Receba as notícias:

Metacognição na Internet

Artigo

2006-08-26
Por Por Maurício Peixoto *

A metacognição surge na literatura científica durante a década de 70 como um discurso de segundo nível sobre a cognição. Isto é, refere-se ao grau de consciência que o aprendiz possui sobre o seu próprio processo de aprendizagem. Até ao momento, tem-se desenvolvido em duas grandes áreas. Por um lado, em estudos básicos visando compreender o processo de aprendizagem. Por outro, de forma mais aplicada, como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.

*   Professor Adjunto do Laboratório de Currículo e Ensino; NUTES - Núcleo de Tecnologia para a Saúde; UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. O artigo é co-assinado por   Roberta Pereira Coutinho; Marcos António Gomes Brandão; Viviane Modesto Ferraz

No entanto, compreensivelmente, tem sido estudada apenas em ambientes presenciais, já que se trata de consciência sobre processos internos do pensamento. O presente estudo testa a hipótese de que a metacognição pode expressar-se também em ambientes virtuais, sendo passível sua identificação nas mensagens de membros de uma comunidade virtual de enfermagem.

Do ponto de vista do presente estudo, “evento metacognitivo” foi caracterizado quando, na mensagem, foi possível identificar características que permitiram inferir algum tipo de actividade reflexiva do aprendiz que demonstrasse algum grau de consciência sobre os seus processos cognitivos e/ou conduzindo a este. Seus objectivos foram: a) identificar eventos metacognitivos nas mensagens dos membros da comunidade virtual b) caracterizar tais eventos em relação ao tipo apresentado (Pessoa, Estratégia e Tarefa). 

O tipo de abordagem metodológica utilizada foi do tipo survey com desenho sociométrico, tendo como material para análise do conteúdo, as mensagens postadas por membros do grupo de discussões em enfermagem, cenário desta pesquisa, até o sexto mês de existência. Foram encontradas 261 mensagens contendo eventos metacognitivos, das 934 analisadas neste estudo. Destas, 180 ocorrências são do tipo Pessoa, 115 são do tipo Tarefa e 64 são do tipo Estratégia. Estes resultados indicaram que existe actividade metacognitiva nesta Comunidade Virtual e que ela pode ser expressa e identificada em registros textuais.

Acredita-se, que este resultado possa ser extensível a outras comunidades destinadas a aprendizagem.

josete Dias
2007-06-17
10:21
Tenho me interessado por esta discussão. Acredito que podemos sim utilizar a metacognição em vários ambientes de aprendizagem, porém no presencial devido a relação direta dos sujeitos dos processos de ensinar e aprender essa discussão deva se inserir em uma dinâmca áulica colaborativivos, interacionais.
Prof. Mauricio A. P. Peixoto
2008-08-06
13:38
Concordo com você. Em minhas aulas, os aspectos metacognitivos tem um papel importante, que claro varia conforme o conteúdo a ser ministrado. Nas disciplinas de aprendizagem que ministro, a metacognição é parte integrante da ementa. Já ao trabalhar com Metodologia Científica, embora presente, é estimulada mais como ferramenta de mudança e aprendizado.
Sannya Rodrigues
2010-06-09
13:48
Olá, prof. Maurício Peixoto e sua equipe!
Iniciei minha investigação de doutorado exatamente sobre o tema da metacognição em ambientes de colaboração online. Gostei muito da publicação dos resultados da vossa pesquisa, os quais já me ajudaram a organizar algumas ideias para a investigação em curso. Como podemos obter mais informações sobre a pesquisa realizada?

Adicionar comentário:

Comentário
Nome:
Email:
Insira as letras na caixa
Ciência Hoje não publica comentários anónimos. Ciência Hoje só publica comentários identificados com nome e email para eventual posterior contacto. Ciência Hoje recusa publicar comentários insultuosos ou ataques pessoais.

Últimas notícias

No more bleeding for “iron overload” patients?

Coimbra dá importante contributo
para aplicação da terapia génica

Estudo inédito do sofrimento na deficiência visual
vale nota 20 a aluna quase cega

Prémio Terre de Femmes para bióloga da UA

Encontrado o gene responsável
pela reacção das plantas ao toque

Dores nas costas e hérnias discais

Investigação sobre Cancro, AVC e descontaminação da água
por medicamentos distingue jovens investigadoras

UTAD investiga valor nutricional do leite de golfinhos

Terapia amiga do ambiente descontamina
águas das pisciculturas

Portas abertas para novos tratamentos
para a artrite reumatóide

Gosta de merujes? Vão aparecer na sua mesa!

Estudantes de medicina apostam
na formação científica e humana

Investigadora da Universidade de Coimbra premiada
pela Sociedade Portuguesa de Doenças Metabólicas

UC estuda o impacto do novo metro igeiro de Macau

Hepatite C: nova realidade, novos horizontes

Saúde do cérebro e do coração começa na boca

Descoberto o responsável pelo surgimento
de problemas de memória

UA combate contrafacção com códigos DNA para marcas

Investigadores belgas e franceses medem
a temperatura do coração das estrelas

Estudante da UA imprime circuitos electrónicos em papel

Je suis Charlie

Investigações sobre cromossomas e doença de Huntington
premiadas hoje pela FLAD

Investigadora da UTAD distinguida na Galiza
com Prémio “Vicente Risco”

Compostos descobertos na casca do eucalipto
já têm método de extracção

Em 2015 continuo a supor que poderíamos ter pedido baunilha…

Investigadores de Coimbra querem melhorar
prognóstico do transplante de fígado

Curador do primeiro planetário da América
vai ser português

Humilhação dos 7-1 leva o Brasil
a olhar para a ciência

Carlos Ribeiro eleito para o primeiro grupo
dos FENS-Kavli Scholars

Rotundas virtuais vão projectar rotundas reais
seguras e amigas do ambiente