Homo Habilis e Homo Erectus conviveram juntos em África

Artigo publica na Nature levanta novas questões sobre a evolução humana

2007-08-08
Homo Habilis e Homo Erectus estiveram juntos em África?
O Homo Erectus e o até agora considerado seu antepassado Homo Habilis viveram de facto durante muito tempo lado-a-lado na África Oriental, revela um estudo da redvista Nature, pondo em causa a actual teoria da evolução humana.

Os dois novos fósseis que vieram inesperadamente redesenhar a árvore da evolução humana foram descobertos em 2000 na margem Leste do lago Turkana, no Quénia, por uma equipa científica internacional conduzida por Fred Spoor, do University College de Londres.

Tratam-se, por um lado, dos fragmentos mais recentes jamais encontrados de um maxilar superior de um Homo Habilis, datados de 1,44 milhões de anos, e, por outro lado, de um crâneo de um Homo Erectus notavelmente bem conservado e paradoxalmente mais antigo, com 1,55 milhões de anos.

Segundo os investigadores, esta descoberta contraria as teorias actuais e prova que as duas espécies de hominídeos não se sucederam na escala da evolução, mas conviveram lado-a-lado durante muito tempo, provavelmente um milhão de anos, na bacia do Turkana.

Actualmente, considera-se que o Homo Habilis, assim denominado em 1964 porque utilizava utensílios de pedra rudimentares, é uma espécie do género Homo cuja aparição é situada geralmente há aproximadamente 2,5 milhões de anos.

Há 1,8 milhões de anos estes "inventores de utensílios" teriam dado lugar ao seu descendente, o Homo Erectus, descrito como um estádio da evolução da espécie humana desde 1891 a partir de fósseis encontrados na Ásia com cerca de 800.000 anos.

Uma nova redacção da história?

Durante o século XX, foram desenterrados em África fósseis muito mais antigos desta espécie, considerada a que iniciou a conquista progressiva do planeta. No entanto, face aos novos ossos encontrados na localidade de Ileret, Quénia, impõe-se, segundo os investigadores, uma nova redacção do primeiro capítulo da história humana.

Para os autores da descoberta, a prova obtida sobre a coexistência entre o Homo Erectus e Homo Habilis torna doravante "pouco provável" que o primeiro tenha evoluído a partir do segundo. Os investigadores acreditam que as duas espécies devem ter começado a desenvolver-se a partir de um antepassado comum que poderá ter existido há dois ou três milhões de anos, período pobre em fósseis imputáveis ao tipo Homo.

Os dois hominídeos permaneceram sempre espécies separadas, o que, segundo os investigadores, significa que ocuparam cada um o seu próprio nicho ecológico, o que evitou uma concorrência directa entre si. Os dentes e os maxilares menos potentes do Homo Erectus correspondem a um regime alimentar que inclui mais carne, gorduras animais e outros alimentos mais tenros, contrariamente ao Homo Habilis, adaptado a uma alimentação mais dura, de origem vegetal (nozes, tubérculos...).

Hoje, os gorilas e os chimpanzés actuais compartilham em certas regiões da África os mesmos habitats sem entrar em conflito: embora ambos apreciem frutos maduros, os gorilas passam mais tempo a esmagar vegetação dura, como os rebentos de bambú, enquanto que os chimpanzés partem à procura de outros alimentos, incluindo a carne de pequenos mamíferos.

Desta forma, concluem os autores do estudo, também os primeiros hominídeos poderiam ser vizinhos sem misturarem as famílias.

Arnaldo Vieira de Alencastre
2008-01-17
Parabéns. Matéria muito interessante, no sentido literal da palavra (dentro do ser). De tantas espécies de Homonídeos e só sobrou a nossa, hein? Será que conseguiremos uma evolução e equilíbrio psicológico a tempo de não extinguirmos tudo? Tomara. Luto por isso.
Belle
2008-02-25
Achei super interessante a matéria...parabéns e muito sucesso!!!
Karoline Oliveira
2008-03-02
Esta página é muito importante para as crianças da 6 série pois elas estudam sobre as espécies humana você que fez esse site está de parabéns!
laly
2008-05-06
fiquei muito emprecionada ao saber que homos erectus e homos abilis conviveram amigavelmente isso me ajudou muito em meu texto para o trabalho de história

muito obrigada
Larissa Marra
2008-06-26
O site está de parabéns em informações científicas .
Cuidem das nomeclaturas científicas .
como por exemplo:
vocês colocaram : Homo Erectus . Seria Homo erectus(em itálico) , pois a nomeclatura para espécie
é binomial e quando o nome é digitado ele deve
ser escrito em itálico . O nome específico deve ter a inicial minuscula .
silmara silva
2008-08-07
e muito interessante saber como era a vida de um ser humano com envoluiram. o resultado somos nos. e nao para por ai ainda vai ter muitas envolucoes...
ruliy
2008-10-02
mts parabens pelo site...
esta espetacular.
BeLinha
2008-10-05
Qual e a alimentaçao do Homo Erectus??
♥Jé♥
2009-02-13
Esta muito interresante o site...
Aline
2009-02-18
E a teoria de darwin ? todos concordam ?
julio
2009-02-28
isso é muito interessante!!!
eu amei!!!
lais axl
2009-03-05
Thatyana
2009-03-16
Olha o texto tá super legal , maix , qual era a almentação do homo erectus, e homo abilis
laryssa
2009-03-16
isso e muito interessante!!!
Henrique Da Silva Arantes
2009-03-17
E muito interresante muito obrigado era pra fazer uma pesquisa muito obrigado xau xau xau xau
anny
2009-03-26
poxa que legal isso foi muito util ja que fiz um trabalho sobere esse assunto. obrigada.essa pesquisa foi otima!!!
Marcos Silva
2009-03-27
Gosto da notícia, pois mostra a fragilidade e obsessão do Homem, pelo conhecimento que nunca terá, não basta dizer que viveram juntos, é preciso ver o que isso implica nos nossos dias ou não. A evolução do Homem é tão turva como a fotmação do Universo ou o fim do Mundo. Contudo acho interessante alguém questionar esta evolução e trazer algo de novo. Obrigado.
Daniel Augusto Vieira de Moura
2009-04-01
Será possível que evoluiremos para uma nova espécie hominídea ou somos a última espécie de homo? dominamos a selecção natural, será que este facto será preponderante para estacionarmo-nos como espécie?
willian
2009-04-12
Eu gostei muito achei muito interesante isso pode ajudar varias pessoas a descobri fatos da historia como; Paleozoica,Nesozica,Idade da pedra etc,...
psicóloga Cláudia
2009-08-27
isso ajuda a descobrir melhor o mundo e como será o futuro da gente,principalmente sobre os E.T (extra terrestre)
bruno veiga guimaraes
2009-09-07
como os homo abilis sobreviveran na africa
Guilherme Ramon G.Barboza
2009-09-13
Achei bem interessante, me ajudou na pesquisa da escola, obrigado.
Luís
2009-09-17
Tal como eu suspeito, penso que esta informação prova isso mesmo. Que não surgimos da forma com se espalha por aí, e que a teoria de Charles Darwin sempre esteve errada.
Ana
2009-09-22
Acho que isto me vai ajudar bastante na minha pesquisa para a escola.
professor. jorge pintado
2009-09-25
ha cerca de 20milhões de anos ocorreu em africa o terrivel as alteracões climáticas subiram as condicões de vidamodificaram-se, assim como as paisagens.em resultado destas alterações, os hominídeos abandonaram a forestae passaram a viver na savana,esta mudança oubrigou o nosso ante passado, o astrolopiteco com 3,3 mil~hões de anos a marchar sobre os pês a esta nova pustura chamamos bipedia.
com o decorrer dos tempos a postura vertical tornou-se permanente provocando modificações no corpo em especial na mao e no cranio.
alimentavam-se de onívora e eram muito habilidosos mediam cerca de 1.23 metros e pesavam cerca de 40kilos...
surgram em africa oriental e sabia produzir instrumentos de pedra. utilizava já uma linguagem de alguem rudimentar...
Daniela
2009-10-18
Isso é muito bom, eu estudei para o teste de historia e tive 94% li isto e sube....Mt Obrigada pela informação.
Rita
2009-10-21
Espero que este texto me ajude para o meu teste de História
Joãozito*
2009-10-26
Li este (s) texto (s) e acho que me vai ajudar bastante na minha pesquisa para o meu trabalho de história..Mt Obrigado, pêla informação Furnecida! ;)

João ^^
Rodrigo
2010-01-26
Cara, muito obrigado estava fazendo uma pesquisa sobre isso e me informou muito.
dani
2010-02-10
muuuuuito obrigada isso me ajudou a fazer o meu trabalho de historia

valeu mesmo♥♥♥♥
Riva Davila
2010-02-26
Brigado Por Me dá Um 10!
victoria gabriella costa santos
2010-03-01
adorei muinto interesante e criativo
tamara
2010-03-11
eu achei muito legal ...parabens pela suas historias ...
façam mais .
são muito lindas.
dully e livia
2010-03-16
obrigada me ajudou a fazer meu trabalho de historia
josivaldo ramos
2010-03-16
josivaldo,muito bem paraben a ciencia
eduarda
2010-03-25
Muita coisa para ler e bom conteudo
Isabel nassoma
2010-03-25
Isabel Nassoma, NGOLA-em 25-3-10, obrigada por me ajudar nos meus estudos.
joão vitor
2010-04-08
parabéns essa materia chama muito a atenção!!!
raiza
2010-04-09
muito legal isso é fasinante adorei!!
ANNY KELLY
2010-04-10
eu tenho 10 anos e gostei muito dessa pagina PARABENS
paula
2010-04-13
odorei muito esse assunto
parabens
Deidison
2010-04-19
Muito bom isso gostei vo até aprender isso no meu livro de história,estou dando os homos ne unidade² do meu colégio valeu.
leticia oliveira
2010-04-23
muitoo boom!!!
Maria de Fatima pinto
2010-04-27
eu nao acredito nisso
Monica
2010-05-08
eu gosto muito de estudar o homo erectus e o homo habilis eu ja estudei na escola e tive prova sobre isso o homo habilis que dizer habilidade nas maos e o homo erectus ja fabricava ferramentas
Marisa Duque
2010-05-12
A leitura do artigo ajudou bastante a visualizar as diferenças.
Anna
2010-05-18
Eu achei bem interessante
maynan
2010-05-28
gostei muito, vou apresentar uma trabalho sobre o homo erctu e vou mim sai bem gaças a essa pagina net! gostei mesmo!!!!!
regina
2010-06-11
ajudou no meu projeto áfrica
Lara Sacchetto de Araújo
2010-07-17
ADOREI.ESTOU NA QUINTA SÉRIE ESTOU ESTUDANDO ISSO MUITO INTERESSANTE ADOREI. PENSEI QUE HOJE SÓ SE FALAVA EM MODA E BELEZA PELO MENOS UMA COISA QUE PRESTA E INTERESSANTE
Thallyta Marianna
2010-11-18
Interessante.Mas ainda tenho uma dúvida,além desses dois `homos´ existiu uma outra espécie humana?Mas forte?Por favor preciso disto para uma prova na semana que vem,é a única coisa que estou com dúvida...
Beijinhos!!!
tatty e lanne
2011-02-25
amei o site! as ilustrações parecem com 2 amigos meus!
mikallys paolla
2011-03-09
adorei monha perquisa fikou otima
parabens
fernanda
2011-03-14
muito bom conssegui 10 no trabalho
Roseane
2011-04-14
é muito bom estudar pela internete consegui nota 10
Aline AZEVEDO CANDIDA MORAIS
2011-05-17
EU GOSTEI DO VIDIO E DA PESQUISA ESTAO DE PARABENS
milena
2011-09-01
adorei por que eu gosto muito dessa pesquisa, eu esto estudando sobre isso.
Campos Mucasse
2011-09-03
PARABENS A TODA EQUIPA QUE TROUXE ESTA LUZ PARA A CIENCIA. CREIO QUE EXISTEM MUITO MAIS MISTERIOS POR DESCOBRIR SOBRE A ORIGEM E EVOLUCAO DO HOMEM!
saraiane
2012-02-09
fiz um trabalho e acho que vou tirar des muito interesante
Lucas
2012-03-03
isso me ajudou muito no meu trabalho
ismael
2012-03-20
isso ajuda muito nos estudos
Barbara
2012-03-27
Muito legal saber , me ajudou muito com meu trabalho escolar !!!
Roberta
2012-04-18
PARABENS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Me ajudou muito a fezer o trabalho.
adriel
2012-04-23
ola naum encontrei oq eu qeria mais achei o site muito interessante parabeins
jaqueline
2012-08-31
muito obrigado isso me ajudou no meu tabranho da escola
valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
paulina
2013-03-15
Ha cerca de 20milhões de anos ocorreu em africa o terrivel as alteracões climáticas subiram as condicões de vidamodificaram-se, assim como as paisagens.em resultado destas alterações, os hominídeos abandonaram a forestae passaram a viver na savana,esta mudança oubrigou o nosso ante passado, o astrolopiteco com 3,3 mil~hões de anos a marchar sobre os pês a esta nova pustura chamamos bipedia.
nanazinha