Receba as notícias:

Você quer ser... nutricionista?

No Porto, há 30 anos, a FCNAUP rompeu barreiras!

2007-10-11
Por Rute Barbedo (reportagem)
Daniel Branco, presidente da Associação de estudantes
Daniel Branco, presidente da Associação de estudantes
Nem sempre uma ida às compras é fácil. As prateleiras do supermercado, o menu do restaurante ou mesmo a comida da mãe suscitam, cada vez mais, margens para dúvidas. Há 30 anos que o Porto percebe isso, tendo criado a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP). São 30 anos que se sentem na falta de cor das salas e no cheiro a madeira e mofo das instalações, nos terrenos do Hospital S. João.
Instalações que nem dá... (clique para ampliar)
Instalações que nem dá... (clique para ampliar)
... para acreditar (clique para ampliar)
... para acreditar (clique para ampliar)

“Parece uma escola de secundário, é verdade” mas, as infra-estruturas “são a única razão de queixa”, assegura Daniel Branco, Presidente da Associação de Estudantes. “É como aquela história de que nem sempre a beleza exterior reflecte a interior”.

O curso, licenciatura em Ciências da Nutrição, pioneiro na Europa, atrai cada vez mais alunos, refere Pedro Graça, presidente do Conselho Científico. Este ano, por exemplo, as vagas esgotaram.  Mas o que é um nutricionista? “A maior parte das pessoas não sabe”, acredita Daniel. “Nem os que nos procuram nem os que nos contratam sabem distinguir um nutricionista de um dietista”, explica Ana Lúcia Violante, aluna do 3º ano. “Até há dentistas a fazerem o nosso trabalho”.

 Ao contrário da maior parte dos profissionais de saúde, o nutricionista é obrigado a ter uma aptidão comunicativa mais apurada. Se quem prescreve é o médico, o nutricionista aconselha a seguir uma determinada conduta alimentar, de acordo com o corpo e com as actividades de quem o procura. São como sessões de “psiquiatria alimentar”, tenta fazer-se entender Pedro Graça, mostrando uma das mais-valias do profissional: utilizar uma linguagem acessível. É também “preciso saber chegar a todas as faixas etárias”, diz. “Como vamos explicar a uma criança que ela tem de comer fruta, se ela simplesmente não gosta e não vê nisso efeitos imediatos?”.

Os alunos exercitam as suas capacidades através da interacção nas aulas, da divulgação de informação em cartazes e por e-mail, do debate no blog da faculdade – escritanamesa.blogspot.com – e das várias conferências e iniciativas durante o ano lectivo. Em Abril, por exemplo, a Semana de Ciências da Nutrição contou com uma discussão acesa sobre o papel da área na publicidade, questionando se a nutrição seria mais uma estratégia de marketing ou uma vantagem biológica.

“A comida é, e sempre foi, uma ferramenta política, económica e social, que personaliza culturas”, esclarece Pedro Graça. Aliás, a actual sociedade da imagem acredita “que a comida pode mudar a sua vida”. A alimentação pode tornar-se uma filosofia pessoal ou, noutras situações, uma via de prevenção de doenças perante os alertas da história genética familiar. Quando nos anos 90 começaram a ser mediatizados casos de obesidade, houve uma consciencialização de que a alimentação é um assunto que merece mais tempo de antena.

“Costumo comparar o nutricionismo ao Vinho do Porto, que antes era apenas um vinho com mais álcool para que se conservasse mais tempo, e que hoje é mundialmente reconhecido”, salienta o professor.

Futuro

“Toda a gente tem de comer duas ou três vezes por dia”, sorri Graça, usando a frase para realçar o futuro promissor dos seus alunos. Contudo, ainda há muito por fazer. “O ideal era que todos os hospitais tivessem um nutricionista, mas ainda estamos muito longe disso”, realça Conceição Costa, do Gabinete de Inserção na Vida Activa (GIVA). É preciso colmatar a “falta de reconhecimento social” de que se queixa a responsável.
A FCNAUP destaca-se por um forte incentivo ao conhecimento de outras culturas.

Aliás, a aluna Ana Lúcia, como muitos dos seus colegas, pensa no estrangeiro como uma “boa oportunidade” para o futuro. Vários alunos participaram em programas de mobilidade no Brasil, na Irlanda, nos Estados Unidos e na Alemanha, tal como estudantes estrangeiros, sobretudo brasileiros (este ano são oito) vêm até à FCNAUP. A colaboração com o exterior passa igualmente por diversos projectos de investigação na União Europeia (ver www.fcna.up.pt/relatorios).

Este ano, o curso está em fase de adaptação ao Processo de Bolonha e reduziu a duração para quatro anos. “Teoricamente, o curso está mais prático”, diz Daniel Branco, e “no papel parece melhor”, parece “pôr-nos a desenrascar”.  Na licenciatura estão inscritos 363 alunos, mais de uma dezena frequenta mestrado e 11 realizam um projecto de doutoramento. Este ano, com o mínimo de 15,85 de média de entrada (com provas de ingresso de Biologia e Geologia ou Física e Química) e o pagamento de uma propina de 949 euros, os 65 alunos que entraram na FCNAUP vêem boas perspectivas de futuro, sobretudo na área clínica, mas também na saúde pública e na restauração.

Um estudo realizado pelo GIVA entre 2000 e 2004 mostra que, numa amostra de 176 licenciados, 37 por cento conseguiram integrar uma actividade remunerada nos primeiros seis meses, contra sete por cento que ainda não tiveram esse sucesso. Além disso, o problema das instalações parece estar perto de ser provisoriamente resolvido, com a passagem dos alunos para uma parte da FEUP.

Pelo país

As actividades dos alunos e docentes ultrapassam as paredes da faculdade. Todos os anos, a FCNAUP promove a iniciativa “Um dia com um nutricionista”, que permite aos alunos perceber, pelo país afora, o que o mundo prático lhes reserva. A par disso a FCNAUP viaja por Portugal em actividades de rastreio realizadas pelos estudantes.

 Existem igualmente três protocolos notados pela assessora de imprensa, Angelina Almeida: a actuação na Câmara Municipal do Porto, que passa por “avaliar e implementar uma alimentação saudável nas cantinas das escolas do ensino básico”; a colaboração com o Futebol Clube do Porto, que surgiu há duas semanas e visa acompanhar os hábitos alimentares e educar os atletas no sentido de um melhor rendimento físico; e o projecto com o Inatel, para padronizar as ementas oferecidas pela organização a nível nacional, num melhor serviço ao cliente.

Catarina Louro
2007-10-12
08:24
Parece-me um curso bastante interessante e com grandes perspectivas para o futuro.
Carlos Portugal Nunes
2007-10-17
21:16
O curso de ciencias da Nutrição, o qual eu frequento, oferece uma formação sólida e muitas saidas, pena os politicos deste país ainda não terem reparado que para se formarem profissionais competentes são precisas condições. é sempre bom relenbrar que esta faculdade foi pioneira nesta area e que até à pouco tempo era a unica a formar NUTRICIONISTAS.
ANA CARVALHO
2007-11-22
15:17
Uma vez que li no texto acima descrito, que as entidades patronais muitas das vezes não sabem diferenciar Dietista de Nutricionista, gostaria que me explicasse qual é então a diferença.
Paula Silva
2007-11-23
15:41
Caro colega Carlos, lamento inforrmar mas o seu curso não é pioneiro em Portugal. Existem dietistas em Portugal desde 1953, penso que o seu curso apareceu em 1975. Mais informações http://www.apdietistas.pt/. Melhores cumprimentos
Sara Mendes
2008-04-02
17:04
Sou uma aluna do 12ºano e irei concorrer este ano ao ensino superior. No entanto com a falta de emprego não sei muito bem a que curso concorrer mas tenho consciência que devemos trabalhar no que gostamos. Gostaria que me ajudasse a ter uma resposta acerca da empregabilidade dos licenciados em ciências da nutrição. É um curso com procura? Obrigada pela colaboração. Com os maiores cumprimentos, Sara Mendes
sérgio Cunha Velho
2008-06-11
21:33
A FCNAUP foi de facto a primeira Faculdade deste País a conceder o grau de licenciatura em Ciências da Nutrição. Orgulho-me de ser um dos "pioneiros" e de ser por ela licenciado. Desde há alguns ano, mais duas Instituições Privadas estão autorizadas a conferir o grau de lic. em Ciências da Nutrição(Univ Atlantica e o Inst. Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz)Só este grau dá acesso à Carreira dos Técnicos Superiores de Saúde.Se é verdade que existem outros Cursos relacionados com a Alimentação, a Nutrição e a Dietética, nenhum deles para além dos supra mencionados, confere essa Licenciatura e a possibilidade de trabalhar no Ministério da Saúde com o estatuto de Técnico Superior de Saúde.Para que não fiquem dúvidas ou eventuais confusões.Estamos fartos de falsos Nutricionistas. Que cada um assuma o Curso e a Profissão que escolheu. Todas são dignas e não devem ter vergonha de se identificarem com elas.
RITA SOARES
2008-06-12
13:41
A DIETETICA E PIONEIRA EM PORTUGAL E NA EUROPA, AS DIETISTAS TEM CARREIRA HOSPITALAR SOLIDA, BEM DEFENIDA E REGULAMENTADA. POR ISSO CUIDADO COM OS COMENTARIOS DE CALOIRES MAL ESCLARECIDOS...
Nutricionistas
2008-08-04
12:22
Os caloiros são estudantes de um Curso bem DEFINIDO, moderno e abrangente, numa perspectiva de Ciências da Nutrição; quem desejar saber a perspectiva internacional do que são as Ciências da Nutrição, pode consultar www.nutrition.org (Soc Am Ciências da Nutrição). Nasceu nos EUA, e cresceu com Elsie Widdowson na Inglaterra (bioquímica de base que contribuiu para o conceito actual de nutricionista). Hoje o título de Nutricionista é muito apetecível pela elevada qualificação académica e de competências; veja-se o nº de doutores e publicações ISI dos nutricionistas portugueses. Defendamos o título pq é esse que queremos.
Ana Silva
2008-08-04
15:21
Ola muito boa tarde.Eu ja tenho 26 anos mas adora-va fazer uma licenciatura em nutricionismo. Tenho um curso profissional de hotelaria em cozinha e um curso de técnica de massagem terapeutica. Mas falta-me qualquer coisa. Adoro tudo o que seja bem estar e alimentação e para me sentir realizada so mesmo formação em nutrição. Mas não tenho possobilidades de ingressar numa privada e nunca fiz beologia nem geologia. N sei como resolver o meu dilema :-(
Ana Cunha
2008-09-15
20:34
Estou convencidissima que realmente o curso que gosto é ciencias da nutriçao e adorava entrar no s.joao no porto. Sabem-me informar a média de ingresso necessaria este ano para esta universidade? Já procurei mas nda :( Cumprimentos
alice
2008-11-02
02:34
oi estou a pensar em nutricionismo e gostaria de saber qual a média necessária para entrar este ano na fcnaup...porque procurei em todo o lado mas não encontrei!obrigado
Sérgio cunha Velho
2008-11-29
18:04
Olá, Alice e Ana. Só hoje li o vosso pedido de "SOS" sobre as médias necessárias para entrar na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Este ano, e muito graças ao prestígio que os Nutricionistas vão tendo cada vez mais em Portugal subiram cerca de 0.5 valores para 17.25. Mesmo no Instituto Superior das Ciências da Saúde Egas Moniz- Monte da Caparica as notas de candidadatura foram muito altas. O primeiro tem média superior a 17.7 valores e o último 13.2 valores.
Se tiverem mais dúvidas escrevam-ne para o Instituto.

Sérgio Cunha Velho
Coordenador da Lic C.Nutrião
ISCSEM
Monte da Caparica
Rodrigo
2009-02-16
10:06
Tá fixe
Filomena Gomes, Nutricionista p´la FCNAUP
2009-02-23
22:11
Dr. Sérgio Cunha Velho,

Devo elogiar a clareza usada na explicação sobre a nossa profissão. É com muito orgulho que afirmo ter sido licenciada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto; aos mais novos resta-me dizer que esta faculdade garante uma sólida formação académica, com uma forte componente científica. Tirei a prova disto quando decidi realizar parte do estágio curricular na Califórnia - estive sempre à altura para dar resposta às solicitações de um estágio delineado pelos requisitos da American Dietetic Association (e habitualmente seguido por alunos de Mestrado). Um bem haja à FCNAUP!
sofia oliveira
2009-02-26
19:06
qual a média para entar na faculdade de ciencias da nutriçao e alimentaçao no porto?
Sérgio Lima
2009-04-21
16:23
Estudo na FCNAUP e encontro-me no 4º ano. nada tenho contra os dietistas, pois certamente não me roubam, nem roubarão o ar que respiro. O contrario, parece-me não ser tão certo.
De facto o curso de Dietista apareceu primeiro que o nosso, sem sombra de duvidas, mas se Nutrição apareceu, foi por algum motivo, certamente...
Talvez para colmatar alguma falha do anterior curso. Se calhar por causa disso somos os tais TSS em vez de TDT. Talvez por isso tenhamos ferramentas para trabalhar em hospitais, autarquias, industrias, instituições de ensino, clubes, unidades de alimentação colectiva e etc, etc, etc..
Não quero dizer que os dietista tambem nao trabalhem nestes "sitios", mas é às ferramentas a que me refiro.
Certamente, e isto será apenas uma delas, não terão capacidade para realizar, avaliar, e validar uma ementa numa unidade de restauração colectiva, balanceando necessidades nutricionais, sociais e económicas a todos os níveis.

Sem mais, até porque esta luta a mim não me diz nada... Até porque as médias estão a vista, e nunca vi nenhum individuo depois de ter entrado em nutrição querer mudar para dietismo. Já o contrario...
Inês
2009-05-20
14:52
Olá Filomena Gomes
Com que então foi para a California estagiar com Dietistas ( American Dietetic Association)? Esta é a prova de que vocês só existem em Portugal, e aqui, dou de barato, mercê da luta entre médicos.Os nutricionistas penso que até meados dos anos 90, não eram reconhecidos pela Instituição que confere os graus académícos - Ministério da Educação.Por alguma coisa era.Iniciaram sem seren nada, depois veio o bacharelato e só muito mais tarde é que foi licenciatura.Não apareceram para colmatar coisa nenhuma mas sim porque deteminados alunos não conseguiram entrar nas áreas da medicina e alguém lhes fez o favor.
Agora querem fazer-se passar por médicos, mas essa já não colhe.
Além disso a Nutrição é ministrada tanto em Faculdade como em Instituto Superior. Porquê? Explique-se por favor.
Qual é o normativo legal que REGULAMENTA a vossa carreira? Qual é o vosso contexto Europeu e além Europeu? Nenhum.
Vejam o estudo da DGH, datado de 1980, e perceberão porque é que vos colocam na recepção dos alimentos (cozinha). Porque até á bem pouco tempo não tinham dietoterapia no vosso curriculum académico. Resulta desta situação a falta de preparação para a área clinica (hospitalar). Os MEDICOS prescrevem, o DIETISTA elabora, o que é que fazem voçês?.
Humildade precisa-se pois este é sinónimo de inteligencia e saber.
Quando vocês andavam pelo Porto na luta pelo reconhecimento do vosso curso, já existiam Dietistas com formação Superior. Por aqui me fico.Mas há mais
Inês
2009-05-21
20:57
Olá Sérgio
Pelos vistos precisam de respirar o ar dos Dietistas pois talvez assim aprendam alguma coisa.Desde logo a saberem estar nos hospitais com sentido ético e deontologia.E no que respeita á dietoterapia nem se fala... por isso gostam muito das dietas "tipo basal" e "dieta meia dose". Conseguem explicar o que é isto? Leiam bem os DL 414/91 e 501/99. Afinal onde está tudo isso que vocês apregoam desde logo no site da APN. A Quem querem enganar?
Mal estão os doentes se entram para a área clinica com a preparação daqueles que por aí andam. Falam em desnutrição nos Hospitais, mas alguém devia verificar quem a provoca...Aulas gratuitas dão-se...
Filomena Gomes, Nutricionista p´la FCNAUP
2009-05-21
22:37
Cara Inês,
1. Fui, aprendi, ensinei, venci e... recomendo. Adorei ter trabalhado com ambos os profissionais daquele país – “nutritionists and dietitians”.
2. No meu hospital, eu prescrevo e elaboro dietas. Diferentes locais, diferentes práticas. Bons profissionais têm a devida liberdade de actuação.
3. Desilude-me esta luta sem sentido. Conheço vários locais onde nutricionistas e dietistas trabalham em conjunto – e muito bem! Minha cara... haja humildade, que há lugar para todos os bons profissionais

Os meus mais sinceros cumprimentos,
Filomena Gomes
Inês
2009-05-25
10:09
Bom dia Filomena
Gostei de saber que aprendeu. A vida é toda ela uma apredndizagem.Aprendemos e ensinamos, mas para que isso acontece é necessário humildade.In USA, os "Nutricionistas", são médicos com um tipo de especialização na área da Nutrição. Nada têm a ver com os Nutricionistas portugueses, que não são médicos.
Concordo quando diz que se deve trabalhar em conjunto,mas para que tal aconteça torna-se necessário que a APN se deixe de pretensiosismos,de dizer o que não corresponde á verdade nem ao descrito na Lei.
A prescrição é UM ACTO MÉDICO. Os dietistas também prescrevem, mas por questão deontologico/ética, só o fazem quando solicitada, pois sabem qual é o seu lugar.
Foram os Nutricionista que iniciaram uma guerra, que não se entende bem porquê, ou talvez sim,pois não têm carreira Hospitalar.
Mais valia que a "guerra" fosse no sentido de curso único . Até ao 3º ano, tronco comum, e o 4º seria de especialização na área que cada um entendesse.Isto sim, tem sentido.Mas a Associação de Nutricionistas nada faz para que isto aconteça, bem pelo contrário.
Por isso revejam o vosso quadro de valores e deixem de fazer este tipo de comentários que em nada vos favorece. E o resultado vê-se quando conseguem entrar na área hospitalar. A avaliação feita por todos os sectores profissionais que tratam dos doentes,na sua maioria, tem sido negativa. Não só porque não se sabem inserir mas também porque o saber não é muito. Os mais prejudicados são os DOENTES, e estes são o objecto da nossa intervenção.
Cá estamos para ajudar.
Hélia Sampaio
2009-06-01
23:45
Boa Noite
Sou Dietista e tudo isto me parece absurdo no contexto prático. Vale mais um bom curso bem estruturado que dois a viverem de costas voltadas. A união faz a força, vamos colmatar as lacunas dos dois!
Sarah
2009-06-05
20:52
Sou dietista e cada vez mais me incomoda esta luta sem sentido entre as duas profissões. Primeiro, acho que não se pode avaliar outro curso sem conhecer o seu plano curricular e a sua evolução longo dos anos, e felizmente tem sido muita por parte de ambas as licenciaturas (dietética e ciências da nutrição). Todos sabemos que na prática, e por muito que custe admitir a quem estudou mais um ano, as capacidades e competências dos dietistas e nutricionistas é a mesma. A única diferença encontra-se na carreira que segue, os Dietistas são técnicos de diagnóstico e terapuêtica e os Nutricionistas são técnicos superiores de saúde. Claro que isto se reflete na renumeração que é inferior na carreira de TDTs. É muito injusto e é infeliz esta situação. Agora também acho as duas associações deviam-se juntar e formar numa única ordem ou associação, muito mais capaz e com maior visibilidade a nível nacional. Só assim podemos lutar pelos interesses comuns entre nós.
Já agora, permitam-me uma pergunta: porque é que os nutricionistas tendem a não mencionar os dietistas (basicamente ignorar a nossa existência e o nosso trabalho) quando se fala em profissionais da área da nutrição em Portugal?

Bem, só queria deixar uma mensagem a todos: únidos conseguiremos ser muito melhores profissionais e com mais força nesta sociedade que cada vez mais precisa de nós.

(desculpem-me alguns erros mas não dá para voltar atrás no texto nesta caixa de comentários...)
joana
2009-06-10
18:44
ola
Chamo-me Joana e gostava de seguir nutricionismo mas não tenho ideia qual a valor minimo para entrar na universidade.
Thamires Beatriz
2009-07-02
01:45
Eu to no 2ªserie do ensino fundamental quero saber como são as materia que tem pra estudar para nutricionista?
tenho um pouco de dificuldade pois não sei nada sobre esse caso ainda e queria saber.. pode me ajudar? quanto ganha.. se é muito dificil? quanto anos demora pra acabar...
se hoje e um emprego que procura bastante?

Seu eu quiser fazer Nutrição clinica--> de receitar as dietas a pacientes em consultorio particulares como é que eu faço?? tenho saber as tudo sobre nutricionista mesmo ou é so ir direto nessa nutrição?
sei que fiz muitas perguntas mais e porque eu preciso saber!
Muito obrigada...

Beijooss!
Eliézer Santa Ana Corrêa
2009-08-19
16:19
olá, eu estou no 3º ano do ensino médio e a muito tempo venho me interessando pela área da nutrição, gostaria de saber qual é a média de retorno financeiro e o custo para se fazer uma faculdade; quais as matérias que se tem que estudar; quanto tempo leva para concluir a faculdade.
Obrigado....abraços...
Haniele ferreira melo
2009-08-24
21:17
gostaria de saber qual materia estuda pra ser uma nutricionista??parece um curso bastante interessante....
Cristina Machado
2009-08-28
12:37
Bom dia!! Sou licenciada em engenharia alimentar e dada a minha paixão pela área sempre pensei em fazer o curso de ciência da nutrição não só como consolidação de conhecimentos mas também para poder exercer a profissão de nutricionista. Finalmente, este ano, decidi concorrer à FCNAUP, pelo concurso especial como portadora de um curso superior. Gostaria de saber se a minha licenciatura é considerada da área da nutrição e dietética e quais as perguntas que me poderão fazer na entrevista. Obrigada e até breve, se tudo correr bem!!!
kamila
2009-09-04
15:30
oi estou no segundo do ens. medio e gostaria de saber quanto custa a mensalidade do curso de nutricionista? quanto tempo de curso?e o valor da remuneração?
Filomena Gomes, Nutricionista p´la FCNAUP
2009-09-05
12:33
Para quem está interessado em saber o número de anos e as disciplinas que possui a licenciatura em "Ciências da Nutrição" da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, basta ir a: https://sigarra.up.pt/fcnaup/planos_estudos_geral.formview?p_Pe=90
O valor das propinas do próximo ano lectivo é 997,80€
rosangela
2009-09-11
22:53
gostaria de saber qual a diferença entre o dietista do nutricionista.
luan
2009-09-17
14:01
gostaria muito de fazer nutrição para trabalhar com crianças carentes,mas fico muito em dúvida qual faculdade escolher
CY. CRISTINA SILVA RIBEIRO
2009-10-12
16:58
Estou no primeiro ano do segundo grau e pretendo ser uma nutricionista minha mãe e minha tia são esteticitas.
gostaria de saber o que comessar a estudar desde agora!
aline michelle rodrigues
2009-10-15
22:05
eu tenho 16 e penso fazer uma faculadade de nutriçao oq vc acha??
gabriella
2009-10-24
14:26
tenho 15 anos e adoro todas as coisas que tem a ver com o assunto de nutricionismo.É uma profissão maravilhosa e muito util a todos.
Sara
2009-10-24
22:03
Chamo-me Sara, tenho 23 anos e vou candidatar-me, no próximo ano, ao curso superior de ciências da nutrição na faculdade de ciencias da nutrição e alimentação da universidade do Porto.
Estava um bocadinho perdida e este site mostrou-se como que uma luz no meu caminho.
Desde que decidi tirar esta licenciatura que nao paro de pesquisar tudo e mais alguma coisa que me possa ajudar.
Vou candidatar-me pelo maiores de 23 e venho pedir que me ajudem.
No site da faculdade encontrei muita informação, mas se existir ca alguem que tambem tenha entrado pelo maiores de 23 por favor que me envie um e-mail.
Uma coisa é ler no site o que podera sair nos exames, outra é falar com quem ja passou pela situação.
Agradeço desde já a disponibilidade.
E VIVA AOS NUTRICIONISTAS =)
Sara Gomes
futura nutricionista (COM MUITO ORGULHO) =D

meu e-mail:
sara_rompante@sapo.pt
Patrícia
2009-11-09
18:35
Boa tarde...
tenho 22 anos, e pondero muito para o próximo ano seguir faculdade...Não tenho dúvidas que quero mesmo seguir em frente,no entanto tenho algumas dúvidas em relação ao curso que pretendo, porque acho que não me basta gostar do curso, é preciso também sentir que tenho saídas profissionais para tal...
Tenho pensado muito em seguir nutrição..sempre quís algo ligado à área da saúde...Depois há outras "questões"..como acabei o secundário há 4 anos, foi-me dito que não posso fazer melhorias e como a minha média é 12, penso em concorrer pelos maiores de 23...mas...esta opção existe em todas as faculdades?!!e como estudar para as provas?!!!
Quem me puder esclarecer estas dúvidas, agradeço imenso...
geovanna
2009-11-13
02:46
e sou geovanna tenho 16 anos e quero muito fazer uma faculdade para nutrição quero me aprofundar gostei muito ele e bastante interessante .eu quero muito ser uma nutrisionista quero me aprofundar e dar omelhor se mim so que meus pais ñ estão no momento com condições queria uma bolsa para mim .
Ivan Soares
2009-11-19
17:36
Boa tarde, estou no 2ºAno do curso de Condição Fisica e Saúde no Desporto em Rio Maior, vim dar a este fórun pelo desejo de saber realmente a diferença entre a carreira de licenciados em dietética e licenciados em nutrição.
Tenho pena de encontrar aqui uma guerra de palavras entre os diferentes técnicos em vez de um excalrecimento consistente e fundamentado sobre este tema, o que no meu ponto de vista em nada vos beneficía a ambos.
Fico com a ideia que a diferença é meramente burocrática em relação ao campo de actuação, mas não fiquei exclarecido...
Cordialmente Ivan Soares
Tamara
2009-11-25
16:56
gente, me deem uma dica, de como começar a fazer Nutrição, em qual faculdade...estou termino o ensino médio já. me ajudem.. me mandem e-mails,

Obrigadaaaa
rui
2009-12-15
00:16
no piaget também se formam nutricionistas
lorena
2009-12-23
20:27
curso interessante mais queria saber mais sobre anorexia e bulimia...tbm quero saber as especificas de nutrição ... eu amooo muito falar desse assunto...
Mirella santos
2009-12-24
04:11
... é uma boa viuu ... vou ver aquii se é mesmo oh que quero!!
nayana
2010-01-11
14:22
para ser nutricionista tem que fazer faculdade ou tem algum curso especifico que eu possa fazer ????
e em quanto tempo consigo me forma ??
karol
2010-01-28
21:38
gostaria muito de fazer nutrição mas tenho duvida se e realmente um curso bom quanto que ganha
Lenir Borgheti
2010-02-02
21:12
Gostaria de saber quanto custa a mensalidade .pois gostaria de fazer este curso.
dayse
2010-02-10
22:19
Estou certa que esse é o curso que quero fazer,gostaria muito de saber mais sobre nutrição,
Daniel
2010-02-10
22:53
Então mas de uma vez por todas qual é a diferença entre um e outro curso? dietista é mais para resolver problemas de saude e nutricionista é mais para estética, é isso? Desculpem a ignorância mas a mim parece-me que andam a discutir quem nasceu primeiro, se o ovo, se a galinha...
KELREM TALITA
2010-02-15
14:10
espero que isso possa crescer muito pelo país
pois é parece ser um curso muito interessante que esse curso alcance todo o país.
BOM,passei na Ufam e estou confusa pois parece nao ter um emprego pra nutricionista gostaria que me ajudasse sobre isso.
Ana Cabrita
2010-03-01
12:25
Bom dia
Sou Sub-Directora do Agrupamento de Escolas de Apelação, no concelho de Loures-Lisboa. Temos um SPA (homeopata e esteticistana) na escola para que a comunidade educativa seja mais feliz e mais saudável. Gostaria de saber se não há possibilidade de um estagiário da vossa faculdade dar consultas de nutricionismo.
filipe
2010-03-10
18:30
É de lamentar toda esta situação que se cria em volta dos cursos de nutrição e dietética.
Eu tirei o curso de Nutriçao Humana, Social e Escolar no Instituto Piaget e digo-vos a formação que tive não fica nada a traz da ministrada noutras faculdades. Todos os meus professores são licenciados pela FCNAUP, e sempre nos acarinharam e têm boas referências dos profissionais que esta instituição forma.
O nosso maior problema neste momento é a nível de acreditação pela APN, mas situação que eu acredito se irá resolver brevemente.
Boa sorte para todos que abraçarem a profissão de nutricionista
Estella de Oliveira
2010-03-16
14:17
Quero ser nutricionista tambem; acho muito interessante e gostaria de saber quantos anos de universidade devo fazer. E que curso devo fazer antes de entrar na universidade.
Luana
2010-03-23
20:33
olá,nossa passei por muitas escolhas e nutrição foi a que mais me indentifiquei, adoraria me aprofundar mais nesse curso, saber quais são as máterias que estuda e qual sálario de nutricionista hoje em dia. Um abraço a todos...
Luana
2010-03-23
20:34
olá,nossa passei por muitas escolhas e nutrição foi a que mais me indentifiquei, adoraria me aprofundar mais nesse curso, saber quais são as máterias que estuda e qual sálario de nutricionista hoje em dia. Um abraço a todos...
Renata
2010-03-28
22:42
interessantismo , mais me respondam : O q devo procurar para começar a estudar para esse curso ? Bjos
carol
2010-03-30
17:27
queria saber quantos q ganha uma nutricioninsta?
Iriis Mirelly
2010-04-05
18:05
Oi queria saber quanto ganha pra ser nutricionista e quais sao as materias que estudar, e outra pra fazer cursinho qual é o precisar!
Raquel
2010-04-09
20:03
Ainda sou adolescente tenho 12 anos mais ja penso no meu futuro em que eu vou trabalhar?ja me perguntei isso e cheguei a conclusão que quero ser nutricionista dez do ano passado 2009 eu pesquiso e estudo e queri saber seu estou serta de começar ja agora?a estudar para futuramente
Joana Filipa
2010-04-14
19:15
Sempre me interessei pela Nutrição, e agora estou perto de entrar na Universidade e tenho a certeza que quero que o meu futuro seja este. Mas infelizmente a média não é suficiente.
Por isso queria deixar aqui uma mensagem para os mais novos: Estudem, se é mesmo isto que querem estudem, há tempo par tudo .
Boa Sorte*
João Paulo Vieira
2010-04-15
19:21
interessantismo , mais me respondam : O q devo procurar para começar a estudar para esse curso ?
Débora Gomes
2010-04-17
00:45
Quero muito me forma em nutrição mais tenho medo de não conseguir o q devo fazer?
Elieda souza
2010-04-30
20:48
oi td bem?
meu nome é Elieda tenho 16 anos de idade, e estou procurando uma profissão e gosto muito de nutrição mas meus pais querem que eu seja advogada.
vamos ver se eu consigo mudar a cabeça deles
até outro dia
foi bom conhecer voceis.
bjoss
José
2010-05-04
00:02
Boa noite, tenho 25 anos e gostava de tirar o curso de nutricionista, sou bastante interessado pela area, gostaria de saber mais informaçoes sobre o curso, nomeadamente duração e tendo em conta a minha idade, se é possivel ingressar sem ter completado o 12º ano. Obrigado.
Patrícia Pereira
2010-05-05
15:45
Boa tarde, o numero de vagas para concorrer pelos maiores de 23, é só 3?!!!
Que despesas temos nas inscrições e o que métodos de avaliação "temos"?!!
Obrigado
Tamyris paiva
2010-05-09
20:56
tenho 15 ano estou cursando o 1º ano e quero ser nutricionista tenho muitas dúvida sobre a profissão gostaria de receber por email tudo a respeito a profissão. Obrigado!
Emilly
2010-05-28
18:25
oi boa tarde!eu me chamo emilly caroline e gostaria muito fazer essa faculdade de nutrição eu tenho apenas 16 anos e estou cursando 2º ano do ensino médio.Gostaria de saber se essa profissão está bem visada no mercado de trabalho ?por que pra mim eu acho que essa profissão tem bastante perspectiva para o futuro, bem obrigada e gostaria de receber informações pelo meu e mail.
Maiara Mello.
2010-05-29
18:45
Oi queria muito me forma em nutrição, mais tenho medo de nao conseguir como eu do o primeiro passo.
leiliane
2010-05-31
22:31
oi meu nome é leiliane,tenho 16 anos e gostaria de saber um pouco mais sobre essa profissão.meu objetivo é fazer uma faculdade e me tornar uma nutricionista
ari
2010-06-02
01:43
quais são as faculdades em que existe o curso de nutrição e dietética? não consigo encontrar só encontrei o politecnico de lisboa acho que se chama assim. respondam me para o mail sff. obrigado
EDMILSON
2010-06-08
11:55
GOSTARIA DE SABER QUE MATERIAS DEVO ESTUDAR, LIVROS LER, ANTS DE ENTRAR NA FACUL.. PARA JA TER UMA NOÇÃO ....
brenda
2010-06-13
21:11
nteressantismo , mais me respondam : O q devo procurar para começar a estudar para esse curso ? Bjos
Jhesyca Gomes
2010-06-19
02:00
quero ser nutricionista,e queria saber se nutricionista tem que estudar ciençias,e quantos anos tem que estudar pra ser forma em nutriçao, e quanto no minimo recebe o nutricionista ?
um abraço e me responde loogo :D
vanderson
2010-06-28
17:51
ola meu nome é vanderson estou na 7 serie e quero saber se eu sendo homem tem preconceitos para ser nutricionista
me respondam no iurdsede@yaoo.com.br
luana
2010-06-30
14:42
eu sempre sonhei ser nutricionista
shirley
2010-07-10
00:09
eu adoro nutriçao eu queria saber qual nutriçao e melhor em hospital,clinica e esporte ?????
thamii
2010-07-11
17:43
oi sou estudante de nutrição estou no 2° semestre olha o que eu tenho a dizer a todos vcs que tenham interesse em estudar nutrição. é que tem que estudar não é pensar que vai entrar na faculdade e vai empurrar com a barriga. é bastante informação muitas coisas novas é novas descobertas. eu quando entrei na facu achei que não era tão dificil ser estudante de nutrição mais me enganei na 1° semana. é muito legal vc aprende muita coisa interessante vc pensa em desistir muitas vezes, mais o mais legal é olhar para trás e ver que vc conseguiu ainda não atuo na area e emprego ness area não é tão fácil quanto falam é bastante concorrencia mais existe bastante estágios... é isso que eu tenho a falar ..... boa sorte para todos vcs que querem ser nutricionistas um dia...
meu email é thami@r7.com
se alguém tiver alguma dúvida como é o curso pode me mandar email....
lisa
2010-07-15
13:01
ola! eu faço nutrição no Brasil em Teresina, a UFPI tem umas das melhores profissionais doutorada em Ciências dos alimentos, assim como em Nutrição e atividade e Nutrição Experimentel....Vos digo que esse é o curso do futuro...se cada pessoa tiver um nutricionista...doenças crônicas já irão existir no futuro...pois a saúde começa pela boca, os médicos deviam pensar nisso....
tatiane paiva
2010-07-15
21:04
GOSTARIA DE SABER QUE MATERIAS DEVO ESTUDAR,
QUE LIVROS LEIO..ainda tenho 16 anos..mas queria começar logo a estudar pra quando eu for fazer uma facu,já ter noção do q vai cair...me dá umas dicas ai...
gabriela
2010-07-19
21:40
Tambem pretendo seguir nesta area mas ainda tenho as minhas duvidas,sera que eu vou gostar,vou ter um ganho finaceiro legal.Fora isso acho a carreira do nutricionista bem legal e penso em investir nessa carreira.Obrigada pelas informaçoes.
beatriz da silva fraga
2010-07-23
19:44
bem meu nome e beatriz da silva fraga tenho 17 anos e estou no 2 ano do ensino médio e estou pesquisando as profissões pelas quais mais me intereso e nutricionismo e umas dessas profissões , mais tenho ainda as minhas duvidas mais creio que ate o final do ano estarei decidida para que curso irei prestar mais mesmo não sabendo esse documentario foi muito importante para que eu saiba mais dessa profisão muitissima obrigado !
Jamile Araujo
2010-07-26
03:01
Como posso conseguir informações precisas sobre o curso de nutrição aqui neste sitio?
Agradeço as respostas que chegarem no meu e-mail: araujojamile@hotmail.com
Rosane
2010-07-30
16:15
eu tambem quero muito ser uma nutricionista, tenho 16 anos mas ja tenho vontade de seguir essa profissao. de ajudar pessoas e ganhar bem também né!!!!!!
Nara Santino
2010-08-03
14:08
Eu tenho interesse ,mas quais materias devo estudar e onde é a melhor faculdades do ceara ?
Caique
2010-08-12
23:17
Ola!
Eu sou Caique tenho 16 anos e vai ocorrer uma feira de porfissões na minha escola, e meu grupo está responsável por: Nutricionismo.
Gostaria que alguem me enviassem dicas de atrativos para o nutricionismo ,pois terei que montar um estande e gostaria que ele ficasse perfeito

Desde ja Obrigado!
Djullyene Macário.
2010-08-19
23:26
Oi, eu tenho 12 anos e ja penso no meu futuro ,bom eu gostaria de tirar várias dúvidas como eu me formo em nutricionista, como e o processo dos cursos se tem diversas areás etc..
Alyne
2010-08-25
01:01
eu gosto muito do curso e gostaria de saber se há muita procura no mercado e quanto ganha em média um nutricionista.
jesica
2010-09-05
18:56
Parece ser um curso bem legal e com muitas especialidades ...
Raysa D.
2010-09-15
20:38
Oie eu sempre achei muito intereçante essa profisão .. porisso que há 2 anos eu quero faser NUTRIÇÃO (:
Diana
2010-09-17
04:22
Oi,
Tudo bem?
Eu tenho 15 anos e pretendo seguir nesta area mas ainda tenho as minhas duvidas,sera que eu vou gostar,vou ter um ganho finaceiro legal,sera que vai tá em alta quando eu tiver terminado minha facudade e minha graduação.Fora isso acho a carreira do nutricionista bem legal e penso em investir nessa carreira
luciana
2010-09-18
01:48
pretendo fazer nutrição o ano que vem essa e uma profissão mtu interessante .
duanny
2010-10-21
16:31
olá tenho 16 anos e ja quero saber quais matérias preciso estudar,como são as aulas para quem quer fazer o curso de nutrição?eu acho esse curso muito bom e sei que me encaixo.sei também que quem faz o curso e passa tem muitas oportunidades de emprego isso é muito bom.gostaria de saber também se o ganho financeiro é bom?porque pretendo seguir essa carreira.
Rafaela
2010-10-22
17:44
Bom eu sempri quis ser nutricionista
e esse asunto me ajudou mais aindaa
Parabems
Alana Aguiar
2010-11-05
00:45
Eu também Rafaela, eu estava com duvida em que faculdade eu ia fazer, mais agora tirei minhas duvidas, eu realmente vou ser NUTRICIONISTA...


Mas eu queria saber quantos salarios minimos ganha um nutricionista! mim responde gente, por favor. Obg!
janatânia moreira dos anjos
2010-11-24
18:29
olá tenho 15 anos faço o ensino medioo,e queria saber quanto é o preço da mensalidade pra fazer a faculdade de nutricionista?,so louca por essa profissão...
beijos ...
flavinha lima
2010-11-26
20:25
acho interessante essa area da medicina,porém meu sonho é outro mais uotra vez falando sonhos~não tem preço.(sou flavia tenho 16 anos e obg.)
dani
2011-01-05
20:45
o meu sonho e ser nutricionista, e essas dicas me ajudam muito, muito obrigado
Letícia
2011-01-21
03:18
olá, tenho 16 anos e estou cursando o 2°ano no ensino médio, venho pensando muito em duas grandes profissões e estou em duvida de qual escolher, estou entre gestão de RH ou nutricionista,os dois são bem diferentes um do outro , mais o que vem me interessando cada vez mais é nutrição, queria esclarecer minhas duvidas, conversar com alguém que esta formado nessa área para poder me auxiliar, me dizer mais sobre essa, se alguém quiser me ajudar, meu email é.. leticias2ruan@yahoo.com.br
gostei mt de vcs, suas opiniões despertaram ainda mais meu interesse em nutrição.
Desde já agradeço a todos
obrigado.
janyelle
2011-01-23
13:35
Ola tenho 14 anos estou no ensino fudamental
e desejo ser nutricionista
por isso queria saber quais os conteudos mais dificeis que podem cair numa prova de nutricao
e tb qual a melhor universade?que eu poderia estudar
Marisa antos
2011-02-22
15:47
Ola. Estou no 12º Ano e está quase a chegar a altura em que temos de decidir os cursos para a qual nos vamos candidatar. estou bastante confusa em relação às minhas escolhas. Comecei a pesquisar sobre o curso de Ciências da Nutrição e fiquei bastante interessada. A questão é que leio muita coisa sobre como está a empregabilidade deste curso e acabo por não ficar esclarecida.
Se alguem puder, gostaria que me dissessem o que acham do curso, se é muito difícil e como está a nível de empregabilidade.
Silvia
2011-03-03
14:26
boa tarde.
moro em nampula, Mocambique, e sempre me preocupei muito com a qualidade dos alimentos que compro e como. faco varias pesquisas na area de nutricao pois infelizmente no lugar onde moro e até em todo o país há muita carencia de nutricionistas, para ter uma iseia, onde moro nao existe nem um. o que é um absurdo pois as pessoas se auto-regulam, em termos de nutricao e muitas vezes com consequencias irreparaveis.

acredito que o cenerio daqui a uns 3 anos irá mudar, pois temos uma universidade que promove o curso de nutricao.

nao tenho muito tempo de ir fazer outra licenciatura de caracter presencial, por isso gostaria de fazer o curso de nutricao a distancia. podem dar-me informacoes a esse respeito??

obrigada
ludielly
2011-03-26
18:53
oi gosto do trabalho do nutricionista e por isso decidi q esse é o meu lugar.
quero ser nutricionista,mas tenho dúvidas:o q preciso fazer a respeito dos estudos?(que tipo de estudo preciso fazer)
quanto tempo dura os estudos até q eu tenha conseguido alcançar minha meta,q é ter meu próprio consultório?
obrigada
tenha um ótimo dia.
keteriny
2011-05-20
01:24
Eu gostaria de saber quais sao as materias q se estuda para ser uma nutricionista e o que exatamente uma nutricionista faz se o seu salario é bom ou digno de tal profisao onde um nutricionista atua e assim por diante
Maria Rosilene
2011-05-24
21:23
qual é o melhor curso para ser nutricionista?
calton angelo
2011-05-31
16:01
eu sou tecnico de nutrição e gostaria com vossa ajuda continuar com os meus estudos fazendo a licenciatura do mesmo curso porque é um curso bastante interessante porque todos nós dependemos da nutrição. UMA NUTRIÇÃO SAUDAVEL GARANTE UMA VIDA SAUDAVEL.
helem
2011-07-26
19:09
eu tenho 13 anos e inda estou indecisa que arreira vou seguir ma s e acho que vou fazer nutriçao eu acho uma proffissao bonita.......;;;;;.... meu nome é HÉLEM BARROS DE OLIVEIRA e um dia vou ser reconhecida como ma grande nutricinista de feira de santana......
edyslane bins
2011-07-28
14:05
adorei esse curso sempre é bom ouvi fala de nutrição por é da alimentação que nós vivemos
Estéfane Rocha da Cunha
2011-08-03
23:22
Eu sou a Estéfane de Rio Branco- Acre e gostaria saber se tem aulguma faculdade ou universidade so de nutrição aqui no Acre? Tenho 12 anos e espero nunca me descepicionar com o estudo. Também queria saber se é necessário estudar medicina para fazer nutrição? Uma alimentação saúdavel é muito importante para manter uma vida longa e saúdavel.
ana claudia
2011-08-09
00:29
oi estou terminando o ensino medio gostaria de fazer um curso de nutriçao mas nao sei como comecar moro em salvador gos taria muito de ajuda...
Cintia Santos
2011-09-25
17:27
Oi eu sou Cintia de Campinas SP tem 26 nos passei muito tempo com duvidas que curso fazer mais hoje tomei a decisao de fazer tecnico em nutrição ja mim matriculeipara comecar em janeiro de 2012 sera que fez a escolha certa.
Renata oliveira de farias
2011-10-03
16:12
olá meu nome é Renata tenho 16 anos e o ano que vem tou terminando o ensino médio, gostaria muito de fazer nutrição, não sei muito bem que curso começar, gostaria de saber qual o melhor curso para ser nutricionista e o que devo começar a estudar, porem quero logo de agora começar a ter idéias pois meu sonho é se tornar uma boa profissional na área de nutrição.


morro em santana do ipanema em AL.

gostaria de respostas por favor me ajude..

muito obrigada...
Lucimara Santos
2011-11-05
15:23
sou apaixonada por nutrição o que devo fazer para ser uma proficional além de cursos e quais os cursos voces me aconselhariam a fazer. bjs
priscila
2011-11-14
19:46
ola meu nome é priscila tenho 16 anos e sou apaixonada pela profissao de nutricionista,estou cursando o 2 grau do ensino medioe pretendo fazer faculdade de nuriçao mas tenho algumas duvidas se vai ser uma profissao que eu vou gostar!!!
ana rosa
2011-12-19
13:24
olá, tenho 36 anos e gostaria de saber quais as médias para entrar num curso de nutriçao ( lisboa ou arredores ) e quais as disciplinas obrigatórias visto que o meu curso foi o de humanisticas. quais os passos a seguir? e se há pós laboral. obrigada.
Hellen Carvalho
2011-12-26
22:57
Olá, tenho apenas 15 anos e quero ser nutricionista. gostaria de saber se eu posso fazer algum curso?! e quais as diciplinas obrigatórias?
Michelle
2012-01-09
13:14
Olá, tenho 19 anos e estou querendo fazer nutrição, gostaria de saber em média quanto se ganha aqui em portugal e se tem muito emprego? sou Brasileira e gostaria de saber como é em portugal
Mikaella Costa
2012-01-10
13:16
Olá,tenho 16 anos e gostaria de receber informaçoes,tudo sobre essa carreira,para poder ter certeza da profissão que quero seguir.Se tiverem como me ajudar ficarei muito grata.
luluzinhasantos
2012-01-19
17:31
hello;galerinha boa estou curssando o 2ano e estou louk para engressar loguinha na facul,pois sou louca para ser uma da fila
nazare
2012-01-19
23:17
OI,TENHO 14 ANOS E QUERIA SABER QUANTO NORMALMENTE AQUI NO PARÁ SE GANHA UMA NUTRICIONISTA?APRECIO MUITO ESSA PROFISSÃO,POIS CUIDA DE SUA ALIMENTAÇÃO,MESMO SE NUTRICIONISTA GANHAR POUCO EU NÃO LIGO IMPORTANTE EU ME SENTIR BEM COM ESSA AREA,MAS MEOS PAIS SO PENSAM EM DINHEIRO E QUE QUE EU SEJA ADVOGADA,MAS VOU SEGUIR O MEU CORAÇÃO SENDO ESSA MESMA AFINAL QUANDO EU MORRE EU N VOU LEVAR O DINHEIRO COMIGO.
NOSSA JA ESCREVIE TUDO ISSO COMO EU FALO MELHOR EU IR BEIJO PRA QUEM LER ESSA MENSAGEM.THAU.
rlight
2012-01-30
23:15
Olá a todos. Sou licenciada em Ciências da Nutrição e gostaria de deixar esclarecimentos a algumas das questões mais colocadas neste fórum para que todos vós possam ficar um pouco mais esclarecidos e seguir as vossas escolhas de forma mais acertada.

Actualmente e pelo meu conhecimento a licenciatura em Ciências da Nutrição acreditada pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas é dada pelas seguintes faculdades:

Privadas:

Escola Superior de Saúde Egaz Moniz (Lisboa),
Universidade Atlântica (Lisboa),
Universidade Caólica Portuguesa (Escola Superior de Biotecnologia) (Porto)

Públicas:
Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação Porto


Neste momento a profissão de nutricionista, apesar deste poder desenvolver trabalho em diversas áreas, está a atravessar uma certa crise. Portugal está de rastos e as pessoas são levadas por toda esta conjuntura actual, tornando-as muito contidas em gastos considerados supérfulos. As consultas de nutrição são categorizadas ainda como um bem superfulo. Algumas pessoas acham que sabem comer, outras consideram que não precisam de conselhos e conseguem fazer dieta e perder peso sem ajuda, outras acham que é caro e não podem dispender dinheiro, outras acham que vão a consultas gratuitas mas na realidade saem gastam balurdios em suplementos alimentares. Tudo isto tem desvalorizado a profissão do nutricionista clínico, dificultando muito a entrada no mercado de trabalho especialmente daqueles que tiraram o curso recentemente. Além das clinicas privadas e da área estética o nutricionista pode desenvolver um importante trabalho em cresces, lares, clinicas de hemodiálise, estabelecimentos de restauração colectiva, centros de saúde (com consultas gratuitas), hospitais, câmaras municipais... A área de actuação e o trabalho que pode ser desenvolvido é bastante diverso, mas ainda é muito desvalorizado pela sociedade em que vivemos e pelas pessoas que mandam no país. Daí que actualmente haja 1 nutricionista por cada 8000 cidadãos e isto é realmente um número bastante diminuto. Porém o serviço comunitário gratuito que o nutricionista pode prestar à sociedade é ainda muito bloqueado e são raras as câmaras municipais e os centros de saúde do país que têm à sua disposição um nutricionista. Ainda assim são raros os concursos públicos que abrem, e os que abrem têm uma grande diversidade de exigências abrindo caminho apenas para alguns.

Apesar de tudo isto adoro ser nutricionista e esta é realmente a profissão em que me sinto realizada. Mesmo que a actualidade e as características do país assustem neste momento e não sejam muito a favor do profissional de nutrição nunca se esqueça, de seguir os vossos sonhos.

No curso de ciências da nutrição desenvolvem uma série de competências relacionadas com dietoterapia, com segurança alimentar, fisiologia da doença, bioquimica. É de facto um curso bastante completo e com uma grande abrangência em termos de actuação. Esperemos realmente que o país e a mentalidade daqueles que o povoam mude e a NUTRIÇÃO seja mais respeitada e valorizada.

Acima de tudo ser nutricionista é perceber que o término da licenciatura é não o fim mas sim o inicio do estudo. A ciência alimentar evolui todos os dias, os alimentos e as suas propriedades são muito variadas, pelo que se querem ser bons profissionais e defenderem os vossos conhecimentos têm de estudar muito. Estar constantemente actualizados e lerem muito sobre os mais diversos assuntos. Depois têm que ser persistentes e nunca desistir de lutar pelo vosso lugar enquanto profissional, que neste país é bastante limitado. Acima de tudo têm de ser humildes e muito amorosos com quem vos procura, porque mais do que problemas alimentares há necessidade de afecto, carinho ética e respeito pelo ser humano.

Boa sorte a todos. Sigam os sonhos, nunca desistam.

Cumps
Rlight

rlight.1306@gmail.com
jeane Maria Stezoukoski
2012-02-11
23:43
0I MEU SONHO É UM DIA EU CURSAR UMA UNIVERSIDADE DE NUTRIÇÃO?
andressa rodrigues
2012-02-12
14:53
bom estou com muita vontade de ser nitricionista,e desejo saber que curso posso estar fasendo para entrar na minha facudade de nutricionismo.
vanessa...
2012-02-15
19:44
eu tenho um sonho de um dia ser uma nutricionista famosa,acho muito importante essa profisão...
alda
2012-02-23
00:25
então ciencias da nutrição do Instituto Piaget não é acreditada pela associação dos nutricionistas?
Filomena Gomes, Nutricionista p´la FCNAUP
2012-04-21
14:19
Excelente intervenção, Rlight!
Acrescento ainda que o o curso em "Ciencias da Nutricao", obtido pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação Porto, é reconhecido em vários países, o que é vantajoso para quem deseja trabalhar no estrangeiro.


Um abraco,
Filomena Gomes
adriele
2012-04-23
14:24
Excelente intervenção, Rlight!
Acrescento ainda que o o curso em "Ciencias da Nutricao", obtido pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação Porto, é reconhecido em vários países, o que é vantajoso para quem deseja trabalhar no estrangeiro.
Pedro Rodrigo
2012-04-27
20:36
Qual a média para entrar em nutricionismo ? Quais as provas de ingresso necessárias ?
maria luiza sampaio valverde
2012-05-17
23:53
bom quero ser nutricionista ganha muito dinheiro?
é quantos anos estudando?
é fácil?
Naiara Meireles
2012-08-04
16:26
Esse ano estou querendo ingressar na faculdade fazendo nutrição. Queria saber como está o mercado de trabalho para essa área?
Renato
2012-08-12
23:26
Será possivel me informar se a universidade Fernando Pessoa no Porto está acreditada pala associação portuguesa dos nutricionistas?
Symone
2013-07-03
19:08
Olá meu nome é Symone tenho 17 anos e gostaria muito de fazer nutrição, não sei muito bem que disciplinas devo escolher no 12ºano, gostaria de saber quais as disciplinas devo escolher para ser nutricionista e o que devo começar a estudar. Agradeço desde já.
ROSEMERE
2013-08-02
18:40
olá meu nome é rosemere tenho 30 anos tenho sonho de me forma em uma nutricionista, mais não sei as diciplinas e nem por onde começar. peço a ajudar de vcs.agradeço desde já
Kátia Lima
2014-07-05
22:33
Olá.
Eu chamo-me kátia e gostava muito de ser nutricionista.mas eu não consigo obter muitas informações sobre o mesmo,nem consigo saber quais são as universidades que têm este curso...
qual é a média da prova de ingresso para entrar na universidade?
Este curso tem algum progresso no comunidade europeia, ou seja eu consigo arranjar trabalho na europa se seguir este curso.

Adicionar comentário:

Comentário
Nome:
Email:
Insira as letras na caixa
Ciência Hoje não publica comentários anónimos. Ciência Hoje só publica comentários identificados com nome e email para eventual posterior contacto. Ciência Hoje recusa publicar comentários insultuosos ou ataques pessoais.

Últimas notícias

Homens ou mulheres? Quem corre mais riscos
de violência verbal no local de trabalho?

Investigador do IA é um dos vencedores dos Prémios Breakthrough 2015

Qual é a melhor iluminação para a sua casa?

Cyberbullying: retrato de um fenómeno
em expansão silenciosa

Centro de Investigação da Montanha distinguido
em cooperação internacional

Investigação europeia em oftalmologia
coordenada em Portugal

Portugal lidera detecção inédita na atmosfera de Vénus

Modelos matemáticos desenvolvidos na UA
preveem gravidade de acidentes de viação

Mosca-da-azeitona pode ser combatida
de forma rápida, barata e eficaz

Já é possível «ouvir» o coração da mãe
e do bebé ao mesmo tempo

Áreas menos desenvolvidas penalizadas
na agenda política de saúde

Foi com uma grande alegria que vi o nome de Teresa Teixeira!

Teresa Teixeira nomeada hoje
EMBO Young Investigator

Investigador mexicano desenvolve software
que “prevê” ocorrências cardíacas

UTAD aposta no combate ao abandono escolar

ESAN quer ser referência em fabrico aditivo rápido

Um neurónio, uma função? Afinal o cérebro faz multitasking!

Consegue seguir o ritmo?

De como bem aprender uma sequência de dança

As crianças devem ir a pé para a escola

Investigadores da UC desenvolvem
guia inteligente de apoio a cegos

O nariz delas é melhor do que o deles

De como a realidade virtual pode «medir»
os delinquentes sexuais

Cancro do pulmão pode ser diagnosticado
anos antes de ser detectado por imagem

Distractores ambientais influenciam
a atenção e a memória dos mais velhos

Como é a excitação sexual nas mulheres?

Insónia potencia o risco de acidentes de viação

Tristeza permanece mais tempo do que outras emoções

Refrigeração magnética dá prémio internacional
a jovem cientista português

Fantasias sexuais: você é normal?