais bastante particulares – com o nome de ammonium dihydrogen phosphate ou ADP.

Novas formas de energia podem chegar através de ervilhas

Cientistas criam novo dispositivo de energia solar a partir de estrutura proteína vegetal

2010-03-04
Ervilhas podem dar pistas sobre como gerar energia
Ervilhas podem dar pistas sobre como gerar energia
Se o poder ilimitado do sol fosse aproveitado, não teríamos o problema do efeito dos gases de estufa causado pela utilização dos combustíveis fósseis.

Os sistemas de energias solares funcionam relativamente bem nos climas quentes do deserto, mas são ainda insuficientes e contribuem apenas com uma pequena percentagem para a totalidade das necessidades energéticas.

Fórmula para beber álcool sem ficar com ressaca

Coreanos desenvolvem bebida oxigenada

2010-03-04
O soju tem 20% de teor alcoólico
O soju tem 20% de teor alcoólico
Uma equipa de investigadores coreanos encontrou uma fórmula para fabricar uma bebida alcoólica que não deixa ressaca no dia seguinte. O líquido milagroso tem todas as propriedades do álcool, mas menos consequências negativas.

Kwang-il e Kwon Hye Jeong Gwang, da Universidade Nacional de Chungman, estudaram as propriedades de bebidas alcoólicas que levam borbulhas à mistura, tal como o soju – vinho de arroz oxigenado, originário da Coreia (produzida no Sul) e bastante popular no país.

Transformar biomassa em combustíveis gasosos e químicos

Universidade do Minho avança com estudo para valorizar paradigma energético

2010-02-15
Biotecnologia pode ser a chave da alteração energética
Biotecnologia pode ser a chave da alteração energética
O Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho está a estudar métodos de tratamento de biomassa, com vista à sua valorização energética através da produção biológica de combustíveis como o metano, o hidrogénio, o etanol, e o butanol.

A docente do grupo de investigação em biotecnologia ambiental, Madalena Alves, recentemente distinguida numa universidade da Roménia pelo estudo que desenvolve na área, adiantou que o trabalho do organismo "enquadra-se na vertente biotecnológica da transformação de biomassa em vários produtos de valor acrescentado".

V edição das Olimpíadas de Biotecnologia

2010-01-28
Destina-se a alunos do secundário
Destina-se a alunos do secundário
A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, promove, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Biotecnologia, a quinta edição das Olimpíadas da Biotecnologia. O evento destina-se aos alunos do secundário, sendo que as inscrições estão abertas até 31 de Janeiro.

Ossos artificiais feitos de madeira em fase de teste

Experimentados em ovelhas, os ossos estão a dar bons resultados

2010-01-12
Anna Tampieri lidera a investigação
Anna Tampieri lidera a investigação
Um grupo de cientistas de Itália está a criar ossos artificiais de madeira que poderão vir a ser implantados em seres humanos.

Os investigadores do Laboratório ISTEC de Biocerâmica de Faenza (Bolonha) descobriram uma forma de converter madeira de ratã (Calamus rotang) em material similar ao tecido ósseo do ser humano. Esses «ossos» foram já experimentados em ovelhas.

Todas as notícias desta secção:

Portugal envia a maior delegação de sempre
ao grande certame da Biotecnologia (2014-06-16)

Resíduos de sardinha transformados
em colagénio, gelatina ou péptidos (2013-05-30)

Toxina letal para peixes é valiosa para a biomedicina (2013-03-01)
Novo hidrogel antimicrobiano combate biofilmes
e bactérias multirresistentes (2013-01-25)

Espinha de bacalhau pode ser usada
na produção de implantes ósseos (2012-11-23)

Investigadores criam cabo que liga cérebro a computador (2012-11-16)
Estudo sobre dermatite atópica distinguido (2012-10-24)
Equipa cria faca que corta água (2012-10-15)
Dispositivo detecta cancro de forma
tão rápida "como teste de gravidez" (2012-09-25)

Bactéria 'Ralstonia eutropha' geneticamente modificada produz combustível (2012-08-28)
Investigadores do Porto estudam bebida de origem africana (2012-08-07)
Investigadores portugueses criam gomas saudáveis (2012-06-14)
Novos anticorpos de pequenos domínios contra alvos específicos (2012-06-11)
Portugal está “muito bem posicionado”
no futuro das biotecnologias (2012-03-28)

Da faculdade para o mercado internacional (2012-03-28)
Norte-americanos desenvolvem baratas ciborgue (2012-03-22)
Investigadores desenvolvem ‘sal de cozinha’ líquido (2012-03-08)
Investigadores portugueses criam plantas recorrendo à biotecnologia (2011-11-21)
Os jornais não se perdem, transformam-se! (2011-08-30)
Computadores pessoais podem “fazer” ciência (2011-06-30)
Fábrica produz pele humana na Alemanha (2011-04-27)
Católica do Porto desenvolve requeijão probiótico em laboratório (2011-04-05)
Biocombustível de microalgas mais perto da aviação comercial (2011-03-29)
Brasil torna-se parceiro desejado para a inovação em biotecnologia (2011-03-24)
Nova tecnologia facilita diagnóstico de duas síndromes raras (2011-03-23)
Inaugurada empresa portuguesa de produção de biofármacos (2010-06-17)
Britânicos estudam mecanismos do olfacto do tubarão-martelo (2010-05-05)
Super bactéria pode aumentar produção de hidrogénio (2010-04-15)
Em busca da clonagem natural (2010-03-16)
Cristais mistério com memória de elefante (2010-03-05)
Fórmula para beber álcool sem ficar com ressaca (2010-03-04)
Novas formas de energia podem chegar através de ervilhas (2010-03-04)
Transformar biomassa em combustíveis gasosos e químicos (2010-02-15)
V edição das Olimpíadas de Biotecnologia (2010-01-28)
Ossos artificiais feitos de madeira em fase de teste (2010-01-12)
Coreanos produzem plástico sem uso de combustíveis fósseis (2009-11-24)
Laboratório médico descartável (2009-11-19)
Mão firme no joelho (2009-09-22)
Católica abre portas aos alunos do Secundário (2008-12-11)
Agrobiotecnologia cresce 12 por cento em 2007 (2008-02-15)
Lançado primeiro portal de biotecnologia português (2007-10-05)
Cantanhede tem tecnologia única na Península Ibérica (2007-05-09)
Gene PreDiT vence Concurso de Ideias Bioempreendedor 2006 (2007-04-26)
XV Congresso Nacional de Bioquímica reúne especialistas internacionais em Aveiro (2006-11-28)
Biotecnologia e Sociedade (2006-11-21)
Lançado programa de doutoramentos em Bioengenharia (2006-11-20)
Células de animais utilizadas para tratar diabetes em humanos (2006-09-01)
Espírito de equipa é o lema do Biocant (2006-06-29)
Detecção precoce do sexo da criança é objectivo da Crioestaminal (2006-06-29)
Primeiro fórum nacional de biotecnologia reúne protagonistas do sector (2006-05-31)
Projecto desenvolvido na UA vence I Concurso Nacional de Empreendedorismo (2005-11-25)

Últimas notícias

Jogo online previne violência no namoro entre adolescentes

Criança de cinco anos infectada por HIV
manteve-se saudável

A Expressão das Emoções
nova peça de teatro pela Marionet

Nanocatalisadores de carbono
ajudam a tratar águas residuais

Investigadores da UC mostram o valor da floresta
mediterrânica com filme de animação

Homens ou mulheres? Quem corre mais riscos
de violência verbal no local de trabalho?

Investigador do IA é um dos vencedores dos Prémios Breakthrough 2015

Qual é a melhor iluminação para a sua casa?

Cyberbullying: retrato de um fenómeno
em expansão silenciosa

Centro de Investigação da Montanha distinguido
em cooperação internacional

Investigação europeia em oftalmologia
coordenada em Portugal

Portugal lidera detecção inédita na atmosfera de Vénus

Modelos matemáticos desenvolvidos na UA
preveem gravidade de acidentes de viação

Mosca-da-azeitona pode ser combatida
de forma rápida, barata e eficaz

Já é possível «ouvir» o coração da mãe
e do bebé ao mesmo tempo

Áreas menos desenvolvidas penalizadas
na agenda política de saúde

Foi com uma grande alegria que vi o nome de Teresa Teixeira!

Teresa Teixeira nomeada hoje
EMBO Young Investigator

Investigador mexicano desenvolve software
que “prevê” ocorrências cardíacas

UTAD aposta no combate ao abandono escolar

ESAN quer ser referência em fabrico aditivo rápido

Um neurónio, uma função? Afinal o cérebro faz multitasking!

Consegue seguir o ritmo?

De como bem aprender uma sequência de dança

As crianças devem ir a pé para a escola

Investigadores da UC desenvolvem
guia inteligente de apoio a cegos

O nariz delas é melhor do que o deles

De como a realidade virtual pode «medir»
os delinquentes sexuais

Cancro do pulmão pode ser diagnosticado
anos antes de ser detectado por imagem

Distractores ambientais influenciam
a atenção e a memória dos mais velhos