Ciência Hoje Ciência Viva

«Se eu fosse...cientista!» é o novo concurso Ciência Hoje/ Ciência Viva

Depois de «Na Senda de Darwin» e «Faz Portugal Melhor» promete ser mais um êxito

2010-09-17
Por Jorge Massada
Imaginem-se um cientista de não importa que data, área científica e país. Contar a sua história em três momentos cruciais da vida é o desafio que Ciência Hoje e Ciência Viva propõem. Este é o terceiro concurso consecutivo lançado em parceria depois de «Na Senda de Darwin» e «Faz Portugal Melhor!», sendo que a este último concorreram inicialmente 700 equipas.

«Se eu fosse... cientista!», com arranque a 29 de Setembro e com a final a disputar-se em 21 de Maio de 2011 no Casino da Figueira da Foz, é um apelo à capacidade de investigação e à imaginação de todos os jovens do Ensino Secundário.

Nas edições anteriores os vencedores viajaram até às ilhas Galápagos, Nova Iorque e Cabo Verde. Os prémios desta nova competição serão anunciados até ao final de 2010.

Basicamente assente em três momentos - antes, durante e depois - o actual concurso pretende entusiasmar os jovens para o conhecimento da vida e do trabalho dos heróis da ciência. Texto, vídeo e áudio são os meios à disposição dos concorrentes que, pela primeira vez nos nossos concursos, podem criar blogs no Ciência Hoje podendo, assim, aumentar a sua pontuação.

Os trabalhos sobre investigadores portugueses serão valorados: é uma forma de promovermos a ciência feita em Portugal e de procurar despertar a curiosidade dos jovens pelos seus trabalhos.

Nos próximos dias serão divulgados a imagem do concurso e mais dados. É, pois, a altura de se reunirem, constituírem as equipas e prepararem a vossa participação. Também nos próximos dias será posta à disposição em Ciência Hoje a página do concurso, onde tudo acontecerá.

Devem, entretanto, ler com cuidado o Regulamento do concurso - um pouco complexo - e encararem de frente o desafio que vos é proposto para os próximos meses.
Marília Peres
2010-09-29
00:14
Onde se encontra a carta de adesão?
Obrigada
Joana Revés
2010-09-29
12:15
somos um grupo de alunas da Escola Secundária José Saramago, que gostaríamos de participar no concurso "Se eu fosse cientista". Desde ontem que estamos a tentar preencher o formulário de adesão, mas temos tido dificuldade em localizar a "carta de adesão" electronicamente. Já contactámos telefonicamente o senhor Miguel Laranjeira, que nos reencaminhou para a sede, sem no entanto recebermos resposta. Agradeciamos que nos informassem, visto que a data limite de inscrição do concurso termina hoje.

Aguardando resposta,
com os melhores cumprimentos
Vanda Carrasqueira
2010-10-29
19:21
O formulário de adessão encontra-se no cimo da página do lado esquerdo
Ana Carolina
2011-03-05
19:55
Adoro o concurso "Ciencia Hoje" acho que é uma boa iniciativa para nós, alunos de hoje. Continuem.

Adicionar comentário:

Comentário
Nome:
Email:
Insira as letras na caixa
Ciência Hoje não publica comentários anónimos. Ciência Hoje só publica comentários identificados com nome e email para eventual posterior contacto. Ciência Hoje recusa publicar comentários insultuosos ou ataques pessoais.