Quinta-feira, 29 de Julho de 2010
Finalmente o Museu do Côa - O Museu do Côa vai ser inaugurado na próxima sexta feira, pela ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, concluindo um projecto há muito aguardado

Carne processada aumenta o risco de doença cardíaca

Especialistas de Harvard dão o alerta

2010-03-09

Partilhar

Carnes processadas contêm quatro vezes mais sal
Carnes processadas contêm quatro vezes mais sal
Quantidade de sal e conservantes presente nas carnes processadas aumenta significativamente o risco de doença cardíaca e diabetes, segundo um estudo da Universidade de Harvard.

Esta conclusão baseou-se na análise a dados retirados de 20 estudos, que incluíram mais de 1.2 milhões de participantes.




Segundo os especialistas, entre as pessoas que ingeriam carne vermelha não-processada não foi observado nenhum acréscimo significativo no risco de doença cardíaca e diabetes.

O mesmo não se passou com os voluntários que integravam alimentos fumados na sua dieta.

De facto, por cada 50 gramas de carne processada, foi observado um aumento de 42 por cento na probabilidade de desenvolvimento de doença do coração.

Relativamente à diabetes, este aumento foi de 19 por cento.

“Ao analisarmos os nutrientes em carnes processadas e não processadas, verificámos que contêm quantidades semelhantes de gorduras saturadas e colesterol”, adiantou a coordenadora do estudo, Renata Micha.

“Em contrapartida, as carnes processadas continham níveis de sal quatro vezes mais elevados e o dobro da quantidade de nitratos. Isto sugere que o sal e outros conservantes, mais do que a gordura, poderão estar na origem do risco mais elevado de doença cardíaca e diabetes associado ao consumo de carne processada”
, explica a investigadora.


Comentários

O seu comentário:


O seu nome:


O seu email (não será publicado):






Ciência Viva TV
FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional Ciência Viva


Contactos
Ficha técnica
Estatuto Editorial
Conselho Científico
A Palavra do Leitor
Portuguese Science