Receba as notícias:

Arqueólogos da UAlg procuram homem moderno
em Moçambique

2014-07-03
Nuno Bicho (imagem do blog Fazer por Salvaterra, Fazer por Todos Nós)
Nuno Bicho (imagem do blog Fazer por Salvaterra, Fazer por Todos Nós)
Uma equipa de arqueólogos da Universidade do Algarve, liderada por Nuno Bicho, docente da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, está em Moçambique, durante o mês de Julho, para fazer prospecção arqueológica na região do Niassa.

Primeira gravura rupestre de um faraó em estudo

Figura do rei é apenas um pouco maior do que a dos seus homens

2013-03-26
Gravuras representam dinastia 0 <br> (Imagem: Hendrickx, Darnell e Gatto)
Gravuras representam dinastia 0
(Imagem: Hendrickx, Darnell e Gatto)
Uma equipa de investigadores norte-americanos da Universidade de Yale e belgas, da Universidade de Hasselt, redescobriu um conjunto de gravuras rupestres no sul do Egipto, que poderão equivaler à representação mais antiga de um faraó. Os avanços deste estudo vêm publicados no «Journal Antiquity».

A característica dos desenhos, encontrados próximos do rio Nilo, no Sul do país, indica que foram criados durante a "dinastia 0", período durante o qual uma série de reinos teriam disputado a supremacia no Egipto. No entanto, a descoberta não é recente, já que os primeiros relatos sobre estas imagens já tinham sido feitos pelo britânico Archibald Sayce (1845-1933), no fim do século XIX, vieram a público quando não se sabia nada sobre a "dinastia 0" e, por isso, caíram no esquecimento.

Aldebaran: a Estrela que deu nome à Serra

Estudo do arqueoastrónomo português Fábio Silva que se encontra a fazer doutoramento na University College London

2013-02-28
Por Luísa Marinho

Estrela Aldebaran a nascer imediatamente antes da alvorada
Estrela Aldebaran a nascer imediatamente antes da alvorada
Num estudo original que liga astronomia, arqueologia e antropologia, o investigador português Fábio Silva apresenta uma teoria sobre a origem do nome da Serra da Estrela. O artigo publicado no «Papers from the Institute of Archaeology» sugere que a estrela que dá nome à serra seria a Aldebaran, a mais brilhante da constelação de Touro.

Em conversa com o «Ciência Hoje», o arqueoastrónomo, aluno de doutoramento na University College London e professor na University of Wales Trinity Saint David, explicou como chegou a esta conclusão.

Encontrado sarcófago de criança do Antigo Egipto

Achado pode fornecer informações valiosas sobre uma época da qual pouco se sabe

2013-01-31
Sarcófago não tem decoração nem quaisquer inscrições
Sarcófago não tem decoração nem quaisquer inscrições

Foi descoberto em Luxor, no Egipto, o sarcófago intacto de uma criança que viveu durante a dinastia XVII (por volta de 1550 a. C.). As radiografias já realizadas apontam que a criança pode ter falecido aos cinco anos de idade.

Esta descoberta aconteceu durante a 12ª campanha do Projecto Djehuty, coordenado pelo investigador José Manuel Galán, do Conselho Superior de Investigações Científicas espanhol (CSIC).

Comprimidos com mais de dois mil anos analisados

Fármacos foram encontrados num antigo navio romano
naufragado na costa italiana

2013-01-08
Ingredientes estavam bem preservados
Ingredientes estavam bem preservados
Um artigo publicado na revista «Proceedings of the National Academy of Sciences» dá conta da análise a seis comprimidos descobertos num antigo navio romano, afundado na costa italiana há mais de dois mil anos. Investigadores da Universidade de Pisa (Itália) analisaram os remédios usados na antiguidade e consideram que podem ter sido usados para tratar infecções oculares.

As pílulas encontradas estavam em bom estado e os seus ingredientes bem preservados, apesar de submersos ao longo destes anos todos. As amostras estavam numa caixa de metal e revelaram que continham gordura animal e vegetal, entre elas possivelmente azeite, conhecido pelo seu uso antigo em perfumes e preparados médicos; resina de pinheiro, que tem propriedades anti-bacterianas; amido, um ingrediente usado em cosméticos pelos romanos e compostos de zinco, os prováveis ingredientes activos. A composição indica que os comprimidos possam ter tido um uso oftalmológico, segundo a equipa de investigação.

Encontrado palácio imperial chinês
junto ao Exército de Terracota

Maior complexo descoberto até agora na China tem mais de 2000 anos

2012-12-05
Exército de terracota ou  Exército do imperador Qin
Exército de terracota ou Exército do imperador Qin

Uma equipa internacional de arqueólogos encontrou em Xian (China) as ruínas de um antigo palácio imperial, junto ao túmulo do imperador Qin Shi Huang, onde se encontra também o famoso exército de terracota. O palácio data de há dois mil anos e é a maior descoberta arqueológica depois do exército, achado em 1974.

Qin Shi Huang governou a China entre 221 e 207 a. C. durante a sua unificação e aclamou-se como primeiro imperador.

Ver como os romanos viam

Investigador português 'reconstrói' com realismo de época
a Sala da Caçada da Casa dos Repuxos, de Conímbriga

2012-11-22
Por Luísa Marinho

As ruínas, a simulação com luz eléctrica e a simulação com a luz 'romana'
As ruínas, a simulação com luz eléctrica e a simulação com a luz 'romana'
Matemático de formação, há vários anos que Alexandrino Gonçalves trabalha em reconstituição virtual em contextos de herança cultural. Docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, viu o seu mais recente trabalho – a reconstrução da Sala da Caçada, da Casa dos Repuxos (de Conímbriga) ser destaque na revista «Nature».

Em conversa com o «Ciência Hoje», o investigador explicou que o que torna este trabalho pioneiro na área.

Já havia tecnologia revolucionária na Idade da Pedra

2012-11-12
Lâminas eram cortadas até atingirem formato ideal (Imagem: Simen Oestmo/Arizona State University)
Lâminas eram cortadas até atingirem formato ideal (Imagem: Simen Oestmo/Arizona State University)
Uma equipa de arqueólogos liderada por Curtis Marean, da Universidade do Estado do Arizona (EUA), encontrou uma série de artefactos na caverna de Pinnacle Point, na África do Sul, que correspondem aos mais antigos exemplares da primeira tecnologia revolucionária inventada por seres humanos, segundo revelou um estudo recentemente publicado na «Nature».

O artigo sugere que as lâminas seriam usadas para fazer flechas ou dardos usados para serem disparados por lançadores manuais – o equivalente paleolítico às armas de destruição de massas.

Encontrada cidade pré-histórica mais antiga da Europa

Foi escavado na Bulgária um povoado fortificado que remonta a 4700-4200 a. C.

2012-11-05
Uma das casas encontradas no povoado pré-histórico
Uma das casas encontradas no povoado pré-histórico

Nas imediações de Provadia, cidade no nordeste da Bulgária, foi encontrada a mais antiga cidade pré-histórica da Europa que se conhece. O conjunto, que remonta a 4700-4200 a. C., é um povoado fortificado onde terão vivido 350 pessoas.

Perto do achado existe uma mina de sal, presença essa que será uma boa explicação para a enorme quantidade de riquezas que se encontraram no sítio. Foram desenterrados mais de 3 mil jóias e objectos religiosos. Este conjunto, chamado Tesouro de Varna, é composto pelas peças de ouro trabalho mais antigas que se conservaram.

Arqueólogos encontram jóias de jade em túmulo Maia

2012-10-27
Artefactos foram encontrados no sítio arqueológico de Tak'alik Ab'aj. (Imagem: Simon Burchell)
Artefactos foram encontrados no sítio arqueológico de Tak'alik Ab'aj. (Imagem: Simon Burchell)
Uma equipa de arqueólogos encontrou jóias em jade no túmulo de um antigo rei Maia, na província de Retalhuleu, na Guatemala, e consideram que este seja o cemitério real mais antigo da civilização pré-colombiana.

A região fica muito próxima de um centro de produção de jade, e a descoberta poderia ajudar a esclarecer as técnicas primitivas e o comércio da pedra, que os Maias acreditavam ter propriedades sagradas.

Escrita proto-Elamita será decifrada 'on line'

Investigadores da Universidade de Oxford utilizam dispositivo
para descodificar escrita da Idade do Bronze

2012-10-22
Escrita proto-Elamita
Escrita proto-Elamita

A escrita ainda não decifrada mais antiga que se conhece, a proto-Elamita, pode ser descodificada mais rapidamente do que se pensava. Investigadores da Universidade de Oxford lideram um projecto internacional que quer envolver especialistas de todo o mundo no estudo deste sistema de escrita que pertenceu à civilização proto-elamita e foi utilizada entre 3200 a. C. E 2900 a. C. (Idade do Bronze) na região que é agora o sudoeste do Irão.

Penso que vamos, finalmente, conseguir quebrar o código”, diz Jacob Dahl, do Wolfson College, Oxford e director do Ancient World Research Cluster.

Descrito ninho fossilizado mais antigo que se conhece

Pertenceu aos antecessores dos flamingos que habitaram Navarra

2012-10-20
Ninho fossilizado encontrado em Navarra
Ninho fossilizado encontrado em Navarra
Geólogos da Universidade do País Basco (UPV/EHU), do Instituto Geológico e Mineiro de Espanha e vários paleontólogos norte-americanos e brasileiros acabam de publicar a descrição do ninho fóssil mais antigo do mundo, que se encontra na província espanhola de Navarra.

A investigação, publicada na «PLOS One», diz que os ovos, um deles quase completo, são de uma espécie antecessora dos actuais flamingos e datam do Mioceno (18 milhões de anos).

Maias criaram sistema hidráulico sofisticado e sustentável

2012-09-27
Extensão do povo Maia
Extensão do povo Maia
Já o povo Maia tinha um método sustentável de recolha e armazenamento de água e que veio a ser aperfeiçoado ao longo de milhares de anos, segundo mostrou uma descoberta arqueológica nas ruínas da antiga cidade de Tikal, na Guatemala e que vem publicada na revista «PNAS».

Uma equipa de investigação internacional, liderada por Vernon Scarborough, da Universidade de Cincinnati, em Ohio (EUA), encontrou uma das maiores represas antigas de água da área Maia, uma barragem e um sistema de filtragem por areia para limpar os reservatórios, para além de uma espécie de estação que desviava a água para estes.

Estátua tibetana com mil anos foi esculpida num meteorito

Escultura foi descoberta durante a expedição ao Tibete do alemão Ernst Schäfer, em 1938

2012-09-27

A estátua esculpida em ataxito (créditos: Elmar Buchner)
A estátua esculpida em ataxito (créditos: Elmar Buchner)
Uma estátua budista (ou de cultura Bön) do século XI, descoberta nos anos 30 no Tibete durante uma expedição nazi, foi esculpida num meteorito. O estudo, agora publicado no «Meteoritics and Planetary Science» revela que o meteorito é um ataxito, uma classe muito rara de sideritos, que contém alta quantidade de níquel.

A estátua conhecida como 'Homem de Ferro' pesa 10 quilogramas e representa Vaisravana, o chefe dos quatro reis celestiais, também chamado Jambhala, no Tibete, e uma das mais importantes figuras da mitologia tibetana. É a única estátua feita neste material que representa uma figura humana.

Neandertais ornamentavam-se com penas de aves

Estudo analisou restos de esqueletos de aves de três grutas de Gibraltar

2012-09-19
Neandertal pode ter utilizado penas como ornamento
Neandertal pode ter utilizado penas como ornamento

Nos últimos anos, as investigações sobre o homem de Neandertal têm revelado que estes parentes do homem moderno possuíam pensamento simbólico. Um novo estudo, agora publicado na «PLoS ONE», vem corroborar essa hipótese: os Neandertais terão utilizado penas com fins ornamentais.

A investigação centra-se na análise de esqueletos de 21 espécies de aves encontrados em três grutas em Gibraltar (o pequeno território britânico no sul de Espanha). A análise demonstrou que de 124 indivíduos, pelo menos 18 apresentavam nas suas asas marcas de ferramentas e de dentes de Neandertais.

Migrações humanas começaram mais cedo do que se pensava

Esqueleto com 60 mil anos encontrado no Laos

2012-08-21
 Laura Shackelford
Laura Shackelford
Um esqueleto muito antigo foi encontrado numa gruta nas montanhas Anamitas, no norte do Laos. Os fragmentos demonstram que as migrações humanas para o Sudeste Asiático começaram 20 mil anos antes do que se pensava, segundo revelou um estudo norte-americano publicado na PNAS.

Os fragmentos, onde se encontrava também um crânio, têm entre 46 mil e 63 mil anos – constituindo os restos humanos mais antigos até agora descobertos no e sugere que o êxodo não ocorreu apenas junto à costa marítima.

Podem ter existido outras pirâmides no Egipto

2012-08-14
Um dos locais aparenta ter albergado uma pirâmide três vezes maior do que a de Gizé (Imagem: Angela Micoli, Google Earth)
Um dos locais aparenta ter albergado uma pirâmide três vezes maior do que a de Gizé (Imagem: Angela Micoli, Google Earth)
Um grupo de investigadores norte-americanos descobriu, em dois locais junto ao Nilo, onde poderiam ter sido erguidas outras pirâmides e uma delas três vezes maior do que a de Giza. A descoberta publicada no «Arqueology News» faz parte de um estudo de dez anos através do Google Earth.

Segundo Angela Micol, a autora principal, a descoberta ocorreu perto da bacio do Nilo – um deles foi a 12 quilómetros da cidade de Abu Sidhum e outro a 144 quilómetros mais a Norte. Segundo análises realizadas ao local, uma das formações tem uma largura de 189 metros e outra menor, mas com uma altura de 76 metros.

Descobertas no Alentejo estatuetas com mais de 4 000 anos

Ídolos em marfim achados no Complexo Arqueológico dos Perdigões

2012-08-09

Estatueta encontrada no Complexo Arqueológico dos Perdigões
Estatueta encontrada no Complexo Arqueológico dos Perdigões
Um importante conjunto de ídolos em marfim está a ser estudado por arqueólogos no Complexo Arqueológico dos Perdigões, próximo de Reguengos de Monsaraz. Estas estatuetas, que se encontraram numa área de acumulação de restos humanos cremados, são raras na Península Ibérica e apareceram agora, pela primeira vez, em Portugal.

Os Perdigões são um complexo arqueológico que abrange uma área de 20 hectares. É composto por vários recintos delimitados por grandes fossos (estruturas escavadas na rocha), com necrópoles e um cromeleque de menires associado, que teve início no final do Neolítico (há 5500 anos) e durou até ao início da Idade do Bronze (há 4000 anos).

Escultura 'gigante' encontrada na Turquia

Estátua de homem era parte da porta que dava acesso a reino neo-hitita

2012-08-01
Estátua hitita
Estátua hitita

Uma equipa internacional de arqueólogos desenterrou uma escultura humana gigante no sítio arqueológico de Tayinat, sudeste da Turquia. A figura era parte da porta monumental de acesso de um reino neo-hitita entre os anos 1000 e 878 a. C. A parte superior da peça – a cabeça e o torso – apareceu intacta, pelo que os investigadores acreditam que a figura completa pode ter medido quatro metros.

Esta descoberta “oferece uma ideia viva do carácter inovador e da sofisticação das culturas da Idade do Ferro, que surgiram no Mediterrâneo oriental depois da queda das potências da Idade do Bronze (final do segundo milénio a. C.)”, explica Tim Harrison, director do Projecto Arqueológico Tayinat e professor de arqueologia do Próximo Oriente na Universidade de Toronto.

Descobertas cerâmicas que poderão conter o vinho mais antigo da China

Fragmentos foram encontrados em sepultura da dinastia Zhou

2012-07-09
Na altura, já se defendia que se deve beber com moderação (Imagem: wikipédia)
Na altura, já se defendia que se deve beber com moderação (Imagem: wikipédia)
Uma equipa de arqueológos descobriu, no Sul da China, fragmentos de cerâmica com um líquido que poderá ser o vinho mais antigo da civilização oriental. Os especialistas chineses e norte-americanos defendem que o achado foi usado por tribos de caçadores há dez mil anos, antes de surgir a agricultura.

O recipiente que continha o líquido, um de seis encontrados, é de bronze e estava na sepultura de um nobre pertencente à dinastia Zhou (1046-771 AC), na montanha de Shigushan, na cidade de Baoji. A investigação foi liderada por Liu Jun, director do Instituto Arqueológico de Baoji, que considera que este poderá ser o vinho mais antigo até agora descoberto na China.

Já se fazia cerâmica há 20 mil anos

Descoberta altera teoria sobre aparecimento de cerâmica ligada ao desenvolvimento da agricultura

2012-07-02
Fragmentos encontrados da gruta Xianrendong, sul da China
Fragmentos encontrados da gruta Xianrendong, sul da China

Fragmentos de cerâmica descobertos na gruta Xianrendong, no sul da China, têm 20 mil anos, de acordo com a datação realizada por uma equipa de arqueólogos dirigidos por Ofer Bar-Yosef, da Universidade de Harvard. O vaso foi utilizado, provavelmente para cozinhar alimentos em água ou mesmo para preparar bebidas alcoólicas.

Até há bem pouco tempo, pensava-se que a cerâmica teria sido inventada há aproximadamente 10 mil anos a par do desenvolvimento da agricultura e da sedentarização, ou seja, com o advento do Neolítico. O artigo sobre a descoberta está publicado na «Science».

Estrada do tempo dos romanos encontrada em Salónica

Cidade grega continua a revelar-se fértil em achados arqueológicos

2012-06-26
Os restos arqueológicos encontrados em Salónica
Os restos arqueológicos encontrados em Salónica

Uma das principais rotas de transporte construída pelos romanos na Grécia foi descoberta recentemente por arqueólogos, em Salónica. Com 1800 anos de existência, a estrada sobreviveu apenas com apenas 70 metros.

Os restos apareceram durante as obras de construção de uma nova linha de metro naquela que é a segunda cidade mais populosa da Grécia.

Arte rupestre é mais antiga do que se pensava

Estudo em que participa João Zilhão é capa da Science

2012-06-15
A gruta El Castillo tem as pinturas rupestres mais antigas que se conhecem
A gruta El Castillo tem as pinturas rupestres mais antigas que se conhecem
Nos últimos anos, vários estudos têm contribuído para desmitificar a ideia de que o 'homo neanderthalensis' (ou homem de Neandertal) seria menos sofisticado em relação ao seu primo mais próximo, o homo sapiens, ou seja, o ser humano moderno.

O arqueólogo português João Zilhão, um dos maiores especialistas mundiais no tema, participa num estudo, que faz hoje a capa da «Science», onde se apresentam evidências de que as mais antigas pinturas rupestres da Europa têm mais de 40 mil anos. Sugere-se, assim, que poderão ter sido realizadas por neandertais.

Descoberto esqueleto completo com quase 200 anos

Corpo pertencia a soldado morto na batalha de Waterloo

2012-06-13
Batalha de Waterloo foi há 197 anos.
Batalha de Waterloo foi há 197 anos.
O esqueleto completo de um soldado morto a 18 de Junho de 1815 (há 197 anos), no campo da batalha de Waterloo (território da actual Bélgica), foi encontrado por arqueólogos belgas. Foi descoberto deitado de costas, com uma bala à altura do pulmão esquerdo e acredita-se que não tenha sido movido após a sua morte.

O soldado era possivelmente britânico, mas já que o uniforme desfez-se com o passar dos anos não foi possível determinar a que tropas pertencia. A equipa encontrou moedas, uma colher, botões e um pedaço d emadeira com as iniciais CB, que indica que pertencia ao campo dos vencedores (Grã-Bretanha, Prússia e Holanda). O corpo estava 40 centímetros debaixo de terra – o que pode significar que tenha sido enterrado rapidamente para evitar que fosse atacado por saqueadores. O local onde foi encontrado atrás de um bastião das tropas do duque de Wellington.

Muralha da China é maior do que se pensava

Medição científica fixa comprimento do monumento em 21196,18 quilómetros

2012-06-11
Muralha da China mede mais de 21 mil quilómetros
Muralha da China mede mais de 21 mil quilómetros

A primeira medição científica e sistemática da Grande Muralha da China fixa o seu comprimento em 21196,18 quilómetros, mais do dobro do que se pensava. Um estudo preliminar realizado em 2009 estimava que o muralha percorria 8850 quilómetros. O actual levantamento arqueológico, dado agora a conhecer, também dá conta da enorme deterioração a que está submetido este monumento declarado Património da Humanidade.

Após cinco anos de investigação, em que se fez o levantamento de todos os vestígios da muralha nas 15 províncias que esta percorre, a Secretaria de Estado do Património Cultural da China concluiu que o monumento sofre a ameaça natural da passagem do tempo, mas também a ameaça das acções humanas.

Descoberto teatro onde Shakespeare estreou «Romeu e Julieta»

Teatro Curtain foi uma das casa da companhia Lord Chamberlain’s Men, antes do The Globe

2012-06-08
Parte do Teatro Curtain a descoberto
Parte do Teatro Curtain a descoberto

As ruínas do Teatro Curtain, em Londres, a segunda casa da companhia de William Shakespeare (Lord Chamberlain’s Men), foram encontradas na zona de Shoreditch, distrito de Hackney, a poucos metros onde, em 2008, os arqueólogos tinham achado o The Theatre, onde o autor inglês se estreou como actor e onde foram apresentadas as suas primeiras obras.

A informação foi dada pelo Museu de Arqueologia de Londres, que está a levar a cabo as escavações, e que classifica este achado de “emocionante”, visto que, até agora, a localização exacta deste teatro, inaugurado em 1577, era um mistério, sabendo-se apenas que seria naquela zona da cidade.

Túmulo do século I pode esconder exemplo mais antigo de arte cristã

Ossários têm inscrições em grego e uma imagem que remete para a história de Jonas

2012-02-28
Jonas na boca de um peixe, num túmulo em Jerusalém
Jonas na boca de um peixe, num túmulo em Jerusalém

A exploração arqueológica, em 2010, de um túmulo intacto do século I, em Jerusalém, revelou aquilo que pode ser a mais antiga imagem cristã. A investigação foi feita utilizando uma câmara robótica que mostrou um conjunto de ossários em pedra calcária, gravados com uma inscrição grega e uma imagem que os especialistas identificam como sendo “claramente cristã”.

A inscrição grega de quatro linhas num dos ossários refere-se a deus “elevando” ou “erguendo” alguém e a imagem esculpida na pedra num ossário adjacente mostra um peixe muito grande com uma figura humana na boca. Os especialistas consideram que se trata da evocação da história de Jonas, profeta do Antigo Testamento.

A gravura rupestre mais antiga do continente americano

A figura descoberta no Brasil poderá ter mais de 12 mil anos

2012-02-22
Imagem foi descoberta em Lapa do Santo.
Imagem foi descoberta em Lapa do Santo.
Um grupo de arqueólogos descobriu no centro do Brasil uma gravura rupestre com forma antropomórfica que acreditam ser a mais antiga figura do género com datação fiável descoberta no continente americano, segundo revela um artigo hoje publicado na revista científica «PLoS ONE».

A imagem, que terá entre dez e 12 mil anos de idade, foi descoberta em Lapa do Santo, um sítio arqueológico a 60 quilómetros de Belo Horizonte, no centro-leste do Brasil, pelos investigadores Walter Neves e Danilo Bernardo, do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos, da Universidade de São Paulo, Astolfo Araújo, do Museu de Arqueologia e Etnologia da mesma universidade, Renato Kipnis, da Scientia Consultoria e James Feathers, da Universidade de Washington.

Arqueólogos montam segunda barca solar do faráo Keops

A primeira das cinco barcas encontradas demorou 13 anos a montar

2012-02-20
Primeira barca solar está exposta desde 1982
Primeira barca solar está exposta desde 1982
Uma equipa de arqueólogos egípcios e japoneses começou hoje a montar a segunda barca solar do faraó Keops (2579 – 2556 a. C.). Durante 4500 anos esta barca utilizada como “meio de transporte para o céu” ficou fechada na sua pirâmide, em Gizé. É um puzzle de 600 barras de madeira que, depois de restaurado, será montado e exposto ao público, dentro de um prazo de cinco anos.

Os investigadores estão já a fazer análises técnicas à madeira para perceberem se está ou não deteriorada. Para a sua deposição, e tal como acontecia com os corpos, a barca foi tratada com produtos químicos para se conservar.

Arqueólogos subaquáticos encontram vestígios de naufrágios

Fronteira entre Cascais e Oeiras 'esconde' informação histórica

2012-02-17
Vestígios podem pertencer a embarcações do século XVIII (Foto: Câmara Municipal de Cascais)
Vestígios podem pertencer a embarcações do século XVIII (Foto: Câmara Municipal de Cascais)
Um grupo arqueólogos encontrou vestígios de naufrágios que poderão pertencer a embarcações do século XVIII no fundo do mar ao largo de São Julião da Barra, localizado na fronteira entre Cascais e Oeiras.

O mistério do fundo do mar entre a Guia (Cascais) e São Julião da Barra (Oeiras) começou já a ser desvendado por um grupo de especialistas que, desde há cerca de um ano, se dedica à arqueologia subaquática.

Sítio arqueológico com 13 mil anos
revela princípios de diferenciação social

Estação Qarassa 3, na Síria, mostra como terá começado a sedentarização humana

2012-02-16

Características do sítio enquadram-sena cultura natufense
Características do sítio enquadram-sena cultura natufense
Há 13 mil anos, as comunidades humanas que habitavam o sul do que é hoje a Síria começaram a mostrar diferenciação social, indica o estudo à estação arqueológica Qarassa 3, no qual participou o Conselho Superior de Investigações Científicas espanhol (CSIC).

O povoado completo encontrado perto da cidade de Sweida é composto por 12 cabanas, duas das quais mostram um nível de complexidade superior às restantes. Segundo Juan José Ibáñez, investigador do CSIC e da Instituição Milá e Fontanals, “esta característica poderá indicar uma diferença no papel social dos seus habitantes”, explica no comunicado de imprensa.

Lápides descobertas no México revelam mitos astecas

Vestígios pré-colombianos falam do nascimento do deus da guerra Huitzilopochtli

2012-02-15
As lápides agora descobertas têm 550 anos
As lápides agora descobertas têm 550 anos

O centro da Cidade do México ocultava um dos maiores segredos da cultura pré-colombiana. Um grupo de arqueólogos descobriu em frente ao Templo Maior asteca 23 lápides com 550 anos que revelam mitos da cultura asteca, como o nascimento do deus da guerra Huitzilopochtli e a origem da guerra sagrada.

As pedras gravadas feitas de tezontle (uma pedra vulcânica) foram localizadas em finais do ano passado na praça Manuel Gamio. Representam serpentes, prisioneiros, ornamentos e guerreiros que se referem à origem daquela cultura, explica o comunicado do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) mexicano.

Neandertais podem ter feito arte na Gruta de Nerja, em Málaga

Pinturas de focas na gruta espanhola podem alterar paradigma da história da arte

2012-02-08

Uma das focas da Gruta de Nerja
Uma das focas da Gruta de Nerja
As seis imagens de focas pintadas nas estalactites da Gruta de Nerja (Málaga, Espanha) podem ter sido feitas há 42 mil anos, o que as torna nas mais antigas que se conhecem. Além do mais, podem ter sido pintadas por Neandertais e não por homo sapiens, teoria que, a comprovar-se, altera vários paradigmas antropológicos.

José Luis Sanchidrián, arqueólogo especialista em arte rupestre e professor da Universidade de Córdoba, está à frente do projecto de conservação da gruta. O investigador adianta que a datação de restos orgânicos encontrados nos locais das pinturas acusa entre 43 500 e 42 300 anos de antiguidade. Se as pinturas, descobertas em 1970, dataram da mesma época serão as mais antigas do mundo. 

Três mil pinturas rupestres encontradas no México

Caçadores-recolectores dos primeiros mil anos da nossa era
foram os autores das pinturas

2012-01-11
Descoberta foi feita durante a quarta temporada de investigação do projecto «Arte Rupestre na bacia do Rio Victoria»
Descoberta foi feita durante a quarta temporada de investigação do projecto «Arte Rupestre na bacia do Rio Victoria»

Mais de três mil pinturas rupestres em 40 rochas, foram encontradas a noroeste de Guanajuato (México) por investigadores do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH, Conselho Nacional de Cultura mexicano). As imagens estão relacionadas com vários tipos de rituais e cultos e foram realizadas por sociedades de caçadores-recolectores que habitaram aqueles sítios entre o século I e X d.C.

Encontraram-se, igualmente, representações religiosas e outras inscrições correspondentes à época colonial feitas por comunidades Otomis (indígenas da zona central do México) e outras por fazendeiros e religiosos nos séculos XIX e XX.

Descoberto selo com 2000 anos utilizado no Templo de Jerusalém

Carimbo era usado por sacerdotes na aprovação de objectos rituais

2011-12-27
O selo tem a inscrição em aramaico 'puro para Deus'
O selo tem a inscrição em aramaico 'puro para Deus'

Um selo de barro com 2000 anos foi encontrado junto ao chamado Segundo Templo, em Jerusalém, do qual hoje só resta o Muro das Lamentações. Foi encontrado precisamente perto do muro e tem inscrito duas palavras em aramaico que significam ‘puro para Deus’.

As escavações que deram origem a esta descoberta rara estão a ser levadas a cabo por arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel, um organismo governamental independente.

Todas as notícias desta secção:

Arqueólogos da UAlg procuram homem moderno
em Moçambique (2014-07-03)

Primeira gravura rupestre de um faraó em estudo (2013-03-26)
Aldebaran: a Estrela que deu nome à Serra (2013-02-28)
Encontrado sarcófago de criança do Antigo Egipto (2013-01-31)
Comprimidos com mais de dois mil anos analisados (2013-01-08)
Encontrado palácio imperial chinês
junto ao Exército de Terracota (2012-12-05)

Ver como os romanos viam (2012-11-22)
Já havia tecnologia revolucionária na Idade da Pedra (2012-11-12)
Encontrada cidade pré-histórica mais antiga da Europa (2012-11-05)
Arqueólogos encontram jóias de jade em túmulo Maia (2012-10-27)
Escrita proto-Elamita será decifrada 'on line' (2012-10-22)
Descrito ninho fossilizado mais antigo que se conhece (2012-10-20)
Estátua tibetana com mil anos foi esculpida num meteorito (2012-09-27)
Maias criaram sistema hidráulico sofisticado e sustentável (2012-09-27)
Neandertais ornamentavam-se com penas de aves (2012-09-19)
Migrações humanas começaram mais cedo do que se pensava (2012-08-21)
Podem ter existido outras pirâmides no Egipto (2012-08-14)
Descobertas no Alentejo estatuetas com mais de 4 000 anos (2012-08-09)
Escultura 'gigante' encontrada na Turquia (2012-08-01)
Descobertas cerâmicas que poderão conter o vinho mais antigo da China (2012-07-09)
Já se fazia cerâmica há 20 mil anos (2012-07-02)
Estrada do tempo dos romanos encontrada em Salónica (2012-06-26)
Arte rupestre é mais antiga do que se pensava (2012-06-15)
Descoberto esqueleto completo com quase 200 anos (2012-06-13)
Muralha da China é maior do que se pensava (2012-06-11)
Descoberto teatro onde Shakespeare estreou «Romeu e Julieta» (2012-06-08)
Túmulo do século I pode esconder exemplo mais antigo de arte cristã (2012-02-28)
A gravura rupestre mais antiga do continente americano (2012-02-22)
Arqueólogos montam segunda barca solar do faráo Keops (2012-02-20)
Arqueólogos subaquáticos encontram vestígios de naufrágios (2012-02-17)
Sítio arqueológico com 13 mil anos
revela princípios de diferenciação social (2012-02-16)

Lápides descobertas no México revelam mitos astecas (2012-02-15)
Neandertais podem ter feito arte na Gruta de Nerja, em Málaga (2012-02-08)
Três mil pinturas rupestres encontradas no México (2012-01-11)
Descoberto selo com 2000 anos utilizado no Templo de Jerusalém (2011-12-27)
Nova teoria sobre as origens das pedras de Stonehenge (2011-12-20)
Primeiras ‘camas’ pré-históricas continham folhas insecticidas (2011-12-09)
Ruínas de Mbanza Kongo podem ser apresentadas à UNESCO (2011-12-07)
Cancro na próstata diagnosticado a múmia do Museu Nacional de Arqueologia (2011-11-10)
Arqueólogos voltam à Líbia para estudar civilização Garamante (2011-11-09)
Primeiros caçadores na América do Norte remontam a 14 mil anos (2011-10-21)
Escavação arqueológica aberta ao público em Braga (2011-10-14)
Mais antigo complexo acheulense foi encontrado no Quénia (2011-09-01)
Arqueólogos egípcios descobrem esteira da época do faraó Apries (2011-08-10)
Casais agrícolas da Antiguidade e Idade Moderna descobertas (2011-08-10)
Equipa portuguesa cancela expedição na Síria (2011-08-09)
Encontrada lápide romana do século I em Castelo de Moura (2011-08-04)
Estudo inédito com Terra Preta de Índio da Amazónia (2011-08-03)
Encontradas figuras funerárias do Antigo Egipto (2011-07-15)
Possibilidade de ocupação pré-portuguesa dos Açores divide arqueólogos (2011-07-11)
Desenho mais antigo de rei egípcio encontrado em Assuão (2011-07-05)
Lições de vida de Vítor Oliveira Jorge (2011-06-04)
Pirâmides e outras estruturas descobertas no Egipto através de raios infra-vermelhos (2011-05-25)
Hominídeo desconhecido em Atapuerca (2011-04-28)
Enterramento neolítico encontrado em Barcelona (2011-04-26)
Descoberta tábua de cerâmica com escrita legível mais antiga da Europa (2011-04-06)
Machados de pedra com mais de um milhão de anos encontrados na Índia (2011-03-25)
Múmia molhada preservada durante 600 anos (2011-03-16)
Americanos dizem ter encontrado réplica da Atlântida (2011-03-15)
Armas químicas foram utilizadas pelos persas contra os romanos (2011-03-09)
Budas gigantes do Afeganistão eram coloridos (2011-03-03)
O mistério da cabana com 11.500 anos (2011-03-01)
Primeiros britânicos usavam crânios de mortos como taça (2011-02-17)
Próteses mais antigas pertencem aos egípcios (2011-02-14)
Descoberto navio do capitão que inspirou o romance «Moby Dick» (2011-02-14)
Igreja bizantina com 1500 anos descoberta em Israel (2011-02-03)
Adega com 6100 anos encontrada na Arménia (2011-01-11)
Pedras incas podem explicar poderio da civilização (2010-12-21)
Reprodução a 3D de cavernas de Nottingham (2010-12-02)
Povoado romano encontrado na periferia de Londres (2010-11-18)
Novas esfinges encontradas no Egipto (2010-11-15)
Humanos já produziam farinha há 30 mil anos (2010-10-20)
Misteriosa construção das pirâmides desvendada (2010-09-24)
Investigadores descobrem segredos da farmacologia clássica (2010-09-15)
Complexo balneário soterrado descoberto em Sagalassos (2010-09-11)
Condições climáticas permitem descoberta de área arqueológica (2010-08-31)
Estudo radiológico de múmias egípcias do MNA (2010-08-23)
Cratera de meteorito anima ciência no Egipto (2010-08-20)
Homem de Callao é muito mais antigo do que se pensava (2010-08-03)
Descoberto monumento semelhante a Stonehenge (2010-07-23)
World Trade Center «escondia» navio do século XVIII (2010-07-16)
Reino dos faraós datado com mais precisão (2010-06-21)
Vestígios mais remotos da prática de apicultura encontrados em Israel (2010-06-09)
'Azul egípcio' encontrado em altar românico (2010-05-06)
Arqueólogos descobrem novos artefactos do período greco-romano no Egipto (2010-04-13)
Gravuras dos antigos habitantes da Escócia podem ser um tipo de escrita (2010-04-01)
Estranho sarcófago descoberto na antiga metrópole de Gabii (2010-03-31)
Hominídeos sobreviveram na Catalunha em ambiente hostil há um milhão de anos (2010-03-16)
Reino Unido devolve artefactos antigos ao Egipto (2010-03-05)
O rosto da Dama de Kemet (2010-03-03)
Marvão quer projecto sobre megalítico (2010-02-22)
Estudo aponta Malária como causa da morte de Tutankamon (2010-02-17)
Máquina do tempo arqueológica (2010-02-11)
Sepultura encontrada no México pode explicar declínio da cultura Maia (2010-01-29)
Encontrados sinais de amputação cirúrgica com 6900 anos (2010-01-27)
Importante máscara maia encontrada na Guatemala (2010-01-25)
Primeiro templo ptolemaico descoberto em Alexandria (2010-01-19)
Arqueólogos descobrem túmulos de construtores das pirâmides do Egipto (2010-01-11)
Casa do tempo de Jesus encontrada em Nazaré (2009-12-22)
Whisky secular vai ser desenterrado na Antárctida (2009-11-20)
«Maravilhas» da geologia portuguesa em exposição (2009-10-21)
Descoberto Stonehenge Azul (2009-10-07)
Famílias «vão» à Pré-história (2009-09-14)
Complexo Arqueológico de Perdigões vai ser «radiografado» (2009-08-11)
Encontrado o mais antigo mapa pré-histórico da Europa Ocidental (2009-08-10)
«É necessário alargar a noção de arqueologia» (2009-08-05)
Incêndio abriu caminho a valiosas descobertas arqueológicas em Beja (2009-08-04)
Incrição rupestre serve de molde a expôr no Museu da Guarda (2009-07-22)
Centro de investigação espanhol quer ser referência mundial (2009-07-07)
Descoberta flauta com 35 mil anos na Alemanha (2009-06-25)
Gafaria e cemitério de leprosos descobertos em Lagos (2009-05-27)
Escavações em Setúbal mostram dois mosaicos dos séculos III e IV (2009-05-19)
Mais antiga representação humana tem 35 mil anos (2009-05-14)
Fóssil de leopardo com 2 milhões de anos encontrado em Porto de Mós (2009-05-13)
Descobertas arqueológicas de Palmela em seminário (2009-05-08)
Equipa portuguesa em projecto arqueológico na Síria (2009-04-25)
Miranda do Corvo exige a Madrid devolução de tesouro português (2009-03-02)
Desaparecimento dos mamutes foi provocado por queda de meteoritos (2009-01-06)
Túmulos com quatro mil anos descobertos no Egipto (2008-12-22)
Domínio do fogo há 790 mil anos permitiu emigração para a Eurásia (2008-10-27)
Casos humanos de tuberculose descobertos em esqueletos com 9000 anos (2008-10-15)
Centro de arqueologia de ponta com futuro incerto (2008-07-31)
Stonehenge foi utilizado como cemitério (2008-05-29)
Encontrados restos do palácio da rainha de Sabá (2008-05-08)
Arqueólogos descobrem mina de ocre intacta na América do Sul (2008-01-29)
Arqueólogos debatem estado do património nacional (2007-10-24)
Yale restitui ao Peru 4.000 artefactos retirados de Machu Pichu (2007-09-16)
Túmulo de D. Afonso Henriques: Coimbra contra-ataca (2007-05-18)
Túmulo maia nas Honduras tem restos mortais e oferendas (2007-05-13)
Descobertas fornalhas que datam da época bizantina no Egipto (2007-05-13)
Encontrado túmulo de Herodes (2007-05-08)
Vestígios do passado a debater em Almeida (2007-03-08)
Equipa espanhola encontra cidade síria com 5.500 anos (2007-02-22)
O abraço eterno (2007-02-07)
«Visita» guiada ao naufrágio do navio espanhol San Pedro de Alcântara em 1786 (2006-12-12)
Descoberto templo egípcio com mais de 3500 anos (2006-12-04)
Pirâmides do Egipto construídas com pedra sintética (2006-11-30)
Estudos sobre Bracara Augusta (2006-11-19)
Especialistas discutem pré-história de 4 a 9 de Setembro em Lisboa (2006-09-01)
Arqueólogos vão estudar fundo da baía de Angra Heroísmo até 2008 (2006-08-09)
Descoberta nau portuguesa afundada no estreito de Malaca (2006-07-30)
Milhares de utensílios pré-históricos descobertos em Jerusalém (2006-05-10)
Notícias várias (2005-05-23)
Universidade de Barcelona prepara guia de turismo arqueológico de Portugal e Espanha (2005-05-10)

Últimas notícias

Utilizar Software de Código Aberto
permitiria ao Estado poupar milhões de euros

Trás-os-Montes apresentou no MInho cremes inovadores
que ajudam no tratamento de queimaduras, feridas profundas e psoríase

Sistema reduz de meses para dias o tempo necessário
para os cientistas testarem hipóteses

Empresa tecnológica de Braga serve milhões de pessoas

Investigadores de Coimbra avançam na luta
contra a febre da carraça e tifo epidémico

Uma «estranha» forma de atracção

A tinta que «pinta» a energia da luz solar em energia eléctrica

Amamentar diminui o risco de depressão pós-parto

Portugueses do IMM abrem caminho
a nova terapêutica para leucemia pediátrica

Quando o chichi «dá» luz!

Menos nicotina não quer dizer mais cigarros

Não-me-esqueças, a planta rara redescoberta no Corvo

Da felicidade à dor: entender a função da serotonina

Treinar o cérebro para melhorar a capacidade mulitarefa

Historiadores de linguística de todo o Mundo
reúnem-se na UTAD

A espantosa capacidade de regeneração do pâncreas

Ébola não é porventura tão temível como a gripe

Bloquear os canais de potássio pode salvar vidas

Técnicas de meditação associadas ao budismo tibetano
podem melhorar o desempenho do cérebro

O meu automóvel conduz, estaciona e recarrega-se sozinho

Congresso Mundial de Investigação marinha
no Oceanário de Lisboa

Iraniana é a primeira mulher
a ser distinguida com o «Nobel» da Matemática

Alunos da UMinho desenvolvem protótipos todo-o-terreno

Todos pela Antártida

A Roseta foi ao cometa

Concelhos despovoados e com poucos bombeiros
são os mais atingidos pelos fogos

As barreiras dos serviços de saúde
que afectam os imigrantes

As barreiras dos serviços de saúde que afectam os imigrantes

“La réalité n’existe pas”

Como os mamíferos e as moscas se alimentam:
semelhanças surpreendentes