Receba as notícias:

Hidrocefalia: o segredo pode estar num suplemento dietético

Investigadores britânicos enrusiasmados com pesquisa

2005-11-28
Uma equipa de cientistas britânicos das universidades de Manchester e de Lancaster deu a volta a um juízo pré-estabelecido com uma proposta para entender um problema sério e com frequência mortal – a hidrocefalia – comummente conhecida como “água no cérebro”. Um simples suplemento dietético tomado durante a gravidez pode prevenir o defeito do cérebro resultante da hidrocefalia, sugere a investigação revolucionária. Os pais de crianças que sofrem deste problema nos Estados Unidos pagaram uma parte dos custos da próxima fase da investigação.
O dinheiro irá financiar um laboratório na Universidade da Florida Central, dirigido pelos investigadores britânicos que esperam que o seu trabalho venha a levar a uma redução significante do risco de hidrocefalia e a tratar, ou talvez até curar, os casos que surjam. “A hidrocefalia fetal resulta num bloqueio do desenvolvimento do cérebro que toda a gente sempre pensou tratar-se de danos cerebrais devido à acumulação de fluidos,” disse Jaleel Miyan, o cientista de Universidade de Manchester que lidera a investigação.

Não existe actualmente um teste de diagnóstico pré-natal inequívoco ou um tratamento satisfatório além da transferência cirúrgica do fluido através de um tubo – processo conhecido como impulsão – do cérebro para o abdómen ou para o coração. Impulsões são permanentes e propensas a infecções e bloqueios e os pacientes podem necessitar de várias operações durante as suas vidas.

Este procedimento é baseado na visão clínica estabelecida de que este fluido não é mais do que um sistema de apoio mecânico dentro do crânio com poucas, se algumas, propriedades fisiológicas e de que a hidrocefalia é simplesmente a acumulação no cérebro de fluido cerebrospinal em excesso.

“Mas os nossos estudos mostraram que esta condição pode, de facto, alterar a composição do fluido e que é esta alteração química que impede a divisão normal das células que resulta na cessação do desenvolvimento do cérebro. Nós também temos estado entusiasmados com os resultados dos testes que têm mostrado vir a ser talvez possível ‘destrancar’ o potencial cérebro em fetos com hidrocefalia usando um simples suplemento dietético durante a gravidez”, diz aquele investigador.

Esse suplemento tem sido ocultado enquanto é testado o seu potencial para cortar com a taxa de hidrocefalia, da mesma forma que o ácido fólico cortou com a incidência de ‘spina bífida. No Reino Unido e nos E.U.A. a hidrocefalia afecta uma criança em cada 500 nascimentos; isto aumenta para um em cada cem nascimentos nos países em vias de desenvolvimento.

O laboratório da Florida está a ser financiado por um grupo muito entusiasta de pais que criaram uma fundação para subsidiar o trabalho de investigação. Como o Dr. Miyan, eles acreditam que o problema pode ser tratado melhor sem a necessidade de cirurgias e compreendem que a melhor esperança se encontra nos cientistas britânicos a colaborar com o seu neurocirurgião local, Jogi Pattisapu.

De facto, a equipa já foi chamada  «Flagship Research Group» pela Presidente da Society for Research in Hydrocephalus and Spina Bifida, Carole Sobkowiak. A trabalhar com Miyan estarão: Jane Owen-Lynch, da Universidade de Lancaster; Carys Bannister, neurocirurgiã reformada e professora visitante da Faculty of Life Sciences em Manchaster; e Sarah Cains, uma estudante pós-graduada financiada pelo MRC que trabalha em Manchester neste projecto.

“A colaboração entre os grupos de Manchaster e de Lancaster produziu uma mudança significante nas opiniões entre os praticantes de medicina clínica sobre o papel do fluido no desenvolvimento do cérebro”, disse Miyan. “A crença antiquada sobre o papel do fluido cerebrospinal, juntamente com o facto da condição ter muitas causas possíveis, tem significado que o financiamento da investigação tem sido pobre, tanto aqui no R.U. como globalmente.

SUZANA
2007-07-19
19:52
POXA...QUE PENA QUE SÓ AGORA DESCOBRIRAM ISSO......EU TENHO UMA FILHA COM HIDROCEFALIA...E É MUITO TRISTE SABER QUE SÓ AGORA ACHARAM A CURA PARA ESTA DOENÇA....
solange
2008-01-25
17:50
olá, meu nome é solange tenhop uma sobrinha com hidrocefalia ela tem apenas 16 dias. gostaria de saber mais sobre essa doença. obgda bjs fiquem com deus
Ezilneide Diesel
2008-03-30
15:47
sempre questionei o porque da minha filinha nascer com hidrocefalia,os médicos sempre supõem algo,mas nada de concreto.Gostaria de saber mais para aju-la mais. Hoje ela tem 9 anos,mas já passamos por muitas dores e dificuldades.Ela se chama Laís mas deveria ser Vitória.BJs
danielle f.da silva
2008-08-07
00:44
Existe a possibilidade de tira a valvula definitivamente ?
antonio silva
2009-02-03
01:21
ola eu tive hidrocefalia na minha infância, fui operado logo e tudo correu bem, mas queria saber se ainda há hipótese de ter sintomas da doença em fases da vida mais avançadas.
Fico feliz por terem encontrado uma forma de a prevenir...embora n faxa muita diferença para mim...mas espero que ajude muitas crianças a ter uma infância melhor do que a minha...com os melhores comprimentos.
António Silva.
Denise
2009-02-17
15:33
Olá.
Acho muito interessante está iniciativa, pois o sofrimento de uma criança com Hidrocefalia é inesplicavel.
Tenho um sobrinho com 4 meses que tinha Hidrocefalia, mas está curado, nem os medicos acreditaram quando descobriram...
Ele colocou a válvula com 2 meses e semanas depois ela infeciconou e teve que ser retirada, pois não estava mais funcionando. Após isso ele ficou internado 20 dias no Hospital, fazendo tratamento para a infecção e pulsões para retirar o liquor, então um certo dia, quando ele estava pronto para uma nova cirurgia, realizou novos exames e então um milagre, estava com ausência da Hidro e havia aberto um caminho.
Tenho fotos e exames que comprovam a veracidade desta história, muitas pessoas ainda não acreditam como isso foi ocorrer, mas graças a Deus hj ele está curado.
Lena Moreira
2009-04-04
21:39
A todos os Pais nestas condiçoes quero deixar aqui a minha ajuda naquilo que puder, já tive uma filha com hidrocefalia mas que infelizmente faleceu com 5 meses, nunca mais deixei de me interessar por esta questao e por estas crianças que sinto spe que são um bocadinho minhas tambem. Muita sorte para todos se acharem que posso ajudar nalguma coisa nao hesitem. lenagmoreira@hotmail.com
RALPH
2009-05-03
01:07
Olá.
Sou portador de hidrocefalia. Tenho mais de 30 anos e tenho uma vida completamente normal. Já passei por inúmeras cirurgias durante a vida para troca da válvula de drenagem, mas consigo viver sem anomalias. Já contraí meningite, peritonite, e mesmo assim sou completamente normal. Sou Bacharel Licenciado em Biologia e Psicopedagogo.
Quero deixar este depoimento para mostrar que uma doença tão severa, tão permannte e persistente, não tira a esperança de se desenvolver, e crescer, tanto pessoalmente, quanto profissionalmente.
Hoje sou casado. Ainda não tenho filhos, mas tenho certeza que vou ter essa graça de Deus assim que for oportuno.
Quero também deixar que, quem tem parentes com esta anomalia, que não deixem de valoriza-los, são competentes, inteligentes e capazes tanto quanto qualquer pessoa normal.
Abraço a todos.
Gislaine
2009-05-06
00:59
tenho uma filha com 2 anos, ela usa válvula desde os seis meses, tive muito medo dela não resistir e ter algum problema com essa doença, mais graças á deus ela é uma criança normal, muito inteligente, linda, amada e admirada por todos q a conhecem, espero em Deus q ela nunca mais precise fazer cirurgias, e que tenha uma vida com muita saúde.
FABIANA LOPES
2009-06-01
16:51
EU POSSO DAR ESSE SUPLEMENTO PARA MEU FILHO QUE TEM HIDROCEFALIA?
ONDE ENCONTRO?
Ana
2009-07-02
00:05
Meu marido teve um avc e dois meses após contraiu hidrocefalia, drenou e logo após a drenagem ficou desacordado colocaram uma valvula mas infelizmente vão ter que colocar um dreno definitivo, tenho medo pois ele não mexe nenhum músculo, não reage, não sei como está o nível de consciência, sei que ele escuta mas não sei se ele entende, ele hoje está sendo tratado com vanconicina mais o organismo criou resistência e já entraram com o ciprofloxacino. Gostaria que alguém que já teve um caso parecido comentasse o caso.
tania rachado
2009-07-29
17:58
boa tarde, tou gravida de 37 semanas e tive uma gravidez normal ate as 34 semanas qd detectaram k o meu eduardo tinha hidrocefalia, sinto me perdida pois os medicos n me informam de nada nem sei onde pesquisar, so me sabem dizer k é muito mau, e ate sugeriram k fizesse um aborto
Rosália Pereira
2009-08-29
15:28
ola... sou Rosalia, meu neto de 12 anos perfeitamente normal, com excessçao da altura que ja esta com 1,80mts, mas isso não e nada o pai dele tem 1,98mts(normal né)... mas dias atrás tivemos um susto com ele, passeando de bicicleta pela cidade no horario das 18:00hs ele foi atropelado, foia quela correria, avisa pai, avisa,mãe, avisa avó, chama o resgate, hospital, raiox graças a Deus nada aconteceu somente pequenas escoriações e uma pacada na cabeça, durante a noite muitas dores na cabeça, minha filha o leva ao medido de sua confiança, ele pede uma tomografia computadorizada, normal até ai, mas quando sai o resultado até ele se assusta, nada de lesão, mas constatou uma hidrocefalia, passa para um neurologista que imediatamente pede uma ressonancia, uma semana depois sai o resultado,e veredito, há sim a hidrocefalia só que não da para presiçar quando ela se iniciou,agora temos que fazer um acompanhamento de tres em tres meses para ver se aumenta ou continua como está...
mas o mais incrivel disso tdo e que se procura algo e encontra outro escondida, na ressonancia descobriu-se, que ele tem uma parte no cerebro que faz parte da coordenação motora que está atrofiada,com isso ele seria um vegetal com os membros retorcidos, um verdadeiro vegetal, mas não se sabe como ele é uma criança normal em todos os sentidos, milagre só Deus poderá nós responder, seu organismo brigou esse atrofiamento...esse acho que nen a ciencia responderá...mas com fé ele continuará sua luta ..não mais sozinho como lutou até agora, pois não sabiamos que ele tinha esse problema, so demos a ele muito amor e carinho tanto dos avós maternos. quantos dos avós patermos... seu nome é Felipe...um verdadeiro guereiro e campeão de formula 1 como nosso Felipe Massa seu grande e poderoso Heroi.... acreditem Deus existe e eu tenho esse milagre em nome da ciencia....
ANDERSON OLIVEIRA
2009-09-13
04:27
OLÁ DESCOBRIR AGORA AOS 37 ANOS QUE TENHO HIDROCEFALIA,OS MÉDICOS NÃO ME FALARAM A QUANTO TEMPO...AINDA ESTOU PERDIDO SEM SABER O QUE É MESMO E O QUE PODERÁ OCORRER COMIGO..TENHO MEDO DA CIRURGIA E AINDA POR CIMA FUI DEMITIDO DA EMPRESA E NÃO SEI SE ELES PODERIA ME DEMITIR EU ASSIM COM ESTE PROBLEMA. ALGUÉM TEM ESTE CONHECIMENTO? PODERIA ME EXPLICAR E DIZER COMO DEVO PROCEDER?
farias
2009-09-20
01:28
meu bebe ainda nao naceu mas ja foi diagnosticado que infelismente tem esca doenca fiquei abalado a minha preucupacao e se a cabecinha dele pois cirurgia voute ao normal me ligue me respondendo alguem que teve essa experiencia com filhos ou etc.
helena
2009-09-27
23:31
tenho uma sobrinha q está grávida de tri-gêmeas e foi descoberto q uma das meninas está com hidrocefalia, a mãe está de 4 meses gostaria de saber mais sobre esse suplemento e onde encontrar, e se não há risco para as outras 2 meninas.
o médico disse q não tem nada para fazer, será mesmo verdade?
Paula
2009-10-02
22:20
Oi,
Tenho um filho de 5 anos que tem hidrocefalia, qdo descobri estava grávida de 3 meses e além da hidrocefalia ele tem sindrome de dandy walker. Os médicos me falarm q ele não iria andar e enxergar, fez a 1º cirurgia (ventriculostomia)com 4 meses e não deu certo, a cabeça contunuou a crescer, com 1 ano fez a 2º para colocar a válvula e com 4 meses tirou, pois deu meningite. Agora ele está sem válvula.
Hoje o Rafael é criança mais linda do mundo, não tem problema algum, tem uma vida normal, vai para a escola e faz tudo que uma criança normal faz, a única coisa é q ele tem a cabeça um pouco alterada, más isto não diz nada.
Só digo q foi um milagre de deus e muito amor q temos por ele. Então quem tiver um filho assim ou um parente, dê muito amor para ele e agradeça sempre a deus pelo tesouro que esta pessoa é.
GISELLE
2009-10-04
22:42
tENHO UMA AMIGA QUE ESTA GRÁVIDA DE 5 MESES E DESCOBRIU QUE O BEBE TEM HIDROCEFALIA NA ULTRA DEU QUE ERA CEVERA,NÃO ENTENDEMOS MAS QUERIA SABER SE TEM ALGUM TRATAMENTO AINDA FETAL PRA FAZER???
luzia
2009-10-09
14:58
peça muita força em deus pra continuar esta luta meu nome e luzia tava gravida de 30 semanas e quatro dias nao sabia que meu filho nelson rodrigues tinha hidrocefalia fiquei assustada sofri muitas dores os medicos teve de fazer minha cirurgia meu filho nasceu vivo mas logo apos veio a falecer.mim responda se eu posso ter outro filhos se nao vem a ter poblemas meu sonho e ter outro filho estou com 13 dias de cerugia se tenho que fazer um tratamento ou que devo fazer.rondonia
gladis
2009-10-11
04:24
Tenho uma filha de 13 anos que tem hidrocefalia fez cirurgia com 01 mes.
Sempre estou apreensiva quanto a ter problemas quando ficar adulta ela podera ter uma vida normal quem podera me respoder quanto a esta e muitas outras duvidas.
Silvia Albano Luiz
2009-10-30
21:35
Onde comprar o suplemento? ele é só para recem-nascidos, na barriga da mãe ou também adultos
tenho um filho de 23 anos c/
hidrocefalia, por favor espero resposta.
Rosangela
2009-11-05
19:38
Já existe esse suplemento dietético aqui no Brasil ?
Tenho um filho de 20 anos e foi agora diagnosticado Hidrocefalia - estou ainda chocada.
Muito obrigado
paula
2009-12-08
10:43
Tem esse suplemento aqui no brasil. Como obtê-lo. tenho uma sobrinha com 13 anos e foi dignósticado hidrocefalia. estou em desespero, pois amo essa garotinha. o que devo fazer? ela tem q fazer cirurgia ou pode viver sem fazê-lo. por favor, me respondam.
Carol
2009-12-24
00:47
como agir quando se descobre durante a gravidez que o nenem tem hidrocefalia....qual o procedimento, o que se deve fazer, qual atitude a tomar, se alguem souber, me ajude..obrigada!!!
raimundo
2009-12-30
00:43
olá eu tenho uma filha de 2 anos ,ela tem hidrocefalia ,os medicos falaram que no caso dela não ha como fazer a cirurgia nela ,so Deus sabe o quanto eu sofro com isso ,pois eu a amo demais,eu queria saber se com o passar do tempo ela vai sentir alguma dor muito forte ,pois muitas pessoas me falaram que ela ainda vai sofrer muito,ela não fala , nem escuta bem pouco,ela so vive deitada pois a cabeça dela pesa muito, so a mae dela que tem jeito pra carrega ela, ela nasçeu com labios leporino sem o osso nasal.se tiver alguem parecido com caso dela me responda por favor.
tania
2010-01-02
00:46
OLA... Eu tenho uma irmã com dez anos e tem hidrocefalia, semi-parelesia cerebral do lado direito e epilepsia. tem tudo establizado, é uma criança perfeitamente como as outras, olhando para ela ninguem diz qe e doente, é autonoma, tem algumas dificuldades a nível de aprendizagem, mas nada qe não se resolva. A minha irmã nasceu permatura, com 6 meses, foi uma gravidez complicada, e esteve para morrer quando nasceu.
So queria dizer as pessoas que devem valorizar estas pessoas, dar-lhes tudo de qe necessitam para viver.
Tenho qe dizer q a minha irmã é um milagre...
Ana Paula Candido - Santos
2010-01-05
02:13
Olá
Tenho uma filha de 1 ano e 9 meses, descobri que ela tinha hidrocefalia com 4 meses de gestação, quase no final da gestação o médico nos informou que ela poderia nascer e vir a falecer devido a quantidade de liquor no cérebro,mas o Senhor nos abençoou tanto, que apesar de muitas cirurgias ela vem se desenvolvendo a cada dia, nos agradecemos todos os dias por tê-la na nossas vidas.
KARLA
2010-01-16
02:43
TENHO UMA FILHA Q SE CHAMA VICTÓRIA ELA TEM 5 MESES.E TEM HIDROCEFALIA.COMO DEVO AGIR, O QTENHO Q FAZER?ELA TERÁ ALGUMA SEQUELA SE TIVER QUE OPERAR? AGUARDO O CONTATO.
OBRIGADA!
António Guedes
2010-02-14
17:22
Tenho uma filha com 24 anos de idade tem hidrcefalia desde 3meses e meio, na primeira operação os médicos não fizeram o que deveriam ter feito e ela fez duas paragens cardiacas ficou paraplégica com 99% de incapacidade, é preciso ter sorte com a equipa médica.
samic moreira cunha
2010-02-22
13:42
Bom dia!
Meu filho nasceu no dia 02 de fevereiro 2010, nasceu com Hidrocefalia mas não pode ser operado pois não tinha peso o suficiente. Agora já com mais de 20 dias ainda não operou más ele ta reagindo como se fosse normal. Quero saber depois de operado ele pode ficar normal?
Kinha
2010-02-26
19:01
tenho uma amiga que esta no 5 mes de gestação foi detectado hidrocefalia leve, queria saber se tem como fazer algo quando se descobre tão cedo ..
micheli
2010-03-01
20:14
Oii! estou gravida 5 meses e uma semana fiz a dois dias fiz a ecografia e deu que meu filho esta com um pouco mais de agua no cerebro sugerindo hidrocefalia. tem como esta agua sair do bebe normalmente?
e quando nascer tera que tipo de problemas se ele nao for curado?
brigada
Elisângela
2010-03-03
13:57
A minhs entiada está grávida de 5 meses, e descobrimos que o bebê tem hidrocefalia e que corre grande risco de chegar a óbito dentro da barriga e se vir a nascer, não sobreviver. gostaria de saber se há algum tratamento fetal?
maria dos reis r. passos barzan
2010-03-09
21:01
Olá,sou Maria Reis tenho um lindo filho chamado Alex, que tambem aos 5 mese foi diagonosticado com hidrocefalia progressiva.Hoje ele tem 17 anos, sofreu 13 intervenções cirurjica é lindo e normal, mas luto todos os dias da minha vida com a falta de inforações das pessoas a este respeito, pois ha muitos preconceitos nelas. Deveriamos fazer uma associação de pais para falarmos do problema, pois ai teremos mais força a respeito de tratamentos e conhecimento e podemos exigirmais os direitos essas pessoas que sofrem tanto com esse problema tão delicado. Eu quero lutar com toda as minhas forças para ajudar meu filho querido e todas as outras.
HELLEN
2010-03-15
20:45
olá,perdi meu filho com 5 meses de gestação,com hidrocefalia,tem 2 semanas que sofro com essa perda,graças a DEUS fui para um hospital,especializado nessas doenças que é o fernandes figueira no flamengo,os médicos foram preparados por DEUS para me atender,as pessoas que tiverem seus filhos com esse problema vá até lá que com certeza serão bem atendidos,bjs e fiquem com DEUS!!!
LARA FERREIRA
2010-03-18
01:09
LARA17-03-2009 : tenho um filho com 5anos hidrocefalia detectada uma semana antes de nascer ,fez ventriculostomia mais tarde pos valvula ,amo mt meu filho ,mas sofremos mt ,e lindo perfeitinho, a cabeça nao cresceu alem do normal ,atraves de um medico cubano ficamos a saber que houve mt erros medicos ,nao tivemos sorte ou Deus assim nao quis ,meu filho depois da operaçao deixou de comer ,de falar so quer tar deitado ,xora mt ,tem incapacidade 100%,espero que a cura xegue depressa pk a cada vez mais bebes a nascer com hidro e os medicos a fazer experiencias ...força a todos os pais e mt bj p todos os anjos que sao super super amorosos,fiquem com DEUS.
ELAINE C M N
2010-03-19
21:36
Estou gravida,de 23 semana
descobri no ultra som que minha filha,esta com hidrocefacia,tem algo que posso estar fazendo para curar,antes de nascer.
CAROLINE PEREIRA DE ANDRADE VIEIRA
2010-03-23
18:00
essa doença e muito triste eu tenho um filho q tem o msmo problema q ele e eu so tenho17anos e sou mae solteira E MUITO INTERESSANTE O SEU TRABALHO
marcia
2010-04-08
22:26
oi eu estou gravida de 8 meses e descobri que meu filho tem hidro´, eu tenho 16 anos de idade e estou disesperada cem saber o que faser preciso muito de ajuda se alguem pude mim ajuda eu agradeseria muito. eu moro no brasil e ñ sei se chegou essa cura a qui?
Everardo Pereira
2010-04-15
14:28
Olá, suo Everardo tenho uma filha de 2 mesea e 17 dias, Ala tem hidrocefalia cevera, já feis 4 cirurgia e vem se recumperando aos poucos. passou 72 internada, más já estar de alta em casa. Estamos feliz com sua recumperação. Seu nome é Eveline. Desejo saúde á tudos que passam por este problema, abraços fiquém com Deus.
Cássia
2010-05-14
02:44
tenho uma filha com hidrocefalia ela tem 15anos e tem duas valvulas.teve hidrocefalia depois de uma crise convulsiva.ela toma medicamento controlado. ela tbm tem paralisia cerebral congenita.ela e a minha vida acredito que Deus tem um proposito nas nossas vidas pais e mães com filhos especiais.
Cristiane Maria Gonçalves
2010-05-22
22:17
oi tenho uma filha linda com tres anos,foi dianosticado a hidro com cinco meses de gestação,era de risco os medicos diziam que ela ia ficar com algumas sequelas,mas como eu acredito em milagres ela recebeu este milagre nasceu com sete meses de gestação porque teve que ser tirado as pressas,mas graças a Deus ela nasceu perfeita e cheia de saude,mas os exames mostravam que ela tinha a doença,com doze dias de vida ela colocou a valvula,e agora com tres anos ela caiu,e quebrou o braço no lado da valvula,dois dias depois,apareceu um hematoma alto do mesmo lado teve que ser internada de novo,e agora esta fazendo todos os exames para saber se vai trocar,aumentar,ou tirar de vez a valvula.
quero saber qual o risco que corre se ela tirar a valvula,e que tipo de cirurgia mais adequada para ela,desde ja agradeço.
bruno mello
2010-05-23
04:29
eu tenho hidrocefalia a tres anos, desde 2007 apois varias crises convulsorias foi descoberta a minha verdadeira doença...meu caso foi muito raro pois veio aparecer na minha adolecencia qndo tinha 16 anos nem os medicos soberao afirmar a causa...
e deixo meu carinho todos q portam essa doença e digo nunca baixe a cabeça
pois somos vençedores...
abração a todos!!!
clelia stefany de oliveira vieira
2010-06-01
02:13
Nunca desista do seu filho (a) pois minha filha Ana Carolina nasceu de 27 semanas e todos os medicos q cuidaram dela falaram q ela nao iria viver mais garças ao meu Deus ela esta viva!!! Nas primeiras horas de vida ela deu uma convulçao q ocasionou o sangramento nos ventriculos, logo apos foi diagnosticado q ela tinha hidrocefalia. Hj ela ja fez 3 cirurgias para colocar a dvp pois na primeira vez a dvp obistruiu pelo fato de estar infeccionada.... O desenvolvimento dela esta um pouco atrasado mais nada q o tempo e muito tratamento pode resolver.... nunca desista de seu filho.... 31/05/2010
isabel
2010-06-16
13:53
eu tive um filho com hidrocefalia,ele nasceu com sete meses de gravidez, e sobreviveu apenas duas horas, eu descobri que estava com toxoplasmose, e essa doença ataca a placenta e o bebê, depois de sofrer com muitas hemorragias , os medicos decidiram me operar e retirar o bebê, eles me disseram que ele não tinha condições de sobreviver pois estava com agua no cerebro, nos pulmões, no coração...e teria sequelas gravíssimas . sofri muito,porque voltar para casa sem o seu filho é muito triste,mas assim Deus quis,um abraço e forças a todos que estão passando pelo mesmo...fiquem com Deus!
Carla Rocha
2010-06-18
02:44
oi, meu nome é Carla estoy gravida de 5 ms e através de um ultrasson foi verificado q há água no cérebro do meu bb, a médica disse q há chances de não ser nada pois o percentual ainda é aceitavel (9,2mm VR até 10mm)como posso ficar tranquila com isso?
Há cura gestacional?
O q fazer pra doença não progredir?
Qual a cura?
Me ajudem pelo amor de DEUS, estou desesperada.
mercio charles
2010-06-18
22:21
tenho uma filha e foi constatado hidro aos 2meses de idade,com dois tumores bi lateral, a te entao nunca visto pelos medicos,ela fez mais de 15 cirurgia,ficou 50 dias na uti,e 75 no hospital, poderia nao ter sofrido tanto, mas deus a curo, divulguen a cura para outras pessoas nao sofreren tanto quanto sofremos. hoje ela tem 3 anos e linda,inteligente maravilhosa. eu a AMOOO.
neide
2010-06-24
09:38
minha filha era um bebê normal até os 5 meses,depois ela começou a crescer a cabeça mais do que o normal,colocava ela em pé ela não firmava,os olhos só olhavam na direçaõ que eu colocava enfim,levei na médica e foi detectado hidrocefalia.foi um desespero sem saber que doença era essa,se tinha cura não sabia o que fazer.a médica disse que ela tinha que usar válvula, eu pensei...meu Deus vão abrir a cabecinha da minha filha tão pequenininha mas mesmo pensando assim eu optei pela válvula e não fiz escolha melhor.no outro dia após a cirurgia eu já vi a diferença no desenvolvimento dela.hoje ela tem quase cinco anos é uma crinça normal,quem a ver nem percebe que ela tem hidro cefalia,é linda muito inteligente agradeço aDeus todo os dias pelo milagre na vida dela.ela é tão esperta que minha família fica de boca aberta com o desenvolvimento dela,minha irmã fica boba porque ela, já sabe entrar na internete e ela não sabe.quem tem um filho assim é muito abençoado porque eles são realmente muito especial,ela é muito carinhosa as vezes eu estou sem esperar ela vem e me enche de carinho.ame seu filho dê muito carinho pra ele porque ele precisa se sentir amado.
crescio
2010-07-05
01:55
eu tenho uma namorada de 16 anos, devido uma queda descobriram que ela tem hidrocefalia,os medicos operou-a, pois um aparelho do cerebro ao abdomen,queria uma resposta imediata e sincera, daquir pra frente quais problemas pode vir aconteser com ela? e se ela pode ter filho? por favor mim ajude a descobrir a verdade eu preciso! obrigado
ana carla
2010-07-08
06:35
Oi sou ana descobrimos ha 11 meses q meu filho de 15 anos tem hidrocefalia sem causa,colocou derivaçao hj acho ele mais lento,gostaria de todas as informaçoes possiveis,ele esta bem,milagre existe e o fernando e um deles,louvado seja deus!!
Suzeli Scheffer
2010-07-08
19:08
Como é o nome dessa pílula? Já é comercializada no Brasil? E adianta tomar depois de diagnosticar a doença através do ultrassom?
betania
2010-07-15
22:43
tenho um filho com esse problema ele operou ele tinha 1ano e9meses ele ñ anda nem fala so fica deitado hoje ele tem 3anos ele e minha razão de viver eu me sinto abençoada por deus eu o amo muito pesso que vc que tenha filho assim que o ame muinto.
Betania
2010-07-16
18:14
Tenho um filho com hindrocefalia ele tem 3anos so descubri quando ele nasceu foi muinto triste saber que ele não ia andar nem falar,ele não enxerga só escuta quando ele tinha 1ano e9 meses conseguiu colocar a válvula até hoje graças aDeus não deu nem um problema.Eu me sinto previligiada por Deus por ter medado esse anjo porque ele é um anjo em minha vida eu o amo muito pra min ele é perfeito como se ele não tivesse problema.Eu não considero que ele seja doente, ele tem apenas um problema.
Cátia Cristina
2010-08-29
06:33
Tenho uma filha chamada Natany com hidrocefalia e mal formação cerebral,ela tem 6anos e não anda,não fala, não senta, não segura a cabeça,sofro muito,pois até hoja não acharam o motivo dela ter nascido assim,descobri na gestação.Além de tudo se alimenta por sonda,ela interage conosco mas apenas balbuciando.Se realmente existe algo para dar uma melhor qualidade de vida preciso saber!Um abraço a todos e muito amor pois assim conseguimos superar os dias difíceis.Ah a válvula dela é atrial .
catarina
2010-09-14
00:08
olá o meu nome é catarina. Tenho uma filha a quem foi diagnosticada hidrocefalia quando tinha um mês, tendo sido operada três horas depois de descobrirem, tudo correu muito bem e ela começou a sentar se e a andar nas idades normais mas infelizmente aos treze meses teve que fazer nova operação. Hoje a Leonor tem nove anos e é seguda anualmente pelo neurocirurgião que a operou, fazendo todos os exames necessários. È uma menina muito alegre, das mais inteligentes da sala de aula e com um raciocínio espetacular! apenas noto alguma precocidade na puberdade mas nada muito fora do normal. Cada etapa que a Leonor foi passando, como sentar, andar, falar... foi vista como uma vitória e o desenvolvimento que vai acontecendo também o é... Força, calma e esperança têm me acompanhado...
rafaella
2010-09-17
12:43
Me chamo rafaella,tenho 20 anos,fui diagnosticada com hidrocefalia,minha mãe me levou ao médico e este constatou,após testes que ,minha hidrocefalia é compensada e explicou que a hidrocefalia não é uma doença e sim um disfunção que acontece ou na formação da criança.
hj eu sou saudável Graças a DEUS,estou bem,apenas não tenho uma boa coordenação,devido a hidrocefalia,fujo do normal,ou seja ,sou diferente,pq minha cabeça é fora dos padrões,mas quem não é diferente,afinal ser diferente é normal
MARCIA
2010-09-24
20:20
HOJE A HIDROCEFALIA TEM CURA NA GESTAÇÃO, E PORQUE QUE OCORRE?
MILEIDE ARAUJO
2010-10-19
23:55
Olá, Me chamo Mileide Araújo,tenho 23 anos Sou portadora de Hidrocefalia. Aos 10 anos tive a doença. No Em tanto apareceu inconsciente de uma queda que sofri aos 10 anos de idade, no principio os sintomas eram dores de enxaqueca repentinas , vômitos....Procuramos área de pediatria e foi constatada a Hidrocefalia , na minha face de infância não entendia o que se passava, cabelos longos, não queria sofrer a cirugia para colação da Válvula. No entanto, depois da conversa eu aceitei. Não tive nem uma seqüela da doença, durante toda minha vida, nunca apareceu recaídas da doença. Pratiquei esportes normalmente, estudei, hoje estou formada em Administração. Trabalho na área, e sou uma pessoa completamente normal, Estou casada. E agora desejo ter um filho lindo e saudável como toda mãe quer, meu receio e que ele possa ter hidrocefalia congênita ou hereditária porém a minha foi proporia a uma queda, não foi de nascença ? Desejo que possa responder a esse e-mail, estou com Dúvidas, e já estou a procura de respostas com uma ginecologista-obestresta, Desejo muito que meu futuro filho vem nascer uma criança perfeita e saudável e o desejo de toda mulher que desejar ser mãe, mais no entanto que se portador de qualquer doença, amarei da mesma forma, será meu Filho, Deus me deu ele para ama-lo, Desde já agradeço,

Obrigada
luana cristina de souza
2011-01-22
03:28
ola boa noite a todos que passam pelo mesmo motivo eu tenho 20 anos e tenho uma filha que naceu com hidrocefalia que hoje esta com 2 anos e 9 meses durante a gestaçao eu nao sabia de nada nao foi nada constatado ao ela nacer ela veio com uma bolinha atras da cabeça comforme ela estava dentro do ventre pelo cranio estar aberto vazou um liquido pra fora e a onde formou essa bola os medicos fizeram varias perguntas e varios exames ate que constatou que era hidrocefalia e que ela tinha que passar por uma cirugia ai ela fez essa cirugia com apenas 4 dias de vida eu ouvi muitas coisas dos medicos eles falaram que depois dessa cirugia as possibilidades dela sobreviver eram muito poucas e se isso acontecece ela iria ter muitas cequelas nao ia nunca poder estudar ai pronto eu ja entendi tudo mais eu tambem entendia e confiava que existia uma saida essa se chamava Deus ao entrei ela as maos da enfermera eu dei as costas e disse Senhor eu entrego em suas maos eu fiquei aguardando a cirugia eu sentia que ela ia ficar bem mais de verdade mesmo eu penssei ela ja operou e fui vela o medico espricava e eu nao entendia nada mais eu sei que eles colocaram uma valvula nela que vai do cranio ate o abdomem.Ai o medico disse que a cirugia foi um sucesso graças a Deus amem.ele falou que ela no dia seguinte ia pro berçario eu falei amanha eu vou la vela sim ai depois de ums 3 dias eu ha levei para casaa ate hoje e sempre graças a Deus eu passo ela senpre no neuro mais querem saber mais ontem o medico disse que ela ia ter cequelas nunca poder estudar mais pela honra e groria de Deus ela e perfeita e uma criança super normal em partes ate mais esperta ela e o meu orgulho o meu melhor presente que Deus me deu sou grata ontem hoje amanha e senpre amem.
Elaine C. M.
2011-04-20
18:24
Tenho uma filha de 1 ano e 11 meses nasceu com hidrocefalia. Depois de 8 cirurgias entre d.v.p e d.v.e, ela agora esta começando a dar risada, balbucios e etc... Gostaria de saber se ela pode tomar esse suplemento? E se ela puder tomar ela vai ter uma melhor qualidade de vida? E onde posso comprar? Att.
Minha filha é uma guerreira, por isso que o nome dela é Vitória, que Deus fez um milagre na vida da minha princesa.
elisangela martins
2011-04-24
23:40
tenho un subrinho de 02meses, e ele tem hidrocefalia espero em deus que ele se cure, mais tenho meo pois a cabeça dele n tem osso é toda mole. os medicos disse que é normal que vai se feixa con o tempo
layane m de sousa
2011-06-18
14:55
ola gente a minha historia e a mesma da luiza
descobrir q a minha filha julya
tinha essa doeça apos ela naicer
ela naicer viva apos 38 minutos
ela faleceu eu ja tenho um filho de 3 anos
ele veio normal
queria saber se eu posso ter outro filho
ou se eu tenho q fazer tratamento nen 1 medico
me fala nada um abraço a todos

se alguem quizer tc comigo meu msn e
morenagostoza13@hotmail.com
alexandra mae do ryan
2012-03-25
13:26
tenho um filho com hidrocefalia congenita q fez uma cirurgia e precisa de outra eu fico com o coraçao na mao de dar alguma coisa errada e o pior e q ele precisa de muitos acompanhamentos medicos pq esta com 7 anos e eu preciso trabalhar para manter ele e os irmaos e o inss negou o auxilio q ele tem direito pq a recomendaçao da renda familiar e de um quarto do salario minimo o q e um absurdo.alem de ser deficiente no brasil nao ser algo facil tem que passar fome pra ter algum auxilio
Tatiana
2012-06-30
22:58
meu nome é Tatiana tenho 27 anos e sou portadora de hidrocefalia já operei 2 vezes porem levo uma vida normal fiquei feliz em saber que a medicina esta solucionando mais esta doença
renata
2012-10-17
23:23
ola tenho uma filha linda de 1 ano
e ela é portadora de hidrocefalia,
ja passou por 6 cirurgias mais nenhuma com sucesso
ela nasceu com 24 semanas pesando apena 500 gr aos dois meses foi detectado apos uma emorragia cerebral.
hj ela só nao fira a cabeça pq é pesada ate d mais
mais d resto ela faiz td.
Juarez
2012-11-21
01:41
Ola, hoje foi diagnosticado hidrocefalia no filho do meu amigo, ele esta com 8 meses.
Eles moravam no Japão, e la nenhum medico diagnosticou a doença.
Amanhã a criança passará por nova avaliação para saber qual é o melhor procedimento.
Gostaria de saber se este medicamento é eficaz em crianças com 8 meses, e também se esta liberado para compra?

Desde de ja agradeço, fiquem todos com Deus.

Abraço
Marisa Maia
2013-02-25
11:12
Meu marido teve hidrocefalia quando criança, compensou e voltou aos 35 anos, colocou a válvula e ele voltou ao normal, só que manca da perna direita. Os médicos dizem que a válvula provavelmente nem funcione mais. Hoje ele tem 59 anos. Existe possibilidade de melhora em seus movimentos com o suplemento? Onde encontro? Aguardo resposta.
Marisa.
Ronaldo Miranda
2013-03-21
13:21
Tenho 43 anos e faz quatro anos que operei de hidrocefalia fiquei de 2008 a 2009 internado e me colocaram uma valvula nao e facil viver com uma valvula mas seria pior se nao existice so que eu gostaria que eles colocassem um chip para que eu ficasse muito mais inteligente.

ABRAÇOS A TODOS
Pedro
2013-04-24
09:17
Olá meu nome é Pedro Silva, gostaria de fazer umas perguntas.
Nasci prematuro de 8meses e desenvolvi a hidrocefalia com 8anos de idade então é chamada de "hidrocefalia congenita" hoje tenho 22anos estou em Portugal sou brasileiro,e ah a perguntar que gostaria de fazer era a seguinte.
Se esse tratamento da cura, é possivel ser feito agora e a hidrocefalia deseparecer mesmo com 22anos, e outra pergunta eu posso fazer exercicios fisicos por ex: levantar peso? sim eu sei que tenho que tomar cuidado como todos as pessoas devem ter, mas gostaria de saber se posso fazer exercicios fisicos mais com os devidos cuidados. Bem era essas as minhas duvidas Muito obrigado.
Ivani
2014-04-08
14:27
Bom dia, meu nome é Ivani, estou grávida de 6 meses e através de uma ultrassonografia descobri que meu filho está com água na cabeça, ou seja, hidrofilia, gostaria de perguntar se tem como tratar antes de nascer?
Marianna
2014-06-01
00:42
Bom dia, estou grávida de 6 meses e através de uma ultrassonografia descobri que meu filho está com água na cabeça, ou seja, hidrocefalia, gostaria de perguntar se tem como tratar antes de nascer. onde encontro esse suplemento? se eu tomar adianta?
Lucimar
2014-06-09
19:34
Meu pai teve um AVC e algumas quedas machucando a cabeça. acredito que, com isso adquiriu liquido cérebro e que esse deverá ser drenado, adaptando válvula. Meu medo maior é quanto cirurgia, ele tem 89 anos, mas medico diz que ele possui condições para tal, ou seja, não é diabético, não é acamado, não tem pressão alta, caminha, se alimenta bem e de fato é forte. E após cirurgia como seria recuperação dele? Será que não teria outro tipo de tratamento alem do cirúrgico? Apesar dele ser forte, a idade é avançada e isso muito nos assusta. obrigada

Adicionar comentário:

Comentário
Nome:
Email:
Insira as letras na caixa
Ciência Hoje não publica comentários anónimos. Ciência Hoje só publica comentários identificados com nome e email para eventual posterior contacto. Ciência Hoje recusa publicar comentários insultuosos ou ataques pessoais.

Últimas notícias

Rapazes mais depressivos do que elas

Assim em Marte como na Terra

O primeiro genoma foi descodificado
numa cooperação Luso-Brasileira – Desulfovibrio gigas

Alunos aplicam ciência para detectar
mão criminosa nos incêndios

Scientists discovered a new player in mental diseases

Insucesso Escolar e competências transversais:
uma forma alternativa de observar o problema…

Investigador do IPLeiria distinguido nos EUA
na área da Biomecânica do Desporto

Luísa «lança-se» aos mares
e «deixa» a esclerose em terra

«Importa perceber o grau
de literacia científica do ilustrador

As mulheres ainda preferem o parto natural

Portugal acolhe o maior Congresso Europeu sobre a China

Cegonhas «contra» nova directiva Europeia

Associação Portuguesa de Estudos Franceses
recebe Prémio Hervé Deluen

Reclusos de Castelo Branco vão ver o sol
(não aos quadradinhos)

Fernando Pestana da Costa eleito presidente da SPM

Hortas urbanas têm solos com excesso de metais pesados

Coimbra cria programa pioneiro para a infertilidade

Jovem português «bronzeia-se» na Física

Aditivos alimentares sintéticos e naturais:
quem vai ganhar a «guerra»?

Qual é o número de moléculas dentro de células?

CESPU e Universidade de Barcelona
juntas no ensino da saúde

João Ramalho- Santos lidera CNC

GILEAD SCIENCES apoia projectos científicos
com 200 mil euros

Marta Catarino é vice-presidente da associação europeia
de transferência de conhecimento

Dr. ROAD – o “médico” das estradas - nasce em Coimbra

Um «osso» para a cabeça? Uma porta para o carro?
Uma peça para uma aeronave? É para já!

Livro ensina pais a alimentarem crianças

Investigadores do Porto distinguidos
com Prémio Grünenthal Dor

Portugueses conquistam duplo bronze
nas Olimpíadas Internacionais de Biologia

Rui Costa vence mais um prémio internacional