Você quer ser... arqueólogo?

Alumas pistas para quem se queira dedicar a esta profissão de futuro onde se estuda o passado

2004-07-24
Por Liliana Marques
Os interessados em seguir a profissão devem possuir espírito de sacrifício e uma boa condição física, pois, muitas vezes, vão confrontar-se com difíceis estados climatéricos ou situações em que o acesso às estações arqueológicas pode ser custoso...

A arqueologia é a área que se ocupa da recolha e análise sistemática dos vestígios materiais das civilizações e culturas do passado. São os arqueólogos que nos informam das épocas mais remotas da história da humanidade.

Esta profissão faz o levantamento dos locais onde possam existir vestígios materiais de povos antigos os quais variam entre sepulturas, ruínas de habitações, esculturas, templos, ferramentas, pinturas, peças de cerâmica, armas, moedas e outros.

Depois do levantamento de espólio procedem às escavações para a recolha dos objectos. Caso não seja possivel a remoção, os profissionais registam o vestígio através de fotografias e do desenho de plantas. A partir daqui começam a formular hipóteses explicativas através de conceitos e teorias já existentes que expliquem o desenvolvimento histórico da cultura ou do grupo em estudo.

A vida  dos arqueólogos é instável: podem ter de actuar em situações de emergência. É o caso de obras que põem a descoberto vestígios arqueológicos. Só em casos excepcionais os achados arqueológicos são suficientemente importantes para justificar a anulação de obras de grande envergadura.

O normal é os arqueólogos trabalharem em equipa com profissionais da mesma área ou com outros profissionais (geólogos, antropólogos...). Os interessados em seguir a profissão devem possuir espírito de sacrifício e uma boa condição física, pois muitas vezes vão confrontar -se com difíceis estados climatéricos ou situações em que o acesso às estações arqueológicas pode ser custoso.

Sector público

No sector público é possível trabalhar em instituições de ensino superior, serviços centrais da administração pública - principalmente através do Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueologico (IPPAR) - e em autarquias. Os vencimentos são de acordo com o que está previsto na lei. Segundo o Sistema Retributivo da Administração Pública, os salários dos que se dedicam à docência e à investigação universitária variam entre 1.479,73 e os 4.883,11 euros mensais.

Sector Privado

Começa a notar-se uma procura por parte de empresas de engenharia ambiental, de consultoria e de construção-civil e obras públicas. No sector privado é difícil ter uma noção da renumeração visto que depende de cada empresa

Contactos:

Associação dos Arqueólogos Portugueses

Largo do Carmo, 4, 1º D 1200-092 Lisboa.

Tel. 213 460 473, fax 213 244 252

E-mail: associacão.arqueologo@clix.pt

www.museusportugal.org/aap

Associação Profissional de Arqueólogos

R. do Comércio do Porto, 36-38, r/c, 4050-209 Porto.

E-mail: apa.mail@sapo.pt

apa.no.sapo.pt/

Instituto Português de Arqueologia

Av. da Índia, 136, 1300-300 Lisboa.

Tel. 213 616 500, fax 213 616 559

E-mail: ipa@ipa.min-cultura.pt

www.ipa.min-cultura.pt

Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico - IPPAR

Palácio Nacional da Ajuda, Ajuda, 1300-018 Lisboa.

Tel. 213 614 200, fax 213 637 047

E-mail: ippar@ippar.pt

www.ippar.pt/

Curso                                                Grau                    Estabelecimento de Ensino

Arqueologia                                      Licenciatura       Universidade do Porto- Faculdade de Letras

Arqueologia e História                   Licenciatura        Universidade de Lisboa- Faculdade de Letras

História, variante de Arqueologia    Licenciatura     Universidade de Coimbra- Faculdade de Letras

História, variante de Arqueologia    Licenciatura     Universidade de Évora

História, variante de Arqueologia    Licenciatura     Universidade do Minho

História, variante de Arqueologia    Licenciatura     Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de                                                                                              Ciências Sociais e Humanas

rui
2009-08-08
Da arqueologia só posso dizer que conheci a arqueóloga kathy e que ela é mt dedicada e bonita
Elisângela
2009-10-04
Arqueologia é muito bom e super interessante.
Filipe Couto
2009-11-17
Boa noite, alguem me pode informar sobre a melhor maneira de me preparar para concorrer ao curso de arqueologia na fac de letras do Porto para maiores de 23, tenho 35 anos...nunca é tarde.
catia sofia gonçalves da luz
2009-11-23
ola. eu só tenho 16 anos e quero ser arqueologa, mas preciso de saber o que é preciso pra exercer esta profiçao que me fascina por completo. adorava ser arqueologa !!! ajudem-me
Pedro Pinto
2009-12-08
Quem pensa dedicar-se às ciências históricas, esqueça. Não existe em Portugal uma politica cultural definida e de recrutamento. Não é prioritário para os governos, por isso tenha em pensamento o desemprego se quer seguir essa via. É um conselho que vos dou.

Pedro Pinto
Historiador
talita
2009-12-14
acho que ser arqueologa é difícil e é preciso passar por grandes dificuldades , porque aqui no brasil não se dão muita importancia para a cultura , e é capaz de ficarmossem emprego,mas antes eu me garanto de fazer artes para pelo menos me sustentar.Eu sei que é difícil mas posso comquistar meus sonnhos , independente da dificuldade que seja,estou realmente disposta a isso.Obrigada( eu tenho12 anos).
Pamela cristina
2009-12-21
arqueologia sempre me fascinou sei que tera obstaculos porem quando a gente quer agente vai a luta
Juan Carlo Veras
2010-01-06
Gostaria de saber como devo proceder para ter acesso ao curso de arqueologia, sou formado em Gestão Comercial e estou terminando uma Pós Graduação em Logística, mas minha paixão é Arqueologia, (tenho 22 anos)
luí mota
2010-01-21
desde miudo quero ser arqueologo e gostaria de saber s existe universidades com cursos a noite para poder conciliar o meu trabalho com a vontade de ser arqueologo (tenho 22 anos)
Luciano Dantas
2010-02-09
Olá, sou Luciano, tenho 17 anos, e sou apaixonado por Arqueologia!
Gostaria de saber como se tornar um Arqueólogo; se tenho de exercer alguma faculdade; se tenho de fazer um curso... Gostaria profundamente de saber os meios para se tornar um Arqueólogo!
Abraço a todos!
Jorge Medeiros Bezerra
2010-02-16
Sou Jorge medeiros tenho 29 anos a 4 anos trabalho como tecnico em arqueologia para Universidade do Tocantins (unitins) trabalhos com aruqueologia de contrato, sou formado em Historia pela UFT. Gostaria de dar continuidade aos estudos e receber a titulação de arqueologo. Gostaria de saber se apenas pela experiencia ja poderia receber reconhecimento da comunidade.
Henrique Torres
2010-02-27
Bem eu quero ser arqueólogo, ja li que para ser um arqueólogo precisa ser formado em :Biologia, geologia ou Historia, e depois fazer um mestrado , mais nao sei direito, podem me informar?Tenho 16 anos e moro em Muriaé-MG
Cássia
2010-03-04
Boa noite, alguém poderia me informar onde eu posso ir atrás de universidades onde eu possa me formar em arqueologia,porque desde de pequena é essa o meu sonho então se alguém poder me ajudar eu agradeço.
filipe de cabo frio RJ
2010-03-12
acho o trabalho de um arqueólogo com bastante responsabilidade pois deve-se datar os objetos no sítio arqueólogico com bastante precisão é uma profissão aonde podemos deter o conhecimento e dou a mão a palmatorio.
Tamyres
2010-03-17
Espero que consiga me formar em arqueologia porque é algo mágico!!!!!
gabriel
2010-03-21
euquero ser arqueologo quando crescer,mas que passos devo percorrer pra chegar lá?eles são dificeis?voces ou voce pode e mandar instruções cmpletas sobre o asunto falado?

GABRIEL
12 ANOS
BELÉM
PARÁ
Sónia
2010-03-23
Caros colegas, trabalho em arqueologia à mais de 10 anos e o que vos posso garantir é que qualquer pessoa pode exercer arqueologia de forma reconhecida pelo IGESPAR.
São vários os casos no nosso país de licenciados em história ( vertente cientifica) que agora são reconhecidos como arqueólogos e para isso bastou que se colassem a um arqueólogo e assinassem um projecto como co-responsável e voilá mais um pseudo-arqueólogo.
Era conveniente também para se descobrir o buraco negro em que se encontra a arqueologia que alguém perdesse uns minutos a ler os relatórios de escavações e prospecções que têm sido apresentados para se notar o ridiculo a que se chegou.
Fiquei recentemente surpreendido com uma publicação da área que chama de fossetes à erosão das rochas e de cruciformes a cruzes recentes e claramente recentes. Acresce a isto um método de escavação nunca visto nem lecionado em nenhuma Universidade deste país levando tudo isto a resultados obscuros e infundados, pelo menos para mim.
Este mundo precisa de ordem e organização para evitar esta pulverização de competências.
Xavier Golaio
2010-03-24
Olá tenho 12 anos e adorava ser arqueologo, sempre tive uma interessante ideia sobre as culturas antigas e os vestígios.
Gostava de saber que cursos e formações que são necessárias ou úteis para mim.
Jorge G.
2010-03-25
É com grande saudade que relembro o tempo de escavações arqueológicas de há dez anos. Vários eram os voluntários que se dispunham a trabalhar durante as férias de Verão a titulo gratuíto e sempre com grande vontade de repetir.
Louvavéis senhores da arqueologia que conseguiam e ainda conseguem que se trabalhe um dia inteiro com satisfação e com grandes resultados como é o caso dos arqueólogos Marcelo Mendes Pinto, Carlos Alberto Brochado de Almeida, Ricardo Teixeira.
Infelizmente nos dias de hoje a arqueologia deixou de ser tratada como ciência e assume carácter empresarial com uma prossecução exclusiva de lucro.
Alguns "novos" arqueólogos que assumem uma posição elitista da arqueologia e tratam os voluntários e estudantes como mera mão de obra barata sem opinião e sem qualquer preocupação de instrução.
Espero que não politizem mais a arqueologia e espero acima de tudo que os arqueólogos usem as escavações como locais de trabalho cientifico mas também como local de ensino, sensibilização da área.
mikaely
2010-03-28
eu vou ser uma arqueologa perfeita gosto muito todos os dias pesquiso na net oq os arqueologos descobriram e meu bizavo tem um sitio antigo provavelmente a mais de 22 mil anos atras....ele morreu mais comprou esse sitio tem pinturas rupestres nas rochas de 30metros e um buraco sem fim no chao...enorme.........
larry assis
2010-05-06
oi eu tenho 11 anos, e já quero seguir a profissão de arqueólogo, desde que eu tinha 4 anos de idade eu já brincava de arqueólogo com a minha irmã,como eu posso terminar de seguir?
António
2010-05-07
quero ser arquiologo podem-me dizer uma escola cá em loulé?
Deise Forlin
2010-05-15
quero ser arqueologa!!!é muito interessante
quero muito exercer essa profissão
tenho 15 anos
# talita
2010-05-18
antes eu não queria ser arquiologa,mas depois me interessei muito por isso,quero saber mas ou menos como e a os trabalhos(se alguem tem que contrata ou se você tem que achar algo pra vender,e se sustenta por conta propria?)

beijos;* tenho 15 anos
TATIANE
2010-06-14
quero ser uma arquiologa porque acho muito legal essa profissão é o meu sonho.
Roberta
2010-06-14
olaa, tenho 15 anos e o meu sonho é ser arqueologa. Acho que a Arqueologia é uma aerea interessante, pois podemos descobrir o passado do nosso planeta e antigas civilizações. Espero conseguir realizar este sonho. Se fosse possivel podiam dar me recomendações á cerca da arqueologia.
patricia.morais. silva
2010-06-21
olá ,tenho 17anos e sempre quis ser arquióloga essa profissão
é o meu sonho de vida
e eu sei que vou conseguir realiza-lo
leandro de lima santana
2010-06-28
eu nasci para ser arqueologo , tenho 14 anos e eu também amo isso, não vejo a hora de ser quem realmente sou um arqueologo.
juan
2010-06-29
ola quero muito ser arquiologol pois quando eu tinha 3 anos meu idolo era o indiana jones por isso eu acho muito legal essa profissao acho muito interessante alguem podia dar dicas

tenho 16 anos
Magda
2010-07-01
Acho que a arqueologia é um sonho, é bom poder desvendar a História dos antepassados. Apesar de ser difícil ser arqueólogo, acho que não se deve desistir dos sonhos!!!
Elizabeth Sales Galvão
2010-07-06
Sou educadora por formação e por vinte e cinco anos de vivência e atuação.Hoje curso História na Unimes em Santos, faço cursos de extensão em arqueologia no MAE/USP . Estou indo para Raimundo Nonato/ Brasil considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco para pesquisar sítios com ossadas achadas de 48000 mil anos atrás. Quando se ama o que faz nada importa...nem idade nem o tempo e sim a realização do sonho...o restante acontece...Não temos idade temos "vida". BETH GALVÃO
lucas mendes xavier
2010-07-12
Quero ser arqueólogo,porque possuiu esse sonho deste de pequeno;pois eu acho essa profissão muito boa apesar de seus difíceis trabalhos com o tempo,quero entrar em várias aventuras da arqueologia procurando pelo nosso passada e tentando entender como foi!!!!pois é o meu grande sonho e não vou parar até chegar lá,por isso preciso de suas instruções de como ser um arqueólogo!
fernando
2010-07-26
gosto muito de arqueologia gosto muito de ver historias que tenha tesouros escondidos e depois que vi o arqueologo amador que encotro um potem com mais de 50 mil moedas passei a gostar mais ainda no futuro quero fazer algum cursso voltado a area da arqueologia .
abraco a todos
tenho 19 sou de cascavel Pr
Túlio Reis
2010-08-10
sofia
2010-08-11
ola!vo entrar este ano para a faculdade e vo seguir o curso de arqueologia é um sonho desde pequena que anceio por alcançar
Catarina Azevedo
2010-08-15
Decidi ser Arqueologa depois que tive aulas com meu professor se Historia,antes eu não gostava de historia,mas depois que tive aulas com ele me apaixonei por historia e decidi ser arqueologa e me especializar em Egito porque sou muito facinada por Egito e por isso quero ir para o Egitoem vez de fazer festa nos meus 15 anos.
Mas eu ainda tenho muita vida a percorrer porque só tenho 12 anos. *-*
Josiane Venceslau Santos
2010-08-26
Quero ser arqueólogo, mas me dizem que é difícil de arrumar emprego. Gostaria que vocês me dessem algumas dicas de onde me informar para conseguir emprego nessa área.
CAMILA
2010-08-26
ACHO FASCINANTE A ARQUEOLOGIA PRETENDO SEGUIR ESSA PROFISSÃO
POIS AMO HISTORIA ...
Jonathan Villela
2010-09-01
É muito bom ver que não só eu, como muitas pessoas também se enteressam em arqueologia.
Desde pequeno, pensei em ser arqueólogo, pois adoro as exposições do Museu Nacional, no RJ.
Esse Museu, foi o primeiro que já fui, desde pequeno fui umas 15 vezes neste Museu.
Foi assim que eu me interessei em arqueologia, principalmente a arqueologia Egípcia.
A arqueologia para mim é tudo!
Os artefatos egípcios me fazem sentir bem, fico encantado com as múmias que via no Museu Nacional!
Cada vez mais fui me dedicando a ser um arqueólogo.
Sempre quis, e ainda quero muito viajar para o Egito, Grécia, Índia, e muitos outros países...
Meu pai já havia ido até o Egito, e isso me inspirou mais ainda em estudar cada vez mais arqueologia.
Meu pai entrou em pirâmides, viu artefatos antigos e muitas outras coisas que me fazem cada vez mais querer ser um arqueólogo...
Sei que muitas crianças da minha idade, entre 10, 11, menos ou mais, dizem querer ser algo na vida, mas vão crescendo, e logo mudam de ideia.
Eu, neste caso, desde os meus 3 ou 4 aninhos tive a vontade de ser arqueólogo, e até hoje, já nos meus 11 anos de idade continuo com a mesma ideia de sempre, e o mesmo sonho:
" Ser Arqueólogo " .
Kelissamy
2010-09-04
Olá. Penso em ser arqueológa: desde que assisti ao filme indiana jones e até isso eu detestava história, mas agora...
YGOR
2010-09-08
SO TENHO 10 ANOS MAIS MEU SONHO E SER ARKIOLOGO GOSTARIA MUITO DE SER
!!
2010-09-09
Eu tenho 13 anos sempre admirei esta profissão é super interssante e divertido e nao so tambem desenvolvi um fascinio pelo egipto!
Adriana
2010-09-24
olá pessoal! para voçês que querem estudar Arqueologia, aqui fica uma dica: na cidade de São Raimundo Nonato no Piauí, existe o primeiro curso de graduação em Arqueologia do Brasil, é um curso muito bom, com muitas atividades de campo na Serra da Capivara e laborátório nas dependências da FUMDHAM - Fundação Museu do Homem Americano, as pesquisas são coordenadas pela arqueológa Niéde Guidon, nessa região a especie humana este presente á cerca de 50 mil anos BP. São vestígios como: líticos e restos de fogueiras que corroboram essa hipotese.
Sobre o curso entrem no site da UINVASF - Universidade Ferderal do Vale do São Francisco - www.uivasf.edu.br e saiba mais, sobre essa profissão tão apaixonante!
Maria Gabriella de Magallhaes Marins
2010-10-27
eu keria saber
como é o mercado de trabalho
da pessoa q c forma em arqueologia
*obg
Bárbara de Castilho
2010-11-03
Adoro arqueologia. è fantastico e gostaria muito de seguir essa área.
Abraços!!!
flavia pereira lima
2010-11-26
como esses relatos falam de sonhos de vida, tambem vou falar do meu sonho ,ser é claro arqueologa desdos 11 anos sonho em execer esta glamurosa profisão que é sem sombras de duvidas a mais louca de minha vida.tenho uma grande amiga que chama-se magna larissa nos temos os mesmos sonho: a arqueologia biblica, que de várias formas é muito gostoso de por enquanto sonhar.ser arqueologo não é somente um sonho é um dilema de vida.sou FLAVIA PEREIRA LIMA DE CAJAZEIRAS PARAÍBA,certamente com muito orgulho de ser nordestina.tenho 16 anos e é isso... obrigada!.gostaria de mandar um abraço para meu ex-professor adalberto dos santos,também daqui de cajazeiras.
Eduardo
2010-12-13
Só tenho 14 anos mas desde pequeno quero se arqueologo.
Quero ser um arqueologo de sucesso.
O problema e que ainda tou no 9ºano sem reprovar nehum ano, mas tenho nega a matematica.
A minha duvida para ser arquelogo é preciso saber matematica.
Se souberem respondão por favor.
Maria Luiza s2
2011-01-10
Bem,como tds aq,eu amo mt a arqueológia..e quero [um dia] me formar nessa área,mas para estudar e descobrir em especial um lugar:o Egito..nooossa..esse lugar me fascina boa sorte a tds q desejam o msm q eu..somos especiais por sonhar seguir esta profissão,acreditem...ah,e com certeza chegaremos lá..............................................................
com carinho Malu:12 anos
Paulla
2011-01-27
Quero muito ser aqueologa, mais aqui no Brasil não se encontra muitas faculdades e além do mais os únicos lugares que tem emprego é no nordeste ou mais ao norte e eu não quero trabalhar no Brasil. E muito menos terminar meus dias trabalhando com professoara de história em colégio de criança mimada. Quero ir ao Egito, Grécia, Roma, Índia, quero ir aonde foram travadas todas as lutas que marcaram a história de como terras foram conquistadas e de como reis foram coroados e mortos, quero visitar as pirâmides, ver as múmias, pesquisar, conhecer nações, falar línguas diferentes. Mais não sei como morando no Brasil tenho 17 anos quero muito ser arqueologa e não vou desistir facilmente dos meus sonhos.
sandra
2011-01-30
oi passei no vestibular para arqueologia na unirvesiade federal de rondonia estou muito feliz
Gabriel
2011-01-31
ola eu penso em ser arqueologo. mais eu queria saber em que pais fica a melhor faculdade de arqueologia (não q eu vá estudar lá, seria meio dificil). mais e so pra matar a curiosidade
Rodolfo de Moura Reis
2011-02-02
gosto de arqueologia mas nao me interesso em escavaçoes, basear-se em materiais da terra, como pedras, ceramicas e entre outras. O que devo fazer?
Rodolfo de Moura Reis
2011-02-02
Tenho vontade de explorador e aventureiro e gosto muito de historia . Qual profissao devo seguir?
Nataly Oliveira
2011-02-10
oi...sonho em ser arqueóloga porém sei que é muito dificil principalmente no Brasil, mas outro sonho meu tambem é sair do Brasil, no momento tenho 17 nos e sou universitária da UEA(Universidade Estadual do Amazonas) e estou no 2º ano de biologia...quero saber se tem como eu terminar meu curso de biologia e através dele partir para arqueologia...pois ja li que para ser arqueologo teria que fazer história ou antropologia, mas quero saber se tem como partir da biologia para a arqueologia....obg aguardo uma resposta...meu e-mail é natalys2oliveira@hotmail.com
e me chamo Nataly Oliveira.
victoria
2011-02-17
oi tenho 10 anos e quero ser arqueologa deve ser divertido bjs
Mayana da S .Carvalho
2011-03-17
Oi meu nome é Mayana tenho 15 anos e estou concluindo o 3° ano do ensino médio eu queria saber que caminho eu devo seguir para me tornar uma arqueóloga pois sou fascinada em culturas antigas e etc... se alguém puder me informar que caminho devo seguir para ser uma arqueóloga eu agradeceria muito qualquer coisa se souber manda pro meu e-mail: gatamaya.95@hotmail.com

Obrigado desde já.
Wilma Ribeiro
2011-03-23
oi,oi tenho 22 anos e o meu maior sonho é ser arqueologa,sempre gostei muito de filmes baseados em arqueológia acho ela um profição interensante e bonita.e sei q um dia serei uma arqueologa de sucesso.
Thais verçoza
2011-04-02
desde a 5ºserie eu sou apaixonada por historia e desde o ano passado eu sonho em ser arqueologa..espero conseguir depois q eu terminar o ensino medio..
Ingryd Wanessa
2011-04-13
Olá tenho 14 anos, e amo tudo isso de estudar o passado sempre gostei de saber o que se passou em locais antigos, desde pequena sempre me fascinei com tudo isso que é a história de um lugar, mais como sou muito nova, fico assim pesquisando sobre as histórias de lugares de casas antigas, por exemplo o casarão de Joaquim Nabuco, fica aqui perto da minha cidade, adoro saber o que aconteceu lá pesquiso sempre que posso coisas novas, onde tem centro históricos amo museus meu sonho é ser uma arqueóloga vou me dedicar mas aos meus estudos para realizar esse sonho tao esperado desde criança espero fazer minha faculdade de arqueologia e seguir essa profissão ate o ultimo dia da minha vida.
Diana
2011-04-18
Também desde o 5º ano que gostava de ser arqueologa. Em vez de ir brincar com as outras crianças costumava ficar a ver documentarios sobre o egipto xD
Não muito normal numa criança, mas estou agora a acabar o 12º e espero conseguir seguir arqueologia =)
Santiago
2011-06-02
Gostaria de saber qual a faculdade que fornece uma melhor formação na área da arqueologia? Caso alguém possa ajudar, agradeço.

Abraço
fernando gaia
2011-06-24
eu quero ser similar ao indiana jones ,falow!
vitoria maria
2011-07-07
so tenho 11 anos e penso em ser arqueologa queria saber o nome de alguma faculdade pa eu me formar em arqueologa adoooooooro historia

abraço!!!
Juliana
2011-07-27
Amo História, mas o meu objetivo é me tornar arqueóloga, pois tudo que se relaciona a antiguidade me fascina. A carreira não deve ser nada fácil, principalmente em relção ao mercado de trabalho, devido ao desapego da maior parte das pessoas em relação a cultura, hoje em dia as pessoas só se importam com coisas fúteis que necessariamente não trarão nada de produtivo para seu futuro, coisa que não acontecia no século XIX, pois a cultura e as artes em geral tinham um papel fundamental na sociedade.
Mesmo com vários empecilhos não vou deixar o meu objetivo de lado, já curso História e após o término farei pós-graduação em arqueologia.
Nunca desistam de seus objetivos, porque é melhor um arqueologo sem remuneração, do que ser um profissional bem sucedido na carreira e frustrado pois não exersse aquilo que realmente gostaria.
carolaine
2011-07-29
eu sempre quis ser arqueologa.eu acho muito interesante
Jonathan
2011-07-31
" meu sonho e ser arqueologo e aqui no Brasil ta dificil, gostaria de ter mais informaçoes sobre a area, e de como cursar esta area... tenho 20 anos nen que seja nescessario, u me mudaria p Portugal se tivesse alguma chance!!!

obrigado, hawk.jonathan@hotmail.com e meu endereço se alguem tiver alguma informaçao, ou quizer manter contato...
Jonathan F.
Brasil, Minas Gerais, 20 anos
adrielle
2011-08-26
yago souzza
2011-09-03
Nossa sou muito facinado por arquiologia
sei q e bem dificl de ter uma boa carreira aqui
no brasil pois aqui não e muito "comum" as pessoas
se formarem nisso.. Tenho muitas duvidas sobre
como posso me formar onde posso me forma entre outras duvidas... bem ficaria bastante Feliz se alguem podesem me ajuda pois estou meio sem rumo
agradeço..

E-mail para contato
yago.00000@hotmail.com

atenciosamente yago souzza
Luiza
2011-09-25
meu sonho é ser arquiologa tenho 13 anos gostaria de saber que escola eu posso estudar pra eu seguir essa profissao por favor me ajudem
CINTIA
2011-09-26
A ARQUIOLOGIA SEMPRE FOI ALGO QUE ME FASCINOU, DESDE PEKENA K TENHO ESTA PAIXAO PELA HISTORIA, EM KERER SABER TUDO SOBRE O PASSADO E DESCOBRIR VESTIGIOS DO PASSADO. SEI K NAO É UMA PROFISSAO FACIL E TAMBEM NAO E FACIL ARRANJAR TRABALHO NESSE RAMO, MAS AINDA ASSIM ESTOU DESPOSTA A TIRAR UM CURSO NESSE RAMO PARA MAIS TARDE PODER REALIZAR O MEU SONHO.
kellem
2011-11-02
tenho 13 anos e quero ser arqueologo quando crescer. acho essa palavra tao facinante poder descrubrir coissas antigas; novas culturas e viajar descobri ate a rainha do egito parece impossivel mas para deus nada e inpossivel
lucas/poa
2011-11-20
oi meu nome é lucas, sou fascinado por arqueologia desde pequeno, tenho 15 anos e esta chegando a hora de escolher uma profissão. eu queria saber, para mim conseguir ser um arqueólogo tenho que cursar história primeiro ? espero uma resposta meu e-mail é luquinhascezar@hotmail.com , já agradeço antecipadamente obrigado.
richard
2011-11-21
espero que eu seja um arqueologo um dia gostoi muito do que voces escerveram obrigado richard.antonio55@gmail.com
Ana costa
2011-11-23
Olá eu gostava muito de ser arqueóloga, pois é algo que me desperta bastante interesse, mas não sei que curso tenho de escolher no 10ºano e as disciplinas que vão ter? Já agora podiam dar-me a informação se alguma vez vou sair do país? Respondam-me urgentemente....muito obrigado :)
andre
2011-11-29
pois eu tenho doze e já o sonho a anos,mas tou no sétimo,devia haver escolas especializadas para o terceriro ciclo,segundaria e unviersidade
Isabella Barros
2011-12-06
Queria saber quais as melhores faculdades no Brasil de arqueologia?
andre
2011-12-15
onde eu vivo é uma mina de arqueologia,pois a cidade ja foi de romananos,mulçumanos e onde D. Dinis passou as suas "ferias"
Daniela Fernandes
2011-12-25
Oi , adorei ler os comentários :) tenho 14 anos , sou portuguesa e angolana e quero mesmo muito ser arqueóloga e ver que não sou a única assim tão motivada agada-me . a maioria dos meus amigos dizem que sou é pava e que vou para o desemprego mas eu não vejo as coisas assim , primeiro porque vou fazer e dedicar-me ao que realmente gosto e depois porque não me vou preder aos meus países , vou para aonde as coisas estiverem ... a arqueologia e a históia fascinam-me , desde sempe foi assim . ia escrever um daqueles textos grandes e fofnhos a dizer o porquê de tanto amar a arqueologia e de a querer para a vida mas acho que não é preciso visto que vocês me entendem . vão comentando que gostei muito . *.*
beijo , daniela .
Romero Braga
2012-01-04
Vou fazer um curso de História, mas gosto da arqueóloga e antroplogía que curso devo fazer para isso?
Auana
2012-01-23
Tenho 11 anos e sou totalmente apaixonada por história,quando terminar os estudos quero fazer arqueologia.
jefferson cardoso de brito 22 anos
2012-04-10
como posso ser arqueologo tenho que fazer alguma faculdade especififa e quntos anos ela duraria e qual valor mensal
Leonardo Rocha
2012-05-02
Sou apaixonado por mistério, por algo que esteja escondido, amo achar coisas, procurar coisas, posso afirmar com toda sinceridade que tenho facilidade em achar qualquer coisa que esteja perdido. Tenho interesse em arqueologia e criptozoologia, entretanto moro em Maceió/Alagoas - Brasil, um lugar que nem se fala no assunto. Teria que me especializar em história/geologia/geografia algo do tipo, e não tenho ideia como seguir essa carreira, é a mesma coisa de um chute no escuro. Pois especialização aqui acho que não tem. No momento sou estudante de direito, estou no meio do curso, não vou trancar, pretendo terminar e passar na OAB. E deslumbro a realização desse sonho em um momento posterior. Mas se eu tiver a chance de seguir esse sonho eu não exitarei, ou melhor, irei seguir, tenho certeza que é questão de acreditar e nunca perder a esperança e pensar que tudo vai dar certo. Abraço a todos que compartilham comigo esse sonho.
theo
2012-05-08
eu queria ser muito um arqueologo eu amo dinossauros e sei quase tudo sobre os dinossauros
Jessica Fernanda
2012-06-18
Meu sonho e ser arqueologa mas nao sei o que fazer para me tornar uma,tenho um obstaculo enorme,moro em Salvador e por aqui ninguem nem conhece o curso,falar sobre arqueologia chega ser estranho para as pessoas que residem aqui,cheguei a pesquisar as faculdades que oferecem esse curso no nordeste e descobri que aqui em Salvdor nao tem,nao sei o que fazer pois tenho 20 anos e sei que o tempo e cruel e passa muito rapido pra quem tem sonhos a realizar,tenho medo de nao consegui me especializar naquilo que tenho vontade,nao tenho interesse nenhum em qualquer outro curso,quando tento entar em uma faculdade o desanimo e tao grande que chego a desistir por que nao consigo me identificar com nada alem de arqueologia...socorro,o que eu fasso? :(
Luan
2012-06-26
Olá meus amigos, tenho 12 anos sempre tinha enterece em saber sobre arqueologia, gosto muito dessas converssas de historia e moedas antigas alguem poderia me ajudar em mais dicas como ser um e tals, por favor meu msn é : luanzinho-gremista@hotmail.com adc eu e por favo me aujudem
Oseias Miranda Bezeera
2012-07-03
Ola sou oseias Miranda Bezerra tenho 18 anos e gostaria de um grande arquelogo so q meus estudos estao atrasados mais nao vo desistir e quero que voces me ajudem por favor moro em Belem do Pará
juliana bernardino
2012-07-19
minha vontade e fazer arqueóloga ,pois sou muito interessada no passado ja li varios livros sobre civilizaçoes antigas , e mesmo sem ir aos museus pesquiso pela internet.
Onde posso encontrar uma boa faculdade ...........
Leonardo
2012-08-29
escusado será dizer que o meu sonho é o mesmo que a maior parte de voçes. Vou agora para o 12º e se tudo corer bem daqui a +/- 1 ano estarei no curso de arqueologia da faculdade de letras do porto, todos me dizem que seguir arqueologia é 1 caminho direto para o fundo de desemprego mas eu acho que se formos bons e se gostar-mos verdadeiramente do que fazemos... acho que vamos longe.
Se é realmente isto que querem... nao deixem que vos digam o contrário.
Claudia Barros
2012-09-12
Eu adoro arqueologia, e sempre fui apaixonada por civilizações antigas, mas toda a gente da minha familia me diz que não vale a pena tirar o curso e depois ir parar ao desemprego... Eu não me imagino a fazer outra coisa, sem ser andar a viajar pelo mundo a descobrir artefactos novos...
Por favor ajudem-me
Tiago
2012-09-24
amo arqueologia
tenho um sonho de ser arqueologo
mais tenho muitas duvidas sobre isso. como por exemplo: qual faculdade devo fazer, aonde fica.....
me mandei emails sobre arqueologia ou para mantermos contato : Tiago_andradefernandes@hotmail.com
forte abraço a todos
Marco Antonio
2012-11-03
Quando eu crescer vou ser um arquiólogo
Irene Freires de magahlães
2013-01-15
Escavando ainda mais uma cachimba"poco" no sitio do meu irmão encontramos desenhos dentro das pedras tirei fotos e guardamos as que tiramos alguem tem interesse em estuda-las?
Marina Trevizan
2013-03-10
Eu vi todos esses comentários e fiquei aliviada em saber que não sou a unica com esse sonho.Tenho 14 anos,estou no 1º do Ensino Médio e já estou querendo decidir logo minha profissão, estou entre arqueologia e ciências humanas ,quando descobri a arqueologia nao parei de pesquisar ,sonho em achar algum artefato histórico em alguma escavação,mas também tem a ciências humanas que considero um porto seguro.

ME AJUDEM!!!!
MEU EMAIL É marina.tf@hotmail.com
BRUNO
2013-03-14
OLA MEU NOME E BRUNO E TENHO 14 ANOS E QUERO SER ARQUEOLOGO
KIARA
2013-03-20
OLA MEU NOME KIARA E SOU MUITO APAIXONADA POR ARQUEOLOGIA ESPERO UM DIA REALIZA MEU SONHO QUE SER UMA GRANDE ARQUEOLOGA.
Nelwil Barbosa Dantas
2013-04-01
Olá, meu nome é Nelwil. Quero ser arqueólogo e gostaria de saber se é preciso antes fazer algum curso ! Qual curso seria preciso fazer e onde faz. Aguardo resposta.
Maria clara
2013-04-02
oi tenho tenho 9 anos e quando crescer quero ser arquiologa eu amo os dinossauros esse e meu sonho se eu conseguir vai ser um sonho realizado
Thayna Andrade Alvarenga
2013-04-07
Eu acho que ser arqueologa é bem legal, apesar de estar em lugares frios e quentes, vc consegue sobriviver claro, mas vc iria estar vivendo um grande sonho de aventura e busca!!!Eu tenho 12 anos quando eu crescer quero ser uma arqueologa e aventureira igual a Lara Croft de Tomb Raider!!! :-D
lorena cristina
2013-05-05
oi meu nome e lorena tenho 17 anos e estou me preparando para fazer arqueologia ano q vem eu me enterecei muito por essa profiçao
solange
2013-05-10
adoro arquiologia des de meus 9 anos,eu quero ser muito uma arquiologa agora tenho 14 anos,e me dedico muito para um dia realizar esse sonho dificil prinsipalmente quando a familia não apoia agente,mas isso não vai me impedir de ser quem eu quero.
bruna vieira
2013-05-23
ola, gostaria de saber se para ser arquiolo precisa se formar em historia primeiro? me ajudaria muito saber disso.
clarice,SP
2013-08-16
os relatos que li sao infantis do tipo´´so prq eu gosto de indiana jones´´, ridiculo..
qm cursa arqueologia,dificimente exercera-la ao instantaneo,n ants d ser professor.
mas, se quer viajar, investigar,ver culturas, escrevr sobre elas, trbalhar ´´c a mao na massa´´, mas, tr certa estabilidade e independencia financeira, podem optar por,p. ex., jornalismo,reportagem,direito,diplomacia,palestrante,marinha,forence,etc,etc. esse e meu conselho, principalmente,para diminuir a concorrencia..
Ellen
2014-03-11
Eu tenho 11 anos e o meu sonho e ser arquiologa
rodrigo erico
2014-07-12
tenho 18 anos amo arqueólogia, preciso saber o que aconteceu a minhares de anos atras e por isso que quero desvendar o que aconteceu neste mundo tao misterioso?????
Débora Pereira
2014-07-22
Se Deus permitir, farei História, Arqueologia.. e o que vier. Não me imagino fazendo outra coisa.
eduardo