Receba as notícias:

Marte tão grande no céu?

A história fantasiosa das duas luas no céu em Agosto

2008-07-15
Por Carlos F. Oliveira *
Lua e Marte: a verdade e a mentira!

Todos os anos por esta altura circula um e-mail que afirma que na noite de 27 de Agosto, Marte estará tão grande no nosso céu como a Lua. As ideias principais nesse e-mail são: iremos ter duas luas no céu e este é um fenómeno tão raro que não mais o veremos enquanto formos vivos.

A 27 de Agosto de 2003, Marte esteve somente a cerca de 56 milhões de quilómetros da Terra. Foi o mais perto que esteve em cerca de 60 mil anos! Antes, só os Neandertais o tinham visto tão perto! (apesar de que Marte esteve a 56,5 milhões de quilómetros de distância em 1971) E só vai estar tão perto novamente em 2287.

* Investigador, estudante de doutoramento e professor de astrobiologia na Universidade de Austin (Texas)

Mas mesmo tão perto, visto da Terra, Marte não passou de uma “estrela” um pouco mais bem parecida e vermelha que as outras. A não ser que se soubesse para o que se estava a olhar, Marte passava completamente despercebido no céu estrelado. Ou seja, mesmo em 2003, Marte, apesar de estar relativamente muito próximo de nós, no céu continuou a ser um mero ponto.

No entanto, por e-mail, recebia-se outra história. Um brincalhão não identificado decidiu no Verão de 2003 enviar massivamente um e-mail a dizer que Marte iria estar tão perto da Terra que no céu se iriam ver duas luas! Iria ser a normal Lua e Marte tão grande no céu como a própria Lua.Isto levou a uma histeria dos internautas, que começaram a re-enviar esse e-mail para todos os seus amigos, e estes para os seus amigos, e de repente temos o mito das duas luas no céu! Ver e.mail inicial em http://space.about.com/library/weekly/blmarsclose.htm

Devido às órbitas de Marte e da Terra à volta do Sol, a cada 2 anos e 2 meses (em média é a cada 780 dias), Marte encontra-se mais próximo da Terra - não tão próximo como em 2003, mas no “mesmo lado da órbita” e consequentemente relativamente próximo da Terra.

Assim, em 2005, mais uns brincalhões (quiçá os mesmos!) decidiram enviar o mesmo e-mail. Repito: o mesmo e-mail. Nem sequer se deram ao trabalho de mudar os detalhes (o dia de maior aproximação, a distância, etc), que efectivamente iriam ser diferentes. E a histeria repetiu-se!

Em 2006 e-mail reapareceu

Curiosamente, em 2006 o e-mail reapareceu! Deixem-me repetir o que eu disse atrás. Marte está mais próximo da Terra a cada 2 anos e 2 meses. Esteve próximo em Agosto de 2003, depois foi em 2005, e seguidamente foi em 2007. Em 2006, Marte estava do outro lado do Sol, bastante longe da Terra, a cerca de 385 milhões de quilómetros de distância.

Pensa-se que como piada, satirizando os e-mails de 2003, astrónomos enviaram esse e-mail de 2006. Esqueceram-se de um pormenor: nunca subestimar o poder da ignorância! A histeria dos internautas levou-os novamente a reencaminharem os e-mails para os amigos. O fenómeno estava de volta, em 2006.

Em 2007, o mesmo e-mail voltou! (sim! Aquele a dizer que Marte iria estar tão grande como a Lua a 27 de Agosto!) Por esta altura – basta fazerem as contas para 2 anos e 2 meses –, já devem ter percebido que Marte esteve mais perto da Terra em Dezembro de 2007, mais precisamente a 18 de Dezembro de 2007. Não foi em Agosto! E não esteve tão perto da Terra como em 2003! Mas o mito continuou.

Em 2008, os e-mails já andam a circular novamente! Não sei quem se lembrou de o enviar novamente. Não sei se é piada ou somente o prazer de fazer dos outros estúpidos, mas espero que neste momento, com as contas feitas, já tenham percebido que este ano Marte não estará próximo da Terra, nem em Agosto nem noutro mês qualquer!

O mais perto mesmo aconteceu em 2003, mas em 2005 também esteve próximo mas não tão próximo como em 2003, em 2007 a mesma coisa que em 2005, etc. Sempre foi assim durante quatro mil milhões de anos e assim continuará mais alguns milhares de milhões de anos. Mas mesmo estas aproximações são tão pequenas vistas da Terra, que Marte nunca deixará de ser somente mais um ponto de luz no céu estrelado. Nunca estará do tamanho da Lua!

Resumindo e concluindo, como vimos em 2003, 2005, 2006, 2007, estamos a ver em 2008, e quiçá veremos em 2009 e anos subsequentes, estes e-mails são totalmente falsos! Não os reenviem! Se realmente gostam de ciência não contribuam para a disseminação destas mentiras.

Ana Maria da Conceição Pinto de Vasconcelos
2008-07-16
10:21
Olá,
Gostei de ter conhecimento desta informação e, em 2003, vi Marte, durante todo o tempo que me foi possível, na minha casa, no campo, próxima do Porto. Foi uma sensação inesquecível, mesmo aparentando-se com uma estrela, mas era diferente, a sua luminosidade e tamanho.
Obrigada.
J. M. S. Simões Pereira
2008-07-16
10:51
Concordemos que a coisa tem graça! Costumo dizer que o próximo passo na evolução da civilização humana é generalizar a toda a gente o espírito crítico. É bom (na nossa Europa, foi bom, mas infelizmente há muitas áreas geográficas onde ainda não se fez o mesmo!) lutar contra o analfabetismo. Agora o passo seguinte é lutar contra a ingenuidade. Essas patranhas relativas a Marte, etc. talvez tenham uma vertente positiva. Talvez ajudem as pessoas a despertar por si próprias: mesmo aquelas que já usam Internets e E-mails mas são tão inocentinhas como os bebés de meses!
Carlos F. Oliveira
2008-07-16
17:06
Ana,
Em termos mais pessoais, também o vi a 27 de Agosto de 2003. Nessa noite, tivemos milhares de pessoas no nosso pequeno observatório aqui no topo do edificio. Na altura, fizemos um pequeno estudo informal, e deu pra perceber que 90% das pessoas não percebiam que podiam vir na noite de 26 ou 28, que Marte iria estar praticamente no "mesmo sítio". Foram levadas pelo "hype"dos Media ;)
Mas "até eu fui levado". Também o gostei bastante de ver nessa noite de 27 ;-)

J.M.S.,
Totalmente de acordo. Juntava um outro problema: empresas de SPAM. Não sei até que ponto este género de "Forwards" a promover mitos e medos, não são usadas por elas. Porque a maior parte das pessoas não sabe utilizar esses "reencaminhamentos". Já agora, deixo mais essa recomendação: sempre que façam "reecaminhamento", apaguem os endereços de e-mail anteriores, e ponham os vossos endereços em BCC ;-)
Mas, neste caso, sobretudo NÃO re-enviem este e-mail enganoso ;)
Rosário Santos
2008-08-12
11:35
Gostava de saber se então é mentira ,se não vai haver nada a 27/8.Quando é que se deixa de brincar com assuntos sérios ,de facto os Homens nunca mais aprendem a respeitar o seu semelhante.
David Pontes Martins
2008-08-13
23:38
Já fui contactado por pessoas formadas na área de ciências exactas que enguliram a patranha das duas luas cheias. Seria bom que divulgassem a distância a que se encontra a Lua da Terra - cerca de 380 mil km - enquanto que Marte quando se aproxima mais da Terra está a 78 milhões. Depois...basta fazer a conta.
Danilo Guarniero
2008-08-25
11:09
já me falaram sobre isso esse ano.
não foi por email, foi uma amiga.
mas mesmo assim eu não acreditei, e procurei saber direito essa história.
é claro que é mentira. como as pessoas podem acreditar nisso? Marte do tamanho da lua? como ele poderia ficar tão perto?
HAHAHAHAH!! NADA A VER!
Gonçalo Antunes
2008-08-26
19:14
Ola a todos,
Quero só comunicar que desde sabado juntamente com uns casais amigos qd estavamos todos num bar da praia na costa da caparica e reparamos que se vê uma estrela mais brilhante que a estrela polar, é uma estrela bastante amarela com o triplo do tamanho da estrela polar e vê-se acima da linha do mar da costa da caparica(onde a tenho visto) por volta das 24h +ou-! Que estrela é essa?
Rui
2008-08-27
04:46
Fantastico!
Felizmente duvidei e vim procurar mais informação mas posso dizer-vos que existem familias inteiras a olhar para o ceu.
Wilson Souza Dutra
2008-08-28
14:51
A inernet foi umas das maravilhas, criadas pelo homem , pela sua janela do mundo, podemos aprender, nos atualizar, aprimorar nossos conhecimentos. O que é lamentavel tem criaturas de mal gosto que inventam coisas absurdas, mas o pior são pessoas que acreditão em besteira sem penssar. No meu caso como não vi esta noticia, jornais, tv desconfiei um evento de tal grandesa estaria en todos jornais, dai sai a pequisar.
Marcela
2008-09-05
02:04
Nossa!Já estava com minha rede e suco preparados para dormir vendo estrela,ou melhor,"duas luas".Graças a minha santa ignorãncia para relogios,achei que era do dia 27 para o dia 28,e não do dia 26 para o 27...no dia 27 minha professora(tenho 12 anos heheh,amo astronimia) disse que tinha reparado...Affs!E eu aqui procurando imagens de marte quando acho isso aqui.bem...estou triste e com raiva por ter descoberto né?Acho que u ter que me contentar com cometas,eclipses e constelações..se bem que nem sei achar elas!Obrigada né...:(
Francisco Javier Ferrés
2009-06-15
11:17
Para Marte aparecer desse tamanho no referido dia, é necessário que o planeta vá aparecendo gradualmente cada dia maior, e ficaria apenas imperceptivelmente menor o dia 26 que o dia 27 e sucessivamente antes e depois, a menos que Marte ou a Terra viajassem repentinamente à velocidade da luz milhões de quilômetros y nos desintegraríamos todos. Não sou astrônomo, mas a construção da frase "no dia 27" mostra a incongruência.
Mário Roque
2009-08-18
01:43
Em Agosto 2009, voltou a mesma histeria. Acho que as pessoas não aprendem mesmo a raciocinar, ou a pensar um bocadinho sobre as distâncias envolvidas. Falta muita cultura de base sobre Astronomia, o que é uma pena, pois é dos temas que mais aprecio.
Ana Cristina
2009-08-19
15:22
E eis que lembraram de reencaminhar este email em 2009!!! Acabei de receber e achei completamente estranha a história. Resolvi procurar um pouco na net, mas não achei nenhum site de notícia confiável que confirmasse a história. Ainda bem que duvidei =/
RosalinaMmauro
2009-08-20
22:02
por acaso amigos meus falaram-me no assunto passado ums dias recebi este Emeil, acho que isso nunca vai ser possível Marte nunca poderé ser visto do tamanho da Lua.
LEAOSELVAGEM
2009-08-21
02:27
o fascínio que a astronomia exerce sobre nós leva-nos a ser presas fáceis destes e-mails desinformadores.
...mas aprendi algo sobre marte e a sua órbita...
Marcio
2009-08-21
20:57
Recebi o email de 2009 há poucos! Eu já estava comprando uma cadeirinha e cervejas para ver Marte incrivelmente do tamanho da lua! Fiquei triste agora.
NELSON
2009-08-21
23:20
Achei o maximo ter recebido esse e-mail de amigo ignorante como eu ainda bem que nao reenviei tal ignorancia fui consultar antes.
Léa Maria Alvarenga de Oliveira Pinto
2009-08-22
20:15
Infelizmente a ingenuidade das pessoas que repassam e-mails sem questionamento leva a isto!
Mario Rodolpho
2009-08-23
18:40
Acabei de recebr o e-mail de 2009... hehehe
Carina
2009-08-25
19:10
Muito Bem! Achei que não fosse verdade, mas queria ter certeza. Acabei de receber o email...
Inês Gomes Basílio
2009-08-26
00:27
Depois de ter recebido varias vezes o mesmo e-mail pensava que este era verdade mas a minha mae disse.me para vir proucurar no google se este fenomeno era mesmo verdade ...
Foi entao que cheguei á conclusão...
E nao só cheguei á conclusão como fiquei bastante interessada em ciência!
Obrigado
GTX
2009-08-26
10:17
Felizmente é raro ir ver mails por isso o que vi nesta pagina é algo de novo pra mim rofl
ELAINE
2009-08-26
13:15
TAMBÉM RECEBI O EMAIL, CONFESSO Q FIQUEI INTERESSADA COM A POSSIBILIDADE DE SER VERDADEIRO, TANTO Q VIM PESQUISAR..., AINDA BEM Q ALGUÉM SE DEU AO TRABALHO DE DIZER A VERDADE SOBRE ESSA FARSA. MUITO OBRIGADA.
Gonçalo Melo
2009-08-26
15:08
Bem, eu também recebi o e-mail e achei uma fantuchada porque é IMPOSSIVEL Marte ter o tamanho da Lua. Eu adoro Astronomia, tenho 17 anos, tenho programas no computador e uma carrada de livros!!! Para Marte ser vista como a Lua, tinha que haver um corpo celeste de grandes porpoções, estilo Jupiter que passa-se perto de Marte e com a sua gravidade, arranca-lo da orbita e leva-la para qualquer sitio do Sistema Solar, ou mesmo ficando sua Lua!!!!!! Eu posso devez em quando ser muito ignorante ,mas quando se trata de coisas de Astronomia, eu nao caio facilmente!!! Pra quem gosta de Astronomia como eu, aconselho o programa Celestia. Dá pra ver todo o que se passa no Sistema Solar e fora dele à hora local!!!! TUDO EM 3D :D
Gonçalo Melo
2009-08-26
16:06
E esqueci-me de dizer uma coisa. Pronto pra vocês verem Marte mesmo grande, ela tinha que ser removida da sua órbita por um corpo celeste de grandes porpoções!!! certo ? ok. Agora pensem lá comigo e veraõ que tenho razão, se vocês vissem Marte como vemos a Lua no dia-a-dia era muito mau mesmo, porque estaria tão perto da Terra, e Marte seria " agarrada " pela a gravidade da Terra, visto que tem mais massa e por ser o mais denso dos Planetas do Sistema Solar. Pois bem, seria agarrada pela a gravidade da Terra, e com isto iniciaria uma orbita altamente excentrica e passado algum tempo acabaria por colidir com a Terra e acabar com a vida tal como a conhecemos. ERA MUITO MAU!!! POR ISSO , NAO QUEIRAM VER MARTE COMO VÊM A LUA, SERIA MUITO MAU MESMO !!!!
Ronan Marques
2009-08-26
22:09
Gostaria que fosse verdade, até acreditei, agora acho que é mentira, é só fazer as contas para ter certeza, eu ia ficar acordado um pouco mais tarde, sendo assim: boa noite e ate daqui 780 dias se eu estiver aqui.
ac
2009-08-27
03:24
tbm recebi esse email....
Carlos F. Oliveira
2009-08-27
03:50
Já agora, leiam este artigo que escrevi no blog comunitário de astronomia e que complementa esta informação:
astropt.org/blog/2007/08/26/marte-tao-grande-como-a-lua-no-ceu/
E vejam a actualização para 2009:
astropt.org/blog/2009/08/27/marte-e-lua-enormes-no-ceu/
Alexandre Nogueira
2009-08-27
13:15
Mais um internauta que já recebeu a versão de 2009...;=)
Ricardo
2009-08-28
06:04
Eu fiquei esperando e vi tudo o que foi previsto para o fenômeno em 2009. Acho que umas 9 cervejas e umas 5 caipirinhas não devem ter atrapalhado a real constatação... Concordam??? Hughhh!! Hughhhh!! Deculpem-me... Huuugghhh!! Gente, corram!! Acho que ainda dá tempo... Se em vossas casas não puderem ver, venham até aqui na minha rua... Se não conseguirem ver nada, pelo menos aproveitem para tomar uma pô...! Hiiigghh...!!
thina
2010-08-06
23:57
acho isso muito legaaal...
os professores de ciencias vao adorar saber disso
Vanessa Felber Andrighetti
2010-08-29
00:06
Ah não... e eu recebi o e-mail em 2010... desavisada, encaminhei para todo mundo... que vergonha.
Artigo muito bom!
Jair P. Jr.
2010-08-29
18:47
Agora, em 2010 apareceu a mensagem novamente.
Ja até encaminhei este artigo a todos para desfazer o mito.
Maria Henriqueta
2011-07-12
16:39
Estamos em 2011 e a mentira continua a circular !!! Alguém deve estar a ganhar alguma coisa com isto !
Vou mandar esta informação à pessoa que me mandou o mail . Há 3 anos que ando a receber este e-mail !
Obrigada a quem se dignou prestar uma informação cientificamente correcta !
Ana Cristina
2011-07-22
11:50
Estamos em Julho de 2011, mais precisamente dia 22/07, acabei de receber este e-mail, estarei deletando e não o repassarei....obrigada pelos esclarecimentos.
Mara Viallet
2011-07-27
20:52
Nesse 2011 este email não poderia deixar de circular novamente.... :)
Obrigada pelas informações!

Que o céu no Texas esteja maravilhoso!
josé marques
2011-08-04
17:51
Com papas e bolos se enganam os tolos.Já lá diz o velho ditado.
Mas ainda não percebi qual o interesse destas mentiras,
a quem souber agradecia uma explicação plausível . Se é que a há.
josé marques
2011-08-04
17:52
Com papas e bolos se enganam os tolos.Já lá diz o velho ditado.
Mas ainda não percebi qual o interesse destas mentiras,
a quem souber agradecia uma explicação plausível . Se é que a há.

Adicionar comentário:

Comentário
Nome:
Email:
Insira as letras na caixa
Ciência Hoje não publica comentários anónimos. Ciência Hoje só publica comentários identificados com nome e email para eventual posterior contacto. Ciência Hoje recusa publicar comentários insultuosos ou ataques pessoais.

Últimas notícias

Uma «estranha» forma de atracção

A tinta que «pinta» a energia da luz solar em energia eléctrica

Amamentar diminui o risco de depressão pós-parto

Portugueses do IMM abrem caminho
a nova terapêutica para leucemia pediátrica

Quando o chichi «dá» luz!

Menos nicotina não quer dizer mais cigarros

Não-me-esqueças, a planta rara redescoberta no Corvo

Da felicidade à dor: entender a função da serotonina

Treinar o cérebro para melhorar a capacidade mulitarefa

Historiadores de linguística de todo o Mundo
reúnem-se na UTAD

A espantosa capacidade de regeneração do pâncreas

Ébola não é porventura tão temível como a gripe

Bloquear os canais de potássio pode salvar vidas

Técnicas de meditação associadas ao budismo tibetano
podem melhorar o desempenho do cérebro

O meu automóvel conduz, estaciona e recarrega-se sozinho

Congresso Mundial de Investigação marinha
no Oceanário de Lisboa

Iraniana é a primeira mulher
a ser distinguida com o «Nobel» da Matemática

Alunos da UMinho desenvolvem protótipos todo-o-terreno

Todos pela Antártida

A Roseta foi ao cometa

Concelhos despovoados e com poucos bombeiros
são os mais atingidos pelos fogos

As barreiras dos serviços de saúde
que afectam os imigrantes

As barreiras dos serviços de saúde que afectam os imigrantes

“La réalité n’existe pas”

Como os mamíferos e as moscas se alimentam:
semelhanças surpreendentes

Células "secundarias" do sistema nervoso são afinal cruciais
para a cognição e doenças mentais

As duas caras da misteriosa Azobenzeno

Investigadores do Minho premiados no Brasil

Avanços na compreensão da doença de Parkinson
abrem novas portas terapêuticas

Ciência Hoje não tem férias! Apoie este jornal!