Receba as notícias:

O método do ABA aplicado a autistas

«I Congresso Internacional de Análise Comportamental em Portugal: Passado, Presente e Futuro»

2009-05-14
ABA têm obtido resultados de sucesso com crianças autistas
ABA têm obtido resultados de sucesso com crianças autistas
O Centro ABCReal Portugal – Cooperativa de Solidariedade Social e instituição que é responsável pela implementação do primeiro centro de intervenção baseada em Applied Behavior Analysis (ABA) em crianças e jovens autistas – irá realizar o «I Congresso Internacional de Análise Comportamental em Portugal: Passado, Presente e Futuro». O encontro prevê reunir peritos mundiais no domínio do ABA ou Análise Comportamental Aplicada, na Fundação Calouste Gulbenkian, nos dias 18 e 19 de Junho.
O Applied Behavior Analysis é uma área científica com 40 anos de investigação e história, sendo a única metodologia que apresenta evidência científica da sua eficácia e segurança no tratamento do autismo, com taxas de recuperação para um “funcionamento normal” que atingem, nos estudos com melhores resultados, os 47 por cento.

A importância do autismo é cada vez maior devido ao seu misterioso e intenso crescimento e segundo os organizadores, a intenção deste congresso é colocar Portugal no centro do mundo, informando-o para melhor intervir.

O autismo é uma doença de desenvolvimento com crescimento mais rápido nos últimos anos e a sua prevalência é superior à da paralisia cerebral, da surdez, dos défices de visão, à diabetes, à SIDA e às neoplasias da infância todas somadas.

Crianças autistas têm grandes possibilidades de resultados de sucesso se a intervenção for iniciada em idades muito jovens e uma das metodologias mais bem sucedidas é a ABA. Das crianças incluídas no programa, 47 por cento podem atingir um funcionamento “normal”.
Adelina Silva
2009-05-14
21:29
Gostaria de dar os meus parabéns à organização deste evento e a sua necessidade ser uma reslidade.
No entanto, custa-me saber que vai ser realizado por um instituito que se diz ser o primeiro em Portugal a aplicar esta intervenção, mas que na realidade já existe à 4 anos e é aplicada pelo primeiro Centro ABA.
Cristiana Tramonte
2009-05-16
15:52
Gostaria de saber como podemos acessar profissionais e detalhes do método ABA. Sou mãe de um autista de 7 anos e gostaria de poder recorrer a esta alternativa
Albertina Marçal
2009-05-19
01:29
Em primeiro lugar quero agradecer a vossa divulgação do nosso Centro e das suas actividades. Costumo dizer que divulgar é já Intervir.
Em segundo, queria tentar responder às duas pessoas que escreveram comentários à vossa notícia sobre o nosso Centro.
Assim, quero desde já agradecer os parabéns à Adelina Silva e dizer-lhe também que, embora o ABA esteja a ser aplicado em Portugal há algum tempo, o Centro ABC Real Portugal é de facto o primeiro centro onde se implementa a metodologia ABA como se faz num centro americano. Aliás, muitas vezes utilizamos o termo "escola" porque as crianças e os jovens vão ao centro terapêutico como vão à escola. Na Califórnia usam mesmo o nome de escola. E, assim, é a primeira vez que se verifica a implementação da metodologia ABA em Portugal. Um centro que é mais uma escola do que uma clínica, precisamente como acontece na terra natal do ABA. Por outro lado, poderemos ainda acrescentar que o nosso centro apareceu primeiro com esta designação. Estes detalhes não são verdadeiramente importantes, o que é crucial é que Portugal tem um centro onde o ABA é implementado como acontece na Califórnia: um mínimo de 25 horas semanais em ambiente de escola.
Quanto à mãe que solicita informações, recomendo uma visita ao nosso site www.abcrealportugal.org
Estamos à disposição de quem precisa.É só contactar. Muito obrigada!
PAOLA BASTOS
2009-06-10
06:41
Sou professora de educação física e estou dando aulas de capoeira,mas não sei como devo trabalhar com crianças autistas,cuja faixa etária varie entre 3 a 6 anos.O que devo fazer?Pois já tenho um aluno autista, de uma turma de 9 crinças.
Att
Paola Bastos-RJ
Ana
2009-06-17
17:46
olá sou Ana Matias, mãe de um menino autista, queria saber como o meu filho pode ter acesso ao método ABA, viemos de África e ele já tem 7 aninhos
www.centroaba.com
2009-06-23
11:45
O ABA não é uma "metodologia", nem uma cura para o Autismo. O ABA é uma ciência cujas técnicas aplicam-se em vários contextos e com várias problemáticas.
A verdade, é que apresenta muito bons resultados junto do Autismo, desde que aplicada com integridade, por pessoas qualificadas e de forma individualizada.
O ABA com Autismo tem muito melhores resultados ainda, quando aplicado no ambiente natural, onde é possível existir uma parceria real entre todas a partes significantes e envolvidas na vida do indivíduo.
Albertina Marçal
2009-07-01
02:48
À Ana Matias, mãe de um menino autista de 7 anos, terei o maio gosto em conversar consigo sobre o programa inédito que estamos a desenvolver desde o passado dia 3 de Fevereiro para crianças mais velhas. Recomendo-lhe a visita ao nosso site: www.abcrealportugal.org
Muito obrigado!
Albertina Marçal
Centro ABCReal Portugal
Maria Silva
2009-09-30
14:08
Tenho um filho autista com 22 anos, tem sido uma luta ardua. Será que a aplicação deste metodo ainda o ajudaria a superar as suas dificuldades?
remy marques
2009-10-17
18:50
como faço pra comprar esse metodo ? onde compro? quanto custa ?
claudia
2009-11-26
19:48
Gostaria de saber como faço para ter acesso a esse metodo aba. se tem alguma clinica em sp
valdelia
2010-01-27
20:25
GENTE, TO EM BISCA DE AJUDA. VOU TRABALHAR COM CÇS AUTISTAS E GOSTARIA DE AJUDA, COMO TRABALHAR, Q ATIVIDADES PODEREI LEVAR P SALA DE AULA. É URGENTE.
AGRADEÇOIMENSAMENTE E FICAREI FELIZ COM UM RETORNO.
valdelia.melo@hotmail.com
valeria
2010-02-17
00:55
Valéria Pedro, em 2010, disse
Sou professora da Ed. Infantil , estou dando aula a autista entre 4 a 5 anos, ñ sei como trablhar preciso de ajuda Urgente.
Leonice Félix
2010-04-22
01:38
sou professora da ed. infantil estou dando aula a autista.quais atividades poderei levar para a sala de aula/onde compro/quanto custa/
Eduardo H Matsubara
2010-05-03
16:58
por favor me ajudem, foi diagnosticado autisto em minha filha de 2 anos e oit meses, estamos desesperadamente procurando um sistema de tratamento ABA , que indicado seria o melhor , vcs poderiam me indicar algum lugar em maceió-al ou o lugar mais próximo que poderia nos ajudar
muito agradecido , pai desesperado
Renata. A.V. Mariano
2010-05-15
03:06
Olà,gostaria muito de saber como è utilizado o metodo aba,dia 13/05/2010 meu filho de 3 anos e 3 meses foi diagnosticado autista,obrigado!!!
Rosane Oliveira
2010-05-17
21:07
Gostaria de saber se há algum local no RJ que trabalha com o método ABA.
ANA PAULA
2010-05-22
02:44
MEU FILHO DE 04 ANOS FOI DIAGNOSTICADO COM AUTISMO ESTE ANO, NÃO SEI O QUE FAZER. GOSTARIA DE ORIENTAÇÃO SOBRE TUDO NESTA AREA. OBRIGADA.
Alexandre Santos
2011-03-09
23:23
OLá, trabalho com autistas, e gostaria de conhecer ao método ABA.
risonete carretta
2011-04-14
13:47
bom dia sou mãe de um garotinho de 5 anos,com autismo,gostaria de informações sobre esse metodo,onde encontro esse tratamento sou do espirito santo.
TERESA
2011-06-01
04:35
Sou mae de um garoto 5anos autista ele estar com muita dificuldade p fala o q devo fazer p ajuda-lo tambem queria saber mas sobre o metodo ABA TE
JOSI
2011-09-19
01:17
tENHO UMA FILHA DE 10 ANOS, E ELA É AUTISTA, O QUE EU FAÇO PARA TER AJUDA? MORO EM SÃO PAULO. OBRIGADA
Carla
2011-09-30
21:50
Sou professora iniciante e gostaria de saber qual o melhor método para se ensinar uma criança autista.Grata.Carla
Beatriz Luz Tannus
2012-02-28
13:14
Olá sou professora de Educação Física e estou dando aulas de natação para um autista, estou em busca de um maior aprendizado a respeito destes e em busca sempre da melhor forma de lidar com os autistas, gostaria de saber mais detalhes sobre o método ABA.
RENATO
2012-09-21
18:26
TENHO UM FILHO COM AUTISMO E A BUSCA A UM TRATAMENTO EFICAZ É UMA BATALHA DIFICIL AINDA MAIS COM O DESCASO DOS ORGÃOS PUBLICOS,VAGAS ESCOLARES,TRATAMENTO DE QUALIDADE,MAIS UMA COISA EU SEI,NÃO DESISTIREI NUNCA,AGRADEÇO O ESPAÇO E ADMIRO O TRABALHO DE VCS!!! MUITO OBRIGADO!!!
Zilda L. C. de Carvalho
2012-11-02
09:07
Olá pessoal. Eu trabalho com pessoas portadoras de autismo e indico o grupo Gradual de intervenção ABA. É um grupo de profissionais sérios e competentes. A sede da Gradual fica na zona oeste de SP. É só acessar o site e fazer contato.
Abraços e sucesso no trabalho.
galiza
2013-03-15
19:47
boa noite gostei de ler os comentarios pois estou em franca e tabalho com criancas autistas e utilizo o metedo ABA e obetenho de grandes resultados.pois ocupareme de criancas autistas e um expectaclo gosto muito do que faco boa noite a todos

Adicionar comentário:

Comentário
Nome:
Email:
Insira as letras na caixa
Ciência Hoje não publica comentários anónimos. Ciência Hoje só publica comentários identificados com nome e email para eventual posterior contacto. Ciência Hoje recusa publicar comentários insultuosos ou ataques pessoais.

Últimas notícias

Cunha-Vaz distinguido com Prémio Albert C. Muse

Bactéria da flora intestinal de mosquitos
pode bloquear transmissão de malária e dengue

Subvalorizar o Ébola é crime!

Pepinos do mar já podem ser produzidos em aquacultura

A Ciência na educação pré-escolar

A guerra dos espermatozóides

O Viagra protege o coração para além do quarto

Premiado dispositivo portátil
para recuperar lesões desportivas

Aí está o andarilho inteligente motorizado
com «marca» portuguesa

Ajuda de emergência para «overdoses»

Investigadores portugueses abrem novas possibilidades
no desenho de vacinas contra o cancro

Porquê eu? Muitas mulheres que vivem na pobreza
culpam os filhos e a vida amorosa

O papel dos "oásis" oceânicos nas interacções
entre organismos marinhos

Planta substituta de sal desenvolvida
em cultura in vitro por aluna da UTAD

Trabalho de investigadores da UA
cruza-se com o do Nobel da Física 2014

José Vieira da Universidade do Minho
foi eleito presidente da FEANI

Machimosaurus: o crocodilomorfo
de nove metros do Jurássico de Portugal

Investigação do IMM sobre causas e tratamento
da doença de Crohn premiada nos EUA

Jet lag prejudica funções cognitivas a curto prazo

Quando melhores descobertas ganham destaque
nas primeiras páginas dos jornais e nos telejornais

Investigadores do Porto distinguidos com prémio Grünenthal Dor

Fundação Champalimaud e governo do Rajastão
investem em clínica para o cancro

Visão sem precedentes de duzentas galáxias no Universo

Pistas para a neutralização do HIV

Homens e mulheres avaliam arte de forma diferente

Aumento do desemprego (também) pode
colocar em causa o futuro da Segurança Social

Colar os cromossomas no sítio certo

Cientista Português identifica mecanismo que evita
o suicídio celular e um potencial alvo contra o cancro

Maior painel termodinâmico do mundo é português

Jogos interactivos auxiliam vítimas de AVC