Receba as notcias:

Clonagem: Medronheiros mais produtivos e resistentes

Planta e o seu fruto tm grande potencial a vrios nveis, da indstria alimentar proteco ambiental

2011-01-13
Por Carla Sofia Flores
Clonagem permitiu melhorar a qualidade do fruto
Embora seja abundante de norte a sul de Portugal  e tenha um  grande potencial económico e ambiental,  o medronheiro é uma espécie ainda pouco conhecida, estudada e explorada.

Conscientes do valor da planta e do seu fruto - o medronho - , investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e da Escola Superior Agrária de Coimbra recorreram a métodos de selecção e clonagem para desenvolver genótipos de medronheiros mais produtivos e mais resistentes a condições ambientais adversas com frutos de qualidade superior.

Jorge Canhoto, que juntamente com Filomena Gomes estudou esta planta ao longo de cinco anos, explicou ao “Ciência Hoje” que “o interesse no medronheiro surgiu por ser uma espécie característica da nossa flora que, apesar do seu potencial, tem sido marginalizada. As pessoas conhecem tantos frutos exóticos e aqueles que são nossos [o medronho, por exemplo] não são aproveitados”.

Potencial do medronheiro

O investigador de Coimbra falou do potencial do medronheiro, que se verifica aos níveis económico e ambiental. Para além de o medronho poder ser vendido em grande escala, algo que não acontece actualmente, pode ser utilizado para a produção de compotas e geleias.

A partir do medronho pode também ser feita aguardente, como já se verifica no Algarve e na zona centro do país. A utilização da planta pode ainda  rever-se na indústria farmacêutica, visto que  medronheiros apresentam propriedade anti-sépticas e diuréticas acrescentou Jorge Canhoto, que não esqueceu a sua aplicabilidade em arranjos florais.

Jorge Canhoto
Em termos ambientais, o medronheiro tem potencial para proteger e reabilitar os solos.  “Resistem muito bem aos incêndios, se não forem muito fortes, e rebentam de novo mais rapidamente do que as outras plantas, pois têm uma forte capacidade de regeneração. Além disso, conseguem viver em solos e condições pobres, por serem tolerantes  à falta de água  e ao frio”, frisou. O medronho serve também como alimento a várias espécies de pássaros, adquirindo assim mais valor do ponto de vista ecológico.

Processo de clonagem

Este projecto, que também contou com a participação de investigadores da área florestal do Instituto Nacional de Recursos Biológicos e da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, começou por seleccionar e caracterizar as plantas boas produtoras do fruto, de forma  a cloná-las, multiplicando-as in vitro.

As  selecção das “árvores de elite”, como lhes chama Jorge Canhoto, resultou da recolha de amostras para a avaliação da diversidade dos medronheiros pelo país, do Algarve ao Minho. Os investigadores procederam então à caracterização molecular - uma espécie de “impressão digital” da planta - para, depois disso, desenvolverem as metodologias de clonagem que permitiram criar plantas mais produtivas e com frutos de maior qualidade.

Após a “multiplicação” desta planta, os investigadores vão proceder à  optimização do processo de transferência dos medronheiros de laboratório para as condições naturais, na expectativa de que a adaptação a condições de solo seja mais eficaz evitando, por exemplo, o uso de adubos químicos e de fitofármacos.
antnio saias
2011-01-16
Andr de Rezende (i500 - 15739)eborense ilustre, autor do conhecido "Cancioneiro dVORA"
dizia num dos seus poemas da alegria de ver o rstico
medronheiro transformar-se, pela enxertia, em domesticadas rvores de fruto

sendo eu tcnico de agricultura, desconhecia, contudo, essa "habilidade" de cavalo-de-enxertia

Bom trabalho aos investigadores. Quando tiverem clones apurados, no se esqueam de avisar
Abilio
2011-05-02
Bom dia caros senhores,

H cerca de 3 anos adquiri um medronheiro para colocar no meu jardim; hoje tem cerca de 2m de altura todavia ainda no floriu.
Est correcto? ainda novo? aos quantos anos florescem estes arbustos?
Agradeo uma explicao adequada para esta situao.

Abilio
2011-05-02
Bom dia caros senhores,

Est correcto? ainda novo? aos quantos anos florescem estes arbustos?
Agradeo uma explicao adequada para esta situao.

Valentim Oliveira
2011-07-13
Ol Ablio.
um pouco estranho o teu medronheiro ainda no ter florido. Digo isto porque,eu vivo numa zona onde ixistem enormes matas de medronheiros,e,quanto eu sei os medronheiros florecem e do fruto ao segundo ano de nascena.
Pedro Andr
2011-10-17
Pretendo fazer uma plantao de medronheiros. Alguem me sabe indicar se poderei e onde, adquirir plantas, para plantar ou terei eu de criar um viveiro, para posterior plantao?
Anónimo
2011-12-18
Boa tarde, sou aluna da FCT da universidade nova de Lisboa e estou a fazer um trabalho acerca do medronho. era possvel indicar-me uma fonte de onde pudesse retirar os valor nutricional e a percentagem de cada componente(tocoferois, flavonoides, auares,proteinas, etc)do fruto medronho
Obrigada
Claudia pestana
sergio
2013-01-13
Boa tarde, Pretendo fazer uma plantao de cerca de 500 ps de medronheiros. Vou comprar as plantas em pequenos vasos com cerca de 20cm de altura. Gostava de saber qual a melhor altura para o transplante para sitio definitivo? tendo em conta as geadas, adaptao da planta ao solo, necessidade de regas etc. Agradeo a ateno
A. Oliveira
2013-01-27
Como feita a clonagem? Ser pelo mtodo de enxertia ou estacagem? Gostaria de saber como se deve fazer.
Guilherme
2013-03-12
Ol.
Tenhos 5 ha de terra na zona de Vila nova de Milfontes, o terreno bastante arenoso e fica a cerca de 2 Km do Mar.

Pergunto seria bom para plantar medronheiros de origem controlada?
Estvo Jesus
2013-03-26
Ol chamo-me Estvo Jesus e gostaria de plantar medronheiros num terreno no Algarve. Onde poderia adquirir esses medronheiros melhorados? Esto venda nalgum viveiro?
Obrigada a quem me puder ajudar.
Hugo Lobo
2013-03-27
Bom dia,
Li agora o vosso artigo e gostaria de colocar algumas questes.
Tenho um terreno de 2 ha onde queria plantar medronheiros e castanheiros. terreno de declive acentuado, com cotas entre os 400m e 800m. Est cheio de mato, solo xistoso, na serra do Aor. Eu e a minha mulher somos um casal jovem e temos 15.000 euros para investir. Mudmos em setembro para a zona e estamos a pensar em algo que nos possa dar algum descanso em termos monetrios para o futuro. Ser que existem actualmente apoios para o nosso caso? E este dinheiro poder ser suficiente? Podem-nos indicar a quem nos possamos dirigir para ajudar a concretizar o projecto?
Agradeo pelo vosso tempo,
Cumprimentos
Jorge Cardoso
2013-05-24
Ol chamo-me Jorge e gostaria de plantar medronheiros num terreno em Baio. Onde poderia adquirir esses medronheiros melhorados? Esto venda nalgum viveiro?
Obrigada a quem me puder ajudar.
Fernando Maria
2013-06-08
Boa tarde, gostaria de fazer uma plantao destes medronheiros. Tenho uma extenso de 2 hectares de terreno. Gostaria de saber onde possvel adquirir esses medronheiros e o preo mdio.

Obrigado, Fernando Maria
Maria Verssimo
2013-10-07
Boa noite, tenho medronheiros na minha quinta (zona centro do pas) e gostaria de saber se existe algum ou associaes ligadas a esta cultura que queiram adquirir o fruto?

Obrigada, Maria.
Maria Joaquina Vera Gamito Pereira
2014-01-10
Boa noite, gostava de plantar medronheiros melhorados numa pequena quinta que tenho em Santiago do Cacm, onde os posso comprar e qual o preo mdio.

Maria
viviana gomes
2014-05-11
Boa tarde
O vosso artigo aguou a minha curiosidade porque pretendo plantar 5ha de medronheiro na zona de Serpa.
Os clones j se encontram disponvel para compra, em que zona do pas, comeam a ser produtivos a partir de quando e por fim estamos a falar de que ordem de valores por p.
Caso ainda no estejam disponveis onde poderei comprar ps com 1 a 2 anos de crescimento para os 5ha.

Obrigada
Jos
2014-09-13
Boa noite, tenho um terreno na serra do Algarve e gostaria de saber se posso adquirir plantas clonadas, e tambm se o critrio da clonagem tem a ver com a produo, calibre, ou qualquer outra caracterstica?
Jos
Antonio Candeias
2014-11-06
Boa noite, estou a preparar um terreno com cerca de 3 hect. para plantaao de medronho situando-se prximo serra do caldeirao, pretendo plantas clonadas, gostaria de saber onde adquiri-las e qual o preo.
Antonio
Pedro Mendes
2014-12-24
Este estudo sobre o medronheiro como a investigao sobre qualquer outra rvore de fruto ,gastam-se fortunas em estudos fala-se na redes sociais mas ningum tem asseso a aquisio das rvores produzidas,salvo raras excees de compadrio porque eu j pedi informaes a cerca de um ano sobre esta planta e nunca me responderam tal como todos os outros interessados que nunca chegam a receber qualquer resposta,talvez daqui a uns anos quando os compadres j tiverem fartos de licores e da fruta do medronheiro nos vamos ter assesso a estas ditas rvores .Caso tenham algo a informar estou espera estes anos mais prximos.obrigado O PORTUGAL QUE TEMOS!

ltimas notcias