Receba as notícias:

O método do ABA aplicado a autistas

«I Congresso Internacional de Análise Comportamental em Portugal: Passado, Presente e Futuro»

2009-05-14
ABA têm obtido resultados de sucesso com crianças autistas
ABA têm obtido resultados de sucesso com crianças autistas
O Centro ABCReal Portugal – Cooperativa de Solidariedade Social e instituição que é responsável pela implementação do primeiro centro de intervenção baseada em Applied Behavior Analysis (ABA) em crianças e jovens autistas – irá realizar o «I Congresso Internacional de Análise Comportamental em Portugal: Passado, Presente e Futuro». O encontro prevê reunir peritos mundiais no domínio do ABA ou Análise Comportamental Aplicada, na Fundação Calouste Gulbenkian, nos dias 18 e 19 de Junho.
O Applied Behavior Analysis é uma área científica com 40 anos de investigação e história, sendo a única metodologia que apresenta evidência científica da sua eficácia e segurança no tratamento do autismo, com taxas de recuperação para um “funcionamento normal” que atingem, nos estudos com melhores resultados, os 47 por cento.

A importância do autismo é cada vez maior devido ao seu misterioso e intenso crescimento e segundo os organizadores, a intenção deste congresso é colocar Portugal no centro do mundo, informando-o para melhor intervir.

O autismo é uma doença de desenvolvimento com crescimento mais rápido nos últimos anos e a sua prevalência é superior à da paralisia cerebral, da surdez, dos défices de visão, à diabetes, à SIDA e às neoplasias da infância todas somadas.

Crianças autistas têm grandes possibilidades de resultados de sucesso se a intervenção for iniciada em idades muito jovens e uma das metodologias mais bem sucedidas é a ABA. Das crianças incluídas no programa, 47 por cento podem atingir um funcionamento “normal”.
Adelina Silva
2009-05-14
21:29
Gostaria de dar os meus parabéns à organização deste evento e a sua necessidade ser uma reslidade.
No entanto, custa-me saber que vai ser realizado por um instituito que se diz ser o primeiro em Portugal a aplicar esta intervenção, mas que na realidade já existe à 4 anos e é aplicada pelo primeiro Centro ABA.
Cristiana Tramonte
2009-05-16
15:52
Gostaria de saber como podemos acessar profissionais e detalhes do método ABA. Sou mãe de um autista de 7 anos e gostaria de poder recorrer a esta alternativa
Albertina Marçal
2009-05-19
01:29
Em primeiro lugar quero agradecer a vossa divulgação do nosso Centro e das suas actividades. Costumo dizer que divulgar é já Intervir.
Em segundo, queria tentar responder às duas pessoas que escreveram comentários à vossa notícia sobre o nosso Centro.
Assim, quero desde já agradecer os parabéns à Adelina Silva e dizer-lhe também que, embora o ABA esteja a ser aplicado em Portugal há algum tempo, o Centro ABC Real Portugal é de facto o primeiro centro onde se implementa a metodologia ABA como se faz num centro americano. Aliás, muitas vezes utilizamos o termo "escola" porque as crianças e os jovens vão ao centro terapêutico como vão à escola. Na Califórnia usam mesmo o nome de escola. E, assim, é a primeira vez que se verifica a implementação da metodologia ABA em Portugal. Um centro que é mais uma escola do que uma clínica, precisamente como acontece na terra natal do ABA. Por outro lado, poderemos ainda acrescentar que o nosso centro apareceu primeiro com esta designação. Estes detalhes não são verdadeiramente importantes, o que é crucial é que Portugal tem um centro onde o ABA é implementado como acontece na Califórnia: um mínimo de 25 horas semanais em ambiente de escola.
Quanto à mãe que solicita informações, recomendo uma visita ao nosso site www.abcrealportugal.org
Estamos à disposição de quem precisa.É só contactar. Muito obrigada!
PAOLA BASTOS
2009-06-10
06:41
Sou professora de educação física e estou dando aulas de capoeira,mas não sei como devo trabalhar com crianças autistas,cuja faixa etária varie entre 3 a 6 anos.O que devo fazer?Pois já tenho um aluno autista, de uma turma de 9 crinças.
Att
Paola Bastos-RJ
Ana
2009-06-17
17:46
olá sou Ana Matias, mãe de um menino autista, queria saber como o meu filho pode ter acesso ao método ABA, viemos de África e ele já tem 7 aninhos
www.centroaba.com
2009-06-23
11:45
O ABA não é uma "metodologia", nem uma cura para o Autismo. O ABA é uma ciência cujas técnicas aplicam-se em vários contextos e com várias problemáticas.
A verdade, é que apresenta muito bons resultados junto do Autismo, desde que aplicada com integridade, por pessoas qualificadas e de forma individualizada.
O ABA com Autismo tem muito melhores resultados ainda, quando aplicado no ambiente natural, onde é possível existir uma parceria real entre todas a partes significantes e envolvidas na vida do indivíduo.
Albertina Marçal
2009-07-01
02:48
À Ana Matias, mãe de um menino autista de 7 anos, terei o maio gosto em conversar consigo sobre o programa inédito que estamos a desenvolver desde o passado dia 3 de Fevereiro para crianças mais velhas. Recomendo-lhe a visita ao nosso site: www.abcrealportugal.org
Muito obrigado!
Albertina Marçal
Centro ABCReal Portugal
Maria Silva
2009-09-30
14:08
Tenho um filho autista com 22 anos, tem sido uma luta ardua. Será que a aplicação deste metodo ainda o ajudaria a superar as suas dificuldades?
remy marques
2009-10-17
18:50
como faço pra comprar esse metodo ? onde compro? quanto custa ?
claudia
2009-11-26
19:48
Gostaria de saber como faço para ter acesso a esse metodo aba. se tem alguma clinica em sp
valdelia
2010-01-27
20:25
GENTE, TO EM BISCA DE AJUDA. VOU TRABALHAR COM CÇS AUTISTAS E GOSTARIA DE AJUDA, COMO TRABALHAR, Q ATIVIDADES PODEREI LEVAR P SALA DE AULA. É URGENTE.
AGRADEÇOIMENSAMENTE E FICAREI FELIZ COM UM RETORNO.
valdelia.melo@hotmail.com
valeria
2010-02-17
00:55
Valéria Pedro, em 2010, disse
Sou professora da Ed. Infantil , estou dando aula a autista entre 4 a 5 anos, ñ sei como trablhar preciso de ajuda Urgente.
Leonice Félix
2010-04-22
01:38
sou professora da ed. infantil estou dando aula a autista.quais atividades poderei levar para a sala de aula/onde compro/quanto custa/
Eduardo H Matsubara
2010-05-03
16:58
por favor me ajudem, foi diagnosticado autisto em minha filha de 2 anos e oit meses, estamos desesperadamente procurando um sistema de tratamento ABA , que indicado seria o melhor , vcs poderiam me indicar algum lugar em maceió-al ou o lugar mais próximo que poderia nos ajudar
muito agradecido , pai desesperado
Renata. A.V. Mariano
2010-05-15
03:06
Olà,gostaria muito de saber como è utilizado o metodo aba,dia 13/05/2010 meu filho de 3 anos e 3 meses foi diagnosticado autista,obrigado!!!
Rosane Oliveira
2010-05-17
21:07
Gostaria de saber se há algum local no RJ que trabalha com o método ABA.
ANA PAULA
2010-05-22
02:44
MEU FILHO DE 04 ANOS FOI DIAGNOSTICADO COM AUTISMO ESTE ANO, NÃO SEI O QUE FAZER. GOSTARIA DE ORIENTAÇÃO SOBRE TUDO NESTA AREA. OBRIGADA.
Alexandre Santos
2011-03-09
23:23
OLá, trabalho com autistas, e gostaria de conhecer ao método ABA.
risonete carretta
2011-04-14
13:47
bom dia sou mãe de um garotinho de 5 anos,com autismo,gostaria de informações sobre esse metodo,onde encontro esse tratamento sou do espirito santo.
TERESA
2011-06-01
04:35
Sou mae de um garoto 5anos autista ele estar com muita dificuldade p fala o q devo fazer p ajuda-lo tambem queria saber mas sobre o metodo ABA TE
JOSI
2011-09-19
01:17
tENHO UMA FILHA DE 10 ANOS, E ELA É AUTISTA, O QUE EU FAÇO PARA TER AJUDA? MORO EM SÃO PAULO. OBRIGADA
Carla
2011-09-30
21:50
Sou professora iniciante e gostaria de saber qual o melhor método para se ensinar uma criança autista.Grata.Carla
Beatriz Luz Tannus
2012-02-28
13:14
Olá sou professora de Educação Física e estou dando aulas de natação para um autista, estou em busca de um maior aprendizado a respeito destes e em busca sempre da melhor forma de lidar com os autistas, gostaria de saber mais detalhes sobre o método ABA.
RENATO
2012-09-21
18:26
TENHO UM FILHO COM AUTISMO E A BUSCA A UM TRATAMENTO EFICAZ É UMA BATALHA DIFICIL AINDA MAIS COM O DESCASO DOS ORGÃOS PUBLICOS,VAGAS ESCOLARES,TRATAMENTO DE QUALIDADE,MAIS UMA COISA EU SEI,NÃO DESISTIREI NUNCA,AGRADEÇO O ESPAÇO E ADMIRO O TRABALHO DE VCS!!! MUITO OBRIGADO!!!
Zilda L. C. de Carvalho
2012-11-02
09:07
Olá pessoal. Eu trabalho com pessoas portadoras de autismo e indico o grupo Gradual de intervenção ABA. É um grupo de profissionais sérios e competentes. A sede da Gradual fica na zona oeste de SP. É só acessar o site e fazer contato.
Abraços e sucesso no trabalho.
galiza
2013-03-15
19:47
boa noite gostei de ler os comentarios pois estou em franca e tabalho com criancas autistas e utilizo o metedo ABA e obetenho de grandes resultados.pois ocupareme de criancas autistas e um expectaclo gosto muito do que faco boa noite a todos

Adicionar comentário:

Comentário
Nome:
Email:
Insira as letras na caixa
Ciência Hoje não publica comentários anónimos. Ciência Hoje só publica comentários identificados com nome e email para eventual posterior contacto. Ciência Hoje recusa publicar comentários insultuosos ou ataques pessoais.

Últimas notícias

Jogo online previne violência no namoro entre adolescentes

Criança de cinco anos infectada por HIV
manteve-se saudável

A Expressão das Emoções
nova peça de teatro pela Marionet

Nanocatalisadores de carbono
ajudam a tratar águas residuais

Investigadores da UC mostram o valor da floresta
mediterrânica com filme de animação

Homens ou mulheres? Quem corre mais riscos
de violência verbal no local de trabalho?

Investigador do IA é um dos vencedores dos Prémios Breakthrough 2015

Qual é a melhor iluminação para a sua casa?

Cyberbullying: retrato de um fenómeno
em expansão silenciosa

Centro de Investigação da Montanha distinguido
em cooperação internacional

Investigação europeia em oftalmologia
coordenada em Portugal

Portugal lidera detecção inédita na atmosfera de Vénus

Modelos matemáticos desenvolvidos na UA
preveem gravidade de acidentes de viação

Mosca-da-azeitona pode ser combatida
de forma rápida, barata e eficaz

Já é possível «ouvir» o coração da mãe
e do bebé ao mesmo tempo

Áreas menos desenvolvidas penalizadas
na agenda política de saúde

Foi com uma grande alegria que vi o nome de Teresa Teixeira!

Teresa Teixeira nomeada hoje
EMBO Young Investigator

Investigador mexicano desenvolve software
que “prevê” ocorrências cardíacas

UTAD aposta no combate ao abandono escolar

ESAN quer ser referência em fabrico aditivo rápido

Um neurónio, uma função? Afinal o cérebro faz multitasking!

Consegue seguir o ritmo?

De como bem aprender uma sequência de dança

As crianças devem ir a pé para a escola

Investigadores da UC desenvolvem
guia inteligente de apoio a cegos

O nariz delas é melhor do que o deles

De como a realidade virtual pode «medir»
os delinquentes sexuais

Cancro do pulmão pode ser diagnosticado
anos antes de ser detectado por imagem

Distractores ambientais influenciam
a atenção e a memória dos mais velhos