Receba as notícias:

Fim do mundo a 21 de Dezembro de 2012

2007-05-25
Por Carlos Oliveira *

As profecias de fim de mundo têm sempre um atractivo especial. Bastante atractivas são também as histórias sobre conhecimentos ocultos detidos por civilizações antigas. Vem isto a propósito do documentário feito pelo History Channel sobre a Profecia Maia, e que já se encontra à venda para o público (assim como vários livros sobre o mesmo assunto). O documentário pareceu-me bastante interessante e apelativo.

* Estudante de doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas em Austin nos EUA

Basicamente a ideia é que os Maias, que tinham um calendário mais preciso, mais complexo e muito mais holístico que o nosso, previram vários acontecimentos que entretanto se passaram, como a chegada do homem branco - Hernan Cortez - a 8 de Novembro de 1519. Este calendário Maia prevê que algo de muito grave se passará no solestício de Inverno, 21 de Dezembro, de 2012. Tão grave será o acontecimento, que o mundo tal como o conhecemos desaparecerá. Isto não quer dizer que o mundo acabará, quer simplesmente dizer que um grande acontecimento transformará o mundo.

Ora, sabe-se actualmente que nesta data durante o solestício a Terra estará alinhada com o Sol e com o centro da nossa galáxia, Via Láctea. Sabe-se que no centro da Galáxia existe um buraco negro supermassivo. Baseados em Einstein e em alguma informação astronómica, há quem diga que o alinhamento com este buraco negro supermassivo levará a uma mudança do campo magnético terrestre, que acontece periodicamente. Isto levará a tsunamis, vulcões, terramotos, etc.

Outras Profecias

Curioso no documentário foi eles relacionarem com outras profecias. Por exemplo, o muito antigo I Ching é um livro Chinês sobre concepções do mundo e filosofias de vida, que contém algumas previsões se utilizarmos a teoria “Time Wave Zero”. Usando esta técnica vê-se que o livro Chinês prevê que o mundo irá acabar a 21 de Dezembro de 2012.

Ligaram também a Merlin, o mágico da corte do Rei Artur. Pelos vistos estes profetas medievais (existiam vários Merlin), previram Napoleão, Hitler, o nome da primeira colónia na América, etc. Previram também que neste século irá haver um ataque nuclear terrorista no Reino Unido que matará centenas de milhares de pessoas, que o aquecimento global será demasiado evidente e que... irá haver uma mudança do campo magnético terrestre que levará a um desastre global.

Outra pessoa mencionada foi Sibyl, uma profeta/oráculo em Roma - tal como a de Delphi na Grécia. Ela também previu correctamente vários acontecimentos, entre os quais o fim do mundo para mais ou menos a mesma data que os anteriores.

Discutiram também um projecto chamado de webbot que faz previsões a partir daquilo que vai aparecendo pela web. Supostamente previram os acontecimentos de 11 de Setembro em Junho de 2001. Este projecto prevê um acontecimento global para 2012.

Tudo isto dá que pensar que são muitas previsões coincidentes, sendo a Maia a mais relevante.

Análise Crítica

O documentário fala de outros “profetas”: "Mother Shipton", Bíblia, Nativos Americanos, e muitos outros.... em que todos eles prevêem o fim do mundo. Mas isto é normal. Toda a gente prevê más notícias - é este tipo de notícias que vende - o medo vende. Nenhum destes outros casos previu o final do mundo para 2012, mas o documentário tentou pôr tudo no mesmo saco, enganando os espectadores. Estranho é que não tenham referido a previsão feita pelos criadores da série Ficheiros Secretos que no episódio “A Verdade” apontaram para 22 de Dezembro de 2012 como o dia da invasão dos extraterrestres!
Podem ver críticas ao documentário aqui:
http://skeptico.blogs.com/skeptico/2006/08/2012_mayan_prop.html
http://alignment2012.com/historychannel.html

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Em termos das previsões "acertadas", lembremo-nos que as previsões são sempre bastante vagas e muitas interpretações cabem lá dentro; cabendo sempre as interpretações que nós queremos dar... após os acontecimentos. Por outro lado, a estatística explica bastante bem as previsões que até possam ter sido específicas e acertaram. Todos os dias no mundo há imensas previsões feitas e estatisticamente falando algumas têm que ser acertadas! Dar relevância às que pensamos ser certas, não percebendo que existem muitas mais que são erradas é um erro muito comum em estatística.

Em termos históricos, basta lermos alguns livros para percebemos que em todas as eras existiram pessoas a prever que o fim estava perto. Sempre foi assim e sempre será, porque isso é que fará do nosso tempo o mais importante para viver. É uma mentalidade temporalcêntrica. E é bom relembrar que todas essas pessoas, sem excepção, estavam enganadas.

Geocentrismo Temporal

Em termos astronómicos, somos um simples ponto num universo gigantesco. Imaginar que temos qualquer relevância em termos espaciais ou temporais é antropocentrismo no seu pior – quando na Ficção Científica lemos ou vemos que extraterrestres vêm à Terra para mudar o curso da nossa história e do resto do universo temos que ver isto somente como uma forma de entretenimento. É um Geocentrismo temporal – continuamos a pensar que somos especiais no Universo, neste caso em termos de tempo. O mesmo se passa nestas previsões.

É interessante ver que as previsões são só sobre o que se passa numa parte de um minúsculo ponto do espaço – Terra; na Ficção Científica quando se viaja no Tempo é dado a entender que não viajamos no espaço e as pessoas aparecem no mesmo sítio mas em tempos diferentes. Ambas as situações estão erradas porque se baseiam na premissa que as viagens no espaço estão estagnadas. Mas o que se passa de facto é que a Terra roda em torno de si própria, a Terra viaja pelo espaço ao redor do Sol, o Sol viaja à volta da Via Láctea, a Via Láctea por seu turno também se movimenta em direcção a outras galáxias no nosso Grupo Local, o Grupo Local também viaja.... e assim sucessivamente.

Nada está parado no espaço. Se eu viajar no tempo 1 dia que seja, e esperar não sair deste ponto, então já não me vou encontrar nesta sala, mas sim algures a flutuar no espaço! O tempo e o espaço estão interligados - quem diz que consegue ver o futuro, está não só a afirmar isso mesmo, mas está incrivelmente também a dizer que consegue ver os eventos que acontecerão num pontinho irrelevante do espaço que se encontra a muitos milhões de quilómetros de distância (no ponto do espaço onde a Terra estará no futuro).

Em 2013 voltarei a este assunto.

joao loureiro
2007-05-28
15:21
e preciso entender o fim do mundo como linguagem figurada... se vai ser ou nao mais uma revoluçao na historia da humaninade nao sei, mas que esta a precisar esta...
Pedro (glamorgan)
2007-05-28
20:59
Gostei. Mas afinal o ser humano é mesmo assim. Se não formos especiais de alguma forma então, o que estamos aqui a fazer? É esta a mentalidade. Eu cá, sei que estou a curtir ao máximo, para ver se um dia vou até à Lua dar umas voltinhas. Depois, logo se vê.
guilherme peixoto
2007-05-28
22:03
esperemos que sim, e que nos encontremos antes de 2013... parabéns pelo artigo grande amigo
Vitor Sousa
2007-05-29
01:42
as calamidades são por demais evidentes.. o facto se dar uma data, faz com que nós próprios estejamos expectantes por algo. Não é preciso ser vidente para ver o que o mundo está a passar por uma revolução ambiental.
António Durval
2007-05-29
11:49
Caro Carlos Oliveira. Gostei do seu artigo que, entre outros atributos, tem o mérito de travar um pouco a nossa ancestral tendência para as tragédias e holocaustos, quanto baste. No entanto deixe-me referir que essa tendência talvez possa ter outro tipo de interpretação se a conotarmos com o natural reflexo instintivo de sobrevivência da humanidade, herdado ao longo da sua conturbada existência. A nossa caminhada evolutiva não terminou e infelizmente, ainda, não conseguimos evitar que certos grandes ou pequenos holocaustos possam acontecer. Já será um grande avanço podermos com algum grau de precisão vir a prever quando, eventualmente, possam ocorrer. Mas por vezes o “instinto natural” funciona melhor. Recordo a reacção instintiva de muitos animais que antes de ocorrer o tsunami na indonésia, fugiram a tempo para os lugares mais elevados… Mas claro uma coisa são os instintos naturais e outra é a especulação desenfreada do medo para relançamento comercial de certos media. Um abraço do António Durval
Maria de Fátima Machado
2007-05-29
20:19
Gostei bastante das ponderações que li, mas gostaria de lembrar que o ser humano perde um tempo enorme duvidando de tudo e agindo pouco no sentido de aplicar medidas de precaução. Até porque, se dizem que só utilizamos 20% da nossa capacidade cerebral, que tal tentarmos usar os 80% que falta conhecermos, para explorarmos essa parte de nosso cerébro e aplicá-la, para que possamos reverter todo esse processo.
Márcia
2007-06-05
20:56
Não é preciso ser estudioso, cientista, vidente, profeta ou assemelhados para ver que se continuarmos a tratar o planeta como tratamos o fim é inevitável. E nem será preciso nenhum evento cósmico, mudança de rotação no planeta, choque com meteoros gigantescos ou invasão de extraterrestre. Nós mesmos, se continuarmos com a atual mentalidade consumista e descompromissada com o meio ambiente, daremos ao nosso planeta um fim de fazer inveja em qualquer previsão macabra. p.s. eu não sou fanática defensora do meio ambiente, nem faço parte de grupos ecológicos radicais. Só fiz uma análise baseada na nossa realidade hodierna.
Maria Sá
2007-06-06
17:36
Nada me surpreende, com o que estamos a fazer á nossa "terra", talvez com artigos como este se pense um pouco mais no que é viver. Parabens pelo alerta
Hélio Jr.
2007-06-09
18:18
Eu gostaria de recorrer a uma parte do artigo onde afirma-se que a Terra, o Sol e a Galaxia estarão alinhados em 2012, e que, como consequência disto, estaremos passando por um período de grandes transformações. Não podemos deixar de notar a importância destes dados, que não fazem parte de nenhum delírio de uma civilização extinta, e sim, de conceitos e conhecimentos que estão além do conhecimento do homem contemporâneo. Os Maias em nenhum momento afirmam que tais fatos irão ocorrer como consequência daquilo que foi semeado pelo homem, mas sim como decorrência de fatos naturais que regem o nosso universo. Caso contrário qual motivo teríamos para afirmar a queda de um cometa nos finais dos tempos Jurassicos? Iríamos alegar que os Dinossauros eram extremamente capitalistas e por este motivos estavam sendo punidos pelos Deuses ? Como dizia minha mãe, vamos ouvir os mais velhos ! Os Mais com certeza sabiam o que diziam ! Um abraço a todos
Jorge Antonio Santos de Lemos
2007-06-11
19:29
Sobre o assunto de inversão de polaridade terrestre em 2012,o livro "O Enigma de Orion" trata do assunto largamente e 'por coincidência' o ano é 2012,explica o enigma como sendo um acontecimento cíclico em que as estrelas da constelação de Orion,sofrem influência de posicionamento em função de alteração doSol.E também por coincidência as pirâmides,tanto as egípcias quanto as maias,estão alinhadas segundo as estrela de Orin.Durma-se com um barulho desses.
maria celeste regala
2007-06-13
20:03
houve, há e haverá sempre mudanças, pois nada perpectua tudo se transforma esta e a realidade a verdade para tudo
Diogo Sobral
2007-07-05
21:27
Não vi este documentário mas gostava. Lembro-me de um que falava de uma pirâmide no Egipto que não era um túmulo nem tinha imagens gravadas (muito esquisito porque parece que era a única assim). De qualquer modo ao considerar uma determinada unidade de medida (não me lembro qual mas o interessante é que não era conhecida na altura), sendo esta igual a um ano e começando a contar desde a data em que a pirâmide foi terminada e medindo até uma qualquer alteração do caminho previa com exactidão o ano dos seguintes acontecimentos: - Moisses receber os 10 mandamentos; - nascimento de Jesus Cristo; - morte de Jesus Cristo; - início da primeira guerra mundial; - início da segunda guerra mundial. Após a primeira "previsão" existia um caminho alternativo sem qualquer alteração até ao seu final. Ambos os caminhos terminavam no ano 2000 (que bem não acham). Ao optar pelo primeiro caminho terminava numa enorme câmara completamente vazia, pelo segundo terminava num enorme buraco (o aparecimento de Moisses tirou-nos desse buraco no ano 2000 fosse ele o que fosse mas deixou-nos no fim porque também acabava o outro caminho, parece ser esta a previsão obvia mas o mundo não acabou no ano 2000). Isto quer dizer alguma coisa ou não? Não sei mas são grandes coincidências. Muito provavelmente não foi dito tudo mas uma coisa é certa, tal como os Maias tinham o seu calendário os egípcios usavam uma forma de energia que ainda hoje é desconhecida, apenas se sabe que funciona e que afecta tanto matéria orgânica (ajuda à mumificação) como inorgânica (não me lembro dos efeitos neste caso mas eles existiam). Esta forma de energia era concentrada nas pirâmides sendo essencial que a altura fosse igual a metade do perímetro da base, fossem construídas em materiais não condutores e que uma das faces esteja voltada para Norte (isto é um facto tanto quanto eu sei). Eu acredito que possa existir verdade em algumas profecias, os indícios são fortes demais para se resumirem a coincidências estatísticas e não é por alguém querer atenção e dizer uma “profecia” disparatada que todas as outras estejam erradas. Agora um facto engraçado sem qualquer tipo de profecia: de tempos em tempos (em média de 200 mil em 200 mil anos) existe uma inversão do campo magnético da terra (o estudo geológico comprova-o), mas esta inversão não se dá num dia mas ao longo de um período de tempo. Se dá origem a terramotos ou tsunamis tanto quanto eu sei só é possível especular. O que é certo é que debilita o escudo magnético da terra permitindo uma maior exposição à radiação solar. Esta exposição traduz-se por exemplo em auroras boreais por todo o mundo e não só nos pólos (onde este escudo neste momento é mais fraco). O que isto causa de certeza é um aumento da radiação a que estamos expostos o que originará um aumento da probabilidade de cancros por exemplo. Quando isto vai acontecer outra vez não se sabe mas a ultima vez que ocorreu foi à 700 mil anos (já estamos com um atraso de 500 mil pela média). Será verdade que era isso que os Maias previam? Uma coisa é verdade, um dos maiores "profetas" (se assim lhe podemos chamar) foi Nostredamus. Ele queimou quase toda a sua obra antes de morrer porque achou que era melhor assim (e eu até concordo com ele mesmo sem saber o que ele sabia, ou achava que sabia, fica ao critério de cada um) De qualquer modo a ultima previsão de Nostredamus está bem documentada, foi para o ano de 3797. Assumindo que este ano foi para Depois de Cristo (lógico uma vez que era o calendário que ele seguia) vão acontecer muitas coisas, desgraças e alegrias, como foi, é e provavelmente será na história do mundo, mas no fim nós ainda vamos andar por cá durante mais de 1700 anos. Se querem uma certeza aqui vai, com ou sem profecias, com ou sem fim do mundo, com mais ou menos alegrias e desilusões, tanto quanto sabemos todos nós vamos morrer. Ninguém fica cá a não ser que andem imortais por aqui com espadas porque só podem morrer (de vez) quando lhe cortarem a cabeça e nisso meus amigos (ao contrário da existência de verdadeiras e autênticas profecias), eu não acredito. Deixo-vos este comentário com uma sugestão, um filme chamado Nemesis Game de 2003 e uma frase “It’s all part of the big design” se a memória não me falha.
João Victor
2007-07-27
01:05
não acredito muito nisso mas do geito que andão as coisas neste planeta com tantas mortes por acidentes por dinheiro e por poder,acho que algo muito ruim esta por acontecer.
Hugo Matos
2007-08-27
03:50
Mas porque essa data não para de aumentar? Estava previsto para o mundo acabar no ano 2000. Eu vendi tudo que eu tinha, gastei meu dinheiro, me relacionei com várias mulheres, fiz tudo que eu não podia fazer e mais um pouco. Certo. O mundo não acabou e ainda ficou bem complicado pra mim. Agora o mundo vai acabar novamente no ano 2012. Vocês acham que eu vou cair nessa denovo???? Não mesmo! Em 2013 eu vou voltar aki neste forum e dizer pra vocês que eu estava certo e a unica coisa que aconteceu foi que vocês perderam vários anos da vida esperando por uma coisa que não aconteceu. Se vocês querem acabar com o mundo em 2012 a forma mais fácil é estudar (lembra que sua mãe mandou você estudar?), fazendo curso superior de cinema e depois produzir um filme bem apocaliptico sobre o fim do mundo em 2012. Aí sim o mundo pode acabar.
joana villa
2007-08-29
15:34
eu penso que o homem inconscientemente faz muitas maldades á mãe natureza,assim como roubar espaços verdes em prol das construçoes,tudo para ganhar dinheiro!!!! há pouco tempo falava-se nas noticias no abate dos golfinhos para o comércio, porque os olhos destes eram muito procurados....enfim...temos que começar a respeitar mais o que nos rodeia e a dar mais valor a todos os seres vivos,porque só assim vamos puder viver mais e Melhor!!!
Marcelo
2007-09-18
02:21
Em que planeta estamos vivendo ? Não adianta tapar o sol com a peneira, o aquecimento global ja ta ai. E o mega tsunami fingimos que não ocorreu ? Desvio dos pólos magnéticos. Derretimento da calota polar. Aumento no nível dos oceanos. Os Mayas eram astrônomos de primeira.
joyce
2007-09-22
16:52
Todo esse negócio de "fim do mundo" não passa de um aglomerado conspirações e vagas teorias que de tempos em tempos retornam para vender medo aos que são FRACOS. Deveriam usar isso para fazer as pessoas mudarem suas atitudes com relação à natureza,não para ficar vendendo o medo. até 2013! =*
Glauco
2007-09-24
22:06
Olá, falo do Brazil. Alguém sabe se esse documentário está a venda? Onde posso comprá-lo? Grato.
monica
2007-10-02
20:37
segundo vários estudos, o mundo só irá acabar em 2029 . mas até ai já teremos tecnologia suficiente para travar «o grande meteoro»...... esperamos nós............
Eduardo Matumona Baptista
2007-10-06
13:33
A ciência está sempre em evolução todos estão a dar as suas sugestões, mas Eu não acredito que o Mundo possa a chegar ao fim. Já vivemos isso uma vez mas não aconteceu, eu acho que os Cientistas quando não tem nada a fazer inventam sempre algum para passar o dia, e vendo medo em algumas pessoas, e os que mais acreditam nisso são os cristãs, esse sim acreditam que o mundo possa achegar ao fim. Eu estou a espera mais uma vez este dia que é no dia 21-12-2012 e eu estarei aqui para comentar mais uma vez que o mundo não chegou ao FIM.
Lilian - Salto - SP
2007-10-18
20:10
Melhor acreditar, são muitas as coincidências. Mas por um outro lado é ruim, na virada de 2000 houve muitos suícidios de pessoas de "cabeça fraca" que acharam que era o fim e não foi... Eu prefiro pecar por excesso !
marcio siniscalchi
2007-10-23
13:27
Ninguem sabe o sufiente ainda para afirmar com certeza qualque coisa que seja. O Ser humano está mexendo com coisas muito perigosas. Gostam de se matar e é bom mesmo que o mundo acabe para comerçar outra era. Aí vão falar : Tínhamos tudo mas não demos o valor e não estudamos o suficiente o que era importante, ficamos correndo atrás do dinheiro e nossa ganância nos matou. Será bem mais difícil recomerçar porque o mundo estará mais contaminado e com mais escasses de alimentos e água. Estes fatos já acontecerasm antes...
elcino
2007-10-24
21:38
os maias possuem razão, pois sua ciência ainda é objeto de estudo e espanto da nossa, dita como "moderna".
Cleiton
2007-11-07
20:11
Parabens pelo seu estudo, concordo plenamente com sua visão no que diz respeito a este tema. Essas linhas me esclareceram muitas duvidas, e espero novos comementarios não só em 2013 mas que tenham outras publicações a este respeito.
Sara Faro
2007-11-25
21:15
Que o mundo vai "mal", vai. Todos dizem que esta a piorar. Por alguma razao é. Até podemos relaccionar com estas previsões (se existem porquê ignorá-las?), mas mesmo não relacionando já é tempo de tomarmos TODOS unidos uma atitude. É "só" o nosso planeta, onde vivemos, que vai de mal a pior. Uma mudançazinha não fazia mal a ninguém. Penso que foi isso que os Maias preveram, uma mudança, interpretado por miutos como o fim. Sim, o fim dum ciclo, uma etapa concluída com o renascer de outra... Talvez seja a através do medo que tudo isto vai mudar...talvez...eu não sei...ninguém sabe. Mas o que é certo é que não vale a pena ignorar nem desmoralizar nem desesperar. É essencial encararmos tudo de maneira positiva! Mesmo sendo um minimo ponto do universo a Terra precisa de nós porque nós precisamos da terra. :)
Ronaldo Toledo
2007-11-26
14:31
Realmente, estamos atravessando grandes mudanças climáticas. Os Maias até agora estão acertando as previsões. Eles dizem que a mudança não é somente por conta da poluição e devastação que o homem está causando. Eles dizem que haverá uma mudança brusca no Sol em 2013 e que afetará a terra em vários sentidos. Se hover a mudança espero que seja para melhor.
Kayo Breno da Silva
2007-11-27
14:05
Antes de mais nada ou de tiradas de conclusoes como esta. Nao querendo criticar seu estudo. Deveriamos olhar para o passado e verificar as diversas eras geologicas do Nosso Planeta. Ja se perguntaram se ha algo de ciclico no nosso Planeta? Entao investiguemos as diversas eras seguindo o nosso movimento de precessao Terrestre. Verifique tambem porque a ultima era Glacial ha mais de 10.000 atras terminou tao derrepente. Expliquem porque na Siberia milhoes e milhoes de animais pereceram congelados ao mesmo tempo abruptamente. Tenho investigado esse assunto de 2012 ha mais de 15 anos ao redor do Mundo e cada vez mais acho que infelizmente nossa civilizacao e o resultado do que sobrou de outra civilizacao anterior muito mais avancada do que a nossa. Nossa civilizacao e uma civilizacao com "Amnesia" que esqueceu o passado. Empiricamente falando infelizmente a archeologia oficial deveria deixar um pouco de lado a fixacao por ideias preconcebidas e comecar buscar explicacoes para yonaguni no Japao por exemplo. Lugar este que ja mergulhei e que afundou durante o fim da ultima era Glacial. Imaginem a Terra como um grande relogio onde o alarm desperta em horarios predeterminados.... Outro assunto que menciono aqui que pesquiso tb e o tao preconceituoso e marginalizado assunto na nossa atual sociedade "UFOs" (palavra essa motivo de piadas e que ja fez muita gente perder o emprego) mas que e na minha opniao a coisa mais seria da humanidade hoje. Isso inclue tambem os "Crop Circles" que ja vi se formando aqui na minha frente onde moro. (Reino Unido). Um grande abraco a todos. Ps. Nao encarem como fim do Mundo nao mas o fim de mais outro ciclo se acontecer no Solsticio de 2012.
jose carballo
2007-11-28
19:09
..... e se nos focassemos na nossa unica certeza .. a da vida ... hum ..
francisco maia
2007-11-29
07:28
não estou bem certo, mas creio já ser a 3ª vez que leio sobre essas baboseiras de fim do mundo(datas distintas, obviamente). não precisamos de nenhum holocausto, o próprio homem, cancer que corrói o planeta terra, se encarregará de nos dizimar. ficam aqui duas perguntas: a terra, como organismo vivo, não criará defesas para tentar aniquilar a bactéria humana? e, o ser humano, com seu instinto de sobrevivência, permitirá a sua própria extinção? observemos que até os vírus mutam. pobre planeta terra...
Carla Oliveira
2007-11-29
21:58
É certo q tantas datas ja foram marcadas pro final do mundo, pra uma nova era e nada aconteceu .. ou aconteceu sim, muitos paranoicos tiraram suas vidas e de outros tb, muito caos se formou tornando nossa vida pior, pelo simples motivo de q se querer viver o hoje com intensidade pq o amanha talvez nao fosse aparacer..muito alarde pra infelicidade e insensatez de muitos. Mas os Maias tinham muito conhecimento astronomico e nas profecias eles nao preveem um fim , mas uma tranformação :) Creio q so devemos aguardar pra ver e torcer pros fanaticos de plantao nao levarem multidoes ao desvaneio, isso realmente e o q mais me preocupa... Nao to aq tirando a importancia da transformação q o planeta deve sofrer ate esta data, pq furacoes, tsunamis, terremotos, deslocamento de placas, mudanças climaticas ja estao ocorrendo, entao a meu ver, ja estamos no inicio desta tranformação :) Até 2013, nos veremos la!
Adriano de Moraes
2007-11-30
00:25
Por tudo que ja li, por todas as palestras que ja fui e reunindo todos as notícias e especulações, acredito que em breve algo vai acontecer. Isso sem falar nos sonhos que tenho desde muito pequeno. Na minha opinião se a humanidade continuar com este estílo social, cultural e político, seu fim seria mais lamentável que podemos hoje imaginar. Muito mais nojento e lamentável que uma éra glacial, por um momento apenas imaginem, hoje adultos matam crianças, crianças matam pais, adolescentes matam dezenas de colegas em escolas, jovens da classe média colocam fogo em homem na calçada de uma avenida, etc. Pergunto, se continuasse nessa progressão, sem nada acontecer para mudar, como seria daqui uns 30 anos? Acho que um cataclisma nestas alturas, será na realidade uma benção, nos forçara a mudarmos, desde o nosso modo de vida como também o nosso modo de ver o Universo, pensar e agir para o bem comum. "Nada é por acaso e nem todo o mal realmente é ruim".
Alex Rodrigues.
2007-11-30
05:59
Coitado de 2012! Do jeito que as coisas vão aqui na terra mesmo não me admira que um aquecimento global venha acabar com o planeta em '2012'. A questão é: Pode-se provar ciêntificamente tal fato? Não quero desmerecer aqueles que acreditam que a 'renavação do planeta'(uma vez que muitos passaram ilesos), mas profetizar é fácil, é legal, muito bom, mas quantos estudos e astrólogos previam o fim do mundo para anos de 1500 a 1600, que eu tenha lido umas 4, e todas elas com o mesmo fim, anarquia total, lojas saqueadas e etc. Acho que é valido o que os maias dizem quanto a 2012, o que devemos fazer é saber traduzir realmente o que eles querem falar, assim como a biblia hoje em dia é deturpada. Então senhores, gostaria que todos levem a sua vida na melhor forma possível, sem pensar em 2012, lembrem-se, assim como existe acertos existe erros.
Lukas Leitow
2007-12-14
18:37
Ninguem sabe na verdade quando o mundo vai acabar são só boatos!É fácil sai por aí dizendo que o mundo vai acabar tal di ou ano!Omundo pode acabar amanhã, podem lançar uma bomba atômica ou cair um meteoro inesperado na terra e todo mundo vai pro beleléu!Isso é só mídia!Pensem nisso!!!
Cleiton Parreiras
2007-12-18
11:05
Só fico triste porque não veremos a Copa do Mundo do Brasil em 2014, rsrsrs. Falando sério, já destruíram o mundo em várias profecias e estudos passados. Se ficarmos dando importância a este tipo de assunto e nos preocuparmos em excesso, uma coisa é certa...viveremos preocupados em morrer e morreremos sem termos vividos o bastante. Eu não me preocupo com isso...
Delcides Brogliato Engel
2007-12-24
02:07
O mundo só acaba para quem morre, mas se o homem continuar destruindo a natureza, poluindo o meio ambiente, destruindo a camada de ozônio, o mundo não vai suportar e morreremos pelo nosso próprio veneno. Infelizmente o homem é o animal mais burro do universo e se acha poderoso. As outras espécies de animal vivem em harmonia com a natureza, mas os homens não se entendem e brigam por poder, matando, roubando, destruindo e com isso todas as outras espécies também sofre as conseqüências da ação do homem.
Cleto Delgado de Souza Filho
2008-03-05
02:18
O documentário da NGC foi interessante, porém, como bem disseram outros foi deveras superficial. Porque não aprofundaram e discutiram os estudos dos Maias, estes sim não estavam dizendo baboseiras. Contudo, não sabemos o verdadeiro alcance da mensagem Maia, os estudos e a apresentação foram muito superficiais. Quem sabe, depois aparecerá algo mais crível ! Abraços, Cleto
Ruben
2008-03-25
01:24
Penso que este artigo, não passa de mais uma especulação entre muitas outras. Já vi muitos outros artigos que falam sobre o mesmo tema. Em relação ao fim do mundo e ao que o Homem etá a fazer ao planeta Terra, muitos falam que nós (Humanidade) estamos a destruir o mundo com a poluição entre outras coisas, e que mais cedo ou mais tarde vamos acabar por destruir completamente o mundo. Penso que em relação a esta questão, não temos certezas, mas como todos sabem, o planeta já sofreu várias alterações desde o nascimento do planeta, a hera dos dinossauros, a era glaciar, o aparecimento do Homem, etc... Durante todas estas heras o mundo foi-se alterando e adaptando-se, o Homem foi evoluindo, os animais foram-se extinguindo uns e nascendo outros. Como vêem isto é como um ciclo, em que por mais que desapareça ou morra alguma coisa, algo de novo surgirá. É como vêem, houve uma hera dos dinossauros, em que eles dominavam o planeta, e como se diz que eles desapareceram devido à queda de um meteoro, os dinossauros extinguíram-se por completo, não restando mais vida no planeta, mais tarde dando origem a novos seres que foram evoluindo e adaptando-se com o passar do tempo. Como vêem isto tudo é um ciclo em constante movimento. Voltando à questão da poluição, muitos estudos já comprovam que planeta se adaptará ao novo meio. Talvez o que origina dizermos que que a poluição matará o planeta, e que estamos a ter cada vez mais consequências com este facto, é que estamos a acelerar de mais, ou seja, estamos a mudar o ambiente muito depressa em relação à adaptação do planeta, por isso o que devemos fazer é reduzir o estamos fazer para nos adaptarmos mais rapidamente. Por isso penso que estamos numa má altura da vida, em que ainda não estamos adaptados o suficiente em relação ao ambiente e ao mundo, por isso mais cedo ou mais tarde acabaremos por voltar a ter um mundo melhor e a voltarmos a ter um planeta mais adaptado à situação em que se viverá, e é como disse é como um ciclo em que se nasce, vive e morre, e tudo volta de novo. Voltando ao tema de 2012, outra especulação que já vi, foi a de uma nuvem cósmica que destruirá a terra em 2014. Diz-se que esta nuvem que se encontra no espaço dissolve tudo o que se encontra na sua passagem, desde cometas, satélites, planetas, etc. Esta foi uma especulação que me chocou mais, digamos assim. Agora em relação a esta de 2012, é sempre mais uma teoria do fim do mundo entre muitas outras, mas em relação ao fim do mundo penso que nunca termos um certeza a 100% para dizer-mos como será. A nós, toda a humanidade, apenas nos cabe viver a vida e ir vivendo o presente e também prevendo o futuro para mais tarde estarmos preparados e evoluídos. Espero que todos não fiquem a pensar que o mundo acabará em tal dia ou ano, porque nunca se sabe o amanhã, vaiam vivendo a vida a cada dia que passa o melhor possível, porque a vida é bem de todos nós. O fim do mundo é incerto para todos nós. Obrigado e gozem todos bem a vida.
henrique
2008-04-15
16:53
EU acho q o fim do mundo é agora tanta coisa ruim acontecendo no msm tempo , o homem destruirá a terra e em seguida com ele msm.
João rodrigues
2008-05-08
15:03
As pessoas não sabem interpretar o lêm. oque se lê n deve ser interpretado á letra. Este fim do mundo a que a profecia se refere é apenas uma passagem, uma mudança da maentalidade das pessoas. o que é certo é que quando dámos um pontapé numa pedra e nos aleijamos, no outro dia já nao lhe vamos dar um pontapé. no ano 2012 á probabilidade de nos apercebermos do quanto mal está o nosso planeta pois vão haver nuitos desastres naturais, e aí vamos mudar o nosso pensar e passar a agir em harmonia com a natureza e com os outros.
Temos de lutar pela sobrevivencia do Homem assim como todas as civilizações lutaram, pois se a nossa espécie se extinguir é a mesma coisa que nunca tivesse mos existido.
A sério! tratem bem do planeta porque não é só v osso é de todos e de TUDO.....
Ana Carolina Fernandes
2008-06-15
01:25
eu penso que essas reportagens aí que vão publicando sobre o apocalipse, todas essas coisas relacionadas ao " fim do mundo ", na maioria das vezes é só pra dar medo nas pessoas e pra ganhar dinheiro também, mais na minha opinião nós Seres Humanos devemos viver o presente e não ficar pensando se em 2012 ou 2029 sejes qal ano que for, eu penso que nós temos que preservar o presente, assim contribuindo pra um futuro bem melhor!!!!
Carlos F. Oliveira
2008-06-26
11:21
Parece-me que alguns dos comentadores não perceberam que o artigo é uma simples análise a um documentário. Essa análise revela que a suposição de que o mundo acabará em 2012 não faz qualquer sentido. Fazendo uma análise lógica, racional, histórica, e científica, percebe-se que isto não passa de uma fantasia recorrente e ridícula.
Ciclos existem em todas as civilizações. Na nossa civilização, o dia 31 de Dezembro é o culminar de um ciclo. E não é por isso que o mundo acaba todos os anos e começa um novo mundo no dia 1 de Janeiro! Da mesma forma que não acabou no ano 2000 (para grande desconsolo de muitos seguidores de "profecias terríveis").
Da mesma forma, os Maias também tinham um ciclo, e, tal como no nosso, a seguir ao dia 21 de Dezembro (último dia para eles), virá o 22 de Dezembro (primeiro dia para eles).
Daí que o artigo acaba a dizer que em 2013 voltaremos ao assunto. Porque não faz sentido pensar-se o contrário. É irracional fantasiar-se que um simples ciclo contém "conotações secretas".
Olhemos para a ciência, que nos permite estar a ler este artigo online, e deixemo-nos de tretas.
GERARD B. JOSE
2008-06-26
15:09
Desde o tempo dos "dinossauros" até hoje, houve muitas mudanças climaticas na terra, e como o clima o homem também muda , ele vai se adaptando, mais vai chegar uma epoca que o clima vai vencer o homem, e ai sim vai ter o fim da humanidade e não o fim do mundo. Que pena que não vou estar vivo pra ver, eu so querio ver esses politicos que nao reagem contra o desmatamento e a poluição em massa, so pensam que são os donos do mundo, vão morrer a mingua.
Natasha Gomes - 13 anos
2008-09-16
19:57
Sim, um dia o isso irá acontecer, por isso não ligo muito e isso nao quer dizer que não me preocupe mas, nao podemos viver esses 4 anos só pensando nas catastofres que irão acontecer. Poderá acontecer isso agora, como amanhã ou daqui a 4 anos. ;x Fé em Deus :)
xxl
2008-09-17
03:42
a mudança no campo magnetico ja esta acontecendo
arildo
2009-01-09
17:44
(MT 24:3) - E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?
(MT 24:4) - E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
(MT 24:5) - Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
(MT 24:6) - E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
(MT 24:7) - Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
(MT 24:8) - Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
(MT 24:9) - Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
(MT 24:10) - Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
(MT 24:11) - E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
(MT 24:12) - E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
(MT 24:13) - Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
(MT 24:14) - E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
(MT 24:15) - Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;
Ramatís Reis
2009-06-24
18:51
"Tudo é necessário e tudo passa" Jair Tércio!

Acerca do Imutabilismo... estas são as Leis do Universo!
Carlos Amdor
2009-11-08
22:57
Prezado Carlos, somente para desabafar o que penso de seu artigo:
É, ao menos, tão pouco "científico" como os livros, documentãrios e outros inventos que circulam na internet. Sou um amante da verdade, e, quando leio algo, procuro confrontar com outras imformações, e assim, quando lí o artigo sobre o 2012, tentei me informar respeito a astronomía Maia, cultura, religião, etc. para confrontar com estas afirmações. Quando comecei ler o seu artigo, achei que encontraría um análise cinetífico ao respeito, tratando objetivamente o tema, tomando cada postulado esgrimido pelo/s autores das " profecías Maias", e sendo confrontado com a verdade, mais, o seus comentários são vagos, críticos e em definitiva, não se sabe o porqué a " teoría do fim do mundo" é falsa desde seu ponto de vista, não porque eu acredite nela, se não porque a verdade respeito da civilização Maia deve ser exposta objetivamente e com fatos arqueológicos, somente isso, ajudará a esclarecer a quens ingenuamente acreditam nestas " teorías". Em resumo, compartilho as suas opiniões, porêm, acho muito fraca a sua crítica, ela não é exposta com fundamentos e com fatos como devería se esperar de um cientista que analisa a realidade para chegar ao valor supremo: A VERDADE.
Sinceramente
Carlos Amdor
Paulo
2009-11-09
02:12
Espantoso! Não o artigo, que é muito bom e esclarecedor, nem o documentário, que não vi, mas que a maioria dos comentários, à semelhança de quaisquer outros comentários online, sobre qualquer tema, parecem ser da autoria de maluquinhos das conspirações, ou de pessoas que parece mal saberem ler.
Parabéns pelo excelente artigo!
Rodrigo
2009-11-12
19:01
para acreditar nestas "profetizaçoes" e preciso ser maluquinho pois sabe-se que o o sol tem 15.0000 de anos e dp de morto inda ira transmitir luz durante 20 anos...por ixo penso que ai o mundo acaba devido a propria destruiçao da nossa estrela, a nao ser que aconteca algo catastrofico na Terra...Um Abraço
Carlos F. Oliveira
2009-11-13
21:07
Um artigo mais detalhado, sobre o mesmo tema, e pelo mesmo autor, pode ser encontrado aqui:
astropt.org/blog/2008/08/22/2012/
davi
2009-11-15
15:52
o que temos que entender é que o mundo esta proximo de algo .alo que mudara tudo para os que creem e os que não creem pois nada é para sempre seja em 2012 ou em 2030 um dia teremos que ver algo revelar pois jé se perguntou sobre jesus ,deus,mumias,epirito,a vida no espaço ,tudo isso tem um fator
MarcosDavid
2009-11-15
15:53
Como ficarão as pessoas que acreditaram em tudo sobre o dia 21/12/12, se estas mesmas pessoas estiverem vivas no dia 25/12/12?
Provavelmente deixarão de serem tolas de uma vez por todas.
Victor Lopes
2009-11-16
20:50
Axo que tudo tem que ser o que tem que ser, pois pode ser que o fim do mundo seja nesse dia, mas pode ser que não. imagine só você em 2012 vendo o mundo destruindo, consertesa você ira lembra do seu artigo, e até falar,
poxa eu estava errado enquanto a isso é não percebi e ai você morrer como todos nós, ou pode ser que não aconteça 0 fim do mundo e você debochar das pessoas que acreditam nisso e dizer que estava certo o tempo todo.

mais só uma coisa para te dizer. O nosso pensamento tem poderes que nem imaginamos, por isso algumas profecias foram realizara, pois foi pela força do pensamento.

Abraços e belo artigo carlos oliveira!

espero poder trocar ideias contigo. meu email é
victor.driver2@hotmail.com
susana
2009-11-27
22:44
na minha opinião o mundo acaba só pra quem morre!
adoraria saber quem foi a inteligencia rara que saiu com essa história doida.....
sou uma pessoa que tenho muitos sonhos com passagens biblica e num desses sonhos quando eu tinha 17 anos ví a chegada de jesus cristo,na terra e só depois de algum tempo que percebi que aquilo que eu tinha visto estava escrito na bíblia,mais acredito que não vai ser agora.
alysom souza
2009-12-07
21:43
Espantoso! Não o artigo, que é muito bom e esclarecedor, nem o documentário, que não vi, mas que a maioria dos comentários, à semelhança de quaisquer outros comentários online, sobre qualquer tema, parecem ser da autoria de maluquinhos das conspirações, ou de pessoas que parece mal saberem ler.
Parabéns pelo excelente artigo!

chicago_pcp@hotmail.com
para troca ideia
JOEL
2009-12-08
04:50
PARABÉNS !
Luiz Carlos Lima
2009-12-08
22:04
Acabei de voltar do cinema onde assisti 2012, muintas das profecias de Nostradamus não se concretizaram, porque o homem tem o ¨¨PODER¨de mudar o destino, valeu
Raphael
2009-12-09
16:40
Bem , eu acho que isso tudo de 2012 acabar o mundo pode não ser do jeito que estamos vendo , com desastres naturais mas sim uma mudança em termos de conceito sobre o pensamento das pessoas , ou de algum outro jeito , mas nós não podemos ficar afirmando com toda a certeza que o mundo irá acabar em 2012. O calendário maia prevê uma grande mudança mas não diz que tipo de mudança será , pode ser uma mudança física , como uma remodelagem no planeta causando tsunamis , terremotos e etc , ou pode ser uma mudança simplesmente como posso dizer ... espiritual, bem mas isso nós vamos ter que esperar pra ver.
Obrigado pelo artigo.
Andre Caggiano
2009-12-10
08:22
Bom,meu comentário é simples,este artigo muito bem redigido,um dos assuntos mais discutidos no mundo todo,acho que deveriamos parar de pensar se vai acabar ou não,e sim nos transformar,melhorarmos em todos os quesitos,temos que evoluir como seres humanos,ter mais bondade e respeito uns com os outros,pra que se realmente isso acontecer estejamos muito satisfeitos com nós mesmos,e se sobrevivermos a esta mudança ou não,estejamos cada vez mais unidos e com a consciencia livre de qualquer maldade.Para que tenhamos uma nova era mais inteligente e com mais amor por tudo e todos,do que temos e somos hoje!Obrigado e Parabéns pelo artigo!

obs: meu e-mail é andrewcaggiano@hotmail.com, não só para o autor mas para qualquer um que queira conversar sobre estes e outros assuntos,grato).

Andre Caggiano.
Maria Lúcia
2009-12-11
20:49
Maria Lúcia - Tudo muda ,tudo se transforma assim foi e sempre será. O mundo é belo, a vida é bela. Viva a vida e não simplesmente passe pela vida!Preocupar jamais!
Diogo Mendes (16 anos)
2009-12-11
21:31
Eu penso que algo catastrófico irá acontecer, seria muita coincidência depois de tanta previsão (inclusivé a dos Maias, que no meu ponto de vista é a mais acertada), algo significativo não acontecer.
As mudanças nos campos magnéticos irão provocar alterações catastróficas no nosso clima, habitat, e de forma mais generalizada alterarão o "mundo" como o vemos hoje em dia.
Penso que a humanidade em si não terá um fim exacto, estou convicto que grande parte da população mundial poderá vir a ser extinta, mas é apenas a opinião de um jovem de 16 anos. Parabéns pelo excelente artigo.
Nacib
2009-12-12
00:56
Os apocalipticos prevendo o fim do mundo sempre existiram. faz parte das neuras humanas.
leandra
2009-12-12
18:30
eu acho que o mundo nunca pode acabar.
a humanidade é que pode morre
Renato Romão
2009-12-12
23:04
É apenas uma questão de tempo. Em 2012 ou mais tarde, vai acontecer. É inivitável, a natureza assim dita, é o ciclo. A Terra ao longo da sua vida alternou os polos, é um facto comprovado cientificamente. Quem pensa o contrário está enganado. Antes de elaborarem uma opinião estudem o tema. Nós humanos não somos nada neste imenso universo. A religião mente sobre a evolução do homem, sobre a nossa natureza. O cristianismo diz que nós só existimos há 7000 anos, Tihuanaco na Bolivia tem no minimo 12000 anos, sabiam?
Vejam o documentário no Youtube "a busca por atlântida", ao menos ficam a saber mais alguma coisa. Já ouviram falar na arqueologia proibida?
Os ciclos existem em tudo que nos rodeia.
Marcos
2009-12-13
02:38
O mundo acabou diversas vezes e todos os profetas da epoca diizam ter acertado. Vejamos algo bem recente: O mundo acabaria na passagem do cometa Haley (fiquei dias olhando para o céu...), depois na passagem para o ano 2000 (ainda estamos aqui) agora 2012 e depois? O que virá? Uma nova gripe? Um asteroide? OVINs? Sei não mas, acho que vejo vocês na copa de 2014...hehehehe!!
Luis
2009-12-13
14:06
engraçado como ja se dizia que o mundo ia acabar em 2000. E curioso que de tempos em tempos va se dizendo e desta que o mundo vai acabar e ficamos todos na expectativa sera desta? Mas 2000 tinha uma razao propria de ser mas entao e 2012? Nao vejo o porque de se ter escolhido essa data 21 de dezembro de 2012 . Verifiquei o meu livro de geologia e encontrei isto: "O campo magnético terrestre muda os seus polos Norte e Sul, em intervalos de tempos irregulares( 4 a 5 vezes por milhão de anos), sendo que a causa destas inversões permanece ainda incerta. Alguns investigadores admitem a hipótese de algumas destas inversões terem originad perturbações geológicas na fronteira entre o manto e o núcle, as quais terão desencadeado uma intensa acividade vulcânica, originando imponentes derrames de lava na superfície terrestre responsáveis pela extinção de muitas espécies" Este fenómeno acontece 4 a 5 vezes por milhão de ano será que 2012 está relacionado com este facto?
Bruno de Souza
2009-12-13
15:11
Achei o artigo bem realista e interessante...
Acho que no ponto de vista do Calendário Maia, se o homem ficou sabendo que algo ctastrófico possa ocorrer nesta data, o proprio homem pode causar esse algo catastrófico, não dependendo de fenômenos da natureza pra isso. Ou seja que de tanto evitar algo catastrófico, causará um.
mary
2009-12-14
00:29
Assisti 2012 a alguns dias e achei bastante interessante...acho que esse filme tambem pode servir de alerta para os problemas ambientais q estamos sofrendo hoje.
Armando José
2009-12-14
04:28
Eu creio que a teoria do fim do mundo em 2012 está mal interpretada.Vejamos os Maias por exemplo, com todas as suas profecias, será que as estamos a interpretar da melhor forma?Creio que o que eles no quiseram dizer foi que existirá o culminar de um ciclo,e talvez algo vá acontecer,mas pode ser muita coisa, a mentalidade humana mudada,mas nao quer dizer que seja naquele dia...Vejamos, nós ja estamos a enfrentar uma mudança, a mudança do clima mundial!!!Nós estamos a espetar um prego no coração do planeta a cada dia que passa,não são necessários vulcões, tsunamis ou tremores de terra,nós somos a nossa própria destruição...Em relação ao filme e documentarios acho muito pouco provavel que aconteca algo de tão forte como todos esses cataclismos...Acredito que possamos ficar sem comunicações por algumas horas devido ao magnetismo, mas pouco mais...E lembrem-se o medo vende,as profecias vendem...O filme "2012" está a ser sucesso de bilheteiras e está a facturar milhões...Não é á toa...Voltaremos ao assunto em 2013,parabéns pelo excelente artigo ;)
mancha verde
2009-12-15
16:34
como eu ja disse em 2014 acontecerá o Centenario da Sociedade Esportiva Palmeiras.. e Deus nao vai querer perder essa festa! entao fiquem tranquilos q vc vão ver o Verdão campeao do Mundo em 2014!
DiêGo Morais estudante de química
2009-12-15
17:51
Gostei muito do artigo, há sempre uma imposição de opinião da parte de autores, devemos tirar nossas próprias conclusões. A capacidade humana vai muito longe, acredito que podemos mudar nosso modo de vida antes que causemos nos mesmos a extinção da raça humana. Há muita coisa escondida no mundo, e tudo tem um fundo de verdade, acredito que será o início de uma nova era e não o fim do mundo ou de nossa espécie.
luiz felipe goulart
2009-12-15
21:31
nao eu nao acho que vai acbar nao porque em 200 ia acabar e nao acabo em 2009 ia acabar e nao acobo vs inventao isso soh pra ganhar dinheito e se aproveitar dos outros eu soh tenho 13 anos gente nao acreditem nao e mentira
sandra
2009-12-16
00:21
Achei o presente artigo muito interessante..e tenho como ponto de vista que muitas pessoas não temen, mesmo com tantas especulações as pessoas zombam diante das situações..primeiro o mundo ia acabar em 2000 agora em 2012, acredito sim que o mundo vai acabar que pode ser depois de 2012 com tanta destruição..acho que o mundo pode acabar com diversos vulções em erupção, várias tsunamis, lugares caindo ao nada. O homen destruíu com o planeta com tanta desmatação,um dia vamos ficar sem ar puro, muitos predios de luxo feitos em lugares indeviduos destruindo com a natureza..Acredito sim que um dia vai haver uma reação da natureza as geleiras já estão derretendo muito rapido..e acredito também que mais nada pode ser feito..Mas antes da destruição da terra acredito sim que muitas pessoas vão morrer, vão lutar pela sobrevivência que vai faltar água potável e comida..acho que isso tudo vai acabar do mesmo jeito que começou...e aos que não acreditam só é para pra pensar o como o mundo já ta mudando .. o que a natureza já está provocando quando inundas cidades, com a seca no sertão..
catharina
2009-12-16
02:12
pessoal,vamos pensar possitivo,ha alguns anos atras,aconteceu a mesma coisa,profetas anunciaram o fim do mundo,e naum aconteceu nada,naum sei se isso e verdade,mas,o melhor e rezar para q isso nunca aconteca,e visitar parentes q naum vemos a muito tempo e dar-lhe um adeus e um boa sorte,naum sei se isso vai acontecer,mais de uma coisa estou certa,nos nunca estamos sozinhos
José Claudio de Paula
2009-12-16
11:19
Quando era bem jovem fez sucesso um filme chamado "As profecias de Nostradamus"... entre as previsões anunciadas na película, estava a de que o mundo acabaria em 1999... já estamos dez anos à frente... e o mundo não acabou... pelo menos ainda não.
Cumprimentos pelo texto. Muito claro e esclarecedor. Saudações!
leandro
2009-12-16
13:50
o mundo nunca ira acabar
vai acabar para as pessoas que morrem
Marina Elisabeth
2009-12-16
14:45
Bem... o fim do mundo não é exatamente aquilo que eu estava pedindo de aniverssario já que farei 18 anos em 21 de Dezembro de 2012.
Guilherme
2009-12-16
16:02
de acordo com meu ponto de vista esta ideia de que o mundo vai acabar em 21/12/2012 é fantasia,podem ver quantos milhões ja ganharam com essa ideiam,foi como falaram que o mundo iria acabar em 2000,ainda estamos aqui.
Agora pensem,se o mundo acabar em 2012,como vamos ver a copa?Afinal,todos um dia irão morrer,pode ser jovem ou velho.
do jeito que o mundo esta realmente isto ira acontecer um dia,não se sabe como mas vai.
E quanto aos maias,quem pode garantir se é tudo isso mesmo que pode acontecer,e se acontecer algo bom ao inves de ruim,vivam o dia de hoje e deixem o amanha para amanha,porem não se sabe se o mundo vai acabar amanha,aproveitem enquanto não acaba para dizer a todos que voce ama o quanto voce os ama,pois ninguem sabe oque o destino esta guardando para o amanha.
josé pinto da silva
2009-12-16
18:23
vão tomar no cú mentirosos
Octavio
2009-12-16
23:42
Nimguem disse que o mundo ia acabar mas sim sofrer mudanças radicais como por exemplo os continentes se juntarem outra vez (e formarem a pangeia) mas tambem nao se sabe se estas mudanças irao ocorrer e 2012 ou daqui a 300 anos.É como saber se o diluvio de que a Biblia fala foi provocado por Deus ou se foi provocado pelo alinhamento dos planetas é uma duvida que vai permanecer para sempre ...
Giovani
2009-12-17
01:21
Acho que o mundo já esta acabado! Se acabar mais um pouco será uma mera coincidência!!
FABSON DEPAULA
2009-12-17
14:04
SE OFIM DO MUNDO OCORRERÁ EM 21/12/2012 REALMENTE NAO SE SABE AINDA. MAIS APOSTO QUE TODOS AO MENOS FICARAM INTRIGADOS COMO QUE UM POVO QUE EXISTIU NUMA EPOCA SEM RECURSO TECNOLOGICO FAZ UMA AFIRMAÇAO DE ALINHAMENTO SOLAR QUE E SUSTENTA ATE PELOS CIENTISTAS DE HOJE. ESPERAMOS QUE SEJE UM ERRO TOPOGRAFICO DOS MAIAS. E QUE POSSAMOS MAIS UMA VEZ METER O FERRO NOS ARGENTINOS NA COPA.
Janielson
2009-12-17
21:42
Muito bom esse artigo
gostei do último parágrafo...2013.
Será mesmo q ele nos espera? :0
Vanessa Ramalho
2009-12-17
22:31
A vida em todos os aspectos,é um ciclo.Vivemos em constante aprendizagem,uns aprende por bem,outros precisam d 1tempo maior p/aprender,mas tudo tem 1 fundamento,1 razão.Todo ser vivo qchegou no seu apse de aprendizagem,de mutação,de aperfeiçoamento,em determinado tempo foi se exterminando,assim como estamos fazendo conosco ,estamos sendo predadores d tudo q achamos ter,pois tudo o q envolve esse mundo ñ é nosso,apenas foi emprestado p/nos aperfeiçoarmos +,p/tirar algo d bom,mas como devolve-mos???deixo a cada 1 responder com sua própria consciência em todos os aspestos.REFLITAM.
Thamara Sarpi
2009-12-17
23:11
eu acredito sim, e extamente isso! nao vai acabar mas vai haver uma mudança muito significativa sim. aliás acho que todos ja perceberam que a muito tempo já andam tendo acontecimentos nunca vistos em alguns lugares. e aquecimento global como está cada vez mais grave contribui muito! os profetas de antigamente podem nao ter acertado o fim do mundo antes, em 2000 por exemplo. mas pára, vamos combinar que hoje em dia o mundo ja tem muito mais recursos naturais contribuindo pra que essa mudança aconteça
Ana Carla Lopes
2009-12-18
01:28
Li isso e estou assustada,não quero perde minha familia nem avida desse jeito...Mas se isso for verdade então a religião católica se contradiz,será que existe Deus...?
Luciano Costa
2009-12-18
02:28
Bem, pelo meu ponto de vista, devemos analisar todas as situações e nos conscientizar-mos, pois o mundo esta sendo destruído sim, e a cada dia que passa mais e mais catástrofes ambientais estão acontecendo, por isso todas essas noticias, todos esses acontecimentos, toda essa revolução sobre esse assunto, fica de alerta sobre o "FIM DO MUNDO".
jorge
2009-12-18
14:48
Pensando bem, quem aposta numa data para o fim do mundo por mais equaçoes que tenha feito e o resultado seja sempre esse conclusivo 21 de dezembro de 2012, é melhor ir para o casino e aplicar esses conhecimentos de previsoes para numeros ou neste caso datas precisas. Respeito a cultura maia e os seus conhecimentos mas eles esqueceram-se ou marginalizaram um conhecimento muito importante. Nao se pode dizer que o mundo vai acabar num dia determinado e nao referir o porque, o motivo nao faz sentido dizer que um acontecimento vai ocorrer sem saber qual é esse acontecimento em especifico, é logica de leigo quanto a previsoes.
Pois bem vou dar-vos a minha opiniao baseada na minha esperiencia de vida e em como eu interpreto o mundo. Todo o acontecimento idealizado pela mente humana ja existe fisicamente, pois eu estou a sugerir que os nossos pensamentos tem digamos um corpo fisico que pode ser materializadode alguma forma, isto significa que o e ofacto de andarem estas cabeçinhas loucas a pensar no fim, esse fim acabar por fazer o favor de aparecer, vejamos, Nos ser humano o que temos de mais importante enquanto especie, os nossos filhos,a nossa prole. mas vivemos der uma forma completamente antagonica com esta verdade, se formos conscientes verificamos que os educadores professore amigos passam mais tempo com eles do que nós mesmos nao usufruimos do verdadeiro interesse que é educar um ser humano com o nosso amor, e meus amigos o tempo que passsamos com os nossos filhos esta intrinsicamente ligado com a qualidade que proporcionamos a essa educaçao. Meus caros estamos alianados do nosso maior proposito. Esse para min é o fim do mundo chego a casa estafado sem paciencia para os meus filhos eles chegam cansados depois do frenezim que é estar no mundo das crianças e adulescentes materialistas prototipos de publicidade, a viver uma vida de constante busca pela ostentisidade juvenil ser o mais cool in (integrado). ser nos propios em crianças e adulescentes é impossivel procuramos sempre uma imagem uma referencia para nos adaptarmos. tornamo-nos adultos iguas aos de hoje preocupados com o stutus e etc.... Ja estamos no fim do mundo, ele ja chegou ao fim somos numeros consumidores mecanismos para suportar esta sociadade e por fim esquecemos quem somos passamos para um quatidano de trabalho para dar a nossos filhos o que eles pensam que faz falta e que tambem pensava. Mas na realidade nao preciso de metade das coisas que compro se o meu dia tem 24 eu vivo uma hora por dia o resto sou uma maquina a trabalhar para me integrar a mim e aos meus.
Érik farias
2009-12-18
22:36
acho q definir uma data exata para o fim do mundo, eh meio surreal, oras, oq tem aver o alinhamento dos planetas com uma grande mudança no universo?
muitas coisas estao acontecendo no nosso planeta, como o desmatamento, guerras, poluiçao, enfim, mas se somos um pequeno ponto no universo, isso nao afetaria o mundo inteiro a ponto de causar um grande fim. pelomenos para o nosso limitado raciocínio é assim. os seres huamanos, usam apenas 10% do cerebro, qem sabe se expandir-mos nossa capacidade mental poderemos entender "o fim do mundo" e entao compreender o verdadeiro significado de fim de mundo. oqe gera esse grande desentendimento entre os dois lados (os q defendem e os q nao defendem a chegada do fim) é tao pequeno q custamos a nos dar conta. as pessoas q ficam em duvida sobre o fim, tem essa duvida pq ficam divididas entre os principios religiosos e os principios cientificos. os q tem certeza do fim estao mais ligados aos principios religiosos, logo os q tem certeza d q o fim nao existirá, estao mais ligados aos principios cientificos. o grande X da qestao é q 99,9% das pessoas estao mais ligadas aos pricipios religiosos, o outro 0,1 das pessoas sao as grandes industrias cinematograficas e outros meios de comunicaçao q como possuem um maior "poder", conseguem exercer maior influência sobre os outros 99,9%. estamos associando o fim com uma grande destruiçao, mas e se o fim do mundo for apenas mais um processo de evoluçao das especies, podemos citar por exemplo o aumento dos nossos entendimentos sobre o universo, e finalmente compreender q nao estamos sosinhos no universo. e se tudo isso for um jogo? se somos apena brinqedos nas maos de outros seres superiores, q apenas nos testam para qdo evoluir-mos. se for assim, esse pode ser o grande fim do mundo. viram como uma peqena mudança de pensamentos pode mudar completamente o sentido das coisas?
Renato Romão
2009-12-18
23:31
Penso que nem todos estão a perceber a mensagem que os Maias nos deixaram. O Sr. Carlos Oliveira autor do artigo, não aprofundou o tema da melhor forma. Em vez de se ter focado na orbita da terra e do sistema solar, focou essencialmente nas profecias que são mencionadas no documentário, que a meu ver o C. Oliveira tem toda a razão, são meras profecias. Temos sim de ter em conta as orbitas existentes no nosso sistema solar. É um facto cientificamente provado que o Sol e a Terra irão estar alinhados com o centro do nosso sistema solar. Consequências... ninguem sabe, no minimo teremos uma ausência dos nossos aparelhos electricos devido aos ventos solares e ao seu magnetismo, teoria esta comprovada pelo cientista Japonês altamente conceituado do seu nome KaKo. Tudo o resto é especulação, ninguem sabe ao certo o que irá passar-se, apenas a mensagem dos Maias e do I-Chin que diz, na data de 21-12-2012 irá iniciar-se um novo ciclo na vida da Terra, devido ao alinhamento no nosso Sistema Solar, apenas isto.
Nada tem haver connosco humanos, volto a repetir, nós não somos nada neste imenso universo.
Já era bom que em 2012, a mentalidade das pessoas mudasse, deixassem de pensar apenas nelas próprias e apenas no seu conforto.
Não se esqueçam do segnificado do legado, como foi a mensagem transmitida pelos Maias. Os nossos filhos e netos irão achar-nos uns burros e egoistas, por não pensarmos no futuro e concentrar-mos apenas nas questões monetárias.
Um bom 2013 para todos.
Marco_brito
2009-12-19
00:35
Mas é claro que faz sentido, tu tambem sabes que um dia irás morrer, mas tambem nao consegues dizer qual a razao...
Existem varias posibilidades, pode-se morrer de doença, atropelado, suicidio, homicidio,etc
daniel
2009-12-19
11:40
este filme e mesmo fixe mas eu n aqueredito que ira aconteser
Marcio Andre Jost
2009-12-19
13:21
Este eh um assunto muito interessante apos uma crise global.

Nao existe incentivo maior para gastarmos nossas reservas do que falar que vamos morrer amanha.

Pra mim isto eh puro interesse economico.

Relaxem o coracao e vivam em quanto estao vivos.
fabiano
2009-12-19
14:43
luis comentou de um livro:
"O campo magnético terrestre muda os seus polos Norte e Sul, em intervalos de tempos irregulares( 4 a 5 vezes por milhão de anos), sendo que a causa destas inversões permanece ainda incerta. Alguns investigadores admitem a hipótese de algumas destas inversões terem originad perturbações geológicas na fronteira entre o manto e o núcle, as quais terão desencadeado uma intensa acividade vulcânica, originando imponentes derrames de lava na superfície terrestre responsáveis pela extinção de muitas espécies" já percebeu o tanto de erupções que estão ocorrendo e terremotos ?
Iran Herlanderson
2009-12-19
17:38
De maneira menos romantizada. o "fim do mundo" caracteriza-se pelo conjunto de transformações (principalmente climáticas) que, atreladas aos acontecimentos físicos e ciclos naturais do Universo, mistura-se entre profecias evidenciando um fato que já sabemos que é inevitável.
Vanessa
2009-12-19
20:34
A morte não me assunta só me assusta a forma de morrer por exemplo esta!!
É os nosso destino, não podemos fazer nada.
Niguem quer morrer, axo eu!!
Natalia
2009-12-20
02:41
Olha, vi o filme 2012 e não pensei que a situação estava do jeito que está. Se for parar pra ver, o mundo ja está se acabando ou melhor, nós, seres humanos que estamos acabando com ele. Se tentarmos mudar daqui pra frente, talvez conseguiremos adiar esse tal dia que será o fim do mundo, mas se continuarmos poluindo e desmatando com tal intensidade, será o fim do mundo mesmo. E daí, os que sobreviverem pra contar história (se sobreviverem) irão dizer que foi por causa do alinhamento dos planetas, coisa que estará comprovaodo que é mentira. O ser humano é egoísta e não tem a coragem de admitir que somos NÓS que estamos acabando com o planeta Terra. Muitos, não percebem o mal que estão fazendo pra sobrevivência de uma espécie marítma por exemplo, porque talvez não acompanham a fotossíntese que provoca e que destrói. Ou até mesmo, não percebe o mal que está fazendo a si próprio, nesse mundo consumista e ignorante em que vive! Se cada um que for ver o filme 2012, pensar como muitos estão pensando agora e que ja mudaram sua idéia sobre a Terra e sua situação, poderá mudar também o mundo, e impedir o seu fim!
PENSEM NISSO
João Santos
2009-12-20
21:59
lol, muito bem explicado sim senhor. eu quando era mais pequeno tinha sonhos e muitas vezes pistas quando estava com os meus pais na rua e assim, que ia morrer aos 12 anos...

vou fazer 14 e ainda estou aqui xD

ha muitas coincidencias e certas pessoas tentam lucrar com elas
Carlos
2009-12-20
22:36
Abro meu comentário com uma estranha mensagem.
"Em 2.000 chegarás de 2.000 não passarás". Refére-se a um trecho bíblico que causou pánico, uma ou outra ocorrência de suícidio coletivo ao redor do planeta terra, na virada do ano de 1.999 a 2.000, tudo isso ocorrendo antes da virada do século ou milêno, o que de fato ocorreu na virada de 2.000 para 2.001, segundo nosso atual calendário ou forma de contar o tempo.
É fato como tudo no universo tem um tempo de vida "útil" seja lá o que for, nada é eterno, tudo é transitório ou passageiro, para químicos, "nada se perde, tudo se transforma".
Estamos sim próximos a um grande colápso terreno, talvez com a simples destruição do nosso planeta ou algo mais grave como o desaparecimento de todo nosso sistema solar.
Mas tentar advinhar, prever uma data exata e pré-fixada para tal acontecimento é mera expeculação e expeculação essa sabemos estar fundamentada não na proximidade da destruição humana, expeculação sim com intenção de "encobrir" outros acontecimentos que realmente andam ocorrendo, crises econômicas, energéticas, de abastecimento em todas as suas áreas (água, comida..), há insinuações por exemplo que em 2.035 não existirá grandes fontes de água potável no globo terrestre que consigam sustentar a existência de todos nós.
Não creio na destruição rápida e "indolor" da humanidade, acredito que a data de 21/12/2012 marcará sim o INÍCIO do FÍM de nossa existência com fome, peste, guerras e grandes catástrofes naturais ainda maiores das que presenciamos nos últimos séculos.
Tudo na vida tem um custo, seja este qual for.
Daniela M.
2009-12-20
23:29
Todas as pessoas criticam, dizem que nao acreditam, mas no fundo do fundo, todos têm medo dessas tais mudanças! Sinceramente, acho que os Maias nao iam estar a referir uma data tao precisa como aquela! Eu acredito nas profecias, quantas mais, mais certas são! A nós, so nos resta aguardar por essa data. Sao mudanças que nao podemos evitar, fazem parte do ciclo natural, a unica coisa que podemos fazer é prevenir e assegurar que nada acontece ás especies existentes na Terra. Agora, nao se ponham com aquela mentalidade de humanos suburbanos, de paises desenvolvidos, que pensam que o mundo é todo nosso! Se esta para acontecer, respeitem os que acreditam e nao façam troça dos que confiam nas profecias. Carlos Oliveiro, acho o seu post bastante bom, alias nem sabia das profecias do I-ching, desconhecia esse profeta.
Daniela M.
2009-12-20
23:33
Respondendo a um comentario da Ana Lopes, o que Deus tem a ver com este acontecimento? Só porque os humanos tem medo de morrer, já pensam que Deus nao existe. Que eu saiba, acontecimentos bons ou maus, servem de lição para muitos.. Deus nao vai proibir o decorrer de acontecimentos da natureza, só porque nós temos medo!!!
Mario
2009-12-21
02:44
Bom o caso e simples de discutir..Se eles tinhan a capacidade de prever o futuro como 2012 ,porque não preveram sua instinção e se resquardaram..infelizmente..tudo e vitrine comercial e politico..
Florence
2009-12-21
11:56
Bom para mim não sei mais o certo se se pode acreditar nas profecias ou não.Mas a verdade è que o mundo está acabar.As mudanças têm se verficado a cada tempo que passa devido as avançadas tecnológicas. O imporatante neste caso è concentrar as nossas atenções para combater as mudanças climáticas,isso precisa a nossa especial atenção.um abraço a todos que viram este comentário.Obrigado
Lucas
2009-12-21
13:31
espero que 2012 seja somente um filme,e não uma realidade.
adão rocha
2009-12-21
14:29
O fim do mundo chega para o que morre.
Rarianne
2009-12-21
18:24
- acho que as pessoas deviam parar de se preocupar tanto com isso, e se preocupar mais em ajudar. Acho que se acabar o mundo em 2012, isso vai ser uma consequência do que os homens estão procurando, se cada um fizesse sua parte para diminuir o aquecimento global, não teria tanto com o que se preocupar, mas as pessoas cada vez mais se descuidam, e quando perceberem será tarde demais. O mundo pode não acabar em 2012, mas se continuar assim, logo isso irá acontecer !
Leandro Cullen
2009-12-21
20:02
O mundo não vai acabar e sim a população. O próprio homem está destruindo o planeta em que vive.
Pedro Lago
2009-12-22
00:05
Acredito que com o aquecimento global e o decongelamento das calotas a agua sera distribuida pelos oceanos aumentando a pressão sobre a crosta terrestre e isso sim com certeza ira desequilibrar toda a estrutura do planeta fazendo com que vulcões e terremotos venham a acontecer com maior frequencia e pode ser ai que o bicho vai pegar
Samanta
2009-12-22
00:37
bom esse fato de o mundo acabar em 2012,pode ate ser algo verdadeiro!Mas se vc esta cm medo,pare de prejudicar o nosso mundo,se vc quiser viver mais!Eu posso ate estar cm medo,mas eu naum esotu prejudicando uma coisaa que eu amo,pois eu amo viver!!Bom é isso que eu tenho pra diser!!!Saibam que eu tbm estou cm medo!!!
Beijo e um grande abraço para quem ler essi comentario!!!
Guido N Lopes
2009-12-22
01:24
Por certo que tudo que teve um início terá inexoravelmente um fim. Esse princípio é aplicado a mim, a você que lê meus comentários e ao Planeta Terra também. Se será em 21/12/2012 ou em outra data não deve ter tanta importância, se considerarmos como foco principal o objetivo da existência como humano. Digo, há um propósito na existência humana e como tal o fundamental é realizar esse objetivo, e se possível em tempo hábil. Devemos ser verdadeiramente humanos, dotados de valores, no drama da existência humana. Um forte abraço do Guido N Lopes.
Kazuo (Brasil)
2009-12-22
01:32
Acho que deveríamos mudar o termo "AQUECIMENTO GLOBAL" por "ESQUECIMENTO GLOBAL", visto que é assim que a maioria dos humanos vêm tratando este nosso lindo Planeta Azul...
Sandi Sena
2009-12-22
02:05
Comentei sobre o assunto com a nha prof sobre o calendario dos maias e ela disse me q o calendario dos maias vai so ate 2012 devido eles serem invadidos pelos espanhois e não continuaram o calendario.
mafalda
2009-12-22
12:30
acho que não era bom que o mundo acabasse em 2012
Patrícia Simone
2009-12-22
14:31
Bem é certo que alguns acontecimentos se tornem realidade, acredito que por coincidencia. Más também é fato e veridico que o mundo está sendo destruído, e por nós mesmos, haja a vê as catastrofes que andam acontecendo pelo mundo capitalista. Acredito e tenho fé que tudo vai ser resolvido, pena que precisamos ficar num momento tão critico para tomar soluções.
ana carolina
2009-12-22
21:32
eu acho que o mundo nao acabara em 2012 pq nimguem pode adivinhar se o mundo vai acabar
Diana Nunes
2009-12-23
17:58
Não existirá data prevista, só nós resta a esperança, pois não podemos vir cá com preocupações, realmente só nós apercebemos que fizemos mal, quando falta pouco para acabar, devia-mos para para pensar, o mundo só vai acabar não só por causa do alinhamento dos planetas em volta do sol, mas sim também alguma culpa do ser humano, nós não nascemos apenas só para viver, acho que devemos ter a bondade de cuidar do que nos pertence.
Sim, tenho a certeza que tudo tem um início e um fim, mas se cuidasse-mos do nosso mundo, haveria mais tempo de vida.
"Um dia, estava sentada em cima de uma rocha e disse: "Achas que vale a pena continuar a viver, depois de uma desilusão tão grande como esta?"
Ouve-me o alguém que me disse: " Sim, minha filha, tu és um ser humano, foste feito para nascer e viver, sofrer e amar, se não amares o que tens, como sofres no futuro? " Não é tarde para remendiar os nossos erros, todos somos capazes tem é de haver força de vontade, confiança e luta, se quisermos viver, temos de fazer pela vida, nada caí de bandeja saí da nossa dedicação e da nossa atitude"
Com estas palavras pensei, em que todos podia-mos fazer alguma coisa, independentemente ser tarde ou cedo, ainda é tempo.
"Não estragues o que é teu, somos todos internos irmãos, pois o que é teu, poderá ser de todos"

tenho 14 anos.
Pâmela
2009-12-24
16:03
pois é enquanto ficamos com medo ai que mundo vai acabar o diretor do filme 2012 está lucrando bastante sabemos que tudo tem um começo meio e fim para muitos esse é só o começo e para outros já está no fim.Mas pensando bem o mundo já não era pra ter acabado em 2000 pois bem já sobrevivemos a tantas coisas violência mesmo nem se fala a cada dia que passa acontece uma coisa pior do que a outra cada absurdo que vemos na televisão nos jornais penso eu que se cada um fizer a sua parte no jogando lixo no chão(mesmo se for um papel de bala),não disperissar água o mundo ficaria melhor pra nós mesmo e também na minha opinião não é só pra nós é para nossos filhos
Adnir
2009-12-24
20:24
Sobre o comentário do Sr. Carlos diz que está na Bíblia "Em 2.000 chegarás de 2.000 não passarás". Gostaria de solicitar que ele Lê-se a Biblia primeiro antes de
dizer algo que não sabe.
Eu já li toda a Bíblia e nela não existe essa afirmação.
Pedro Reis
2009-12-25
21:57
Tudo tem um fim e acho que se olharmos bem para o que tem acontecido no mundo , e em portugal , neves ,chuvas fortes e no resto da europa tambem neves, chuvas, tufoes etc isto pode ser o começo do fim do planeta Terra.
e acho que o protolo de Quioto ja vem tarde .
Paulo Roberto
2009-12-26
19:05
Enquanto nos mantivermos aprisionados aos dogmas terrestres, continuaremos a ser mesquinhos, egoístas e afogados em nossa mediocridade.
Previsões são uma das formas de controle do homem, assim como as diversas religiões e a ditadura do capital.
Renato
2009-12-26
21:01
Acho que o mundo tem um prazo de validade e este esta próximo do fim com todo este exageiro industrial e degradação do meio ambiente , e agora estão colocando a culpa do efeito estufa nos animais , nas vacas nos cachorros e outros pois dizem que eles produzem gases do efeito estufa, dizem que um cachorro polui mais que um carro a gasolina , é o poder tentando reverter a favor deles, e os americanos que não moveram uma palha para redução da emição de gases infelismente o fim esta proxímo e eu acredito sim nas professias pois do geito que o planete esta caminhando com calotas polares sendo redusidas a pó e mares sendo infectados pelos lixos dos países ricos como ja presenciamos em telejornais balsas com toneladas de lixo abandonadas nos oceanos , e muitas outras atrocidades contra o nosso planeta, o homem esta sendo destruida pelo ser mais inteligente, pelo menos é o que dizem, aqui esta a opnião de um ser humano que se inporta com o futuro do planeta.
Júlliana Amaral
2009-12-27
18:22
Para mim tem quê dar valor agora não para o futuro,temos quê se ligar eim agora deim a meia volta ao nosso mundo,será quê até 2012 o mundo aguentara com a camada de ozônio,e o aquecimento global não discordo com a ciência mais também tamém não dou apoio.Até 2012 o mundo aguentara?
Rosane Salgado
2009-12-28
03:52
O Planeta grita, se debate... e nós o que fazemos? Vamos ficar aguardando os "dirigentes do planeta" a fazer algo? Ou mudaremos nosso comportamento diante da vida? Acredito no homem, apesar de tudo, tem muita gente lutando para que o pior não aconteça, ou seja atenuado. Se eu mudar, você mudar e a cada dia outras pessoas mudarem a relação que temos com o planeta, poderemos ser dignos de permanecer nesse lindo planeta azul. Depende de nós!
Júnior Feitosa
2009-12-28
13:29
Ontem assisti o filme 2012 , foi bastante real... , e mostra coisas que estão acontecendo, como mudanças climáticas, inundações, tsunamis, terremotos e muito mais!
Eu tenho apenas 13 anos, acredito em DEUS, mas isso pode acontecer, pois "OS HOMENS" estão acabando com o mundo.
E como mostra no filme o governo americano sabe que isso já está acontecendo e esconde dos humanos, para o povo não se revoltar e querer fazer algo!
O MUNDO VAI ACABAR , SIM ! Talvez nós não saibamos quando , mas vai ser daquele jeito, quem nunca assistiu o filme, assista. Pois é bem legal .
Poliana Barbosa dos Santos
2009-12-28
17:13
achei estremamente interessante sua pesquisa sobre o "fim do mundo". confesso que fiquei com muito medo no inicio, principalmente quando assistir o filme 2012, nossa quase tive panico, chorei muito, mas agora sei que td isso e obra do marketing , pra criar um medo geral e consequentemente vender....bjbbjbjbjbj....
André Máximo
2009-12-28
19:14
não sei porque, mas o que é certo é que , algo esta acontecendo , em portugal vejo mudanças climatericas completamente invulgares, desastres acidentes que o clima tem, causado, que nunca visto acontecer . Respeito muito o povo maia sem duvida , e a profecia e deveras a mais crente .
Jayden Steven
2009-12-29
00:22
esse é um ótimo artigo!
quanto ao fim do mundo, acho que nao vai ser em 2012. me falaram que na biblia se diz que o mundo teria 4000 anos de vida,nao sei se é verdade nao acredito em deus. otimo! faltam 2000 anos. o mundo acabaria em 1999 e acabou? nem pensar. e ai seria em 2001 fizeram o filme "o dia depois de amanha", e o mundo nao acabou, e ainda tem esses maias, ele viveram a quantos anos de nos? 3000 anos? quem estava la para ver se este calendario maia é como uma bola de cristal que preve o futuro? ninguem. e agora digam estao prontos para encarar 2012? por mim o mundo acabou a muito tempo desde quando começaram a poluir,desmatar... acho que se o mundo fosse acabar o governo avisaria se quisesse salvar a humanidade, ou nao, porque sabem que as pessoas iriam tentar algo para se salvar. a vida é assim. tudo acaba um dia, mas nunca é possivel se prever isso. é o mesmo que dizer que o diluvio vai vir a ocorrer amanha ou semana que vem. esperemos que isso seja apenas uma coincidencia ou mentira
ja existem cidades com 0% de poluiçao, com a tecnologia de hoje em dia é possivel viver em paz com a natureza e o mundo so que ninguem faz isso (EUA como exemplo, o maior poluidor, nao mexeu uma palha em função de salvar o planeta) é dificil compreender que a humanidade esta mais preocupada em lucrar do que abrir os olhos, acordar para a vida, e ver que se nao fizermos nada o mundo podera se acabar ate mesmo antes de 2012?
pedro cartuxo
2009-12-29
00:41
amigos se nao for a natureza a alterar o homem, vai ser o homem a alterar a natureza criando cada ves mais guerras entre homens se nao repare-se porquê que o sheik la dos emirados arabes unidos em ves de querer gastar MIL MILHOES DE EUROS a comprar o real madrid nao pega nesse dinheiro mata fome ao povo dele só por aqui se vê no que isto vai dar se a natureza nao fizer nada o proprio homem (pobre) vai se revoltar
Thiago Diniz (Brasil)
2009-12-29
05:27
Bom, na verdade o mundo não vai acabar, quem vai acabar é a humanidade, isso pode ser daqui a dois anos como daqui a 50 anos, o fato é que o ser humano a sua propria inteligência não aceita limites, vejo muitos cientistas dizerem que daqui a alguns anos o ser humano será uma máquina, tendo o corpo todo artificial desde sua coluna vertebral feita de prótese até seus neurônios. Pergunto, isso também não é uma forma de extinção do ser humano?
Na verdade o que vejo é que se escaparmos do aquecimento global, não escaparemos das nossas próprias loucuras.
Camilo Jr. SP. Brasil
2009-12-29
05:51
"CULPA" a culpa é minha é sua é de toda a humanidade. Não podemos jogar a culpa somente nos governantes, temos tambem que fazer a nossa parte. Infelizmente quando o ser humano se concientizar mesmo do problema, poderá ser tarde de mais. Tudo que plantamos na Terra, colhemos..as coisas boas e as coisas más..
Carlos Castro
2009-12-29
21:23
Ancient Aliens e Nostradamus 2012. Dois documentários que recomendo ;)
mano
2009-12-30
01:53
caro carlos,"dois mil chegara mas dois mil nao passara" nunca esteve na Bilbia,pelo menoas na BIBLIA SAGRADA qua leio!
Carlos Santana
2009-12-30
12:49
Excelente artigo. Em particular pelo facto de não se limitar a engolir o que nos impingem diariamente através dos midia como forma de criar medo social e desta forma vender e controlar a nossa acção social.

O tema do fim do mundo é algo recorrente e acompanha o homem desde a sua existência.

Temos tendência a acreditar que tudo tem um início e um fim. Tudo está determinado. Este determinismo resulta, de certa forma, de uma tradição cultural vincadamente influenciada por princípios religiosos. No ocidente esta influência é basicamente de origem judaico-cristã.

A crença num deus criador que tudo pode e que tudo criou leva a que o homem se constitua como uma marioneta sem controlo na sua própria existência.

Se o princípio do deus omnipotente é algo interessante como mecanismo de controlo social e desta forma pretende manter o homem dentro de certos limites, pode igualmente funcionar de forma perversa. Ou seja, se tudo foi criado por deus, se este nos controla e domina, então cabe-lhe a ele pôr fim às acções perversas praticadas pelo homem. Ora se deus não existir e nós continuarmos a pensar que ele existe podemos correr um sério risco de nos aproximarmos do precipício e não sermos capazes de recuar.

A terra, tal como é referido no artigo, é um micro sistema que está integrado num macro sistema que é o universo. A teoria geral dos sistemas diz-nos que todos os componentes (micro sistemas ou subsistemas) são importantes para a estabilidade do sistema macro. Logo, se a terra sofrer alguma mudança radical esse facto terá certamente influência no equilíbrio dinâmico do universo.

Contudo, não nos podemos esquecer que de facto somos um grão de areia num vasto areal.

Gostaria, caso acreditasse em acções sobrenaturais ou predestinações, que 2012 não fosse o fim orgânico da vida na terra mas que fosse sem duvida o fim de diversos constrangimentos sociais e ecológicos que existem no nosso planeta. Desde logo que se terminasse com o deus capital e este fosse substituído por princípios humanistas laicos que olhassem para o mundo como a casa de todos e não apenas de alguns.
Paulo Henrique Santos
2009-12-30
14:31
O homem cada vez se supera com sua inteligência ao ponto de prevê sua propria estinção. Quando é que vão prevê que a pobreza, a fome e a guerra vai acabá? Continuo pensando que se profetizamos muitas bençãos á humanidade e procurá faser sempre o melhor para o próximo a vida poderá se prolongar por muitos e muitos anos.
jeff
2009-12-31
16:14
Jayden Steven, peco desculpa, tens razao em mto que dizes, mas deves estudar mais, EUA eh dos paises que inventa mais formas de salvar a natureza como usa muitas formas para proteger a natureza. nao venha com a ideia que os eua eh culpado de tudo que nao eh. se nao me engano eh o pais k investe mais dinheiro de todo mundo para technologia para energias renovaveis e formas de reduzir a puluicao do nosso ecosistema.
Bábara e karina
2009-12-31
16:57
eu acho que se as pessoas tentassem poluir
menos o mundo não ia acabar.
wagner ferreira
2009-12-31
19:14
toda essa discussao terminara em 21 de dezembro de 2012!depois dessa data qual sera o outro assunto?
Mariana
2010-01-01
02:05
Custa acreditar e cingirmo-nos ao "não somos nada neste enorme universo". Há tantas coisas que nós não sabemos, e talvez por causa de realmente sermos minúsculos não conseguimos imaginar. Qual é a força que nos vai castigar pelo antropocentrismo? Porque não acreditar que somos fortemente influenciados pelo universo, ou por uma outra dimensão? Os nossos pensamentos, as nossas divagações , apesar de limitadas, podem ir muito além do espaço físico limitado que é a terra. Tal como o grande universo a nossa existência é uma maravilha. Isto é o que penso, ou melhor, tópicos ainda primários do meu pensamento - que pode estar errado. Mas quem me impede de o ter? Vista a vastidão do universo, dos seus inúmeros mistérios podemos interpretar o mundo como o quisermos já que a nossa permanência é, como se diz, insignificante relativamente à grandiosidade do universo mas muito importante para nós como pessoas. Adoptem as teorias e perspectivas que quiserem (sem fundamentalismos). E se o mundo acabar, e todos nós morrermos, não acho que nos iremos sentir muito incomodados com isso -estamos mortos. Ou por outro lado, sabemos lá por que caminhos andará a nossa alma (se é que a temos) . Eh . . . isto é algo transcendente. Temos de ir Vivendo.
Guilherme Leite
2010-01-01
17:08
Segundo a leitura que fiz nas entranhas de um bom leitão de Negrais o mundo acaba ás 21 horas, 34 minutos e 18 segundos dopróximo dia 30 de Fevereiro. Esta é a única previsão certa. As dos Maias não são grande coisa e as da Maya então ainda pior.
Paulo Duarte
2010-01-02
17:59
Pois é, quanto ao futuro ninguém o sabe, porque somos nós que o construímos ou realizamos, o que sabemos é dar previsões, não temos a certeza que as coisas vão realmente acontecer.
rayane de paiva costa
2010-01-02
18:30
eu acho que o mundo nunca,vai acabar mais sim nós por que nós mesmos estamos,acabamdo com o mundo em ke vivemos isso e cruel demais jente vamos ter conciÊncia vamos salvar o nosso mundo ke tanto nos pede ajuda varios animais estão entrando em extinção por causa do desmatamento é as geleiras derretendo cada dia mais isso precisa mudar ............
Manuela Nogueirabjf.murteira
2010-01-02
19:43
O mundo só acaba para quem morre. Tudo se transforma. Importante é cada um de nós superar-se a fazer o melhor que sabe e pode em favor dos mais desprotegidos. Mesmo a glória de hoje se esfuma no amanhã.
Gabriela Alves
2010-01-03
05:24
penso que não tenho melhor discurso do que qualquer um destes comentarios, mas o que é certo é que nao temos de culpar ninguem, é apenas o ciclo da vida, as especies extinguem-se para dar lugar a novas, e nos somos uma especie igual as outras temos de dar lugar a especies vindouras. Somos egoístas ao ponto de ferirmos o planeta que pensamos que é nosso, mas não é so nosso é de todas as especies que nele habitam. Temos a mania que controlamos tudo mas um dia tudo irá mudar e espero que a partir desse dia se a humanidade sobreviver , que se torne realmente humanidade, unida esquecendo a religião, a nacionalidade, as guerras, porque somos iguais.
Nao vejo razao de dizermos que prevalecemos, somos mais irracionais que as especies irracionais, nós matamo-nos , nós maltratamo-nos, e dizemos que somos superiores? nao sei em quê. se o mundo acaba ou nao, nao sei. Mas pelo menos para mim ja esta acabado.
Mas por hoje vivemos, amanha veremos..
Duarte Pinto
2010-01-04
01:04
O fim do mundo não passa de especulação; é a ignorância do ser humano e os seus medos que o levam a acreditar nas babuzeiras de quem faz as previsões e de quem as propala. Aconteça o quer acontecer, o mundo não vai acabar durante muitas e muitas gerações. O que vai acontecer, e para isso não são necessárias as profecias, é que talvez 95% da humanidade que já está consciente do mal que anda a ser feito à natureza e ao ser humano, e farto daqueles que provocam tudo isso, até agora impunemente, arranjem uma maneira de acabar com tudo isso, unindo-se para acabar com todos os governos, passando a ter só um dirigente eleito com mandato fixo,e substituível por eleições globais, a que se sujeitassem todos os povos, cujo comando teria por rígido princípio, a igualdade de todos os seres humanos, e onde todos ganhassem o mesmo salário, em vez de 90% da riqueza produzida ser roubada à humanidade pelas multinacionais e pelas grandes empresas através da exloração daqueles que trabalham e produzem a riqueza. Leis, uma como principal: Todos os que roubassem, ou prejudicassem os seres humanos nos seus direitos reais a uma vida condigna, ou que os explorassem, seriam simplesmente irradiados duma forma consciente mas dura.
A minha experiência de vida, diz-me que isso irá acontecer, e por certo, bastante depois de 21-12-2012. Que se cuidem os maléficos que por aí andam, pois eu não quereria estar-lhes na pele!
Lucas
2010-01-04
13:06
Não podemos prever o futuro. Ninguém é dotado desse Dom. O certo é grifar premunição, mas certeza não! O Homem não consegue cura para o cancer que mata milhões de pessoas por ano e quer saber quando o mundo vai acabar! Vamos viver a realidade pois o futuro somos nós que construimos.
João Víctor
2010-01-04
23:56
eu acho possivel que o mundo acabe! mais também pode acabar não acontecendo isso.
pelo o que eu sei o mundo já passou por "4 eras glaciais"... eh bem possivel que possa ocorrer isso denovo!
parabéns pelo artigo!
Jana
2010-01-05
17:42
Acredito sim que o mundo esta mudando, e mto rapidamente porém é hora de agirmos senão iremos ver mtas catástrofes em nosso meio.... Talvez uma guerra mundial lutando pela vida.... Digo em relação a alimentos, ÁGUA!!!!! Diante disso sim teremos que ter medo, pois é deste modo que o mundo pode acabar!!!! Brigas entre nós mesmos!!!!
GBJ
2010-01-05
20:40
Desculpem aí, mas queria postar umas palavrinhas....
Eu só fico "A-D-MIRADO" com a quantidade e extrema capacidade de uma parte da civilização humana em prever o "fin-dos-mundo"! Caraca! É incrível mesmo. não?
Os espíritas já acabaram com ele (várias vezes)....o Nostradamus, tambem; e com direito a re-avaliação de data (q não deu em nada tunbem).... a menininha santa, dos católicos (dizem q algumas de suas profecias ainda não foram reveladas.....tchaaannnn), etc, etc, etc....
Será q esta istorinha não acaba nunca????? Cara, tô ficando velho pra tanta babaquice!
Mas gente..... Nem se preocupem! Qualquer coisa, agente pega o avião daquele cara do firme de roliudi!
ai-ai-ai
Maiara
2010-01-06
13:27
Estive lendo alguns comentários, e conclui que muitas pessoas aqui chamam as outras de tolas, mais acho que cada um devia respeitar a crença do outro.

Hoje acredito nisso sim que o mundo haverá um fim, mais pdoe ser que não seja em 2012, mais que não vai demora, isso está óbvio, que ser é tão capaz de sobreviver a tantas catastrofes semelhantes a de hoje, vc liga a Tv e só fala de morte, terremotos, enchentes e coisas do tipo, haverá alguma explicação pra isso ? Doenças, cada dia uma a mais , quantas pessoas ja num morreram da gripe suina? e lembram da gripe aviária tbm? aaah quanta coisa não, o que será isso? brincadeirinhas da natureza com a gente?
Eu não quero fazer ngm acreditar no que pode acontecer, cada um tem sua mente, sua vida. Mais poxa, onde vamos parar com tantas coisas assim?

Lendo alguns dos comentários abaixo, percebi que o povo está super sucegado, como se nada tivesse acontecido, acho que enquanto um calo num apertar no sapato, ngm vai fazer nada mesmo.

As pessoas, mesmo não acreditando deveriam pelos menos ter a conciência de a Natureza pede socorro sim, com a geleiras derretendo, o nivel do mar irá aumentar e as cidades que cercam o mar onde irá parar ? aah por mim são tantas coisas que nos levam a destruição, o fim do mundo, o que pode não acontecer é ser em 2012, ou até mesmo antes.

Poxa eu tenho 16 anos e fico pensando, nossa o mundo acabará em 2012 todos os meus planos e sonhos não terão se realizado, nem da tempo de eu ter uma familia, terminar minha faculdade, nossa, mais isso não vai me desanimar, eu não desisto de nenhum deles, mais se acontecer tbm estarei pronta ou mesmo não estando num tem como escapar, a minha opinião é que não devemos ficar preso nessa data, só ter atenção nos acontecimentos ao nosso redor.
GUIDO
2010-01-06
13:59
Com certeza um dia o mundo vai acabar, todos nós passaremos por esta experiencia, mas dizer que a terra se destruirá é algo que sem duvida é coisa de malucos que querem deixar todos tmbém malucos, devemos sim acreditar que temos um fim como tudo que move no universo, e com certeza a nossa vez de deixar a vida e fazer parte do ciclo é a mais pura verdade!!!!!
Lima
2010-01-06
14:44
Acredito que irá sim ocorrer mudanças significativas, o que já vem ocorrendo, o mundo ficou frio pela falta de valores morais e espirituais, hoje vivemos de aparências e o AMOR verdadeiro está cada vez mais no campo da ficção. Indepedente de data, vamos ter muita dificuldade para sobreviver em um mundo no qual criamos. Acredito que a volta da tranparência e do conhecimento maior do EU, vai amenizar este sofrimento com o AMOR Verdadeiro puxando esta transformação no planeta. De todas os livros que li, a conclusão é a mesma se nos mudarmos, mudaremos o mundo. Vamos encarar a realidade pois ninguem está feliz com esta vida aparente que está se plasmando na humanidade.Tenho fé e esperança pois as mudanças urgem. O planeta e a humanidade pode contar comigo.
Parabéns pelo artigo pois como alerta é perfeito.
miguel angelo
2010-01-06
14:48
pessoal se nos fomos parar para pensar e vejam o que esta acontecer no mundo inteiro fortes chuvas na america do sul brasil na europa fortes nevoes frio e o iceberg que anda aderiva no mar que serve para abastecer a europa toda de agua pessoal pensem bem antes de fazer as coisas evitem de mandar lixo para a rua a maior floresta do mundo ja vai a 50º% de oxigenio devemos lutar por um mundo melhor pq quem vai sao os nossos filhos eu acredito no fim do mundo um velho ditado tudo tem um comeco e tudo tem um fim fiquem com deus
Adelino Gonçalves
2010-01-06
15:07
Acho que com as transformações bruscas que a natureza tem sofrido (aquecimento global e derretimento das geleiras no polo norte) com homem sempre a insistir em criar armas de destruição em massa, estamos perto desse fim! o Homem esta a criar não só o desaparecimento da terra mas também o seu próprio desaparecimento e das varias espécies animais e vegetais nela existentes ... Reverter esta situação depende não só da consciência de cada um, mas também daqueles que tem o poder e que Governam as parcelas desta imensa terra. "AG"
joana
2010-01-06
15:49
está muito giro se poderm respondam-me deviam por as imagens das pessoas.
maria eduarda
2010-01-06
16:46
temos que cuidar bem no nosso mundo se nao ele vai acabar mesmo entao vamos reciclar,cuidar das florestas nao poluindo,vamos ter um mundo melhor sem mortes, assautos,vamos ajudar uns aos outros para temos um mundo melhor.
Andreíìa
2010-01-06
23:00
tenho algumas questões sobre o tal ¨fim do mundo¨, eu sou muito cismática, e por mais que leia este tipo de documentos não consigo deixar de pensar nisto... será que os maias têm razão, ou será que o seu calendário vai começar de novo com um novo ciclo? podem me responder em breve, s.f.f.? espero qe seja em breve. bjinhoos*
Michelle
2010-01-06
23:01
Bem, eu acho que o mundo não deveria ser maltratado!
Eu cuido muito do do nosso planeta, pois acho o mundo um lugar muito bonito que naum deveria acabar assim de maneira tão em vão, pois podemos cuidar do nosso planeta, o homem deveria criar consciência e ver que está destruindo nosso planeta!
Eu cuido muito bem do nosso planeta, pois o mundo´é cheio de coisas belas, admiro muito o mundoo em que vivemos, mais assim do jeito que estamos vivendo não da mais, é muita violencia, destruição das nossas matas, poluição(do ar), a agua está acabando!
devemos criar consciencia e ver que temos que cuidar do nosso planeta, pois o mundo é cheio de maravilhas, as matas verdejantes, é tudo muito belo essa beleza que existe no nosso mundo, falo com minnhas palavras, oq eu acho do planeta e o que deve ser feito!
Espero o mundo não acabe em vão, pois nos podemos ajudaro mundo!
Entaum espero que o homem crie consciencia e ver que está destruindo nosso planeta terra, que é cheio de maravilhas!
essa comentario foi muito emocionante para mim , pois naum quero que o mundo acabe em vão!!
Nusa Viana
2010-01-07
02:51
Enfim encontrei alguma coisa realmente neutra na internet. As pessoas estam se baseando muito na profecia MAIA e em religiões.
Alex Argona
2010-01-07
03:00
Com certeza o mundo vai acabar em 21/12/2012 para milhares de pessoas que irão morrer neste dia...
adriano garcia
2010-01-07
14:06
Nós mesmos estamos destruindo o nosso planeta.
Mas ainda da tempo de virar esse jogo...
paloma
2010-01-07
14:35
ninguem sabe realmente quando o mundo vai acabar
mas eu acho que esta preste a acabar.a muito desmatamento,as pessoas nao ligam pra natureza e podem ver tudo ta acabando aos poucos os seres humanos estao acabando com a natureza e sem a natureza nao há vida na terra se todos ajudar um aos outros talves nao va acontecer uma tragedia mas os humanos sao muito estupidos so se emportam com sigo mesmos se ele fossem menos estupidos eu tenho certeza que esse mundo seria um mundo bem melhor!!!
Shirlene Campos
2010-01-07
16:31
Concordo que o mundo esteja mesmo se acabando pois o ser humano proporciona este acontecimento drástico,no grande número de degradação ambiental do planeta.
Rodrigo
2010-01-07
17:05
O mundo não se acabará, mais sim as pessoas que nele moram.
Marcela Antonia Martins Simas
2010-01-07
18:53
Sei lá. Ta acontecendo muitas tragedias no mundo todo em algumas cidades são as enchente e outras são as tempestades de neves e mais ainda o calor e insuportavel no norte do Brasil isso é o mundo que amamos e ao mesmo tempo destruimo com queimadas. DERRUBANDO as arvores e nós sofremo com isso...
so quero avisa pra depois não chorarmos pelo que perdemos.
Marcela.
Parintins
Amazomas
Brasil.
Edson Mendes
2010-01-07
20:11
O mundo esta em mudança desde seu inicio e continuara pelos séculos a fora,mudar sim acabar não.
lara pamponet
2010-01-07
23:42
olá o mundo quer queira ou não vai acabar um dia tendo a ação do homem ou não...mas não devemos nos preocupar com isso e sim com a paz no mundo
carla vieira
2010-01-08
12:32
eu vejo que já estão a acontecer demasiadas coisas trágicas, e cada vez mais e mais.. não importa se é 2012 ou 2021 mas o que vamos fazer sem árvores, sem água potável, e o oxigénio cada vez pior ? pois ao ritmo que estamos a matar, cortar, poluir, a natureza não está a conseguir acompanhar.. eu acho que esta humanidade é uma criançada ainda. E só desejo mesmo que a natureza nos dê uma lição. o ser humano julga-se tão evoluído e aos olhos de seres iluminados ainda somos homens das cavernas a brincar com telemóveis e explosivos. Por favor venha a Mãe natureza dar porrada neles !!!
madalena pacheco
2010-01-08
18:28
acho que o nosso planeta ta precisando fazer uma reciclagem sim,ja que os seres que habitam nele não sabem fazer.se o mundo terminar não vai ter pais chorando pelo filho e nem filho pelos pais,pelo menos vai haver menos sofrimento.e deus sabe oque faz.to esperando 2012 com muito prazer,porque eu fiz a minha parte,e vc fez a sua????
B DE PAULA
2010-01-09
03:25
Vivemos num mundo inrreal, de grande fantasia e de ilusões profundas. Naõ há tempo para nada neste nosso universso sem fim. Somos o que somos, sem saber para onde iremos, mais de uma coisa nós temos certeza, o nosso tempo já é. O mundo é forte e eterno mais o homem é passageiro e destruidor, sua carne é podre , porém sua energia permanecerá eternamente num novo tempo que vira.
susana
2010-01-09
06:22
não duvido da capacidade dos maias no que diz respeito á previsão dos ciclos, mas temos de ter cuidado a interpretar e afirmar o que vai de facto acontecer nesses ciclos, talvez aconteçam algumas catástrofes e situações mais negativas, mas muitas vezes elas são necessárias... "nada se perde, tudo se transforma"
Daniela Teixeira
2010-01-09
11:31
Vi este artigo por uma questão de curiosidade, pois tinha imensa gente a falar-me deste assunto...
Não acredito que as coisas sejam assim, que se possa prever o fim do mundo para um determinado dia. Que as coisas vão mudar, temos todos a certeza, se será suficiente para acabar com a vida como a conhecemos, talvez, mas quando, ninguem sabe. Não vale a pena sofrer com antecedência. Tudo temos de fazer para virar o rumo da história...
Em relação às profecias, as coisas não podem ser entendidas literalmente. Coincidências acontecem a toda a hora e somos nós que damos importância a elas ou não...
Temos é de continuar com a nossa vida e tudo fazer para deixarmos uma marca no mundo e fazer dele um lugar melhor... O resto, Deus providenciará!
ZluisMartins
2010-01-10
17:08
Estou já a algum tempo a ler 2012 ano do apocalipse, não porque partilhe ou acredite,mas pelo simples prazer da leitura,sempre aparecem escritores inteligentes que ganham dinheiro com este tipo de livros, a opção de compra é sempre nossa, bem mas quanto ao final do mundo a fazer fé em alguns calendarios, sejam Maias, Gregoriano, ou outro qualquer, só me permite este comentário, Ahahahhahaha......, a unica e sublime verdade é que estou neste momento a digitar estas palavras, e para muitos o fim do mundo é nestes mesmos segundos, o resto é pura especulação, claro que o mundo está em constante mudança, e não foi sempre assim á milhares de anos, e não á culpados diretos, cataclismos acontecem porque têm que acontecer,para levar o ser humano a adaptar-se ,a novos conceitos de mudança, senão então teriamos de procurar o culpado que provocou o Big Bang (será que nessa altura já havia conferencias Mundias para discutir o aquecimento Global).
Stalmann
2010-01-10
20:44
Eu acredito que o mundo nao acabara em 2012,muitos disseram que ele acabaria em 2000,ele acabou?
Eu prefiro acreditar q ele vai acabar sim mais nao em 2012 nem em 2021 mais um dia vai .professias sempre existiram,mas as pessoas so veem as q dizem respeito ao fim do mundo.eu deixo um recado aqueles q estao pensando q o mundo vai acabar em 2012:viva a vida o mais simples e intensamente se ele acabar vc nao vai ter do que reclamar..abraço
joao
2010-01-11
15:34
vou comprar minha nova casa para pagar a partir de 2012. Se o mundo acabar mesmo pelo menos me livro da dívida... . :-)
Pedro Coutinho
2010-01-12
12:47
Das várias profecias feitas pelos Maias, há mais de 5 mil anos, a que mais chama a atenção de cientistas e filósofos de todo o mundo é a exatidão e o mistério contidos no calendário maia, que cita o ano 2012 como um ano-chave para mudanças em nosso planeta e o fim de um ciclo. No entanto, as sete profecias que marcam a civilização maia trazem, acima de tudo, esperança e conscientização.
Os maias acreditavam que a nossa Galáxia segue um ciclo imutável, o que pode e deve ser mudado é a consciência da humanidade rumo à evolução. Eles apontam que sua civilização era a quinta iluminada pelo Sol, ou seja, estavam no quinto grande ciclo solar e, por conseqüência, outras quatro já haviam passado pela Terra e foram destruídas por desastres naturais.
Os maias previram que o Sol mudará a sua polarização em 22 de dezembro de 2012, após receber um raio sincronizado com origem no centro da Galáxia, um raio que dará origem a explosões solares iniciando a transformação do planeta. Desse modo, uma nova era terá início: o sexto ciclo solar. Os maias relatavam que esse fenômeno acontece a cada 5.125 anos (de acordo com estudiosos e pesquisadores, o início deste ciclo solar se deu no ano 3113 a.C.) e que a Terra será afetada pelo Sol devido a uma mudança no seu eixo de rotação.
Rodrigo César Nunes Pino
2010-01-12
21:58
Os maias não falam de fim do mundo, falam do fim de um ciclo. O próprio Apocalipse de São João é um livro simbólico, que não anuncia necessariamente o fim material do mundo, mas o fim desse nosso mundo de egoísmo e ódio.
Solange
2010-01-12
22:51
Espero que não, pois meu noivo quer casar comigo em 22/12/2012!!!! Vou esperar pra ver e se o mundo não acabar todos estão desde já convidados para o meu casamento!!!
Agatha Nobre
2010-01-12
23:46
Se tudo isso for verdade..
Não podemos temer..
apenas ajudar.
Se cada um fizer a sua parte,ainda dá tempo
de salvar o mundo e termos um futuro melhor!!
Cecília Magalhães
2010-01-13
03:00
Bom, para mim não costumo acreditar nessas coisas. Pois falaram que o mundo acabaria em 2000, acabou? já estamos em 2010, se vcs perceberem já se passou 10 anos, e o mundo não acabou...
bruno moreira
2010-01-13
20:26
respondam-me a uma coisa esta tudo com medo do fim do mundo mas porque? sera que é por ter medo de morrer ?
nao me parece porque morrer vamos todos morrer ou sera por terem um peso na conciencia por terem ajudado a que isso aconteça?
talvez se tivessem pensado nisso antes de desperdiçarem papel (que vem das arvores) ou de deitarem um saco de plastico para o chao(que demora anos a deconpor-se )nao estariam tao preocupados agora .

e nao axo k o mundo va acabar mas sim que todos se devem de preocupar com o facto de estarem ou nao a faser mal ao nosso planeta para que um dia isso nao aconteça
Ágta Thiala
2010-01-13
21:16
Poxa, sou uma adolescente ainda, e sou uma pessoa super preocupada com o mundo a qual o homem está prejudicando, mas ao saber dessa previsão não sei o que devo dizer. Minha mãe disse que desde quando ela nasceu que dizem isso(que não iamos chegar ao ano 2000,...) . Mais se isso acontecer o unico jeito é cuidar e preservar desde mundo pois ainda da tempo e sempre contar com Deus pra tudo..Quero ter ainda uma grande vida pela frente, me casar, ter filhos, boa profissão, e se quero perder minha vida quero que Deus a tira e sei que ele não tirará agora.
Bruno
2010-01-13
22:41
eu sei la se o mundo vai acabar em 2012 mas o filme é muito chato
Thiago
2010-01-13
22:43
Devido aos acontecimentos ocorridos na virada do ano de 2009 ~2010
creio que mudanças
irão ocorrer mais nada de fim do mundo, pois o calendario maia está em outra época muito diferente da nossa
sem falar que eram outras divisões
Maike
2010-01-13
23:47
Sem Chances...O mundo não acabaria antes do brasil sediar o mundial e a olimpiada...o fim do mundo q espere..:S
Cleniro
2010-01-14
07:02
Independentemente das profecias, nós "Seres Humanos", estamos envenenando o ar que respiramos, envenenando a água que bebemos, envenenando a nossa comida, provocando a "Mãe Natureza" com os desmatamentos. Se observarmos atentamente os acontecimentos atuais, chegaremos a conclusão de que a humanidade se auto destruirá em tão pouco tempo, o aquecimento global está descongelando as geleiras, provocando chuvas cada vez mais destruidoras, furacoes violentos, maremotos, terremotos, estes fenômenos estão a cada dia mais violentos. A nossa alimentação está ficando escassa em função dos fenômenos climáticos adversos e contaminada pelos agrotóxicos, portanto, não me resta dúvidas que num futuro não muito distante seremos uma raça extinta, como os dinossauros.
João Santos Fernandes
2010-01-14
12:24
Tanto se tem escrito, mas a verdade é muito simples: é preciso ler as MATRIZES da Terra. Há poucos meses lancei o meu livro CICUTEM SÓCRATES que já nos fala nas MATRIZES da Grécia. Irei, em 2010 lançar novo livro que esclarece, de vez, esta especulação sobre 2012. Até breve.
JOÃO SANTOS FERNANDES
(editora Fronteira do Caos)
Felipe
2010-01-14
17:40
Relaxem, em 2014 será o centenario do Palmeiras e nem Deus nem os animais os seres humanos e os ETs vao querer perder essa festa!!!
Heloisa
2010-01-15
01:04
Algo já está acontecendo. Cada tragédia que presenciamos é uma prova que o fim do mundo já está acontecendo. Para os mortos no terremoto do Haiti o mundo acabou no dia 13 de janeiro de 2010. O melhor a fazer é viver o hoje, deixa o mundo acabar quando chegar a hora. Vamos cuidar do nosso planeta, vamos estar em paz com nossas consciências. Isso que importa.
jorginho
2010-01-15
02:05
O mundo acaba quando agente morre,é um velho ditado.os maias eram povos que matavam em rituais eu não creio que eles sejam do bem, dizer quando o mundo acabara ou recomeçara a uma tarefa não feita a nois,meros humanos.
fique do lado bom,por favor
Danilo
2010-01-15
17:23
Isso é sacanagem, agora que conseguimos trazer uma copa do mundo e uma olimpiada para o Brasil, vai o mundo querer acabar antes!!
Gessica Oliveira
2010-01-15
22:06
o que de fato acontece é que o ser humano não se deu conta de destruiu e estar destruindo o planeta e como é um dizer biblico de que o ar,a agua, o fogo e a terra irão cobrar pelo que estamos fazendo. Pelo menos é verídico nada mais é a cobrança que esta sendo feita aos pouco. Porque pensem bem! tudo o que esta acontecendo foi o que o ser humano provocassem para que viesse acontecer. pode ate haver o fim do mundo mais quem provocou fomos nós!
claudia
2010-01-16
13:55
De fato o mundo está muito confuso, as estações se inverteram, no verão faz frio, no inverno calor.... Se não fizermos nada para reverter esta situação ficará insustentavél a vida humana na terra. Isto pode ser o fim.
Waldênio de Abreu
2010-01-16
16:56
Acho difícil acreditar que o mundo vai acabar, acredito que é possível uma civilização ou uma raça deixar de existir, na história existem vários exemplos, más o planeta acho improvável pois ele sempre vai se regenerar, o problema é o ego do ser humano que acha que é a unica coisa que importa no planeta e que pode fazer tudo que quisser, nos estamos fu..
Eduarda e joão
2010-01-16
23:20
Em 1900 tinha um profeta que preveu que o alinhamento dos planetas iam acontecer e escreveu em um livro e o filme 2012 foi basiado nesse livro que ele escreveu ..
esse profeta teve varias profecias que aconteceram mesmo !
não necessariamente o mundo vai se acabar em 2012 ele apenas disse que o mundo ia acabar e recomeçar denovo !!
Allan Carneiro
2010-01-18
18:36
P/ Eduarda e joão."Não necessariamente o mundo vai se acabar em 2012 ele apenas disse que o mundo ia acabar e recomeçar denovo !!"
Pois é, essa foi uma das profecias que ele errou. Ao falar isso ele se referia a propria morte, ou seja, ele previu morrer no ano de 2012, pra ele sería um recomeço.
Não vejo a hora de acompanhar as olímpiadas do RJ.
Pedro Martins
2010-01-19
15:42
A profecia Maia talvez apontasse para o resgate da dignidade do Povo Maia - que espera por melhores dias desde a chegada de Cortez.
Maia
2010-01-22
03:07
É inegável que mudanças climáticas e geológicas estão acontecendo. Algumas devido a ação humana, outras de ordem natural. Seria interessante se também pudessemos iniciar um processo de mudança no comportamento humano. Não só o calendário dos maias apontam para grandes acontecimentos em 2012. Que tal anteciparmos o calendário dos maias e anteciparmos uma mudança significativa do comportamento humano, que tal deixarmos de ser tão egoístas , individualistas, violentos, possessivos... Deixemos de esperar que o outro tenha atitudes positivas conosco, que tal termos nós mesmos essas iniciativa. Com toda essa história e essa preocupação em relação a 2012, tomemos cuidados para não justificarmos nossas atitudes negativas com essa previsão de acontecimento. Se vai acontecer algo de ruim ninguém sabe, então acredito que vale à pena fazermos acontecer algo de bom até lá.
BRUNO CESAR
2010-01-22
16:29
As pessoas estão tão desiludidas e frustradas que torcem pro mundo acabar e não precisarem mais fazer escolhas, tomar atitudes e realizar projetos, principalmente quem acredita em deus ou no paraíso. Só se tem uma vida para viver. Pensem nisso.
Cláudia
2010-01-24
23:19
O mundo poderá ou não acabar em 2012, ou em outra data, mas isso será independente de termos maior conciência sobre o meio ambiente, e sobre as mazelas do desenvolvimento desigual, embora isso seja o mínimo que devamos fazer pelo futuro de nossos filhos e netos.
Aluizo Carvalho
2010-01-26
18:39
O fim pode representar o começo de tudo, novas práticas poderão ser adotadas pelos terraqueos, permitindo a reconciliação com a própria vida.
DANILO GARCIA
2010-01-27
12:25
Andam dizendo por ai que o mundo vai se acabar
Igreja, profecias, todas dizem amém
Vou pegar minha viola por os trampos na sacola
Aqui eu não vou ficar

O mundo vai se acabar
O mundo vai se acabar

Edir Macedo vai mais cedo lá pro céu mobiliar mais um pedaço
Procura tá aumentado, todo mundo procurando uma maneira de escapar

O mundo vai se acabar
O mundo vai se acabar

Tem doido até rezando na mandala
Tem outro viajando na cabala dos badrama
**** preocupada
Que a coisa não dói nada

O mundo vai se acabar
O mundo vai se acabar
Ande depressa seu vigário reze a prece, eu me confesso
Um doido gente boa, esse aqui é o meu pecado, me dê o resultado
Já fui do Daime, Oscho, Hare Christina, Mórmom, Muçulmano, Protestante, Macubeiro
Também já pus dinheiro na caixinha do altar

O mundo vai se acabar
O mundo vai se acabar
O mundo vai se acabar

Lá vem Nóe numa arca de amianto
Está tudo despencando pelo amor dos cogumelos
A coisa está se acabando

O mundo tá se acabando
O mundo tá se acabando
O mundo tá se acabando
O mundo tá se acabando
O mundo tá se acabando
O mundo tá se acabando
Acabooooo
Jorge
2010-01-27
20:06
Bom, acho que o fim do mundo será aplicado as consequencias humanas, ou seja, tudo de ruim que já foi feito pelo homem, vai voltar para ele! O fim do mundo baseia-se no revoltamento da natureza. E com certeza a espécie humana será extinta se ela não se adaptar e fazer algo que possa mudar tudo que já foi feito. Se o humano não aprender a amar a natureza, temo que o fim do mundo será muito antes de 2012!
Nelson S Lima
2010-01-28
19:03
Em termos astronómicos, é verdade que "somos um simples ponto num universo gigantesco". Mas afirmar que não temos qualquer relevância em termos espaciais ou temporais e que isso é uma manifestação de antropocentrismo no seu pior, apenas reflecte uma visão redutora do mundo e da vida, muito típica dos materialistas reducionistas - uma classe (quase um lobby) bastante poderosa de cientistas que estão subjugados pelo que os seus olhinhos enxergam e nada mais (o que atrofia muitas vezes as suas mentes brilhantes, impedindo-os de ver para além do que lhes está à frente do nariz).
Esse tipo de pessoas fazem-me lembrar a história da formiga perdida no dorso de um elefante. Para ela, o mundo é tudo menos o elefante que a transporta. E garante que tudo aquilo que vê à volta - pêlos que parecem uma floresta de troncos secos e duros - é a totalidade do mundo onde ela é apenas uma formiguinha.
Nós, humanos, temos 2 grandes manias (ou complexos): uma é a de que somos uns macaquinhos num planetazinho perdido numa galaxiazinha e pronto; outra, oposta, é a de que somos os maiores e poderosos e, como tal, narcísicos, vaidosos e imperialistas.
É óbvio que a Terra e a Humanidade existem não como fruto do acaso - outra ideia redutora - mas como resultado de uma complexidade maior que é a Vida (que temos dificuldade em definir e entender).
Se estamos neste Universo é porque de alguma forma somos necessários à própria existência da Vida(e digo isto sem qualquer intenção especulativa ou doutrina filosófica ou mística por trás). O Universo (ou melhor, o Mundiverso) é um enorme ecossistema e nós fazemos parte dele. Tal como a formiga da historinha faz parte de um ecossistema do qual o elefante (e nós) também faz parte. Nada está isolado.
Quanto ao futuro, obviamente 2012 é uma curiosidade que talvez interesse aos antropólogos e a outros cientistas (e, claro, à literatura, ao cinema, etc.). Mas tenhamos como séria a advertência de Griffin: "ao olharmos para o futuro como um leque de possibilidades evitamos o determinismo e preservamos a nossa liberdade para influenciar as possíveis alternativas".
Se temos gente capaz de pensar assim, se temos capacidade para a arte, a ciência e a filosofia então quer dizer que, pelo menos uns milhões de quilómetros aqui à volta, somos seres de uma indiscutível importância para o próprio Universo (tal como um átomo dentro do nosso corpo).
Passem bem e até 2013!
Igor Garcia
2010-01-29
14:28
A existencialidade humana é um grão relacionado à imensidão do cosmos, somos como gafanhotos destruindo tudo que tocamos, e nosso planeta esta em ruínas, cataclismas espreitam nosso planeta, não generalizando, mas a racionalidade em manter nosso eco sistema em pleno funcionamento não se concretiza, milhões de pessoas se mobilizam, projetos e convenções são realizados, mas o único consenso favorável é o acumulo do capital dentre as potencias, espero que em 21 (22) de Dezembro de 2012 pela força do magnetismo se faça uma mudança brusca em nosso sistema, para que nossa racionalidade seja alterada em prol de nossa comunhão universal.
Marta
2010-01-29
19:00
Não sei bem se o mundo acabara nesse dia tão falado. Mas mesmo de acabar se não devemos protge-lo e cuidar dele e viver a vida! Cada segundo da nossa vida é UNICO e se estamos a perder tempo a ver o que pode acontecer nao vamos lá nao. Pensemos no PRESENTE e no que fazer para o melhorar.
Domingos
2010-02-01
01:01
Quem pensa que pode viajar no tempo, prever ou futuro só pode ser, quem; em vez de se cultivar com leitura cientifica, decumental ou procurar pelo menos entender um pouco sobre física, andam a ver muitos filmes .
Não se pode viajar em algo que não existe !
Edson S. Farias
2010-02-02
23:06
Acredito que o mundo não irá se acabar, e as catastrofes que estamos vendo, quauqer um pode prever, nada mais é que a Natureza se reciclando ou seja pegando de volta o espaço que o homem lhe roubou, por essas causas vidas perecerão, as armas da natureza, são: os furacões, tempestades, erupções, terremotos, etc...
Sabemos do problema da camada de osônio, ela aquece nosso planeta, e com isso o centro da terra também aquece causando assim erupções catastróficas, e movimentações nas placas tectônicas o que gera terremotos e grandes tsunamis.
Quanto a 2012 é mais um ano que colocaram como fim do mundo, mas dessa vez é mais válido, pois pode ser que com tantas "prvisões" os homens comecem agora em 2010 a cuidar do nosso planeta para que em 2012 possamos comemorar a previsão Maia do grande acontecimento, que tomara será, o inicio de um mundo melhor para vivermos.
Feliz 2013.
Gonçalo Bandeira
2010-02-03
12:06
Acredito que os polos magneticos da terra se alterem,e que talvez teremos de abdicar de muitos dos nossos utinsilios diários por causa desse acontecimento,principalmente utensilios eletricos que possam sofrer alguma alteração devido aos campos magnéticos,mas a terra penso que nao acabara,apenas acabara como a comhecemos.Outra teoria é que a alteração dos polos magnéticos da terra possa causar uma rotação do núcleo da terra,e se isso acontecer,apesar de não tar nada provado eu penso que a vida não seria sustentada na terra.Isto são tudo teorias,que podem estar corretas mas certezas ninguem tem...
João Santos Fernandes
2010-02-12
19:15
O acesso ao conhecimento destes fenómenos faz-se por MATRIZES. Em recente livro CICUTEM SÓCRATES, Editora Fronteira do Caos, dei algumas matrizes sobre o devir dos tempos e em próximo livro, a editar em 2010, irei abordar esta especulação de 21/12/2012.
Como diria Thales de Mileto: podem dizer que sou feiticeiro, mas sei calcular os ECLIPSES!
Ao longo de séculos alguns videntes já fizeram acabar o Mundo, levando muita gente ao suicídio. Até se explicarem as «chaves» de 2012, aconselho a aquisição do livro CICUTEM SÓCRATES, não porque queira ser rico, mas porque desejo que todos saibam fazer as MATRIZES DA TERRA.
Bem-Hajam.
João Santos Fernandes.
Gabriela Ernideia Barlão
2010-02-14
12:58
Penso que há grandes probabilidades de o mundo sofrer uma grande reviravolta no dia 12 devido à mudança do campo magnético..no entanto nao sei se será correto dizer que o mundo vai efetivamente acabar.
É um tema sobre o qual apenas podemos especular. Por isso queria deixar a mensagem de que todos nos devemos preocupar menos sobre quando vamos deixar de viver e mais em aproveitar a vida, enquanto temos essa chance. Eu já tive a minha vida por um fio, mas agora aproveito os meus bons momentos ao maximo! Vivam intensamente!
DALINE MOÍNA S. ALMEIDA
2010-02-17
16:08
antes mesmo de ler qualquer tipo de comentarário ou de saber a respeito de filmes indicando o ano de 2012, eu venho tendo determinados sonhos que andam me assustado muito . Eu nunca tive uma previsão e às vezes eu até duvido, mas dessa vez algo me faz crer que possa ser real aliás o muno anda mesmo sendo destruito pela humanidade.
não estou falando que acredito em "fim do mundo" estou dizendo que acredito que algo de muito ruim possa acontecer com o nosso planeta.
embora eu tenha esse pensamento e esses sonhos, eu também espero que seja somente uma profecia e que não acontecerá
deixo aqui pra todos os que lê-rem um grande abraço e feliz 2013....
João Guimarães
2010-02-18
19:25
Essa história doida me parece que é para causar pânico e baixar as bolsas de valores para alguns espertalhões ganharem muito dinheiro às custas da imbecilidade alheia. Parabéns pelo comentário.
Eduardo
2010-02-19
16:22
O mundo só vai acabar em 21 de dezembro de 2012 se a Globo não estiver exibindo nenhuma novela. Pelo contrário, só acaba depois do último capítulo.
Pedro Athayde Nunes
2010-02-19
20:47
boa tarde, sou geólogo/paleontólogo, no Brasil o geológo antes de se formar é obrigado a fazer diversas matérias relativas à paleontologia; e gostaria de apresentar à vocês alguns fatos contrários à tais teorias.

É difícil acreditar que o mundo acabará em 21 de dezembro de 2012, apesar do calendário maia ter calculado com uma precisão incrível a data de chegada dos espanhóis, eles erraram na descrição. Achavam eles que os europeus seriam deuses que chegariam através das águas para salvar a civilização maia, montados em criaturas divinas (o cavalo, que não existia na américa do sul), porém ocorreu exatamente o contrário. E na previsão de fim do mundo, eles afirmaram que um novo planeta surgiria no nosso sistema, o que não é possível.

No nosso planeta defato ocorreu vários "fins do mundo" e temos provas geológicas que várias extinções em massa ocorreram.
A previsão do futuro através das estrelas é um conceito discutível, porque todos sabem que o que nós enxergamos no espaço é o passado do universo, devido às longas distâncias que tais imagens percorrem.
Uma teoria que me pareceu interessante é a "suposta" chegada de seres extraterrestres em 2012- é um engano afirmarmos que somos os únicos seres inteligentes no universo, a matemática nos diz exatamente o CONTRÁRIO.
Existindo vida como a conhecemos, seres formados de células, além da teoria de Eistein afirmar que objetos destintos da própria luz , é impossível essa velocidade ser alcançada por um objeto qualquer, distinto das particulas e radiações que atingem essa velocidade, pois tal objeto teria que ter uma massa infinita. A viagem interestelar de tais seres, na velocidade de 299.792.458m/s é portanto impossível, sem contar que o universo é um lugar extremamente hostil às células que nos constituem(altas radiações, grandes variações de temperatura, e o tempo que demoraria uma viagem do nosso sistema solar à qualquer outro lugar). Tal tipo de viagem poderia ser realizada somente por máquinas e não na velocidade da luz.

A vida na Terra pode ser extinta com certa facilidade, se ocorrer um evento de supernova perto do nosso sistema, por exemplo, a energia da explosão de nêutrons geraria uma onda de choque que seria suficiente para extinguir com a camada de ozônio da terra, acabando com as condições que permitem a vida no nosso planeta; o que mais assusta, é a imprevisibilidade de tal evento, a onda de choque é invisível e pelo fato de enxergarmos o passado das estrelas, tal evento pode já ter ocorrido e tal energia pode estar se encaminhando para nos atingir.

É hilário acreditarmos
que uma inversão no pólo magnético da Terra pudesse resultar
numa extinção em massa, tal inversão já ocorreu inúmeras vezes, inclusive aós o surgimento do homem, o fóssil humanóide mais antigo tem aproximadamente 4.4milhões de anos. e acredita-se que a última inversão ocorreu 780.000 anos atrás, referida como a reversão Brunhes-Matuyama.

Agora uma visão não-científica: segundo à biblia, sou católico, o termo apocalipse significa esperança e não tragédia como nós leigos imaginamos, por isso não devemos temer o futuro.
Fátima
2010-02-20
17:36
Não sei se os Maias fizeram realmente alguma previsão catastrófica para 21 de dezembro de 2012. O que sabemos realmente é que, apesar deles terem sido bons matemáticos, eram um povo que praticava sacrifícios humanos bárbaros e nem souberam como evitar seu desaparecimento nas invasões européias na América do Sul. Acho mesmo é que essa "previsão" deve ter sido feita pelas indústrias editoriais e cinematográficas.
Nelson Lopes
2010-02-22
13:49
Nelson,em 2010-02-22
Tantos povos da antiguidade a apontarêm para 2012,alguma coisa queriam nos transmitir.
Uma coisa e certa o alinhamento galáctico ira acontecer o ultimo foi a 26 mil anos .Será que o Sol continuará a ser o Rei das Alegrias? A Terra ira girar a mesma rotação.
O que dissem os cientistas? O Planeta ira ser renovado,bem precisava.
Manuel Socrates
2010-02-24
18:42
Se o mundo acabar em 2012 quando é que eu posso aproveitar a vida? Caramba, dem la um jeitinho nisso - escrevam 2112
Fernando
2010-02-27
22:39
Impressinante como as pessoas se preocupam com o tema. Pois lhes digo que a Terra segue rigosrosamente seu curso com inicio, meio e fim e nada e nem ninguem mudara isso. Compare a Terra com nosso próprio ciclo: Nascimento, vida e morte. Um dia ela ficara velha, doente e morrera. Por culpa nossa ou por fatores externos, só o tempo ira dizer. Enquanto isso, cada um faça sua parte
Iara - Sto.André - Brasil
2010-03-02
12:47
Para Pedro Athayade: a sua explicação me bastou. Obrigada. Abraço.
Fabio Santos
2010-03-02
22:01
Concordo com quem acha que viver o " agora" e fazer o bem é realmente o que importa e o que nos trará um maior conforto em relação a conciência, preocupações com o fim do mundo, mas enfim, com ja li aqui nesta página um comentário tudo isso que envolve o fim das coisas, ou o propósito de estarmos aqui, sobre como viver, seguir ou não uma religião, crer em vida após a morte...Tudo isso envolve algo muito além da nossa compreenção, isso sim é o que mais me entriga e me perturba : procurar um propósito pra tudo ... Isso na cabeça de um jovem de 17 ano não é normal as vezes meus próprios amigos não querem falar sobre isso, me tiram de loco.
A minha dúvida é : Porque surgimos e doque surgimos?
fica a pergunta.
abraços.
Nativ
2010-03-05
02:11
Quero deixar os meus parabéns pelo excelente debate aqui exposto. É sempre interessante ler opiniões (fundamentadas, claro está) de diversas pessoas acerca de um tema "intimidante" como este. Sempre é uma grande ajuda para questionarmos primeiro antes de aceitarmos algo como verdade absoluta!
Luis Carlos
2010-03-06
21:20
Primeiro antes de tudo temos de saber o que é o mundo, eu interpreto o mundo como sendo nós a realiza-lo, quando nascemos nasce o mundo, quando morremos morre o mundo, antes de nascer não existe tempo nem matéria que só nós seres vivos podemos sentir derivado aos nossos sentidos Visão, tacto, olfacto etc.
Portanto o grande segredo do mundo somos nós os seres vivos, sem nós nada existe.
Sei que existe um segredo muito grande, que não consegue ser explicado porque a inteligência humana não consegue interpretar, porque tudo que sabemos desde a linguagem á matemática foi-nos ensinado por outros e tudo que sabemos é uma copia das coisas que se foi aprendendo de geração em geração falta-nos essa parte saber interpretar de maneira correcta e saber explicar que tudo provem a partir de algo como a matemática que não tem um inicio nem tem um fim mas tem um centro.
Imaginemos uma coisa, estamos no planeta Terra que está em um universo que não tem fim nem principio, vivemos em um tempo que não teve contagem inicial nem terá contagem final, duas coisas perfeitas Tempo e Universo.
Outra matéria que me mantém curioso é o passado presente e futuro, o passado já passou o presente não existe igual ao numero 0 e o futuro esta sempre na nossa frente.
Temos de aproveitar a vida da melhor forma respeitando os outros como gostamos que nos respeitem, aproveitar este dom que temos que é o AMOR para dividir com todos, não pensar que somos donos de alguém seja mulher ou marido ou filho mas pensar que somos todos iguais, acatar e respeitar as regras que são impostas para o bom funcionamento desta nossa vida única e que nunca mais tem volta.
O FIM DO MUNDO E$TÁ EM NÓS, A VIDA!!!!!!
bruno mendes
2010-03-07
01:22
não não !!!e a copa de 2014 ??e os jogos de 2016 ??ja falei pra minha tia que mora no rio reservar um quarto pra mim que eu quero ir ver as olimpiadas !!espera um pouquinho lá pra 2017 aí pode acabar com tudo !!!!
Leonardo
2010-03-07
03:08
Pessoal, muita calma nessa hora, o mundo não irá acabar em 2012. O Sol, a Terra e o Centro da Galáxia se alinham todos os anos no dia 21/12. Todos os anos!!! ISTO NENHUM SITE DIZ, não é mesmo?? Este alinhamento ocorre todos os anos para todos os planetas do sistema solar também (não na mesma data). Pra falar a verdade este alinhamento duas vezes por ano: a primeira em 21/06 onde o alinhamento é Terra -> Sol -> Centro da Galáxia e 21/12 quando o alinhamento é Sol -> Terra -> Centro da Galáxia. É importante vocês saberem que quando se fala em alinhamento com o centro da galáxia, se fala isso pela perspectiva da Terra porque se for pela perspectiva do Sol, o nosso astro está alinhado com o centro da galáxia a cada instante. Basta lembrar que a galáxia toda gira em torno de seu centro. Portanto, lembrem-se sempre que o alinhamento em questão é sobre a perspectiva da Terra e ele acontece todos os anos há milhões de anos e nada de significativo acontece. Outra informação importante: a última reversão dos polos magnéticos ocorreu há 780mil anos e não é possível, repito, não é possível prever quando irá ocorrer a reversão dos polos. A dinâmica de reversão dos polos é complexa e não há como prever, portanto, não haveria como os Maias preverem o fim do mundo baseado em problemas com os campos magnéticos. Para resumir, para que os polos se invertam são necessários em média 7 mil anos de processo. Mas isto também não é preciso. O processo começa quando o campo magnético começa a enfraquecer e hoje em dia a força dele está acima da média histórica apesar de ter enfraquecido um pouco desde 2002, o que também é normal, pois a força do campo magnético é flutuante (enfraque e se fortalece), mas de qualquer maneira está acima da média. Se realmente estivermos em um movimento de enfraquecimento da força magnética, para que esta chegue no patamar necessário para a viabilidade da reversão dos polos, fala-se em algo como 500 anos na mais pessimista provisão. É mais provável que a força da magnética recupere-se como tem ocorrido. Lembrem-se também que reversão de polos é um evento extremamente raro!!! raríssimo e ocorreu muito poucas vezes desde o início da Terra conforme provam as vulcânicas datas de mais de 700 mil anos atrás. OUTRA INFORMAÇÃO IMPORTANTE: se você for procurar no Google sobre 2012 irá encontrar milhares de sites sobre o assunto escritos por pessoas que, sem querer ofender, não entendem muito de ciências. Portanto, sejamos seletivos no que lemos a respeito. Outra informação importante, a maior fonte de referência para o Filme 2012 foi a própria NASA, eles usaram muitas e muitas fontes fornecidas pela NASA e a própria NASA desmente o fim do mundo em 2012. Gente, vocês irão chegar em 21/12/2012 e passar por ele. Quando chegar em 2013, vão se lembrar quanto tempo da sua vida você passou preocupado com isto.
Glória
2010-03-08
19:31
ROBÔS HUMANOS OU HUMANOS ROBÔS?


O assunto dessa edição é talvez o delírio de uma mente ainda pensante, movida pelas emoções de um coração que ainda bate.
Um Ser Humano que briga, chora, grita, rir , e caminha sem saber bem para onde a vida a conduz, pior...sem saber até quando ainda haverá VIDA!

Quem de nós não está constantemente fazendo essas perguntas: Onde está o AMOR no mais amplo sentido da palavra? Onde está o verdadeiro AMIGO? Onde está o PAI? Onde está a MÃE? Onde estão os FILHOS?
Quando vejo FILHOS matarem seus pais; quando vejo PAIS matarem seus filhos; quando vejo AMIGOS que não estendem as mãos numa atitude de compreensão e afeto, tenho a impressão de que estamos sendo preparados para não mais amarmos!
Agimos com frieza, colocando os valores materiais acima de qualquer outro valor. Não olhamos mais o Ser Humano na sua essência! Somos capazes de pular cadáveres como se pula uma máquina. A MORTE VIROU COTIDIANA!
Quando assistíamos filmes de ficção não acreditávamos que fosse possível qualquer reprodução real do que na tela se apresentava. No entanto, hoje convivemos com computadores, celulares, relógios que filmam e tiram fotos, canetas filmadoras e tantos outros objetos tecnológicos que na época eram vistos apenas nos filmes de 007 e ficção, impossíveis na vida real.
Vamos agora pensar nos filmes de ROBÔS construídos para dominar a terra! Será que eles ficarão só nas telas do cinema? Ou será que no futuro seremos exterminados e substituídos por ROBÔS?
Pensando de forma fria, mais fria do que sem percebermos já estamos pensando, ter uma população de ROBÔS seria conveniente para os que há muito tentam dominar totalmente a humanidade. Robôs não pensam (seriam comandados); robôs não adoecem e nem envelhecem (não precisam do INSS); Robôs não choram e nem riem (fim das emoções); Robôs não procriam (extermínio da humanidade, não nasceriam mais crianças).
No último item, se observarmos bem, hoje tem uma significante ausência de grávidas, poucas mulheres tem optado por gerar filhos. Será que essa é uma opção realmente das mulheres ou um conjunto de situações que as faz temerem a possibilidade em parir?
E o homosexualismo que vem crescendo? Quero deixar bem claro que não há aqui nenhuma crítica ao homosexualismo, apenas uma observação no fato de que duas pessoas do mesmo sexo não geram filhos há não ser pela inseminação artificial. Até que ponto o homosexualismo que sempre existiu continua na sua forma natural ou passou a ser plantado num preparo futuro de não procriação? Serão os remédios ingeridos na gravidez? Será a alimentação? Não importa aqui qual é a sua preferência sexual, o que realmente importa é a sua felicidade plena, o assunto aqui questionado é a procriação.
E as doenças? Mosquitos que matam, AIDS, gripe fatal que mata principalmente grávidas. O que é isso? Extermínio?????
Estamos como crianças que embora esteja assistindo as mais absurdas situações de nada adianta se não consegue entender, falar e ordenar os pensamentos.
Enquanto estivermos com as nossas atenções voltadas apenas para a falha política que propositalmente abandona os sistemas de SAÚDE, MORADIA, EDUCAÇÃO, ALIMENTAÇÃO e SEGURANÇA, pontos cruciais para a sobrevivência humana, deixamos de enxergar o que há de muito mais perigoso por trás desse descaso.
É hora de observarmos o que aos nossos olhos ainda não se revelou completamente!

Glória Rogers Jebe
ggggggggg
2010-03-08
22:28
Primeiro antes de tudo temos de saber o que é o mundo, eu interpreto o mundo como sendo nós a realiza-lo, quando nascemos nasce o mundo, quando morremos morre o mundo, antes de nascer não existe tempo nem matéria que só nós seres vivos podemos sentir derivado aos nossos sentidos Visão, tacto, olfacto etc.
Portanto o grande segredo do mundo somos nós os seres vivos, sem nós nada existe.
Sei que existe um segredo muito grande, que não consegue ser explicado porque a inteligência humana não consegue interpretar, porque tudo que sabemos desde a linguagem á matemática foi-nos ensinado por outros e tudo que sabemos é uma copia das coisas que se foi aprendendo de geração em geração falta-nos essa parte saber interpretar de maneira correcta e saber explicar que tudo provem a partir de algo como a matemática que não tem um inicio nem tem um fim mas tem um centro.
Imaginemos uma coisa, estamos no planeta Terra que está em um universo que não tem fim nem principio, vivemos em um tempo que não teve contagem inicial nem terá contagem final, duas coisas perfeitas Tempo e Universo.
Outra matéria que me mantém curioso é o passado presente e futuro, o passado já passou o presente não existe igual ao numero 0 e o futuro esta sempre na nossa frente.
Temos de aproveitar a vida da melhor forma respeitando os outros como gostamos que nos respeitem, aproveitar este dom que temos que é o AMOR para dividir com todos, não pensar que somos donos de alguém seja mulher ou marido ou filho mas pensar que somos todos iguais, acatar e respeitar as regras que são impostas para o bom funcionamento desta nossa vida única e que nunca mais tem volta.
O FIM DO MUNDO E$TÁ EM NÓS, A VIDA!!!!!!

Nativ, em 2010-03-05 às 02:11, disse:
Quero deixar os meus parabéns pelo excelente debate aqui exposto. É sempre interessante ler opiniões (fundamentadas, claro está) de diversas pessoas acerca de um tema "intimidante" como este. Sempre é uma grande ajuda para questionarmos primeiro antes de aceitarmos algo como
gustavo
2010-03-12
00:53
eu gostei do comentario do leonardo me ajudo mto a perceber uma coisa 2012 e so mais uma lenda boba que me deixo mto preocupado e a critica dele ate agora foi a melhor
Gabriel
2010-03-14
01:36
Não temos que nos preocupar com o fim do mundo e sim com nós mesmos. Se estamos
presenciando mudanças radicais em nosso meio, é sinal da natureza reagindo como
resposta de nossas ações contra ela. Por tanto, quem está acabando com o mundo
somos nós mesmos! Faria sentido se o ser humano não fosse como sabemos que é e
a natureza inpondo uma série de catástrofes?
Vamos acordar!
João Moreira
2010-03-14
21:25
Ainda há bem pouco tempo, mais/menos 1 mês, estive no México, mais precisamente em Cancun. Fui visitar um monumento historico deste país, magnifico, que é o Chichen Itza, e realmente o que eles dizem sobre 2012 é que será o fim de um ciclo e o início de outro.
paulina
2010-03-15
21:16
Eu lembro de 31 de dezembro de 1999, estavamos na calçada de casa olhando as estrelas... a noite... deu-se então meia-noite, olhamos ao redor assustados esperando algo acontecer... e como nada acontecia corremos nos abraçamos e nos felicitamos pela chegada de mais um ano... Pois bem... deixemos as profecias de lado.... sejamos felizes, façamos os outros felizes... onde foi que eu li... amem uns aos outros heim?
Eduardoo13
2010-03-16
19:06
Eu acho que e mentira, pois como o mundo poderia acabar se em ate 6,3 bi anos n acabou, claro td tem uma primeira vez, mas seria muito dificil um bando de indios, q sabem matematica preverem uma coisa dessa, e o calendario n preve o fim e sim foi a ultima previsao q os maias fizeram, nao tem nada escrito ou provado que o mundo vai acabar.
Em vez de ficarem se preocupando, vivam sua vida e esperem o dia 21 e tirem suas proprias conclusoes ;D
Kamila Morai
2010-03-20
00:24
Acabo de ler : "um bando de índios " . Acabo de ver uma expressão totalmente preconceituosa . Os Maias deixaram lições para a humanidade sobre matemática , engenharia , física , astronomia e formaram um povo , uma nação , tão respeitável quanto qualquer outra nação que evoluiu mais que o restante da humanidade na época .
rita portugal
2010-03-21
03:04
tudo tem um inicio , tudo tem um fim. até lá vamos viver a vida, vive la ao maximo sem deixar nada por fazer e nada por dizer . vamos viver a vida porque vida só há uma !:) e sim essas pessoas sabiam o que escreviam eram pessoas com muita inteligencia . e se olharmos para os dias de hoje.. estamos realmente a ficar na miseria. o tempo esta a passar muito depressa. nos humanos estamos a dar cabe disto a culpa é nossa tambem. mas ninguem pode parar a natureza ela é poderosa. e ela é q manda nisto :)
J Barbosa
2010-03-22
21:06
Se a vida na Terra acabar, não será por causa de alinhamentos entre planetas, estrelas ou galáxias, será por causa d nós mesmos. O Homem é que está a destruir este fantástico sistema que é a Terra. Se o Homem não interferisse no equilíbrio dos sistemas não haveria problemas porque o campo magnético sempre se inverteu, sempre axistiu aquecimento global entre muitas outras coisas. A vida sempre sobreviveu e se desnvolveu. O Homem é o único ser que conseguiu interferir e destruir este equilíbrio. Quanto aos Maias... quem sabe. Prognósticos só no fim do jogo.
Até 2013!!!!!!!
Janessa e Marcela
2010-03-22
21:54
Nós achamos que isso tudo é a pura verdade e achamos tbm, que os culpados de tudo isso é simplesmente nós!
A poluição, que causa enchentes, o desmatamento, que vai acabando cada vez mais com o oxigênio.
Sabe oq achamos?
Q devemos fazer projetos em nossas cidades, pelomenos para concientizar.
(NINGUÉM ACREDITA NO FIM DO MUNDO!)
Mas com certeza nós acreditamos!
beatriz b. lima
2010-03-26
20:21
achei muito enteresante...
Rommel
2010-03-27
03:52
Cara... gostei da sua explanação. Porém em certos pontos você se mostra muito equivocado e até mesmo (com o perdão da palavra) convencido. Na verdade não temos a menor noção do que nos rodeia em termos espaciais no universo. Se há ou não qualquer vestígio de influência alienígena na nossa história, não temos idéia, pois as civilizações antigas foram qse todas dizimadas pelos colonizadores... até hoje não se tem noção de como é feita a mumificação egípcia, por exemplo, e o último ser vivente que detinha tal ciência foi morto covardemente há milênios.
Portanto não tire conclusões precipitadas, porque nosso próprio planeta ainda é uma incógnita. Prova disso são os oceanos, não conhecemos nem 10% do que se passa no fundo do mar... há 10 anos as Lulas gigantes eram mitos... hoje sabemos com provas concretas que são reais.
Um grande abraço.
Pedro Bruno Ferreira Teixeira da Silva
2010-03-31
09:57
Caros leitores, acredito que de facto poderá acontecer algo ao nosso Planeta que muitos maltratam consciente ou inconscientemente, mas não acredito que haja uma data precisa do evento...2012 será apenas mais um ano...Não passem tanto tempo a pensar quando é que o mundo irá acabar, porque não vos leva a lado nenhum, vivam a vossa vida normalmente, porque se forem a vive-la como se não houvesse amanhã, vão certamente arrepender-se se as coisas nao acontecerem conforme vocês preveram...tenham calma e façam alguma coisa para tornar a nossa "casa" um sítio melhor para se viver. Somos todos um só e por um pagam todos.
Cumprimentos a todos, caros irmãos e irmãs.
Leandro Rocha
2010-03-31
19:19
Que existem mais coisas entre o céu e a Terra todos nós sabemos.
A pesar de evangélico e crer em Deus, o que acho é que muitos já disseram coisas e tais coisas devem ser interpretadas corretamente e, às vezes a interpretação feita não é a correta. Não disseram um dia que o mundo acabaria em 2000 e que de 2000 não passaria ?
Nos cabe na realidade buscar a vida em vem do fim dela.
O fim certamente chegará, msa o prá que tanto desgaste para tentar prever isso se podemos buscar meios para vivermos mais e melhor.
Viver bem é a melhor saída para todo esse problema de fim do mundo, tragédias, catástrofes e seja lá mais o que for.
Marco Antonio Costa
2010-04-04
16:01
Os maias pareciam ter registro,de enormes periodos de tempo.A existencia de ciclos,no planeta terra,desconhecidos nos registros de tempo,de nossa civilização,não é hipotese que possa ser inteiramente descartada.Vestigios de grandes catastrofes,abundam em nosso planeta,embora na maioria das vezes,seja impossivel determinar ,se são ciclicos,ou não,pela inexistencia de registros historicos da época.Deve-se evidentemente ,excluir de tudo isso,o charlatanismo,o pessimismo,as religiões,que apanham carona,em teorias cientificas serias,para obtenção de lucro financeiro,as custas da ingenuidade popular.
Alex.p.reis vaz
2010-04-04
22:50
alex. 04-04-2010 porque sera que as pessoas entram um pouco em panico a medida que nos vamos aproximando dessas supostas datas que dao por acabado o bocadinho de terra que nos pisamos e aonde todos ficaremos.Porque sera que nao pensam no fim do mundo quando vao a conduzir o seu carro, por vezes de forma inconsciente, e que pode acabar da forma mais tragica, para mais do que uma familia.Esse nao sera tambem o fim antecipado? Isto e apenas um exemplo!!
maria helena
2010-04-21
15:29
eu amo♥ essa historia
Lucas
2010-04-25
21:53
meu deus, ótimo texto, parabéns para você meu amigo, simplesmente esplêndido!
Marco Antonio
2010-05-07
16:59
Por acaso entrei nesta página,estava querendo me distrair com algo!E li a frase fim dos tempos em 2012..!Caramba entrei de cabeça e felizmente esta foi esfriando à medida que fui me inteirando do assunto por intermédio dos que aqui comentaram suas opiniões. Ora se eu pensar um pouco mais, só um pouquinho mais, me lembrarei dos filmes que assisti ultimamente:
A cidade de Nova York foi destruída pelo Godzilla pelo Armagedon pela bomba e por aí vai.O mundo acabou dezenas de vezes nos filmes das mais variadas e catastróficas maneiras. As igrejas tem o seu principal argumento baseado no fim dos tempos.
Faz parte do ser humano ser pessimista???
Isto é explorado e usado? Claro como água, que é!
Resumindo:
Bobo sou eu que dei ouvidos para estas besteiras e outras coisas do gênero!
Viva a vida! Devo me voltar mais para admirar a maravilhas que fazem parte da existência (vade retro)pensamentos retrógados que a nada conduzem. Fui......
ana oliveira
2010-05-25
21:11
altamente meu, grande texto demais simplesmente adorei
Carlos Faria (transcrito)
2010-06-14
00:41
2012: O ano em que perderemos contato

Entre o final de agosto e os primeiros dias de setembro de 1859, grandes auroras
boreais puderam ser vistas no céu de vários pontos do planeta. O belo espetáculo
de luzes esverdeadas foi documentado nos EUA, em partes da Europa, Japão,
Austrália e até mesmo no México (!). E o telégrafo deixou de funcionar em vários
desses lugares. Não se sabia o que era, mas descobriram logo: era uma imensa
tempestade solar - a maior já documentada. Foi quando se descobriu que elas
podem ser belíssimas, mas comprometem os sistemas elétricos.

Em março de 1989, uma tempestade solar intensa afetou os canadenses da região
de Quebec. A rede elétrica foi a pico e entrou em colapso. O blecaute durou nove
horas e deixou sem energia mais de 6 milhões de pessoas. Na Bolsa de Valores de
Toronto, quatro discos rígidos de computador pararam de funcionar um após o
outro. O pregão congelou - nem o backup continuava de pé - enquanto a equipe de
suporte técnico tentava em vão localizar o causador do mistério. Mais de 6 mil
satélites saíram de suas órbitas.

O fato é que várias tentativas de prever com exatidão as tempestades solares
falharam. Mas há um indício inegável: as manchas solares desaparecem da
superfície do Sol alguns anos antes do acontecimento: é a tal calmaria antes da
tempestade. E isso aconteceu em 2006. Mausumi Dikpati, do Centro Nacional de
Pesquisa Atmosférica (NCAR), prevê uma tempestade ainda maior do que a de 1989
(só perderá pra de 1859). E a data, segundo ele, é 2012.
EFEITOS

O primeiro equipamento a ser afetado será o sistema de GPS. Atravessar o Oceano
Atlântico de veleiro, nessa época, não será uma boa idéia. Principalmente no
hemisfério norte, é bem possível que a rede elétrica pare de funcionar aqui e ali.
Esta será a primeira tempestade solar intensa que viveremos em plena era da
Internet, das redes sem fio WiFi, do GPS de uso vasto. Somos totalmente
eletrônicos, digitais. Mas, diferentemente da tecnologia do século 15, a do século 21
é susceptível aos humores da estrela mais próxima. HDs vão deixar de funcionar de
uma hora para a outra sem que seus donos compreendam o motivo.

A tempestade começa na superfície do Sol, com um vento solar. É um vento rápido,
forte, carregado de prótons e elétrons que são lançados no espaço. A carga afeta os
vários planetas do Sistema Solar de forma diferente. O campo eletromagnético da
Terra nos protege na maioria das vezes da radiação - mas, nos picos da
tempestade, não há jeito que nos salve. Ela vem.

O primeiro resultado é o aquecimento da atmosfera. O ar esquenta, a atmosfera se
dilata e abocanha um naco que antes pertencia ao espaço. O resultado prático é
que satélites de órbita baixa, repentinamente, não estão mais em órbita e sim na
atmosfera. Se bobear, alguns caem.

A radiação de prótons e íons que entram no planeta afeta os microchips. Eles param
de funcionar. Sim, existem chips resistentes a este tipo de radiação - fundamentais
para satélites ou naves espaciais. Mas aqueles encontrados dentro de nossos
computadores não são assim.

Outra conseqüência da tempestade solar é que ela induz corrente - sim, surge
energia elétrica do nada. Em Quebec, o que ocorreu foi isso. Ao encontrar as linhas
elétricas, os elétrons se concentraram ali. Deu sobrecarga, o sistema parou.
Naquela primeira vez em que uma tempestade assim foi documentada, em 1859,
enquanto vários telégrafos paravam de funcionar, ao menos dois operadores
descobriram, estupefatos, que podiam continuar sua conversa normalmente mesmo
após desligarem suas baterias. A linha estava eletrificada.

Ha uma saída, claro: fazer suas casas como uma Gaiola de Faraday (pondo fios do telhado até o chão, enterrando-se metros abaixo da superfície). Serve para desviar a eletricidade estática e proteger seu interior. Não custa dizer que a idéia é simples, eficiente, mas é bom contratar um engenheiro para desenhá-la.
O SOL, ESTE DESCONHECIDO

Em setembro de 1994 foram detectadas fortes perturbações no campo magnético
terrestre, com alterações importantes como a orientação migratória das aves e
cetáceos e inclusive o funcionamento da aviação.

Em 1996, a sonda espacial Soho descobre que o Sol não apresenta vários, mas
somente um campo magnético homogeneizado. Em 1997 aconteceram violentas
tempestades magnéticas no Sol e em 1998 a NASA detectou a emissão de um
potente fluxo de energia vindo do centro da galáxia; onda que ninguém soube
explicar.

No dia 15 de agosto de 1999 aconteceu uma misteriosa explosão vindo do espaço e
por causa disso algumas estrelas ficaram em eclipse durante horas. As radiações
das ondas de radio, raios gama e raios X multiplicaram sua intensidade em 120%.
Os astrônomos Richard Berendzen e Bob Hjellming, do Observatório Radio-
astronômico do Novo México (EUA), qualificaram esse fenômeno como um enigma
"digno de uma investigação minuciosa".

No dia 20 de janeiro de 2005, uma surpreendente tempestade solar alcançou a
Terra com sua máxima radiação 15 minutos após as explosões. Normalmente,
demorariam 2 horas para chegar aqui. Segundo Richard Mewaldt, do Califórnia
Institute of Technology, foi a mais violenta e mais misteriosa dos últimos 50 anos.

Os cientistas acreditavam que as tempestades se formavam na coroa solar pelas
ondas de choque associadas a erupções do plasma. Entretanto, neste caso parece
ter-se originado estranhamente no interior do astro-Rei, segundo afirmou o
professor Robert Lin, da Universidade da Califórnia.

Os astrônomos ficaram perplexos. O professor Lin – principal pesquisador do satélite
Reuven Ramaty High Energy Solar Spectroscopic Imager (RHESSI) – expressou sua
conclusão com uma frase muito simples: "Isso significa que realmente não sabemos
como o Sol funciona".
Resumindo: O inusitado fenômeno de 20 de janeiro de 2005 acabou com os
modelos de estudos da nossa ciência sobre o assunto.

E porque o Sol produziu uma atividade tão intensa e anômala neste momento? O
pico máximo de atividade da nossa estrela - no seu ciclo principal de 11 anos -
aconteceu no ano 2000. Em 2004 os físicos solares observaram uma ausência total
das manchas, onde isso sempre anuncia a proximidade de alguma atividade no Sol.
Essa atividade mínima só deveria ocorrer em 2006 (como ocorreu), alguns anos
antes da máxima, prevista para 2010 ou 2012.
CALENDÁRIO MAIA

2012 ressurgiu com força total nas fofocas esotéricas por conta do fim do
calendário Maia se dar exatamente neste ano. Coincidência? Talvez, mas o
calendário deles (cuja origem se perdeu, mas que provavelmente remonta aos
Olmecas) é bem resolvido, fechadinho, em Eras (que equivalem a 13B aktuns).
Segundo suas tradições, ao final de cada Era o mundo é destruído e recriado. A
recriação do mundo na nossa Era atual se deu em 3114 a.C. e termina numa sexta,
21 de dezembro de 2012. Essa data, ao contrário da piada que diz que eles

simplesmente se cansaram de escrever, não foi escolhida à toa. Nesse dia se dará um alinhamento astronômico muitor a ro, onde o Sol, no Solstício de inverno, que ocorreráexatamente às11:11 do horário universal (UTC), estará alinhado com o centro da nossa galáxia na Via Láctea. Isto marcará o final da Era correspondente ao "Quinto Sol" e o começo de outro ciclo cósmico, chamado "Sexto Sol".

Segundo as profecias Maias, a causa física desse término é que o Sol receberia um
raio oriundo do centro da galáxia e emitiria una imensa "chama radioativa" que
transmitiria a radiação à Terra e, conseqüentemente, a todo o sistema solar. Este
evento acontece antes do começo de um novo ciclo cósmico. De acordo com eles,
já ocorreram cinco ciclos de 5125 anos, completando uma série de 25.625 anos,
período muito próximo ao da "precessão dos equinócios", conhecido como "Ano
Platônico" ou "Grande ano Egípcio", correspondente a um ciclo completo formado

por 12 eras astrológicas (25.920 anos). Cada ciclo finaliza o prazo de uma
humanidade (raça) na Terra – primeiro a destruição, seguida pela regeneração que
traz o ciclo seguinte, o "Sol". No começo são feitas sincronizações da "respiração"
de todas as estrelas, planetas e seres.

No dia 11 de agosto de 3113 a.C. os Maias fixaram o nascimento do "Quinto Sol" – A
era atual – cujo final será em 2012. A era da água acabou com o dilúvio, a seguinte
foi com uma chuva de fogo e a nossa - chamada de "Era do Movimento" - chegará
ao fim com violentos terremotos, erupções vulcânicas e furacões devastadores. A
mitologia de várias culturas antigas fala de inundações catastróficas que
aconteceram há uns 12.000 anos e de misteriosas chuvas de fogo, há cerca de
5000 anos, sendo que pesquisadores como Maurice Cotterell a associam a um
grande cometa que cruzou a atmosfera terrestre.
A profecia Maia também descreve os 20 anos anteriores ao primeiro dia do "Sexto
Sol" com certo detalhe. Este ciclo menor, denominado Katum, já chegou a quase

dois terços da sua duração total. Ele nos permite verificar até que ponto da
atualidade foram cumpridas suas profecias e conseqüentemente, decidirmos se
seus acertos merecem suficiente credibilidade. O últimoKatum – denominado por
eles "o tempo do não tempo" - teve início no ano de 1992 do nosso calendário, logo
após a um eclipse do Sol que eles profetizaram para o dia 11 de julho de 1991 (e
que aconteceu realmente). Segundo o Chilam Balam (livro sagrado Maia) após
sete anos do início do últimoK atum (1999) começa uma era de escuridão e os
desastres na terra (terremotos, furações e erupções vulcânicas) aumentariam
consideravelmente.

O eclipse de 11 de agosto de 1999 de fato inaugurou um período de cataclismos
naturais: No dia 7 desse mesmo mês houve um terremoto de 5.9° (escala Richer)
na Grécia, com 218 mortos. Dia 8, inundações catastróficas na China com milhares
de mortos. Dia 17, um terremoto de 7.4º na Turquia com 15.000 mortos. Dia 20, um
terremoto de 7.6º em Taiwan, com 2.000 mortos. Dia 22, uma cadeia de terremotos
entre 2º e 5.2º em todo o planeta. Um terremoto em Oaxaca (México), seguido de
grandes incêndios devido a explosões de gás com mais de 100 mortos, e dia 10 de
outubro as chuvas produziram 300 mortos e 500.000 afetados também no México.
Não se trata de uma lista exaustiva de catástrofes, são somente alguns fenômenos
que aconteceram nos dois meses posteriores ao eclipse de agosto.
As profecias Maias também falam da aparição de um cometa com alta
probabilidade de impacto com a terra.

Talvez os Maias tenham se enganado e não seja preciso muitas dores para o parto
de uma nova civilização (ou nova mentalidade). Talvez não tenhamos mais
catástrofes do que o normal pra um povo que destrói seu próprio ecossistema em
nome de um "desenvolvimento" (também conhecido como "muito dinheiro para
poucos"). Ainda assim, num mundo onde cada vez mais nossas relações são virtuais
e dependentes de aparelhinhos eletrônicos (eu quero meu Iphone!) teremos de nos
deparar com o perigo REAL de "tudo" parar em 2012.
Robson Coelho
2010-07-11
17:51
Fantastica explicação,parabens caro amigo, vou recomenda-lo a todos meus amigos.
Grajau
2010-07-14
15:53
O texto é bem claro e de simples entendimento, além de não ser sensacionalista. Simplesmente expõe as “possibilidades” de maneira técnica.
Quanto a alguns comentários que li, acabei tento minhas preocupações alteradas.
Não temo morrer, mas apenas a dor e o flagelo que posso passar no momento da morte.

Por outro lado temo sobreviver e descobrir que sou incapaz de proteger ou cuidar de entes ou amigos queridos também sobreviventes.

Temo também sobreviver em um mundo onde a maioria dos sobreviventes sejam os que hoje não respeitam a família, e consequentemente não possuem nenhum afeto por semelhantes da mesma “espécie”.

Quando criança assisti a um filme onde o mundo era assolado por “gangs” num pós apocalipse.
Resumindo, meu temor é par ao próprio homem e seus conceitos étnicos medíocres ou pela falta total deles.
Usando a mim mesmo como exemplo, condeno um coreano por comer um cachorro assado, mas quando como um filé de um “ex” bovino, acho que o que faço é normal.

É freqüente após uma catástrofe natural vermos na TV outras cidades ou nações mandando ajuda de alguma espécie. Mas no mesmo jornal também vemos pessoas do local atingido praticando saques e violência.

Finalizando, caso tenha lido isso que rascunhei, pense em preparar-se não para o fim do mundo em 2012, mas para possivelmente sobreviver num mundo frio, sem respeito entre as pessoas, sem amor e com muito sofrimento causado pelo próprio homem e não por um fenômeno cósmico, afinal se estamos aqui é por nossa capacidade de adaptação. Prepare-se para praticar o bem, e isso não quer dizer ser “bonzinho”, mas sim aceitar dividir o sofrimento dos outros para que todos possam sofrer menos !!!!!!

Caso tudo isso não passe de um “Bug Cósmico” assim como em 2000 o “Bug do Milênio” não passou de especulação, continue preparado para agir de forma boa e pregue isso. Afinal não é pelo fato do mundo não acabar que não podemos sempre mudar para melhor.
oscar
2010-08-06
00:47
gostei...ja li muitos comentarios sobre este tema mas este é sem duvida o melhor. parabens!!
Carlos Oliveira
2010-08-22
06:09
Olá,

Em relação a alguns comentários aqui, deixem-me só dizer que:
- auroras continuam a acontecer
- o Sol terá o seu máximo em 2013 (e não em 2012) num ciclo que já anda assim há milhares de milhões de anos. E não é por isso que o mundo acaba todos os 11 anos.
- alinhamento planetário não vai existir. É uma mentira.
- alinhamento com o centro da galáxia acontece todos os anos. E não é por isso que o mundo acaba todos os anos.
- o calendário Maia era um calendário tal como nosso. O nosso acaba todos os anos a 31 de Dezembro, e o mundo não acaba nessa altura.
- os actuais descendentes dos Maias, dizem que os ocidentais andam todos parvos se acreditam nestas tretas mentirosas.

Mais informação:
astropt.org/blog/2008/08/22/2012/

2010-10-21
13:39
Não acredito nesta teoria! Acredito na Biblia...
"Levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos... operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos" (Mt 24.11,24).
Querem um conselho? Ao invés de ficar assustando as pessoas, as quais não conhecem a palavra de Deus, com essa babosseira, o que acham de ir ler a Biblia?
Olha o que diz em 2 Pedro:
"Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. (2 Pedro 3:10)"
E o que diz em Apocalipse :
"Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei." (Apo. 3:3)
Ou seja... o dia e a hora ninguem sabe, nem o Filho, nem o Espirito santo se não o Pai.
"Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem." (Mat. 24:36-37)
E uma coisa lhes digo...
Arrependam - se enquanto é tempo. Pois o Senhor deseja resgatar a todos. Ele pode vir hoje, pode vir amanhã, pode vir daqui a 40 anos... Ninguem sabe...
Estejam preparados, eis que isso é promessa de Jesus, o unico salvador, aquele que se entregou para morrer na Cruz por todos nós, e que apartir daquele dia fomos libertos pelo sangue de Jesus, o cordeiro de Deus. Enfim, já que dizes que o mundo vai acabar no dia 21 de Dezembro de 2012, dia 22/12/12 voltarei aqui. Fiquem com Deus e que Ele vos Abençoe!
Rui Semeano
2010-11-07
16:37
As inversões do campo magnético terrestre já não se contam pelos dedos, tendo em conta o número de vezes que se deram ao longo da história da Terra… É de reparar que já se deram inúmeras grandes extinções nomeadamente umas 5 ou 6 em massa ao longo da “biohistória” e em nenhuma a teoria da inversão da polaridade está presente e, a meu ver o principio das causas actuais pode aplicar-se aqui ou seja, se o planeta vai estar alinhado com o sol e afins, é porque já o esteve no passado. Visto que em cada extinção em massa a teoria da inversão não entra é um bom motivo para romper a ligação que há entre esse fenómeno e uma possível extinção em massa (2012 muahahah)!

Ah, e também não acredito que qualquer animal do passado que se tenha deparado com uma coisa deste género estivesse tão preparado e tivesse uma capacidade de adaptação tão desenvolvida como o ser humano.

Em relação á especialidade do ser humano, eu acho que não se verifica… Até porque com o tamanho do universo não consigo acreditar que este planeta seja o único com condições para ter vida…

É claro grande culpa disto (e de muitas mais coisas) é dos média e dos seus filtros e interesses comerciais pois eu só acredito na hipnose precisamente porque existem os média e porque não existe qualquer outra entidade que seja neste planeta com o poder de hipnose que estes possuem. E eu, como estudante desta área, de geociências, observo exactamente uma coisa. Sismos, tsunamis, vulcões e todo o tipo de catástrofes sempre mas SEMPRE se deram no nosso planeta. Mas, os média jogam com isso… como? Não sei se alguém se lembra mas o mundo esteve para acabar em 2000 também… Pronto o que é certo é que nos anos próximos da entrada no novo milénio os médias dispararam com as noticias sobre catástrofes no planeta porque meia dúzia de chanfrados decidiram falar em: “Apocalipse” (que nem sequer está relacionado com o significado que lhe dão pois apocalipse quer dizer na verdade “revelações” e não “fim do mundo”. As coisas acalmaram depois de 2000 porque o mundo não acabou! De há pouquíssimos anos para cá, vêm-nos com a treta dos Maias… pronto lá vão os média prestar 70% de atenção ás catástrofes naturais a nível mundial para transmitir e dizer ao mundo que o fim está a chegar e que o mundo está a mudar! A verdade é que essas catástrofes nunca pararam, simplesmente nos períodos em que se deixou de ouvir tanto sobre elas não dava lucro aos média andar á caça da catástrofe.

Por isso minha gente, filhos de Luso, somos dos mais “come e cala” do mundo… mas temos de deixar de ser tão ingénuos e ser mais críticos perante todas as barbaridades transmitidas pelos média. Uma coisa é certa enquanto os média transmitirem desgraças, vendem porque o ser humano enquanto estiver a ver a desgraça do vizinho está muito bem… e até porque apesar de algumas das intenções deles serem mobilizar as pessoas a ajudar, eles são os primeiros a não ajudar! E quando ajudam têm sempre 2as intenções..

Vamos usar então a restante percentagem do nosso cérebro e não nos deixar influenciar por tudo o que vemos porque nem tudo o que parece é.

Desculpem lá o texto bíblico :P

Espero escrever aqui em 2013 ;)
Carla Ribeiro
2012-01-10
11:53
Caro Carlos,

O importante neste assunto não é relativizar e juntar todas as previsões como sendo especulações que vendem noticias (até porque não me recordo de grande influência da comunicação social no tempo de Merlin). O caminho não será tanto por aí.
Importante mesmo é, pensarmos que como seres mutáveis tanto física como espiritualmente, estamos sempre em evolução. Não digo que seja possível prever o que ainda não aconteceu mas desenvolver uma sensibilidade extra de modo a perceber e relacionar essa mesma evolução. Neste ponto, creio e acredito piamente, que o fim do mundo anunciado se vá refletir mais numa mudança de comportamentos e mentalidade, do que propriamente num devaste terrestre.
Na minha opinião, é também muito importante aprendermos a contrariar esse espírito tão negativo que nos faz olhar para as coisas só pelo seu lado mau. Vamos acreditar que este "fim do mundo" que se fala é uma ruptura com o actual para algo melhor. Nesse caso, até 2013 :)
Rui Oliveira Matos
2012-12-20
21:07
Estava eu intrigado com os noticiários de que o mundo acabaria amanhã. Uma amiga virtual me fez esta recomendação: " Seja lá que aconteça comigo ou com você amanhã, não se esqueça de que eu te amo e sempre vou te amar..." eu perguntei o porque de tal preocupação ela me respondeu:" você não vê tv, o munda se acabará amanhã..." Então resolvi pesquisar no google e me foi surgerido este Link (Ciências hoje). Li o artigo e achei pertinente a respeito do assunto abordado,compreendi à luz da ciência o que realmente significa as GRANDES TRANSFORMAÇÕES, que ocorrerão no mundo, nos planetas, e não exatamente O FIM.
"Nada está parado no espaço. Se eu viajar no tempo 1 dia que seja, e esperar não sair deste ponto, então já não me vou encontrar nesta sala, mas sim algures a flutuar no espaço! O tempo e o espaço estão interligados - quem diz que consegue ver o futuro, está não só a afirmar isso mesmo, mas está incrivelmente também a dizer que consegue ver os eventos que acontecerão num pontinho irrelevante do espaço que se encontra a muitos milhões de quilómetros de distância (no ponto do espaço onde a Terra estará no futuro)."
(Ciências Hoje).

Lembro-me do ano l999 eu estava residindo em São José dos Campos SP, eu fiquei muinto aflito com os noticiários de que O MUNDO acabaria no ano 2000,o meu maior temor era morrer sem ver pela última vez a minha mãe que a amo tanto,na Bahia.
Percebo que a cada dia o mundo não é mais o mesmo, o habitat em que vivemos tem sofrido terríveis modificações,graças as nossas próprias ações depredadoras do meio ambiente, em detrimento do enrriquecimento e luxo de poucos,e por quê não vemos nenhum alarde dos meios de comunicação de massa a respeito do assunto que é muito gritante e urgente? Na dificuldade finaceira os fazendeiros e as indústrias destroem a mata atlântica. Nada diferente daqui do Nordeste/ Sertão da Bahia, microrregião de Irecê, onde o agricultor na ãncia de produzir feijão destruiu a caatinga e o cerrado. Devido a essas mudanças não se produz mais e como alternativa perfura-se o solo com poços artesianos. Para se ter uma idéia existem locais que a cada cinco metros mais ou menos, tem um poço perfurado como se fosse uma tábua de pirulitos. Consequências disso,tem causado escassez de água, e o secamento do lençol freático o pior de tudo é o seu envenenamento e poluição com agrotóxicos causando na população, silênciosamente altos índices de CA segundo entrada de pacientes no Hospital Arestides Maltez,na capital.
A Bíblia anuncia o final dos tempos, com todos esses acontecimentos, mais que porém, ainda não é o fim, nem aos anjos lhes serão permitidos saberem o dia e a hora.
Os grandes profetas e Cientistas também previram tais episódios e catástrofes,contudo ainda afirmam que na maioria das vezes o próprio homem poderia mudar o curso da história.
E, isso será possível ?
Eu acredito que sim,deixando de lado a nossa ganância e arrogância e cada um fazer a sua parte em favor do planeta e do seu próximo.
Até 2013.
Rui Matos

Adicionar comentário:

Comentário
Nome:
Email:
Insira as letras na caixa
Ciência Hoje não publica comentários anónimos. Ciência Hoje só publica comentários identificados com nome e email para eventual posterior contacto. Ciência Hoje recusa publicar comentários insultuosos ou ataques pessoais.

Últimas notícias

Utilizar Software de Código Aberto
permitiria ao Estado poupar milhões de euros

Trás-os-Montes apresentou no MInho cremes inovadores
que ajudam no tratamento de queimaduras, feridas profundas e psoríase

Sistema reduz de meses para dias o tempo necessário
para os cientistas testarem hipóteses

Empresa tecnológica de Braga serve milhões de pessoas

Investigadores de Coimbra avançam na luta
contra a febre da carraça e tifo epidémico

Uma «estranha» forma de atracção

A tinta que «pinta» a energia da luz solar em energia eléctrica

Amamentar diminui o risco de depressão pós-parto

Portugueses do IMM abrem caminho
a nova terapêutica para leucemia pediátrica

Quando o chichi «dá» luz!

Menos nicotina não quer dizer mais cigarros

Não-me-esqueças, a planta rara redescoberta no Corvo

Da felicidade à dor: entender a função da serotonina

Treinar o cérebro para melhorar a capacidade mulitarefa

Historiadores de linguística de todo o Mundo
reúnem-se na UTAD

A espantosa capacidade de regeneração do pâncreas

Ébola não é porventura tão temível como a gripe

Bloquear os canais de potássio pode salvar vidas

Técnicas de meditação associadas ao budismo tibetano
podem melhorar o desempenho do cérebro

O meu automóvel conduz, estaciona e recarrega-se sozinho

Congresso Mundial de Investigação marinha
no Oceanário de Lisboa

Iraniana é a primeira mulher
a ser distinguida com o «Nobel» da Matemática

Alunos da UMinho desenvolvem protótipos todo-o-terreno

Todos pela Antártida

A Roseta foi ao cometa

Concelhos despovoados e com poucos bombeiros
são os mais atingidos pelos fogos

As barreiras dos serviços de saúde
que afectam os imigrantes

As barreiras dos serviços de saúde que afectam os imigrantes

“La réalité n’existe pas”

Como os mamíferos e as moscas se alimentam:
semelhanças surpreendentes