Receba as notcias:

Dopamina e Parkinson

Cientistas portugueses e norte-americanos revelam pistas moleculares

2009-09-08

Tiago Fleming Outeiro, investigador
Investigadores portugueses e norte-americanos publicaram na última edição da revista «PLoS One» um estudo que revela novas pistas sobre a acção da dopamina, um estimulante do sistema nervoso central, na doença de Parkinson.

O estudo foi desenvolvido na Harvard Medical School (Estados Unidos) e no Instituto de Medicina Molecular, em Lisboa, e contou com a colaboração de investigadores portugueses, norte-americanos e alemães.

A doença de Parkinson caracteriza-se pela degeneração e morte de neurónios produtores de dopamina, numa região do cérebro, a substancia nigra.

Apesar de se desconhecerem ainda aspectos importantes dos mecanismos moleculares responsáveis pela doença, sabe-se que na sua base está a formação de agregados de proteínas dentro dos neurónios, nomeadamente, de uma chamada alfa-sinucleína.

Em doentes de Parkinson, a alfa-sinucleína adopta uma forma alterada, que provoca a sua agregação em aglomerados tóxicos para as células. O estudo agora publicado vem mostrar que as alterações sofridas pela proteína podem ser induzidas pela dopamina, sugerindo o seu papel na formação dos agregados de proteína característicos da doença.

Formam-se agregados de protenas dentro dos neurnios
A dopamina é um estimulante do sistema nervoso central, percursor da adrenalina e noradrenalina, e está também envolvida na dependência psicológica a vários vícios. No sistema motor, desempenha também um papel fundamental.

Os resultados publicados fornecem também uma possível explicação para observações anteriores, que revelaram que os neurónios produtores/receptores deste estimulante são mais vulneráveis à morte celular – característica da doença de Parkinson.

Agregados proteicos

“O nosso trabalho sugere que a vulnerabilidade dos neurónios na doença de Parkinson esteja relacionada com a capacidade da dopamina de favorecer formas de alfa-sinucleína que levam ao aparecimento de agregados proteicos”, esclarece Tiago Fleming Outeiro, primeiro autor e correspondente do estudo, investigador do Instituto de Medicina Molecular e sub-director do «Ciência Hoje».

Neurnios produtores/receptores de dopamina <br> mais vulnerveis  morte celular
Neurnios produtores/receptores de dopamina
mais vulnerveis morte celular
“Identificámos formas específicas de alfa-sinucleína utilizando uma técnica de microscopia muito avançada, que esperamos poder vir a utilizar em Portugal em breve. Estes nossos resultados ajudam a compreender melhor o mecanismo molecular que conduz à doença, bem como encontrar novas formas para a sua prevenção ou terapia”,
continua o investigador.

Parkinson é uma doença neurodegenerativa que atinge actualmente mais de seis milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal, afecta já mais de 20 mil pessoas.

Manifesta-se habitualmente a partir dos 60 anos, havendo, no entanto, cinco a dez por cento de casos em que os sintomas aparecem aos 40 anos ou mais cedo. Os sintomas mais evidentes são os tremores, a lentidão de movimentos, problemas de equilíbrio e a rigidez dos membros.
Maria Regina Cobos Nicolete
2009-09-09
Tenho 55 anos e a 2 tenho o diagnostico de Doenca de Parkinson. Meus sintomas iniciais foram os tremores na perna direita e lentidao nos movimentos acompanhdo de dores musculares. Existe algum exame que possa diagnosticar a Doenca de Parkinson?
Tiago Outeiro
2009-09-09
Cara Maria Regina,
obrigado pelo seu comentrio e pela sua dvida.
Neste momento, no h nenhum exame capaz de diagnosticar definitivamente a doena de Parkinson. No entanto, sugiro que procure um neurologista, se ainda no o fez, pois so os clnicos com mais experincia nestes casos, que podero fazer a avaliao neurolgica necessria para o seu caso.
Desejo-lhe tudo de bom, dizendo tambm que a sua atitude perante a doena determinante! H muita coisa bonita que poder fazer, e o importante manter-se activa o mais possvel, para que possa superar as dificuldades da melhor forma.
Faustino Lopes
2009-09-10
Boa noite, gostaria e saber possivel existente algum medicamento mais eficiente que o prolopa, pque esse medicamento j no esta miais fazendo efeito esperado. Grato
tenho 54 anos e 3 anos com parkison
Joo Pedro
2009-09-22
Tentem o Hospital de So Joo do Porto, existe uma nova tcnica de tratamento s existente neste Hospital. Fora
marcelo beraldo
2009-10-01
paciente relata consultado clinicamente que identificou,disfuncao piramidais,apresenta muita tremedeira,mas nao constatou DP.a dopamina pode ser aplicada como teste.
S. Fernandes
2009-10-09
Bom dia! Venho, espero eu, deixar uma mensagem de esperana e alento a todos aqueles que por aqui passam. O meu pai doente de Parkinson h sensivelmente 5 anos, foi de facto uma notcia trgica para a familia, no s pelo diagnstico, mas sobretudo, pelo desconhecimento quase total da doena. Posso dizer-vos que ao longo de todo este tempo muitas foram as tristes surpresas que tivemos de enfrentar, no entanto, sempre tentmos super-las de forma optimista e folgo dizer que o conseguimos. O que importante, manter uma atitude positiva face ao diagnstico, pensar no que fazer a seguir e no centrarmo-nos na velha questo "porqu a mim". Hoje, o meu pai, talvez a pessoa por quem sinto mais orgulho. Enfrenta a vida com um sorriso, tenta sempre melhorar a cada dia e afirma veementemente que a doena de Parkinson no o vai impedir de viver a vida. O importante seguir as indicaes mdicas, fazer exercicio fsico, desenvolver actividades ao ar livre, ter a preocupao de se manter mentalmente activo, entre tantas outras actividades que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida quer dos doentes de Parkinson quer das suas familias. A doena de Parkinson, ou qualquer outra, no pode ser encarada como o fim, deve antes, sim ser encarada como o inicio de uma longa caminhada, de onde esperamos todos sair vencedores. Um grande abrao de alento e fora todos aqueles que por aqu passam.
alice silveira
2009-10-11
oi adorei a mensagem de otimismo,descobri esse mes q vinha mae tem m.de parkson,estou um pouco confusa,ainda nao acretito,foi mito rapido.
arthur neves
2009-10-23
Minha v tem 63 doena de Parkinson e eu qeuria saber mais sobre a doena e se tem cura ou tratamento?
Urias
2009-10-27
Meu marido, mesmo dormindo tem uns ticks de tremedeira na perna ou seja ficar balanando ou pulando a perna muito forte, isso pode ser parkson?
leila marujo
2009-11-04
minha mae esta com parkinson e foi um choque . ela sempre foi uma mulher muito ativa e agora permanece inerte por horas. as vezes da agonia de ficar olhando , como pode uma pessoa que gostava de dancar plantar sair se pintar etrabalhar como revendedora ficar prostrada em um sofa, por quase 16horas dormindo.queria que tivesse algo que eu pudesse fazer.
Maria Marques
2009-11-19
Bom dia, sobre a notcia acima tenho uma dvida - estou a fazer tratamento para depresso e os meus nveis de dopamina esto sempre baixos (
Adriana Marques
2009-11-19
Minha v faleceu a dois anos de mal de parkson, era uma pessoa muito ativa e divertida,foi muito doloroso para a famlia ve-la em uma cadeira de rodas e seu estado vegetativo.Gostaria de saber se outras pessoas da famlia,como minha me,eu e meus irmos possa a vim desenvolver essa doena.
sandra
2009-12-19
meu amor tem doena de parkinson. No tem tremores, s as vezes rigidez e lentido. Mas tem muita fora para viver e superar. Faz fisioterapia, bastante caminhada, e se sente muito bem. Ele meu gigante, meu amor forte e meu heroi. O bem estar nessa doena depende muito da fora e vontade de viver. E ele quer lutar e viver muito. As pessoas que sofrem desse mal, no se entreguem, lutem, que vale a pena viver. No se deixem vencer pela depresso. Beijos
thereza marinho
2010-01-15
ahei bastante importante ser informada desta doenca, ate porque as vezes as pessoas passam a ter tremores e dizem e do sitema nervoso, esta doenca ela podera tambem esta ligada com alzeimer?
qual o exame que descobre que temos baixa de DOPAMINA? Esta doenca estara tambem ligada a Tireoide? Adrenalina e uma substancia da HIPOFISE?
Quem tem de pressao podera ter dopamina baixa?
obrigada
thereza marinho England
Fernanda Bernardo
2010-06-08
O meu marido (75 anos) apresentou alguns dos sintomas j acima referidos por outros comentadores (especialmente grande agitao nocturna), o que me levou, por conselho de minha filha (psiquiatra) a consultar um neurologista. O diagnstico, aps uma ressonncia magntica cerebral, foi de que efectivamente havia sintomas de Parkinson, muito iniciais. Para o meu marido, foi terrvel. Tentamos no entanto continuar com uma vida activa em termos desportivos (ginsio, hidro, caminhadas), sempre com ingesto diria de Ropinirol+cardibopa e levodopa. Acha O Dr. Tiago Outeiro (cujo valor por demais conhecido), que a situao pode ser controlvel, permitindo uma vida com alguma qualidade? obgdo pela sua opinio, quando possvel.
Jose Carvalho
2011-01-17
O uso de medicao para hiperatividade / dficit de ateno tais como Ritalina cuja atuao est envolvida com a dopamina pode ter influncia como causa de doena de Parkinson? E se no se sabe se tem influncia, pode-se supor que tal tipo de medicao resulta em maior insidncia de morte de celulas cerebrais, j que, como diz o texto, neurnios produtores / receptores de dopamina so mais vulnerveis morte cerebral? Obrigado
Renato de jesus
2011-01-24
Tenho tremores na mao direita, tomo o medicamento artane, que meu neuro da aacd me passou ele me ajuda muito o tremor fica controlado, me silto muito bem conesta medicao, mais te muitos efeitos colaterais, se alguem quiser tocar ideis me liga 2723-8936
Joo Carlos de Oliveira Franco
2011-02-25
Tenho gagueira desde a infncia e pesquiso muito a respeito. Li em um artigo que fazia referncia entre a gagueira e a dopamina:

"Determinadas emoes tambm conseguem melhorar a fluncia das pessoas que gaguejam, como, por exemplo, a sensao de confiana, a raiva e a paixo. Especula-se que tais emoes influenciem diretamente a liberao de dopamina, o neurotransmissor dos ncleos da base. Assim, emoes que influenciam o aumento tnico da liberao de dopamina, e no a liberao fsica, facilitariam o incio e a seqenciao dos movimentos da fala; emoes que diminuem a liberao de dopamina dificultariam a execuo dos movimentos da fala. Desta forma, ao contrrio do que se pensa, cogitar a hiptese neurofisiolgica da gagueira no implica deixar as emoes de lado. As emoes tambm tm seu lugar nesta hiptese neurofisiolgica."

Nos ltimos 2 anos sinto que quando firmo a mo para segurar algo, comeo a tremer, e no consigo parar. Existe algum estudo que faa referncia entre gagueira e Parkinson?

Grato!
Jos Jesus
2012-02-06
Desde 1989 que estou a ser medicado como doente de Parkinson.
Comecei com Parlodel 5 (3Xdia) e quase em simultneo com o Jumex acabado surgir no mercado.
Em pouco tempo (1990) juntei lista o Sinemet 25/100 (3Xdia) e em menos de 3 anos j estava com tudo isto e mais o Artane, o Bialzepam, o Inderala, passando pelo Akineton e o Permax.
Durante os primeiros 10 anos, mantive 2 Jumex por dia, mais Sinemet, das vrias dosagens (CR e 25/100), o Artane e o Permax em doses a atingir valores dirios consideravelmente elevados: (2 Jumex, 3 Artane, 3 Sinemet CR, 3 Permax 1 mg, 1 Inderala LA, 3 Bialzepam 3 mg.)
Um episdio de demncia ocorrido por essa altura, levou o meu neurologista ( que me acompanha quase desde o inicio) a retirar de um dia para o outro toda a medicao e substitui-la pela Closapina.
No conseguindo eu suportar a retirada da medicao para o Parkinson, que vinha mantendo h tantos anos, voltou parte da mesma a ser administrada em conjunto com a Closapina.
Em breve estava com 6 Sinemet 25/100, 3 Akineton, 3 Permax 0,25 mg, 3 Bialzepam 3 mg e 8 Closapina de 25 mg.
Em 2001 uma embolia pulmonar levou suspenso da Closapina, sendo esta substituda pelo Diplexil R. 500 e introduzida a Varfina.
Entretanto surge o Comtan e o Requip e em 2004, estou com 5 Comtan 200 mg, 1 Sinemet 50/200 (CR), 9 Sinemet 25/100, 3 Requip 5 mg, 2 Diazepam 5 mg. E, por volta de 2006, novamente a Closapina (Leponex) 2X 25 mg dia.
Tomo ento a iniciativa de proceder a uma reduo faseada de toda esta medicao, que misturava agonistas com antagonistas dopaminrgicos (Requip versus Leponex) e ao mesmo reduzir a quantidade de dopamina administrada atravs do Sinemet e do Comtan.
Sendo o Leponex (Closapina) direccionada para situaes extremas de esquizofrenia (excesso de dopamina) ora isto o contrrio da Doena de Parkinson. (falta de dopamina)
O que certo que j vai para 6 anos que reduzi a minha medicao diria de um total de 1100 mg de levodopa, mais 225 mg de carbidopa e mais 1000 mg de entacapone, para valores que esto agora nas 700 mg de levodopa, 175 mg de carbidopa e 800 mg de entacapone. Usando agora o novo Stalevo 150/37,5/200 mg e 2 Requip LP 8.
O resultado pode ser visto como satisfatrio para quem j leva mais de 20 anos de medicao para o Parkinson e suporta esta reduo com melhor efeito do que aumento de dose.
No sei se fao bem com absoluta certeza. Mas sei que no estou pior do que tomando as doses mais altas.
O que me podem dizer sobre isto?
Muito obrigado
J. Jesus
Jaqueline Santos Freitas
2012-08-09
Meu pai tem Parkinson,sabemos que no cura mas gostaramos de saber quais so os alimentos que possam dar uma qualidade de vida mais favorvel para ele.
janete sousa
2012-09-12
oi meu nome janete tenho 41 anos sempre tive mestruao desrregulada. S que de uns tempos pra c meus seios incham muito tenho muita dor de cabea muita mesmo fico irritada nervosa estressada tenho a sensao que meu corpo pesa muito fao as coisas com lentido j fui melhor em raciocinio agora ta tudo to lento falta de libido posso estar com a taxa de prolactina alterado?o que devo fazer?
j falei pra mdica do posto de sade mas ala no me deu nem um tipo de exame para fazer. Que tipo de exame posso fazer por conta prpria, pra saber a taxa de prolactina? e se tiver alterada o que devo fazer?
Daniela Santos
2012-11-13
Boa Tarde,

H 3 anos, descobrimos que o meu pai tem mal de parkinson. E recentemente, descobrimos que est afetando a Tireoide, pode me explicar porque ocorre isso? E qual seria o melhor procedimento a ser tomado?

Agradeo ajuda.
Fabrcio Salmen
2013-01-10
Boa tarde.

A me de uma amiga tem Parkinson j ha 32 anos.
Segundo ela, adquiriu parkinson por motivos de maus tratos. possvel? Est comprovado essa ligao? Uma pessoa exposta a pancadas na cabea como por exemplo lutadores de boxe, podem desenvolver mal de parkinson ou esta doena nada tem haver com isso, e sim com algo gentico? Agradeo o exclarecimento.
Mary Santiago
2013-01-10
Meu pai tem parkinson, somente descubrimos no mes de agosto e desde ento esta sendo medicado, primeiro comeo com prolopa mas com 20 dias de uso tive problemas com alucinaes, ento trocarom por parkidopa que at hoje se da muito bem, j tem melhor equilibrio e agora no mes de janeiro comeo a tomar comtan 200 mg. espero que de tudo certo.
Mary
Florbela corucho
2013-01-13
a minha filha tem oito anos e tomou acidentalmente um comprimido de sinemet 25/100. o que devo fazer e quais os efeitos que podem surgir. Muito obrigado pela ateno
Lus
2013-01-21
Ol, meu nome Lus, tenho 35 anos, e foi-me diagnosticado RLS (restless legs syndrom) recentemente; tenho sentido os sintomas cerca de 1 a 2 anos. Sei que na maioria dos casos, esta doena est associada a baixos nveis de ferro e/ou dopamina.
Gostaria de saber, para o caso da dopamina, se existe forma de efectuar medio? e qual o forma mais recomendada para aumentar os nveis da mesma?
Agradeo a ajuda!
vera braga
2013-06-10
Minha sogra tem parkinson h 20 anos e faz uso de levodopa,selegelina e pramipexol.H 2 meses vem apresentando espordicamente febre de origem no esclarecida,tremores finos,dificuldade para falar e confuso..Estes sintomas foram j tratados como infeco urinria e no era.Ser que pode ser uma complicaa do parkinson?
Leandro
2013-07-03
Observa-se frequentemente a ocorrncia de depresso associada a Doena de Parkinson.
A alfa-sinuclena seria tambm um fator predisponente para transtornos do humor?
Jos Machado
2014-04-01
Tenho 65 anos e DP um diagnosticado,tomo Sinemet 25/100 ,dois dia, por iniciativa prpria reduzi de 3 para 2,dia e sinto-me melhor,menos ansioso,ser que no me darei bem com este Sinemet?H alternativas mais "suaves"?No poderia tomar s Dopamina?Grato.
maria eduarda cunha
2014-08-11
Ola, o meu av tem Parkinson h quase 10 anos e gostaria de saber, quais so os medicamentos mais indicados?
O medicamento que ele toma atualmente no est fazendo muito efeito, ele tem caido muitas vezes, os movimentos esto cada vez mais lentos e a fala cada vez mais complicada de compreender.
Elizabeth Silva
2015-01-05
Meu marido, com 58 anos, comeou a apresentar tremor na mo esquerda. Os mdicos diagnosticaram como Doena de Parkison.
A dvida reside nos remdios a tomar: Prolopa; Niar com Mantidan; ou Mantidan com Stalevo? Qual a melhor das 3 opes?
Li que o Stalevo tem no s a levodopa (que est no Prolopa), mas outras substncias tambm. Assim sendo, melhor iniciar logo o tratamento com o Stalevo ou esperar o Prolopa no fazer mais efeito para iniciar com o Stalevo?
Qual trar menos efeitos colaterais?
Agradecida pela ateno,
Elizabeth

ltimas notcias

Siemens desenvolve sistema de sensores
que facilita o estacionamento nas cidades

Artista portugus e cientista da Harvard Medical School
criam escultura inspirada na biologia celular

Quais as principais caractersticas
nutricionais e funcionais da bolota?

UBI acelera processo na luta contra o cancro

Coimbra estuda dieta das aves das Galpagos

Olfacto humano ajuda a desvendar crimes violentos

Aluno da FCUL cria barmetro de eficincia energtica

UA desenvolve tecnologia para armazenar
e dar mobilidade eletricidade

Industrializao e conjuntos sociotecnolgicos
o caso dos laticnios aorianos

No more bleeding for iron overload patients?

Coimbra d importante contributo
para aplicao da terapia gnica

Estudo indito do sofrimento na deficincia visual
vale nota 20 a aluna quase cega

Prmio Terre de Femmes para biloga da UA

Encontrado o gene responsvel
pela reaco das plantas ao toque

Dores nas costas e hrnias discais

Investigao sobre Cancro, AVC e descontaminao da gua
por medicamentos distingue jovens investigadoras

UTAD investiga valor nutricional do leite de golfinhos

Terapia amiga do ambiente descontamina
guas das pisciculturas

Portas abertas para novos tratamentos
para a artrite reumatide

Gosta de merujes? Vo aparecer na sua mesa!

Estudantes de medicina apostam