Receba as notícias:

Coimbra desenvolve projecto
para prevenir insucesso escolar

2014-06-28
A coordenadora do projeto, Graciete Franco Borges
A coordenadora do projeto, Graciete Franco Borges
Desenvolver a literacia e prevenir o insucesso escolar através de um conjunto de actividades guiadas por uma abordagem coeducativa entre pais e educadores, com vista ao incentivo de boas práticas educativas e de relacionamento escola-família, é o objectivo do projecto-piloto “Vamos Educar Juntos com o Coelhinho Polo” que está a ser implementado, há um ano, no jardim-de-infância de Brasfemes, do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Eiras, concelho de Coimbra.

Gestos ajudam a enriquecer vocabulário de crianças

2013-07-02
Técnica permite que os mais pequenos retenham mais palavras
Técnica permite que os mais pequenos retenham mais palavras
Um estudo norte-americano demonstrou que designar objectos facilita a aprendizagem e a associação de palavras nas crianças, independentemente da categoria sócio-profissional dos pais.

O estudo, recentemente publicado na PNAS, por uma equipa de investigação da Universidade de Chicago avaliou 50 famílias norte-americanas e indica que apontar um objecto enquanto se fala dele, permite que as crianças retenham mais facilmente o seu nome.

Professores estão a perder motivação

Exercício da liderança pode aumentar profissionalismo dos docentes no País

2012-11-02
Assunção Flores
Assunção Flores
A motivação dos professores está em quebra, em contraciclo com o aumento da sua autoestima, empenho e confiança na profissão, conclui a primeira fase do projecto «Teachers Exercising Leadership».

Sandra Figueiredo concebe dispositivo
para crianças imigrantes aprenderem português

Projecto contraria falta de recursos na didáctica das línguas em Portugal

2012-10-02
Sandra Figueiredo
Sandra Figueiredo
«Aprender português é tão fácil» é o nome do CD-Rom multimédia que Sandra Figueiredo e equipa do Departamento de Educação (DE) da Universidade de Aveiro conceberam para apoiar a aprendizagem do português como língua estrangeira.

O projecto nasceu a pensar nos alunos até aos 15 anos de idade que não têm o português como língua materna. Por isso, o CD-Rom é uma ferramenta que contraria a ausência de recursos e de programas educativos, no âmbito da didáctica das línguas em Portugal, para os filhos de imigrantes que, por terem chegado ao país já crescidos e com uma base cultural e linguística distinta, necessitam de estímulo e apoio na aprendizagem da língua lusa.

Estudar nas horas de sono prejudica desempenho escolar

2012-09-06
Estudar em vez de dormir não ajuda em véspera de exames
Estudar em vez de dormir não ajuda em véspera de exames
Com a chegada de Setembro e o regresso às aulas vêm todas as preocupações para um bom rendimento escolar e, muitas vezes, sacrificam-se horas de sono para estudar um pouco mais antes de um teste.

Um recente estudo desenvolvido pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (Estados Unidos) demonstrou que os alunos que dormem pouco em véspera de exames, por exemplo, prejudicam o seu desempenho académico. A investigação foi publicada no «Child Development».

Pais portugueses subestimam insucesso escolar dos filhos

Em mais de 30 anos de experiência profissional Maria Amélia Dias Martins conseguiu formar uma espécie de cronologia do insucesso escolar

2012-02-17
Crianças são muitas vezes rotuladas de desinteressadas.
Crianças são muitas vezes rotuladas de desinteressadas.
O aumento da escolaridade obrigatória, o crescente número de alunos por turma, o reduzido tempo das famílias para acompanhar as crianças e a alteração dos valores da sociedade perante a escola, levaram a um aumento de casos de insucesso escolar nos últimos anos, e em crianças cada vez mais jovens.

A conclusão é de Maria Amélia Dias Martins, professora de Ensino Educação Especial e especialista em psicopedagogia especial, no âmbito de um estudo realizado durante a sua tese de doutoramento, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Formação de professores é a chave para ensino da Biotecnologia

Estão preparados cientificamente mas têm falta de recursos educativos

2012-01-11
Por Luisa Marinho
Maria João Fonseca, estudante de doutoramento a desenvolver investigação no âmbito da educação e divulgação de ciência
Maria João Fonseca, estudante de doutoramento a desenvolver investigação no âmbito da educação e divulgação de ciência

Um estudo desenvolvido por investigadores da Universidade do Porto acerca das percepções de professores de Biologia em relação ao ensino destas temáticas revela que a chave para melhorar a literacia científica dos alunos pode residir na formação de professores especificamente focada na selecção e adaptação de recursos educativos. 

Os professores de Biologia do ensino secundário estão bem preparados para leccionar assuntos ligados à Biotecnologia, que abrange grande parte do currículo do 12º ano. No entanto, a escassez de recursos educativos tem sido um dos principais problemas com que os professores se têm deparado.

Conhecimento adquirido na Internet facilmente é esquecido

Estudo revela que grande parte dos estudantes retém pouca informação on-line

2011-11-21
Um em cada quatro estudantes esquece a informação
Um em cada quatro estudantes esquece a informação
Segundo um estudo da Universidade Yarmouk, na Jordânia, mais de um em cada quatro estudantes que recolhe informações na internet acaba por esquecer o conhecimento adquirido.

A investigação piloto, a ser publicada no International Journal of Economics, revelou que quase 73 por cento dos participantes tinha baixa a moderada retenção do conhecimento.

Fundadores de rede «Soy Niño» são investigadores da UMinho

Grecia Rodríguez e Leonardo de Albuquerque dinamizam formações em Ponte de Lima, Vila Verde e Braga

2011-08-12

Leonardo de Albuquerque com crianças na zona rural de Sanare, Venezuela
Leonardo de Albuquerque com crianças na zona rural de Sanare, Venezuela
Investigadores do Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho) criaram uma rede mundial de comunicação infantil que inclui programas de rádio, formações, oficinas e intercâmbios. Intitulada Soy Niño (www.soynino.com), esta organização não-governamental visa “a promoção dos direitos da infância e a valorização da cidadania, do ambiente e dos espaços públicos”, explicam em comunicado de imprensa.

A associação iniciou a sua actividade na Venezuela e tem participado em projectos e encontros no Canadá, Brasil, Grécia, Espanha, França, Itália, Holanda, Alemanha e Portugal.

Como obter melhores resultados nos exames?

Escrever sobre preocupações diminui a pressão que antecede um teste

2011-01-15
Alunos analisados na investigação fizeram testes de matemática e biologia
Alunos analisados na investigação fizeram testes de matemática e biologia
Para os milhares de estudantes que estão agora em fase de exames na faculdade, aqui fica uma dica que os pode ajudar a tirar melhores notas. Uma das formas para diminuirem a ansiedade que antecede uma prova é passarem alguns minutos a escrever sobre as suas preocupações, um exercício simples que liberta o capital intelectual necessário para realizar um teste com sucesso.

Esta é a conclusão de um grupo de investigadores da Universidade de Chicago, que mostrarou que os estudantes que transmitem as suas preocupações para o papel obtêm melhores resultados do que aqueles que não o fazem. 

«É preciso celebrar o altar da gestualidade»

António Vieira coordena ciclo luso-espanhol
de conferências sobre educação inclusiva

2010-06-07
Por Luísa Marinho
Alfabeto manual da Língua Gestual Portuguesa
Alfabeto manual da Língua Gestual Portuguesa
A problemática da comunidade surda portuguesa vai estar em destaque nas conferências «A Inclusão e o Pensar as Diferenças» e «Redes Educativas locales: la educación inclusiva», hoje às 17h30, na Universidade Portucalense, no Porto. Organizadas pelo Departamento de Ciências da Educação e do Património da Universidade Portucalense, em parceria com universidades espanholas, estas são as primeiras das várias iniciativas a realizar até Outubro.

Em conversa com o «Ciência Hoje», António Vieira, especialista em educação especial, coordenador do «Gestuário da Língua Gestual Portuguesa» e organizador desta iniciativa, considera que “se a sociedade não estiver apetrechada com conhecimentos que possam integrar estas pessoas, estas vão continuar arredadas da comunicação”.

Universidade do Minho propõe plano nacional de prevenção escolar

Documento hoje apresentado ao Governo incide nas doenças relacionadas com os comportamentos

2010-04-08
José Precioso, do Instituto de Educação e Psicologia, UMinho
José Precioso, do Instituto de Educação e Psicologia, UMinho
Uma equipa de investigadores da Universidade do Minho defendeu hoje, em documento enviado ao Governo, a necessidade de criação de um plano nacional de prevenção escolar para as doenças relacionadas com os comportamentos.

O grupo, liderado por José Precioso, professor do Instituto de Educação e Psicologia, pede ainda a criação de uma disciplina de Educação para a Saúde (EpS) e aborda áreas como a da transversalidade, necessidade de formação de professores, diagnóstico precoce e tratamento, envolvimento dos pais e formação parental.

Primeira cátedra em Portugal dedicada às energias renováveis

Jorge Araújo considera parceria entre Universidade de Évora e BES «muito importante para o país»

2010-01-26
Joaquim Goes, do BES, e Jorge Araújo,<br> Reitor da UE (Foto: FLM)
Joaquim Goes, do BES, e Jorge Araújo,
Reitor da UE (Foto: FLM)

A Universidade de Évora e o Banco Espírito Santo (BES) vão criar uma cátedra dedicada às energias renováveis, dotada de cem mil euros anuais, para fomentar a investigação científica na área da captação e armazenamento energético.

"O tema das energias renováveis é muito importante para o país, que é deficitário em termos energéticos e importa uma parte muito significativa do que consome, e para o Alentejo, região rica em energia solar", sublinhou Jorge Araújo, reitor da Universidade de Évora (UE), destacando que a criação da primeira cátedra em Portugal centrada nesta área é "pertinente e estratégica".

Crianças que escrevem SMS lêem e falam melhor

2010-01-22
Investigadores ficaram surpreendidos com os resultados <br>obtidos
Investigadores ficaram surpreendidos com os resultados
obtidos

As crianças que recorrem frequentemente às mensagens de texto de telemóvel lêem e falam melhor, pelo que os pais devem incentivar os seus filhos a enviarem SMS (Short Message Service) a fim de melhorarem as suas capacidades fono-audiológicas, conclui um estudo britânico co-financiado pela British Academy. 
 

Além disso, as crianças que recorrem regularmente à linguagem abreviada em SMS têm uma maior capacidade de soletrar palavras correctamente e apresentam melhores resultados em testes de fluência verbal.

5,4 % das crianças portuguesas têm dislexia

Estudo pioneiro foi realizado pela UTAD

2010-01-19
Por Carla Sofia Flores
Foram avaliadas 1460 crianças do segundo ao quarto ano <br>de escolaridade
Foram avaliadas 1460 crianças do segundo ao quarto ano
de escolaridade

O primeiro estudo sobre a prevalência da dislexia em crianças portuguesas revelou que 5,4 por cento desta faixa etária apresentam este distúrbio patológico de aprendizagem nas áreas da leitura, escrita ou soletração.

Este estudo pioneiro foi realizado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), sob a coordenação científica de Ana Paula Vale e será apresentado no próximo dia 21 de Janeiro, às 18h00, no auditório do Instituto da Juventude de Vila Real.

«O papel das fundações no financiamento da investigação científica»

Gulbenkian promove debate a 28 de Dezembro

2009-12-23
António Coutinho, director do IGC
António Coutinho, director do IGC
Na próxima segunda-feira, dia 28 de Dezembro, decorre no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), em Oeiras, uma mesa redonda onde serão debatidas as políticas de apoio à investigação científica por parte de fundações privadas, em Portugal e a nível internacional.

Com o início marcado para as 15h00, este debate contará com a participação do administrador para a Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian, Diogo de Lucena, a presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, o Secretário-Geral da Fundação Volkswagen (Alemanha), Wilhelm Krul, a presidente do Conselho Directivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Teodora Cardoso, o director do Serviço de Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian, João Caraça e o Director do IGC, António Coutinho.

Aprendizagem cooperativa em livro

Metodologia com efeitos positivos na melhoria
de resultados e na motivação dos alunos

2009-11-25
Por Carla Sofia Flores
Os docentes portugueses foram recentemente contemplados com o livro “A Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula: um guia prático para o professor”, que se assume como uma ferramenta fundamental para a aplicação desta metodologia de ensino com resultados de sucesso.

Da autoria de José Lopes e Helena Santos Silva, do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e editada pela LIDEL, a publicação resultou da experiência dos seus mentores enquanto formadores e da investigação sobre a fundamentação teórica da aprendizagem cooperativa, que levaram a cabo durante vários anos.

Arranca hoje curso de pós-graduação inédito em Portugal

Violência contra as mulheres é o tema central
da formação da UCP

2009-10-16
O curso «A violência contra as mulheres no seio <br> da família» decorre até 11 de Dezembro
O curso «A violência contra as mulheres no seio
da família» decorre até 11 de Dezembro
“A violência contra as mulheres no seio da família” deu o mote para o criação de um curso interdisciplinar de pós-graduação inédito em Portugal. A formação, que arranca hoje na Escola de Direito do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa (UCP), resulta de uma parceria entre essa mesma instituição de ensino e a Associação Portuguesa de Mulheres Jurídicas e está sob a coordenação de Maria Clara Sottomayor e Maria Teresa Féria de Almeida.

Centro UNESCO para formação de cientistas da CPLP

Projecto inovador será sedeado em Portugal

2009-09-29
Será sedeado em Portugal um Centro UNESCO dedicado à formação doutoral e pós doutoral de cientistas de países e regiões de expressão oficial portuguesa.

Trata-se de uma iniciativa inovadora que tem como objectivo principal evitar a “fuga de cérebros”, oferendo-lhes os meios necessários para a sua permanência nas Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Roberto Carneiro exorta ao uso das novas tecnologias na educação

Foro de Lisboa sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Inovação na Educação começa hoje

2009-06-18
Roberto Carneiro
Roberto Carneiro
Os professores devem abrir-se às novas tecnologias e introduzi-las nas suas práticas pedagógicas, para evitar um hiato entre a escola e os alunos, alertou Roberto Carneiro, ex-ministro da Educação. Em declarações à agência Lusa, a propósito do Foro de Lisboa sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Inovação na Educação, que se realiza hoje e amanhã no Centro de Congressos da capital e no qual participará como moderador.

"É preciso que os professores se abram às novas tecnologias, que não tenham medo delas e as introduzam plenamente nas suas práticas pedagógicas, para que não haja um hiato, como se verifica muitas vezes, entre uma escola analógica, do século XX, e os alunos do século XXI", sublinhou.

Edgar Morin defende «reforma radical» nas universidades e escolas

É preciso ensinar «os enganos, ilusões e erros que partem do próprio conhecimento»

2009-05-22
Edgar Morin
Edgar Morin
O filósofo e sociólogo Edgar Morin, que hoje participa em Viseu num colóquio sobre Educação promovido pelo Instituto Piaget, defende uma "reforma radical" do modelo de ensino nas universidades e escolas, salientando a necessidade de acabar com a 'hiperespecialização'. "Temos a necessidade de reformar radicalmente o actual modelo de ensino nas universidades e escolas secundárias. Porquê? Porque actualmente o conhecimento está desintegrado em fragmentos disjuntos no interior das disciplinas, que não estão interligadas entre si e entre as quais não existe diálogo", sublinha, em entrevista à Lusa.

O filósofo francês considera que o modelo actual leva a "negligenciar a formação integral e não prepara os alunos para mais tarde enfrentarem o imprevisto e a mudança".

Viagem pelo Mundo da Ciência em Odivelas de 11 a 15 de Maio

2009-05-06
Centro de Exposições de Odivelas recebe Viagem pelo Mundo da Ciência
Centro de Exposições de Odivelas recebe Viagem pelo Mundo da Ciência

O município de Odivelas recebe de 11 a 15 de Maio a Viagem pelo Mundo da Ciência, iniciativa inserida no Programa ICI Odivelas – Imagina a Ciência, Cria Cultura e Inova a Educação Aqui.

A Viagem pelo Mundo da Ciência é dedicada às ciências experimentais e associa o carácter científico das disciplinas com a possibilidade de transpor para as vivências quotidianas e reais, os seus conteúdos, através da exposição dos trabalhos realizados pelas escolas dos diferentes graus de ensino do concelho de Odivelas

Programa informático controla ansiedade em período de exames universitários

Estudos de investigadores espanhóis avaliam rendimento académico durante provas

2009-05-06

Uma equipa de investigadores da Universidade de Almería (UAL), Espanha, liderada por Joaquín Álvarez Hernández, docente em Psicologia Evolutiva e da Educação da instituição, criou um programa informático destinado a melhorar os níveis de ansiedade e rendimento académico que os alunos universitários apresentam durante a época de exames.

Projecto de educação para a ciência «Sair da Concha»

Crianças explicam os mistérios do campo e beira-mar

2009-02-09
Jardim-de-infância conta histórias
Jardim-de-infância conta histórias
Uma turma de um jardim-de-infância algarvio vai mostrar aos adultos alguns segredos da vida das conchas do mar. É a forma original que a Associação Viver a Ciência escolheu para a apresentação pública o projecto «Sair da Concha», esta sexta-feira, às 14h, no Centro Ciência Viva de Tavira.

Para além da demonstração ao vivo das actividades que as crianças de mais de uma centena de jardins-de-infância têm desenvolvido desde Setembro, o evento conta também com a exibição de um filme que inclui testemunhos de pais, educadores e crianças.

Uma professora exigente e amiga

Jacinta Moreira, Prémio Nacional de Professores 2008, lecciona Biologia e Geologia

2008-12-02
Por Filinto Melo
Jacinta Moreira
Jacinta Moreira
Os alunos consideram Jacinta Moreira exigente. E gostam dela assim. Mas também por se mostrar interessada pelas suas actividades, por estar perto deles, por se esforçar para que aprendam. “Os alunos precisam de sentir autoridade”, explica a recente vencedora do Prémio Nacional de Professores 2008. “Precisam de perceber a autoridade do professor, mas a autoridade não é uma entidade distante, tem de ser presente, percebê-los e ajudá-los a crescer aprendendo”.

Esta frase poderia ser a síntese da conversa que a professora acedeu a ter com o Ciência Hoje, embora Jacinta Moreira, professora de Biologia e Geologia, na Escola Secundária Carolina Michaëlis, no Porto, prefira sublinhar a sua actividade entre três pontas essenciais de um triângulo: Acção, reflexão a partir da acção e antes disso e a relação, com os alunos.

Diversidade étnica no ensino básico promove harmonia

2008-07-24
Estudo mostra que atitude integracionista ajuda as crianças
Estudo mostra que atitude integracionista ajuda as crianças
A composição étnica das escolas básicas tem impacto directo nas atitudes das crianças para com etnias diferentes e na sua capacidade de se darem bem com os colegas, conclui um estudo britânico hoje divulgado.

A investigação durou um ano, com três séries de entrevistas feitas com seis meses de intervalo em 20 escolas básicas em Sussex e Kent, nas quais também participaram professores. No total, o estudo envolveu 398 crianças, das quais 218 pertencentes a minorias étnicas, sendo a maioria de origem indiana e variando a composição étnica das escolas entre 02 por cento e 63 por cento.

Crianças sobredotadas precisam de ser bem acompanhadas e motivadas

UFP promove debate sobre sobredotação no Porto

2008-04-08
Por Marta F. Reis
A Universidade Fernando Pessoa (UFP) promove amanhã o primeiro seminário ibérico sobre sobredotação. O encontro que terá lugar a partir das 9h30, no Porto, tem por objectivo divulgar uma temática pouco conhecida junto da população e ajudar a melhorar a capacidade de resposta das famílias e agentes educativos face às necessidades das crianças sobredotadas. Ciência Hoje falou com Ana Costa, coordenadora da comissão organizadora do evento, sobre a área pouco estudada em Portugal e sobre os mitos que continuam associados às crianças que desde cedo, e mesmo sem querer, se começam a destacar das outras.

Congresso procura diferenciar conceitos de violência escolar e de «bullying»

2008-04-02
Um professor da Universidade de Évora (UE), Vítor Franco, garantiu hoje que “nem tudo” o que é violência escolar pode ser encarado como “bullying”, defendendo a necessidade de clarificar os dois conceitos.

“Muitas vezes, o termo 'bullying' é mal usado porque nem tudo o que é violência escolar é 'bullying'. Este é um tipo de violência que envolve uma espécie de perseguição", esclareceu Vítor Franco, em declarações à agência Lusa.

Ainda de acordo com o docente da UE, o "bullying" e a violência escolares são fenómenos “estudados há muito tempo nos Estados Unidos da América (EUA)” e que “têm sido amplificados, agora, pela comunicação social".

"O trabalho que aqui tem sido feito deve ser observado por outras instituições do país"

Escolas Tecnológicas com empregabilidade acima dos 90 por cento

2008-03-10
Por Marta F. Reis
Eduardo Luís Cardoso
Eduardo Luís Cardoso

São o único subsistema de educação pós-secundário gerador de quadros intermédios qualificados. Têm programas baseados nas competências em áreas técnicas e tecnológicas do tecido empresarial do país. Segundo os números revelados hoje, empregam 94 por cento dos formados e preenchem a lacuna que existe entre o ensino secundário e o ensino superior.

No início da década de 90, o então Ministério da Indústria, actual Ministério da Economia e Inovação, confrontado com as carências na formação de técnicos que respondessem às necessidades do mercado de trabalho apoiou a criação de 10 escolas, nas áreas das tecnologias de informação, biotecnologia aplicada, têxtil, metalomecânica, entre outros sectores da indústria. Hoje a oferta mantém-se praticamente igual.

Primeiro workshop de pedagogia sistémica para uma melhor interacção nas escolas

Formação decorre Sábado no Espaço Psi, em Carcavelos

2008-02-28
Por Marta F. Reis
Paula Matos, das «Constelações Familiares»
Paula Matos, das «Constelações Familiares»

Tornar visíveis as dinâmicas de uma estrutura escolar em crise e fornecer ferramentas para um trabalho de cooperação e harmonia dentro da hierarquia da instituição escolar. Os objectivos do primeiro workshop de pedagogia sistémica em Portugal, que decorre no próximo Sábado, entre as 15h e as 19h, no Espaço Psi, em Carcavelos, integram uma abordagem sistémica e fenomenológica que visa facilitar a interacção e possibilitar uma compreensão de um todo maior do que a soma das partes, dizem os responsáveis.

Com base no conceito de "Constelações Familiares", de Bert Hellinger, Paula Matos, Bernardo Ramirez e Maria Cardoso coordenam o primeiro encontro para elementos ligados à comunidade escolar.

Investigadores desvendam "arqueologia" das aprendizagens no Alandroal

2008-02-15
Bravo Nico, inevstigador responsável
Bravo Nico, inevstigador responsável
Investigadores da Universidade de Évora vão assumir o papel de arqueólogos e "desvendar" as ofertas de aprendizagem disponíveis na última década no Alandroal, que tem das mais elevadas taxas de analfabetismo nacionais, e como foram aproveitadas pela população.

O estudo faz parte do projecto de investigação "'Arqueologia' das Aprendizagens no Concelho do Alandroal", a apresentar sábado na vila alentejana, promovido pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE).

Infâncias Possíveis, Mundos Reais

2008-01-11
O I Congresso Internacional em Estudos da Criança ― Infâncias Possíveis, Mundos Reais vai ter lugar em Braga de 2 a 4 de Fevereiro e é organizado pelo Instituto de Estudos da Criança (IEC), a escola da Universidade do Minho que assegura o ensino, a investigação e a prestação de outros serviços especializados no âmbito dos estudos da criança e da formação de profissionais de educação de infância e da educação básica.

Mais vale Prevenir do que remediar

Associação portuguesa exporta programa infantil para países europeus

2007-09-21
A Associação tem ao seu dispor um conjunto de materiais adequados a cada tarefa educativa como a colecção «Crescer a Brincar»
A Associação tem ao seu dispor um conjunto de materiais adequados a cada tarefa educativa como a colecção «Crescer a Brincar»
A Associação Prevenir vai exportar para Itália, Alemanha e Inglaterra o programa “Crescer a Brincar” que ensina as crianças a terem auto-estima, a gerir emoções e a tomar decisões, disse à Lusa a presidente, Lorena Crusellas.

Segundo a presidente da Prevenir, uma organização não-governamental que tem como principal objectivo a prevenção e promoção da saúde, o Crescer a Brincar é “um programa educacional de competências longitudinal a quatro anos” dirigido a crianças dos quatro aos 10 anos.

Em busca de um futuro sustentável: uma exigência científica e educativa

Palestra de Daniel Gil-Perez marca XII ENEC que se realiza em Vila Real

2007-09-20
Daniel Gil-Perez «anima» o encontro organizado pela UTAD
Daniel Gil-Perez «anima» o encontro organizado pela UTAD
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) organiza o XII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XII ENEC), de 27 a 29 de Setembro de 2007, em Vila Real. Destaca-se a intervenção de Daniel Gil-Perez (professor jubilado da Universidade de Valencia): “Em busca de um futuro sustentável: uma exigência científica e educativa” (dia 27 às 11h30).

Poderá a complexidade ser a resposta para a motivação e sucesso na aprendizagem de ciências?

2007-05-26
John R Jungck
John R Jungck

Esta será uma das respostas que John R Jungck, Professor no Departamento de Biologia do Beloit College, no Wisconsin, EUA, procurará dar na apresentação da sua conferência “Uma estética Alternativa: Arte & Biomatemática”, no dia 29 de Maio às 21h30 em Serralves.

John R Jungck, é um adepto e praticante convicto da aprendizagem de ciências baseada no confronto com problemas reais, ou tão reais quanto possível.

Todas as notícias desta secção:

Coimbra desenvolve projecto
para prevenir insucesso escolar (2014-06-28)

Gestos ajudam a enriquecer vocabulário de crianças (2013-07-02)
Professores estão a perder motivação (2012-11-02)
Sandra Figueiredo concebe dispositivo
para crianças imigrantes aprenderem português (2012-10-02)

Estudar nas horas de sono prejudica desempenho escolar (2012-09-06)
Pais portugueses subestimam insucesso escolar dos filhos (2012-02-17)
Formação de professores é a chave para ensino da Biotecnologia (2012-01-11)
Conhecimento adquirido na Internet facilmente é esquecido (2011-11-21)
Fundadores de rede «Soy Niño» são investigadores da UMinho (2011-08-12)
Como obter melhores resultados nos exames? (2011-01-15)
«É preciso celebrar o altar da gestualidade» (2010-06-07)
Universidade do Minho propõe plano nacional de prevenção escolar (2010-04-08)
Primeira cátedra em Portugal dedicada às energias renováveis (2010-01-26)
Crianças que escrevem SMS lêem e falam melhor (2010-01-22)
5,4 % das crianças portuguesas têm dislexia (2010-01-19)
«O papel das fundações no financiamento da investigação científica» (2009-12-23)
Aprendizagem cooperativa em livro (2009-11-25)
Arranca hoje curso de pós-graduação inédito em Portugal (2009-10-16)
Centro UNESCO para formação de cientistas da CPLP (2009-09-29)
Roberto Carneiro exorta ao uso das novas tecnologias na educação (2009-06-18)
Edgar Morin defende «reforma radical» nas universidades e escolas (2009-05-22)
Programa informático controla ansiedade em período de exames universitários (2009-05-06)
Viagem pelo Mundo da Ciência em Odivelas de 11 a 15 de Maio (2009-05-06)
Projecto de educação para a ciência «Sair da Concha» (2009-02-09)
Uma professora exigente e amiga (2008-12-02)
Diversidade étnica no ensino básico promove harmonia (2008-07-24)
Crianças sobredotadas precisam de ser bem acompanhadas e motivadas (2008-04-08)
Congresso procura diferenciar conceitos de violência escolar e de «bullying» (2008-04-02)
"O trabalho que aqui tem sido feito deve ser observado por outras instituições do país" (2008-03-10)
Primeiro workshop de pedagogia sistémica para uma melhor interacção nas escolas (2008-02-28)
Investigadores desvendam "arqueologia" das aprendizagens no Alandroal (2008-02-15)
Infâncias Possíveis, Mundos Reais (2008-01-11)
Mais vale Prevenir do que remediar (2007-09-21)
Em busca de um futuro sustentável: uma exigência científica e educativa (2007-09-20)
Poderá a complexidade ser a resposta para a motivação e sucesso na aprendizagem de ciências? (2007-05-26)
Harvard aprova novo curriculo educação geral pela primeira vez em 30 anos (2007-05-16)
Vale a pena estudar? (2007-04-12)
Professores discutem ensino das ciências no espaço europeu (2007-04-11)
Licenciatura em Ciências da Educação vai a exame na segunda-feira (2006-11-25)
A reconfiguração dos sistemas educativos e a formação docente: demandas e alternativas (2006-09-16)
Congresso Internacional de Educação Especial em Novembro (2005-10-16)
Aveiro recebe Congresso Internacional Educação e Trabalho (2005-04-28)

Últimas notícias

Implantes dentários «ganham» volume ósseo

Em Portugal um tratamento específico
depende da região onde se mora

Eousdryosaurus, o pequeno dinossauro
que viveu num tempo de gigante

Um em cada quatro já traiu

A Ciência da Gestão de Ciência e Tecnologia
– reflexões de uma despedida

A ansiedade de estar doente no hospital?
O ambiente do quarto pode ajudar!

Prémio António Champalimaud reconhece tratamento
revolucionário de doenças graves da visão

João Rocha é o primeiro português
da European Academy of Sciences

O Porto na Guerra Fria

Nariz electrónico pode detectar
subgrupos de asma nas crianças

Oceanos de Esperança chegou a Boston

Braga quer construir travessas de caminho-de-ferro
com resíduos de plásticos mistos

Comer com sucesso no Mercado do Bom Sucesso

Lars Montelius é o novo director do INL

José Xavier participa no Atlas
sobre vida marinha no Oceano Antárctico

Utilizar Software de Código Aberto
permitiria ao Estado poupar milhões de euros

Trás-os-Montes apresentou no MInho cremes inovadores
que ajudam no tratamento de queimaduras, feridas profundas e psoríase

Sistema reduz de meses para dias o tempo necessário
para os cientistas testarem hipóteses

Empresa tecnológica de Braga serve milhões de pessoas

Investigadores de Coimbra avançam na luta
contra a febre da carraça e tifo epidémico

Uma «estranha» forma de atracção

A tinta que «pinta» a energia da luz solar em energia eléctrica

Amamentar diminui o risco de depressão pós-parto

Portugueses do IMM abrem caminho
a nova terapêutica para leucemia pediátrica

Quando o chichi «dá» luz!

Menos nicotina não quer dizer mais cigarros

Não-me-esqueças, a planta rara redescoberta no Corvo

Da felicidade à dor: entender a função da serotonina

Treinar o cérebro para melhorar a capacidade mulitarefa

Historiadores de linguística de todo o Mundo
reúnem-se na UTAD